sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Vem aí: Da Rua Para as Pistas


Por Daniel X.

No começo deste ano, fiz um treinamento de corrida anaeróbia, na pista de atletismo da Academia da PMMG, no bairro Prado-BH, com o técnico Maron, visando o 12° Torneio UFV de Atletismo de Veteranos, em Viçosa, já que seria a última edição do evento. Infelizmente acabei me lesionando e ficando de fora do evento. Mas a experiência de treinar nas pistas foi muito agradável.

A FMA abriu inscrições para uma prova de pista, e pode ser uma oportunidade para muitos corredores de rua experimentarem essa modalidade.
O evento "DA RUA PARA A PISTA", será  realizado no dia 14 de Outubro de 2012, na pista de atletismo do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG, com o percurso de 5 km, e irá selecionar fundistas de MG para treinamento na referida pista.

Foto:Luiza Bongir

Um fato curioso é que o evento faz parte do CAMPEONATO MINEIRO DE CORRIDA DE RUA DE 2012.
O início da prova será de acordo com o horário previsto para a largada da faixa etária de cada atleta. O evento será divido em baterias, com no máximo 200 atletas. Poderão ser formadas baterias mistas.

Infelizmente não consta no regulamento a categoria PNE - Portadores de Necessidades Especiais.

A idade mínima para participação no evento é de 16 anos, completos até a data de cadastro/inscrição do atleta sendo que os atletas de 16 e 17 anos serão inscritos na categoria G1 no masculino e G15 para o feminino.

O valor das inscrições está dentro do aceitável, na minha opinião: R$ 40,00 até 25 de setembro, e R$ 50,00 do dia 26 de desetembro até 12 de outubro.

A entrega do kit de participação será realizada no dia do evento, que contará também com sanitários e guarda-Volumes.
Inscrição e mais informações AQUI.

Dúvidas ou mais informações técnicas, esclarecer com a organização, através do e-mail: atletismomg@yahoo.com.br

Devido a recentes problemas de saúde, minhas participações nas corridas serão precedidas por avaliação médica, por enquanto. Mas caso eu tenha condições, com certeza vou participar.

Feliz Dia Do Blog!! 3108-12!


Por Daniel X.
*Esta matéria é dedicada ao polêmico blogueiro, Amilton Alexandre, o Mosquito, que faleceu no dia 13/12/11.

Ontem foi o aniversário de várias pessoas importantes que conheço. Foi também o aniversário de 25 anos do game Street Fighter. Mas hoje é o dia do blog. Parabéns a TODOS os blogueiros!

Só fiquei sabendo a respeito da data após entrar no blog do amigo corredor, Antonio Colucci, que acompanho diariamente.
**"O Dia do Blog foi estabelecido de forma informal para o dia 31 de Agosto. É o dia internacional do Weblog, Blogue ou simplesmente Blog.
Esta data foi escolhida porque seus números 31/08 se assemelham com a palavra Blog.

Minha primeira postagem em um blog foi quando fui convidado a fazer uma postagem sobre a 7ª Corrida Rústica de Bombinhas/SC, no blog de um amigo. Durante algum tempo acabei fazendo parte da equipe, postando regularmente a respeito das corridas que participava. Posteriormente vindo a postar também sobre outros assuntos ligados a corrida de rua.

Com o tempo vi a necessidade de fazer meu próprio blog. Como eu disse na época: "vou apenas fazer uma carreira solo, como o Bruce Dickinson fez quando saiu do Iron Maiden". 
Mas essa "carreira" não foi tão solo assim, pois com o tempo, acabei postando mais que informações técnicas sobre as corridas de rua, mas também reivindicando direitos como cliente, nesses eventos. Pessoas com o mesmo ideal acabaram por me ajudar nessa empreitada, vindo a apoiar minhas idéias e posteriormente postando suas próprias matérias neste blog.
São eles: Eduardo Carvalho, Verusa Daniele, Luiz Fernando Batman, Valquíria Pereira e Maurício Sá.

Outras pessoas também já fizeram participações especiais aqui no blog, Valéria Spakauskas, Paulo Sergio, Conrado Delazari, Roseli Bernardo, Cátia Caldeira, Sônia Amaral, Diogo Menezes, Nadir BoaventuraIsmael Neto, Ligia Camargos e  Maria Vitória.
Então, este dia é de vocês também!
Outros blogueiros também já emprestaram suas matérias para o ReviewRun, como Dart Andrade e Fábio Namiuti.

Durante este tempo que venho partilhando minhas ideias no blog, tenho aprendido muito sobre mim mesmo, conhecendo novos amigos (e não...), e me divertindo também.
**"Foi estabelecido que durante esse dia, blogueiros de todo o mundo deverão colocar uma mensagem aos seus leitores, apontando para outros blogs que considerem interessantes. Assim seus leitores poderão descobrir novos blogs para serem lidos, divulgado os blogs pela internet."

Então, no BlogDay, vou indicar alguns dos blogs que acompanho (não apenas sobre corrida), alguns já se encontram no meu gadget "referências em corridas de rua":
Sobre corridas:
http://marcosvianapinguim.blogspot.com.br/
http://alanrunning.blogspot.com.br/
http://dartufba.blogspot.com.br/
http://correndodebemcomavida.blogspot.com.br/
http://corridaderuams.blogspot.com.br/
http://www.webrun.com.br/comunidade/blog/home/id/18
http://www.jmaratona.com/
Outros:
http://www.dicasparablogs.com.br
http://www.bipolarbrasil.net/
http://filosofiaetecnologia.blogspot.com.br/
http://roubosonline.blogspot.com.br/
http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br/
http://noticias.r7.com/blogs/rubens-ewald-filho/
http://www.tvrevolta.com.br/
http://acidezfeminina.com.br/
Feliz dia do 3108! É Nóis!

**Wikipedia

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Começaram as Paralimpíadas - Agora sim, vamos ver medalhas!


Por Daniel X.

Já começaram as Paralimpíadas. Você estava sabendo? Pois é...
Depois que a febre das Olimpíadas passa, parece que pouca gente sabe que as Paralimpíadas estão acontecendo. Até porque a mídia parece não dar a devida atenção ao evento.
Embora determinado canal de Tv Aberta tenha prometido "muito esforço e qualidade" na exibição do evento, estava exibindo o filme Tainá, no exato momento de abertura das paralimpíadas. Assisti a solenidade de abertura no canal SpotTV 3.
A delegação brasileira entrou com Daniel Dias sendo o porta bandeira. Amanhã Daniel já estréia nas piscinas (Confira as datas e horários de cada competição AQUI!).
Foto: google

O interessante é que, nossos paratletas tem trazido mais medalhas nas paralimpiadas do que os atletas das olimpíadas tradicionais.
Em 2008 o Brasil ficou em 23º no quadro de medalhas nas Olimpíadas de Beijin. Já nas Paralimpíadas, o Brasil conquistou 47 medalhas (16 ouros, 14 pratas e 17 bronzes), ficando em 9º lugar.

Confiram o vídeo da campanha de divulgaçãodos Jogos Paraolímpicos 2012,  pela emissora britânica Channel 4, que foi criado pela agência 4Creative. A música é do grupo Public Enemy.
Public Enemy é um grupo de hip hop conhecido pelas suas letras de temática política, pelas suas críticas à mídia e pelo seu ativismo nas causas da comunidade negra dos EUA.

Mas essa falta de atenção por parte da mídia (e da própria população) não é um "privilégio" apenas dos paratletas olímpicos.
Nas corridas de rua mesmo, podemos perceber essa falta  reconhecimento por parte dos organizadores de eventos, pois, estatisticamente falando, são poucas as corridas no país que contam com a categoria PNE (portadores de necessidades especiais), e às vezes quando contam, não abrangem as diversas necessidades dos atletas.

Mauricio sá, maratonista e ativista, portador de deficiência auditiva, que luta pela inclusão dos PNE  nas corridas de rua.

Ronan , atleta amputado que, na maioria das corridas tem que competir na categoria geral, devido a ausência de categorias para PNE.
Na etapa do C. Bradesco 2012, em BH,  Ronan  me disse que não sabia como se sentir em uma corrida onde sua categoria não é reconhecida.


Segundo Andrew Parsons, Presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, a meta do Brasil nas Paralimpíadas de Londres é pular do nono lugar de Beijing, ao sétimo lugar no quadro de medalhas.
Então vamos  torcer, vibrar e festejar pelos paratletas, mas acima de tudo, vamos apoiá-los e, principalmente,  respeitar os Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência e, cobrar das autoridades para que esses direitos sejam respeitados.

Aqui em Belo Horizonte, estamos com uma petição para um projeto de lei, onde uma das reivindicações é a inclusão da categoria PNE em todas as corridas de rua que acontecerem na cidade. Assine, faça sua parte. Crie uma também na sua cidade! (clique AQUI para ler a petição!).

Acompanhe as paraolimpíadas também AQUI! e na Page Fan ReviewRun.
Visite também:
Deficiente Online: Site de empregos para PCD (Pessoas com Deficiência). Facebook AQUI.
Deficiente Ciente: Sobre direitos, acessibilidade e educação das pessoas com deficiência. Facebook AQUI
Declaração dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência
Instituto Brasileiro das Pessoas com Deficiência
Deficiente Saudável
Achilles Internacional Brasil: Organização mundial, representada em sessenta países. Sua missão é permitir que pessoas com todos os tipos de deficiência possam  participar do  atletismo, promover a realização pessoal, melhorar a auto-estima e diminuir barreiras, encorajar pessoas com doenças a sentirem o prazer de correr e de participarem em eventos com o público em geral.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Circuito da Longevidade Bradesco Seguros etapa Belo Horizonte Etapa BH – 19.08.12


Por Eduardo Carvalho


Bem, dia destes um amigo me indicou uma pizzaria, que ele, atraído pelo preço mais baixo havia se surpreendido. Hum, boa demais. Pedi, gostei, virei fã, e agora também indico para os meus amigos que moram perto da minha casa.

Assim foi com a Corrida da Longevidade Bradesco Seguros Etapa BH. Uma amiga do mundo das corridas, a Verusa Daniele, me disse ao final de uma corrida que eu deveria me inscrever nesta, porque, para ela a de 2011 havia sido muito boa,  talvez a melhor do ano.
Eu sou muito bairrista, confesso, sou de Contagem-MG e no mesmo dia e horário também haveria uma corrida na minha cidade, comemorando o aniversário, uma corrida gratuita, com premiação por faixa etária. Fiquei na dúvida. Correr em casa, uma corrida que não sabia como seria ou correr uma corrida que uma
amiga indicava.
Paguei pra ver, e não me arrependi. Desculpa Contagem.

Negão, Leninha e Conrado, atletas de Contagem que também optaram pelo C. Bradesco

Fiz minha inscrição pelo site, não tive problemas em me inscrever para a corrida e inscrever minha esposa Lídia para a caminhada, pena que ela não pode ir. Acredito que não tive problemas porque fiz as inscrições um dia antes do anúncio da corrida na TV, quem deixou para depois teve problemas, a exemplo de nosso amigo Luiz Fernando, o Batman, que acabou ficando de fora, uma pena.

Kits:
Os kits da corrida e caminhada foram entregues no sábado, no mesmo local da corrida, na praça da Pampulha no dia 18/08/2012 das 09:00 ás 17:00hs, busquei meus kits (corrida e caminhada) por volta de 12:30hs e foi bem rápido, uma fila única para entrar e depois balcões distintos para a corrida e para a caminhada. A atendente que  pegou meus kits foi bastante solícita e me entregou os dois juntos. As camisas, de boa qualidade por sinal, vieram na numeração solicitada no pedido, havia nos dois
kits, squeezes, sache de protetor solar, e no kit da corrida meu chip descartável, tudo numa sacolinha de treinos com as cores do patrocinador. Muito bom.


Dia da corrida:
Cheguei ao local por volta das 07:00 e me dirigi ao guarda volumes. No caminho encontrei com os Amigos Daniel X. e Verusa Daniele, esta já trajada de “Robin Girl”.
No guarda volume havia certa confusão, pois as numerações mais baixas, a minha inclusive, não havia uma fila própria, e os atendentes estavam um pouco confusos.
Encontrando com os amigos, Verusa (Robin Girl) e Daniel X.

Somente depois de 10 minutos de espera consegui guardar os meus pertences e fui para o aquecimento e alongamento.
Por falar em alongamento, creio que não teve, pelo menos a todos que perguntei me disseram que não teve aquele alongamento coletivo, que vai dando um clima antes da largada, uma pena. Na caminhada teve.
  
Bicicletário e grande quantidade de banheiros químicos

A largada:
A corrida prometia inovação, e a largada foi diferente. Quando as corridas são na Praça Nova Pampulha, normalmente a largada é na rua lateral da praça. Desta vez a largada foi na orla, evitando o afunilamento da curva na junção da rua lateral com a Otacílio Negrão de Lima. Gostei, foi diferente.

Fica uma nota ruim para os participantes: havia na largada marcações sobre tempo, para que cada faixa de velocidade largue junto, mas quem respeita? Eu estava lá, larguei onde deveria e tive que ultrapassar um monte de gente quase caminhando. Outro ponto negativo, foi que não anunciaram pelo sistema de som, que a largada da caminhada seria depois, o que causou certa confusão. Até havia uma pessoa no meio da galera gritando que a largada era somente para a corrida.
Na largada o amigo, Carlão, recebeu homenagens pelo seu aniversário.

O percurso:
Muito bem delimitado, bem marcado. Ponto positivo que achei bem legal foram os monitores (TVs) a cada km indicando a média de tempo por km (de acordo com a largada geral) e o tempo total de prova. Havia muitos fiscais e nas curvas, onde o pessoal aproveita para “tangenciar a curva” pela contra-mão, não havia possibilidade, pois barreiras físicas foram colocadas que impediam isto. Muito bom. Todo mundo correu o mesmo tanto.

Hidratação:
1º ponto no km 2, segundo ponto próximo ao km 3,5 e depois km 4 e no final depois do km 5. Havia também hidratação pós prova, com água e hidrotônico e frutas (Banana, maçã e mexerica). Todos receberam a medalha de participação, muito bonita por sinal, com reforço na fita (costurada) para não soltar depois. Tenho um monte de fitas coladas em casa, que com o tempo perdem a cola e tenho que fixar de alguma forma.
Verusa - Robin Girl, Eduardo Carvalho - Superman, e Daniel X. - Cap. Marvel (Shazam)

Premiação:
A entrega da premiação foi rápida, normalmente vou embora antes, de tanto que demoram, mas pude ver desta vez. A premiação do evento contou com troféus e prêmios em dinheiro para os cincos primeiros colocados masculino e feminino, totalizando mais de vinte mil reais em prêmios. O que coloca o evento muito acima da média de outros realizados na cidade, que contam com valores altos de inscrição, e nenhum tipo de premiação em dinheiro. Já na categoria faixa etária, eram premiados com troféus os 3 primeiros colocados de cada faixa.
Porém, não contou com categoria  portadores de necessidades especiais. A ausência de categoria PNE é uma falha que acontece em grande parte das corridas de rua, pois atletas PNE competindo com a categoria geral chega a ser injusto.
Daniel X. e o grande herói, Ronan, atleta amputado que teve que competir na categoria geral

Conclusão:
No geral, a corrida em si foi como a pizza, citada no inicio deste post, além de minhas espectativas. Agradeço a Verusa que indicou e indico a todos para o ano que vem, mas fiquem de olho porque a quantidade é bem limitada.
Preço acessível, kit com qualidade e bem organizada. Eu como profissional de Marketing, dou parabéns ao Patrocinador que soube divulgar e consolidar sua marca, tenho seu produto e fico feliz em saber que posso confiar também quanto o assunto é o incentivo ao esporte, uma empresa que realmente patrocinou o evento, não deixando por  conta dos atletas a tarefa de “bancar” o evento como vemos com empresas que vivem do esporte, e parabéns também à organização pela excelente manhã de domingo. Eu me diverti muito, corri e fui embora empolgado, satisfeito mesmo. Nesta houve respeito ao cliente corredor.

Nota 9.
Eu sou Eduardo Carvalho, sou corredor, sou cliente e exijo respeito.
@eduardo_runner
GALERIA DE FOTOS:

domingo, 5 de agosto de 2012

Corrida e Caminhada da Esperança


Por Verusa Almeida

Quando começa ano fico de olho no calendário de corridas, é claro, pois agora sou uma corredora, né! Mas acima de tudo vejo os preços, pois participar de todas é inviável.
É difícil achar corridas com valor abaixo de R$50,00, e essa saia por R$35,00. Fiquei empolgada e convidei toda a galera da equipe Eu acho é Pouco para se inscreverem.

Não sabia como seria a corrida, nem ouvi ninguém comentar que já tivesse participado antes.

Bom,agora entendi que a intenção do evento é somente angariar dinheiro ser revertido para o Criança Esperança. Correr é moda,então, para atrair público e didim, aconteceu essa "corrida".

O Kit:
Foi marcado dois dias para a entrega, Loja Esporte.com - Av. Afonso Pena, 305 – Centro
- nos dias 03/08 das 13h00 às 18h00 e no dia 04/08, das 09h00 às 14h00.
Até ai foi legal,pois inicialmente estava marcado um único dia de entrega.
Minha mãe,que iria participar da caminhada,foi retirar nossos kits. Ela comentou que ficou horas na fila, exposta ao sol e a outros riscos no centro de BH, e que mesmo tendo mais de 60 anos, não teve prioridade.
Falou ainda que, quem estava se inscrevendo na hora, conseguia já sair com o kit e lógico, que ele passava na frente, pois os outros que já tinham pago, não eram mais importantes.

Pediu camisas de uma numeração,entregaram de outra e não quiseram trocar,veja bem, ela nem tinha saido da loja.
A camisa é horrorosa, acompanhada por uma revista que não serve nem para minha sobrinha cortar e fazer trabalhos escolares.O melhor de tudo é que a sacola de plástico, não é biodegradável.

A Prova:
Ocorreu em um dos cartões postais de BH, a famosa Lagoa da Pampulha.Particularmente, adoro correr na orla, só aprecio a beleza do local.
Antes das provas,teve um aquecimento geral.

Eu não sabia que não teria chip para marcar o tempo,ai pensei,como eles entregariam os "prêmios" para os mais bem colocados!
Que avacalhação! Eu teria que sair lá no início do pelotão, no aperto, para não perder tempo, se quisesse disputar um troféu, pois não tinha chip. Injusto, para não dizer que é um absurdo!

Desrespeito ao verdadeiro corredor, que busca sempre melhorar seu tempo, pois é em corridas de rua que buscamos dar nosso melhor.Não é somente por prêmios,é quebrar os próprios recordes pessoais.

Por isso mesmo nem verifiquei se a largada ocorreu na hora marcada, procurei correr com minha equipe e me divertir, pois correr com a galera é sempre muito bom. Sei que quem correria ficava na frente e logo após saiam as pessoas para a caminhada.
O circuito estava bem sinalizado,com a presença da PMMG,Guarda Municipal,BH Trans, e ambulâncias.
Foi oferecido hidratação durante o percurso e, pós a prova,fruta,barra de cereal,doce e água.
Percurso:

A medalha é bonita e todos que participaram do evento receberam.

Conclusão Final: Pelo evento dou nota 6.

O que mais gostei foi reunir a Equipe Eu Acho é Pouco, para mais uma corrida.
Essa equipe não discrimina ninguém, todos são importantes! Cada integrante dela é um vitorioso,cada um busca superar seus próprios limites e melhorar cada vez mais.

Muitos não acreditavam que conseguiriam, mas mesmo assim tentaram e hoje são apaixonados por corridas.

Só um corredor entende como é cruzar a linha de chegada e colocar a medalha bem perto do coração. A consagração da vitória pessoal, vencer as próprias limitações.
Parabéns a nossa equipe, que sempre da show de alegria!

Participe da petição pública para Regulamentação das Corridas de Rua em Belo Horizonte!!

"O projeto também tem como proposta a inclusão de categoria por faixa etária em todas as corridas realizadas na cidade, além de outras reivindicações, entre elas: incluir os Portadores de Necessidades Especiais nas corridas de rua da cidade, pois a maioria dos eventos que ocorrem em BH não contam com a categoria PNE, tendo os atletas portadores de necessidades especiais que competir com a categoria geral, fato de na maioria das vezes acaba deixando o atleta fora da competição."

Assine! Faça também na sua cidade!