terça-feira, 16 de outubro de 2012

O Deficiente Auditivo e a Corrida da ALMG


Por Mauricio Sá - Maratonista/Atleta PNE Auditivo

*Resposta ao convite da LMA- Liga Mineira de Atletistmo, para participar da Corrida da ALMG.

Bom dia,  

Sou atleta e portador de deficiência auditiva, e até gostaria de participar dessa corrida da ALMG, no qual participei no ano passado, pela  categoria geral, pois, o regulamento não contemplava os Atletas Def       Auditivos.
Até hoje, vejo que  a ALMG  e a organizadora LMA ( Liga Mineira de Atletismo), estão DISCRIMINANDO os atletas PNEs auditivos e Físicos.  Vejo no regulamento, que a organização estará premiando os PNEs VISUAIS e excluindo Atletas de outras deficiências.
 Não há justificativas, como: o percurso não seria adequado para os atletas cadeirantes, amputados.Ou  que, os atletas deficiente auditivos não tem problemas físicos, etc .

BASTA PREMIAR TODOS OS PNES, SEM EXCEÇÃO, pois, os próprios atletas irão  avaliar a sua condição dos percursos.

Nós, os Deficientes Auditivos, dentro da nossa Carta  Magna, temos os mesmo tratamento de igualdade, seja qual for o nosso tipo de Deficiência, concordam?
Afinal, o que é ser Portador de Deficiência ? 

Vejamos bem,   

"DECRETO Nº 3.298 -  - DE 20 DE DEZEMBRO DE 1999 - DOU DE 21/12/1999 - Alterado pelo DECRETO Nº 5.296 DE 2 DE DEZEMBRO DE 2004 - DOU DE 3/12/200

Regulamenta a Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências.
    Art. 3o  Para os efeitos deste Decreto, considera-se:
        I - deficiência – toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano;
        II - deficiência permanente – aquela que ocorreu ou se estabilizou durante um período de tempo suficiente para não permitir recuperação ou ter probabilidade de que se altere, apesar de novos tratamentos; e
        III - incapacidade – uma redução efetiva e acentuada da capacidade de integração social, com necessidade de equipamentos, adaptações, meios ou recursos especiais para que a pessoa portadora de deficiência possa receber ou transmitir informações necessárias ao seu bem-estar pessoal e ao desempenho de função ou atividade a ser exercida."

Finalmente, a  todos os atletas anônimos que,  estão alheios a isto e recebendo meu reenvio (que foi de propósito),  peço seu apoio  em meu  PROTESTO. E ALERTA e desculpas àqueles que não se interessam  pela minha luta de IGUALDADE e RESPEITO aos Portadores de Deficiência deste país. 

Não sei ficar calado quando não há respeito pela IGUALDADE a todos.
Ainda mais, se tratando de uma entidade como a ALMG - Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que deveria ZELAR PELO RESPEITO E IGUALDADE ao povo Mineiro e, dar um exemplo para o nosso  BRASIL.
Não participarei dessa corrida como forma de protesto,  até que a ALMG  e  a organizadora LMA (Liga mineira de Atletismo), se façam valer e entrar em consonância com a nossa nobre Constituição.

Meus sinceros respeitos,

Mauricio Sá, Maratonista - Atleta PNE Auditivo
Conheça o site, AMIGOS DA AUDIÇÃO
Saiba mais sobre seus DIREITOS
Conte sua HISTÓRIA
Receba o Livreto - "Ouvir Melhor é Viver Melhor", gratuitamente.

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Amigo Daniel, obrigado pela postagem e pelo apoio na minha luta pela inserção dos PNEs no esporte.

    Abraços
    Mauricio Sá

    ResponderExcluir
  2. Caro Maurício, venho aqui parabenizá-lo pela luta que vc está encampando e apoiar essa causa, até porque também sou deficiente auditivo unilateral. Há exato 1 ano, 16/10/2011, comecei a participar de corridas de rua. De lá pra cá já foram 22 corridas, todas elas sempre como atleta comum. Nunca se quer cogitaram a possibilidade de nós, def. auditivos, pudéssemos participar como realmente somos. Sou uma prova que poderemos mudar esse quadro, pois em 2006 fiz um concurso para o TRT aqui em Minas como def. auditivo e após uma luta intensa, depois de muitos recursos, até no TST, consegui e hoje estou a sete anos trabalhando. Quer dizer, se eu não tivesse lutado pela minha situação, nada teria acontecido. Caro amigo, vou publicar esse seu post no meu blog, assim poderemos alcançar um maior número de amigos e quem sabe mudar essa situação.

    Um grande abraço e conte comigo.

    PauloBH.

    ResponderExcluir
  3. Ola Paulo!

    É com satisfação e alegria por encontrar mais uma pessoa em prol na luta da nossa causa. Acredite se quiser, tem 9 anos que estou em "guerra" no STJ contra a poderosa Petrobras, acerca um concurso no qual fui aprovado em 2003, mas, com processo em final de sentença. No momento, também sou funcionario publico do Estado(Prodemge). Sei como é árdua e espinhosa a nossa luta por uma sociedade igualitária. É matar um leão por dia, heim amigo?!!! No esporte, principalmente, nas corridas de rua, não é diferente, mas, com nossa união e persistencia podemos melhorar, sim.Tanto no Ciclismo,no qual sou apaixonado, ainda, os def auditivos ainda estão engatilhando em termo de regulamento para a categoria, pois, nem o comitê paraolimpico não reconhece os D.A. em atleta como tal. Dureza, heim?!!! Mas, nunca vamos desanimar e com certeza, que nas proximas gerações seremos protagonista e reconhecidos pela luta por um mundo justo, acredite nisto.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Querido,Mauricio!
    Parabéns!Admiro muito pessoas
    determinadas como você.
    Abraços da Bete.

    ResponderExcluir