terça-feira, 23 de agosto de 2011

Matéria Especial: Clésio Araújo (Ticrésio) - O maior Atleta divinopolitano de todos os tempos.

Por Daniel X. (matéria que postei originalmente no blog Review de Corridas)


Hoje o apresento ao público uma material especial. Uma homenagem ao atleta divinopolitano Clésio Araújo, o Ticrésio.

Fui em Divinópolis prestigiar a Corrida do Ticresinho, que homenageia o atleta, e fiquei sabendo mais a respeito deste grande nome do esporte divinopolitano.

Ticrésio, que nasceu no dia 17 de junho de 1956, se tornou o maior nome do atletismo em Divinópolis.


Por incentivo de amigos, começou a correr aos 16 anos de idade, vindo a se tornar um dos cinco melhores atletas do país na década de 80.

O ápice de sua carreira como corredor, foi nos anos oitenta, fase em que venceu 14 corridas consecutivas, somando 77 troféus.
Durante algum tempo recebeu apoio do Atlético Mineiro e da equipe Pé de Vento - RJ, mas pouco apoio na cidade onde nasceu, embora a representasse com tanto orgulho.





Careca da Água Mineral também me contou histórias interessantes sobre Clésio, como quando “Ticlésio tinha uma namorada na cidade de Carmo do Cajuru, que fica a 16 km de Divinópolis. Ticrésio ia correndo para Carmo do Cajuru para ver a namorada, depois ainda voltava correndo”.


Houve também um episódio onde Ticrésio tinha acabado de ganhar um troféu muito cobiçado por corredores, e ao passar por uma garota, a mesma pediu para ficar com o troféu, e ele simplesmente deu à ela de presente.

Entre suas várias vitórias, se destacam: Maratona do Rio de Janeiro, Travessia da ponte Rio/Niterói, Volta Internacional da Pampulha, Corrida da Tv Integração de Campinas, Bi Campeão da Volta do Cristo, além de ficar em 13° lugar na 56 São Silvestre -1980.
Clésio também foi campeão em inúmeras outras cidades como Uberlândia, Uberaba,Lorena, Governador Valadares, Itabira, Caratinga, Passos, São João Del Rey, Contagem, Divinópolis, Itaúna, Lagoa da Prata,Araguari, totalizando 77 trófeus na sua carreira, sendo o último deles, conquistado na cidade do Rio de Janeiro, na corrida de Santo Antônio.


Além de suas vitórias, também sempre incentivou atletas e lutou pelo apoio ao atletismo na cidade.


Após deixar as competições passou a trabalhar com o serviço braçal, no ramo da jardinagem.


Em 25 de janeiro de 2007, já fora das competições, Ticrésio deu a seguinte declaração a um jornal de Divinópolis: ”Em Divinópolis não existe incentivo para a prática do esporte. Quando eu corria, ninguém me apoiava, e hoje continua do mesmo jeito.Tanto empresários como o poder público, não fazem nada para nossos atletas. Cidades com menor porte que Divinópolis tem ótimas pistas de atletismo. Formiga, Lavras, Itaúna e Pará de Minas, tratam seus esportistas com dignidade”

Ticrésio faleceu no dia 15 de março de 2007, aos 51 anos de idade, vítima de um aneurisma. A notícia tanto entristeceu, quanto surpreendeu a todos.


Seu corpo foi velado no Ginásio Poliesportivo José Constantino Sobrinho, no bairro niterói.


Depoimento do amigo Teodoro


Leiam também a comovente matéria feita pelo Teodoro, que foi concedida ao nosso Blog.
Essa falta de atenção com os atletas pelas autoridades, é tão evidente na região, que Ticrésio, o maior nome do atletismo em Divinópolis e que representava o nome da cidade com tanto orgulho, só recebeu uma homenagem em sua cidade, 17 anos após ter deixado as competições. A homenagem foi feita na IV Corrida Rústica do 23° Batalhão, pouco antes de sua morte.

Em 2007, foi homenageado em Poços de Caldas, cidade onde venceu a Volta do Cristo duas vezes.


Em 2009, a prefeitura de Divinópolis prestou homenagem póstuma ao atleta, denominando “Clesio Antônio de Oliveira” a Rua “Pedestre Dezoito”, no Bairro Lagoa dos Mandarins

No dia 21 de agosto de 2011, Divinópolis prestou outra homenagem póstuma ao atlteta com a Corrida do Ticresinho, voltada para o público infantil.
O evento ocorreu na na Praça do Bairro Danilo Passos, às 8:00 h.
A Corrida do Ticresinho teve o percurso de 100 metros e foi dividida em categorias, por crianças de 6 à 12 anos.






A Tia Ana, corredora veterana da Accord, levou seu neto Luan, para dar seus primeiros passos nas corridas.



Este é o Cleyder, sobrinho de Ticrésio, e desde cedo já segue os passos do tio.


Celeste (irmã do atleta), João Jorge da Acord, Nair (mãe de Ticrésio), Rominho (secretário de esporte e lazer), Cleyder, Cleinio (irmão de Ticrésio), e Daniel - organizador do evento.

Segundo o Daniel, organizador do evento, e que me recepcionou muito bem, “o evento tem também como objetivo incentivar a prática do esporte desde cedo”.


Ticrésio quase não teve apoio no atletismo, não viveu em uma época de grandes premiações, não dispunha de materiais esportivos de alta tecnologia, mas tinha qualidades essenciais exigidas para qualquer atleta: muita humildade e força de vontade, que com certeza eram os elementos fundamentais de toda sua garra!



Aqui, o atleta recebendo uma homenagem em Poços de Caldas em 2007.
Embora não esteja mais presente, deixou aos divinopolitanos seu legado, e é nossa missão cobrar das autoridades mais respeito e apoio aos atletas, e na hora de votar devemos nos lembrar disso. 

"O esporte é a única profissão que eu conheço na qual, quando você se aposenta, tem de começar a trabalhar. "




Câmera:

Daniel X. e Yasmin.

Fontes:

Jornal Oficial n°195, ano III

Jornal Agora - 17 de março 2007

Jornal magazine - 18 de março 2007

Agradecimento:Nair, Celeste ,Amanda Brandão, Teodoro e Careca.

domingo, 14 de agosto de 2011

Circuito Athenas Etapa II - BH 14.08.11


Por: Daniel X. (matéria que postei originalmente no blog Review de Corridas)


Circuito Athenas Etapa II - BH aconteceu no dia 14 de agosto, dia dos pais.

A retirada de kit aconteceu em dia único, e foi no dia anterior. Organizadores ainda insistem em disponibilizar dia único para entrega de kit, dificultando a retirada do mesmo por aqueles que trabalham no sábado ou vem do interior para correr.
Como trabalho no dia de sábado, não pude comparecer na retirada do kit (azar meu, né!), que onde de costume, são realizados os testes de equilíbrio, impulsão, agilidade, alongamento e biomecânica.


Não sei se aconteceu apenas comigo, mas ao vestir a camisa do evento, senti que a mesma ficou bem justa no meu corpo. Ao comparar esta camisa, com a da etapa anterior, notei que elas tem tamanhos diferentes. O tamanho da camisa P, da etapa I, equivale ao tamanho da camisa M, da etapa II.

Será que além de "aumentar a distância, ganhar velocidade e até vencer as Olimpíadas", também existe a proposta de que os atletas encolham? Rssss...

E olha quem eu encontrei por lá. O Diogo, autor do livro Entardecer Vermelho – Ayisht.

Essa é a Janaína. Somos colegas de classe na Academia Alta Energia Floresta, nas aulas de Bodybalance, ministradas pela professora Camila Duarte.

A largada aconteceu pontualmente às 8:00h. A elite A Feminino largou 10 minutos antes.

Não tive o conhecimento do número de inscritos, mas tive a impressão de ter bem menos atletas que nas edições anteriores.

O percurso foi melhor que na edição anterior, onde existia um desvio numa rua de calçamento, em que corredores das distâncias 5 e 10 km quase se colidiam.

Estava ensolrado, mas a temperatura estava amena. Sombras em vários pontos, devido a arborização, também ajudaram.


Mais uma vez, o site MediaRun foi o primeiro a disponibilizar as fotos do evento.
                                                                        Foto: MediaRun

Apesar de a orla da lagoa ser um dos poucos locais privilegiados com uma ciclovia em BH, notei que muitos marmanjos insistiam em passar rente aos corredores, exibindo suas bikes caras, ou simplesmente para aparecer. A Má Educação...

Atletas quenianos também estavam presentes hoje. Maurine e Jacob, que ficaram respectivamente em 1°e 4° lugar nas suas categorias.

Um fato que me deixou chateado, foi ter perdido meu boné branco da Fila, depois da prova. Já havia perdido o boné do circuito do Sol-2010 na corrida da PMMG. Hoje perdi mais um.
Premiação:
8 km Masculino
1º – Joilson José Rosa
2º – Emerson Augusto
3º – Raimundo Carlos Cunha
8 km Feminino
1º – Cláudia Helena Dumont
2º – Maria Vitória
3º – Juraci Consolação
16 km Masculino
1º – Reginaldo José da Silva
2º – João Marcos Fonseca
3º – Cristiano da Silva Machado

16 km Feminino
 1º – Maurine Jelagat
2º – Adriana Cristina
3º – Larissa Marcelle 
Daniel X. , Diogo e Nescau.
 
Como pode-se notar na foto acima, a organização disponibilizou tendas e assentos para um maior conforto aos presentes.

Review de Corridas também foi ao pódio, mas quem ficou em primeiro foi o corredor Sgt Polaco.
Amigão, Daniel X., Sgt Polaco, Nescau e Diogo.
Esse Polaco vai acabar sendo eleito mascote do review!!

Review de Corridas e MediaRun
Nescau, Daniel X., Flávio e Diogo

A medalha

Staffs e organização nota 10. Massagem pós prova. Barra de cereal e hidratação a vontade. Uma premiação totalizando R$ 12 mil. Um número suficiente de banheiros químicos.
  

Parabéns à Iguana Sports! Se tiver condições, estarei na Etapa III.
Nota 9.0

Por recomendação médica, terei que ficar sem correr por um tempinho.


Review dedicado a todos os pais.

"Que riqueza não é, até entre os pobres, ser filho de um bom pai."

Juan Luis Vives

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Circuito BH Show 24.07.2011


Por Daniel X. (matéria que postei originalmente no blog Review de Corridas)

O Circuito BH Show aconteceu no dia 27.07.2011, e teve seu percurso nas ruas dos bairros Santa Lúcia e São bento.

As inscrições foram feitas na Quanta Sports, que fica na Savassi ou na Casa do Corredor – Centro.

A entrega dos kits foi no Shopping Ponteio, tendo a opção de apenas um dia para que o atleta pudesse retirar o kit. Meu amigo Edson se disponibilizou a retirar meu kit e deixo a ele meu agradecimento.

Camisa:
Medalha:

A largada aconteceu às 9h da manhã, em frente na Praça da Barragem Santa Lúcia. A escolha do horário não comprometeu o evento, afinal, estava bastante frio. E ainda deu para acordar um pouco mais tarde.

Observem a disposição do senhor de cabelos grisalhos à frente da "tropa".
Essa é minha grande meta: envelhecer com saúde.

Inicialmente imaginei que seria uma corrida fácil, devido a sua curta distância. Como não conhecia o percurso (que é minha marca registrada), acabei me surpreendendo. Dei de cara com uma sequencia de morros e curvas. Como ainda não havia me recuperado da Golden Four Asics, que aconteceu há uma semana atrás, fiquei longe de fazer meu melhor tempo nos 5 km.
O site do evento disponibilizou informações a respeito de quem foram Antônio Cadar , Bento Simão e Helena Antipoff , que tiveram seus nomes homenageados com as avenidas e rua, que faziam parte do percurso.

Colegas de trabalho: uma verdadeira Família!

Sgt Polaco recebendo hidratação pelo seu dono, Clarindo...

...e já saiu na frente!

Organização sem nenhum defeito. Trânsito controlado e bem sinalizado. Staffs educados, preparados e presentes em todo percurso. Quilometragem bem marcada. Água gelada.


Fotos disponibilizadas no mesmo dia pelo site MediaRun.

Ao final da prova foi oferecido hidrotônico, frutas e barra de torrone.


Camila os Santos, da equipe JC Boa Ventura, ficou com o 1° lugar geral feminino.
Na categoria masculino o a equipe do Cruzeiro ocupou todos os lugares no pódio.

Eu e minha fiel escudeira, Roseli.

Mister Bus, depois de completar seu itinerário.

Depois da corrida ainda rolou um show ao vivo, no local da largada.

Eu e o João, maratonista veterano.

Mais fotos pelo Sou BH.

Não conhecia a região, então, ainda tive a oportunidade de vislumbrar a paisagem.
Uma bela paisagem...

...uma paisagem de contrastes.

A Quanta Sports , que vem se tornou referência de qualidade em corridas de rua, está de parabéns pela realização de mais um ótimo evento.

Parabéns pela organização!!

Nota 9

Circuito Lótus - BH Menino Também Entra? 31.07.2011


Por Daniel X. (matéria que postei originalmente no blog Review de Corridas)

O Circuito Lótus, assim como alguns outros eventos, foi desenvolvido exclusivamente para as mulheres. As provas do circuito acontecem nas seguintes capitais: São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Rio de janeiro.

Como não poderia deixar de ser, o kit desta prova é destinado ao público feminino, incluindo: camiseta, viseira, nécessaire e uma toalha.
Então, o que eu estava fazendo numa corrida só para mulheres?


Bem, na verdade eu estava acompanhando minha esposa, Roseli, que hoje participou de sua primeira corrida de rua. A inscrição na verdade foi um presente, que só foi revelado na entrega do kit. Até então, ela acreditava que eu é que iria participar de mais uma corrida neste fim de semana.

Parece que gostou da surpresa.

A entrega do kit aconteceu na Loja Renner – BH Shopping, porém, não estava claro em qual setor da loja estaria sendo realizada a entrega, pois não tinha nenhum tipo de aviso a respeito. Assim como eu, outras pessoas tiveram que consultar os funcionários da Renner o local exato da retirada do kit.

O local escolhido para realizado a prova foi no bairro Belvedere, e foi de muito bom gosto, pois, tinha uma altimetria muito variada, muitas subidas, descidas e curvas, porém, não muito íngremes , além de ser bem arborizado.


A largada ocorreu às 8:00 h, na Av José Maria de Alkimim, no mirante do Belvedere, local onde se tem uma bela vista da cidade.

Pelo fato de ser uma corrida exclusivamente feminina, o número de participantes foi menor com relação a outros grandes eventos que acontecem na cidade.

O percurso teve um trânsito tão tranqüilo, que quase dispensava a presença da PMMG e BH Trans.
Foi um dos melhores percursos onde já corri. E o clima estava tão agradável que nem deu para suar direito.



5 e 10 km: 1 e 2 voltas.

Foto: MediaRun
Depois de assessorar a patroa nos 5 km, parti para o segundo round fazendo mais 5.

Foto: MediaRun
Foto: MediaRun
Segunda volta: ainda rindo à-toa devido a presença de Roseli na prova.

Cheguei em casa na expectativa de encontrar alguma foto da corrida, e para minha surpresa, o site MediaRun já tinha disponibilizado todas as fotos do evento, em tempo relâmpago!

Assim como eu, vários namorados, maridos e amigos, acompanharam suas parceiras, como incentivador, fotografando ou até mesmo correndo. Alguns mais tímidos e outros mais seguros. É claro que escutei muitas piadinhas durante a prova, quanto a estar correndo em uma corrida de mulheres, mas isso já fazia parte do script.

Rosamara, que foi assessorada pelo Maicon .

Que número de peito é esse?!! É o número Cabra Macho! Rsssss.

Fotos de um estranho no ninho...



Posso dizer que este evento também se destacou por ser uma corrida limpinha , inúmeras cestas de lixo espalhadas na área da largada, diminuindo assim a quantidade de copos espalhados pelo chão .

Notei um número em reduzido de tendas de academias neste evento. Estavam presentes, Alta Energia e Guana, entre outras.

Além de acompanhar minha esposa na sua primeira corrida, ainda fiz minha estréia na categoria chamada "pipoca". É claro que não usufrui dos benefícios que eram cedidos às atletas inscritas. Após cruzar a linha de chegada, corredores não inscritos tinham um desvio a esquerda, antes da entrega de medalhas.
Ao final foi oferecido garrafa de hidrotônico e frutas.

Assim como outros eventos realizados pela O2, a atleta recebeu por e-mail seu certificado de participação no evento, com seu tempo líquido.


Além do tempo e classificação da atleta, o evento também disponibilizou outros detalhes, como, pace médio, velocidade média total, e gráfico de pace pessoal.

Premiação:
Colocação:
1°Larissa Marcelle
2°Juliana Lima
3°Juracir Consolação

Medalha muito bonita.

Camisa

Parabéns a O2 por realizar um ótimo evento para um público tão especial!





Dedico este review à minha esposa Roseli.


"Pode-se graduar a civilização de um povo pela atenção, decência e consideração com que as mulheres são educadas, tratadas e protegidas."
Marquês de Maricá

Nota 10