quarta-feira, 1 de maio de 2013

Corrida do Trabalhador Nova Serrana 01.05.13 Barefoot# 2: Correndo ou Pagando Promessa?...

Por Daniel X.

Como disse semanas atrás, agora só participo de provas que somem algo em minha vida. Embora nesta data estivessem previstas provas em várias cidades de MG,  optei pela corrida do Trabalhador, em Nova Serrana, pois ainda não conhecia a cidade. Porém, as informações estavam escassas. Cheguei a ligar na prefeitura da cidade (37- 3226-9012),  para confirmar horário/local da prova, e me informaram que seria na Praça do Jardim do Lago, com largada às 8:00h. As inscrições eram gratuitas e podiam ser feitas no dia do evento.

Ao chegar no local da prova, me deparei com vários corredores de equipes como Teo Esportes, HF, CORPAM, CORP, e até o Ferreirinha, do Cruzeiro, estava presente.
Logo já percebi o que havia acontecido: até 2012, o evento contava com premiação em dinheiro, porém, este ano não. Mas muitos foram pegos de surpresa, sendo que alguns foram embora antes do início da prova. Outra surpresa: assim como eu, vários atletas receberam a informação que a largada seria às oito horas, porém, a hora exata era nove horas. Também fiquei surpreso em ver a pouca quantidade de participantes. Foi o evento com o menor número de corredores do qual já participei. Estes fatos sugerem falha na comunicação/divulgação da prova.
Além da corrida rústica, estavam acontecendo também no local: campeonato de peteca, ciclismo, trilhão, brinquedos, show ao vivo, tenda de massagem e corte de cabelo gratuito.

Recentemente tive a perda de uma pessoa muito importante na família, e a presença de familiares nessa corrida serviu de grande apoio. Meus primos, Mateus e Lucas também participaram da corrida.
Minha tia, Aparecida, que é PNE, Eu, e minha mãe.

Ao se inscrever, o atleta ganhava uma camisa alusiva à prova. A largada aconteceu com alguns minutos de atraso.
Corri descalço, sendo minha segunda corrida como Barefoot. As pessoas da cidade não estão acostumadas com a modalidade, e o fato causou estranheza em muita gente. Durante o percurso ouvia coisas do tipo: "ele é doido!", "deve estar pagando promessa"...Com cabelo grande, barba a fazer, e descalço, estava parecendo mesmo O Pagador de Promessas, rsss.

Dessa vez me arrependi muito de ter corrido como barefoot. Devido às péssimas condições do asfalto, que está precisando de manutenção (COM URGÊNCIA!) machuquei muito meus pés. Autoridades de Nova Serrana, cuidem das ruas de sua cidade, pois elas são o tapete de entrada na mesma.

O percurso era formado de aclives e declives de nível médio, e contava com muitas curvas em várias ruas da cidade. Como estava a quase 1 km de distância entre os demais corredores, muitas vezes tinha que perguntar aos cidadãos da cidade, por onde os corredores haviam passado. Ao passar por um staff, que estava com uma placa de quilometragem, perguntei ao mesmo por onde eu deveria seguir, e o mesmo não soube me responder.
Por volta do km 4,5, ao perguntar a um pedreiro que estava trabalhando em uma obra, para onde os corredores tinham seguido, o mesmo me informou que havia setas nas esquinas orientando os atletas.
Ou essa informação não foi passada pela organização, ou não prestei atenção às orientações.

Por volta do Km 5, meu primo Lucas me esperou para me acompanhar.

O evento contou com pouquísimos staffs indicando percurso, e não houve faixa exclusiva para os corredores. Muitas vezes os atletas tiveram que competir com o trânsito. Apesar de ser uma cidade de menor porte e do feriado, algumas ruas/avenidas estavam bem movimentadas, e pelo menos nesses pontos deveria haver faixa exclusiva para a corrida. Se houvesse ao menos um policiamento para auxiliar no percurso, já ajudava.

Cruzei a linha de chegada entre os últimos. Após foi oferecido uma medalha de finisher muito bonita, água e frutas.
Mateus, Daniel X., Lucas e Mestre Lander.

Buscando paz de espírito na corrida descalça...
O próximo domingo será o Dia Internacional da Corrida Descalça (confira AQUI!)

O evento contou com banheiros químicos. Porém, não vi posto médico. O bom mesmo deste evento foi a participação dos meus primos, reencontrar amigos de corrida, como o Mestre Lander e outros. Mas principalmente, estar com minha família.
Lucas, Daniel X., e Mateus

Parabéns à Prefeitura de Nova Serrana, pela realização de todos os eventos em comemoração ao dia do trabalhador, mas que da próxima vez, melhorem a organização da corrida. NOTA: 5.0

Hoje, em Divinópolis, também aconteceu uma corrida em comemoração ao dia do trabalhador. Mas preferi não participar de nenhuma comemoração em minha cidade, como forma de protesto devido aos fatos que vem acontecendo com a política da cidade:
A repercussão foi tanta que, os protestos em Divinópolis já geraram até elogios por parte de blogueiros de São Paulo. Se por um lado a prefeitura de Divinópolis pode estar em crise devido à má gestão, por outro, a população não está apenas parada assistindo tudo. Manifestantes estão indo às ruas e já coletaram mais de 17.000 assinaturas em uma petição para cassação do prefeito da cidade. Com tanta corrupção no país e com um povo tão alheio às questões políticas, a população de Divinópolis está dando um show de cidadania, e me fazendo sentir orgulho de ter nascido naquela cidade!

Banner usado na campanha da frente popular de Divinópolis:

Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Eu queria ter ido nessa corrida, Se fosse no final de semana com certeza eu iria, mas devido o seu relato acho que não perdi muito coisa não, ficar perdido na hora da corrida é tenso...rsrsrsrs !!!

    Tenho amigos em Nova Serrana e um deles ia comparecer na corrida. Vou falar para ele ler ser relato e confirmar...rsrsrsrs !!

    Att.,
    Felippe Diniz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, Felippe. Mostra p ele a matéria. Aposto que ele vai concordar com tudo, rssss.

      Vc não perdeu nada. Ainda bem que foi na corrida do Cruzeiro. Apesar de eu não gostar mais desse tipo de corrida, é melhor pagar e ficar satisfeito, do que passar raiva.

      P mim agora está ficando difícil participar de eventos, estou muito seletivo e exigente.

      Excluir
    2. Você está é certo, não vale a pena tb ficar gastando dinheiro nesses eventos caríssimos não. Eu só fui na do cruzeiro pq é o meu time...hahahaha !! Pq 65,00 conto pesa demais da conta. Mas, a corrida foi super bacana e acabei baixando o tempo dos 10 km !!!

      Att.,
      Felippe Diniz

      Excluir
  2. Você está indo rápido demais na corrida descalça.

    Faz uma huarache para estas provas mais cascudas :)
    Você mesmo consegue fazer.
    Vai custar uns 10 a 20 reais.
    Se quiser te mando uns links ensinando (tem vários no Youtube).

    Abraços,

    Adolfo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Adolfo. Só percebi isso qdo já estava no meio da corrida. Como citei na matéria, tive alguns dissabores que exigiram grande parte do meu tempo. Foi a segunda corrida do ano. Nenhum treino.

      Mas na próxima corrida vou fazer isso!

      Nas próximas semanas tb vou tentar entrar em contato com o pessoal do "pés descalços" de BH (http://pes-descalcos.org/run/) para pegar umas orientações.

      Nas corridas de rua só tenho uma meta esse ano, e meu tempo está acabando. Se der tudo certo vai ser postado aqui no blog.

      Obrigado pela dica!!!

      Excluir
  3. É Daniel, correr descalço e em calçamento não é mole não. Até que os seus pés criem uma camada protetora, vc vai sofrer um bocado, mas com cuidado e persistência, vc conseguirá vencer mais esse objetivo.

    Grande abraço,

    PauloBH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estou criando uma camada protetora através das bolhas de sangue adquiridas nas duas corridas, rsss.

      Tenho a esperança de que, correndo nessa modalidade, vou conseguir prolongar mais os meus dias nas corridas.

      Estou indo muito rápido, como o Adolfo disse. Mas é porque estou lutando contra uma ampulheta psicológica, e nessa luta estou em desvantagem. Isso ainda vai ser contado aqui...

      Excluir
  4. Bom matéria!
    Não sabia que Nova Serrana estava tão "abandonada" assim na questão das ruas.... Já que é uma das cidades mineiras que mais tem se desenvolvido!
    Uma pena, e o pior ainda foi colocar os corredores nessas condições, uma pena mesmo!
    Estou voltando aos poucos, mas pra ue voltar a correr, preciso treinar! Em breve nos veremos de novo em provas aí....
    Avante Liga....
    Avante Batman!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza, Batman! Volte logo porq a Liga da Justiça está querendo retorno. Se a Liga não voltar, pelo menos Robin, Bat Girl e Coringa Vcs já tem. Podem formar a Batman Corporation!

      E sim, as ruas por onde percorremos estavam uma vergonha. Até p quem correu de tênis foi desagradável...

      Excluir
  5. Ola Daniel.
    Muito bom os seus comentarios, sobre a corrida de Nova Serrana. Sou Morador desta cidade, e iria participar da mesma pela primeira vez, porem sofri um acidente de trabalho e quebrei o pé. Seis meses "de molho". Mas ja havia observado a péssima qualidade do asfalto. Parabens e coragem por correr descalço.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, Anônimo!

    Melhoras quanto à fratura e boa recuperação! Em 2010 fraturei o pé faltando 1 mês p volta da pampulha. Acompanhei a corrida pela TV. Um ano depois participei da prova, junto da equipe Liga da Justiça, e teve um sabor especial. Dar a volta por cima sempre é mais gostoso!

    ResponderExcluir