domingo, 8 de setembro de 2013

8ª Corrida João César de Oliveira - Contagem 08.09.13 Barefoot# 7 Revendo Amigos


Por Daniel X.

A princípio não iria participar do evento. Embora a prova tenha sido uma das TOP de 2012, a mudança da organização me fez ficar com o pé atrás. Ainda mais depois de leitores do blog cogitarem em uma matéria (AQUI) que: a prova passaria a ter um contexto mais comercial, e não social; que teria acabado de vez, assim como foi em Betim; que teria acabado por questões políticas, etc.

No dia 14 de agosto fiquei sabendo que haviam se  iniciado as inscrições e pensei muito antes de me inscrever, pois já disse que não participo mais de corrida para passar raiva.

Ao entrar no site do evento, vi que se tratava de uma uma empresa de Marketing Esportivo de BH, mas diferente do que havia sido cogitado, as inscrições eram gratuitas.

A retirada do kit foi no Big Shopping - Contagem , nos dias: 06 e 07/09 (Sexta/Sábado). Ao retirar o kit o atleta fazia a doação de 1kg de leite em pó.
Retirei o meu no sábado a noite, em poucos minutos, sem nenhum problema com minha inscrição. Um grande ponto positivo com relação ao ano passado foi o material da camisa e a mochilinha de material resistente, ambos com o logo do evento.

A prova contou com os percursos de 10 km, caminhada de 2 km, maratoninha para crianças, e com a novidade do trajeto de 5 km.
A largada do percurso de 5 km foi realizada com 30 minutos de antecedência dos 10 km, evitando tumultos.
Participei da prova de 5 km, que teve a largada pontualmente às 08h00, precedida de um aquecimento.
O tempo estava nublado e frio. O vento veio a atrapalhar um pouco a respiração, além da emissão de CO2 dos veículos que passavam pelo local.

O trânsito foi muito bem controlado, mesmo sendo em uma avenida movimentada e com tráfego de veículos pesados.
Postos de hidratação bem posicionados, com água em abundância e staffs prestativos.

O percurso é de nível médio, devido à sua altimetria. Como corri com o meu Adidas Adiure 1.1, não pude forçar muito meu pace, pois o risco de lesões nas descidas é maior. Corri bem melhor tecnicamente que nos eventos anteriores, onde usei o mesmo calçado (ou nenhum).
Foto:. Marcelo Cardoso/TonaFotoBrasil

Após a linha de chegada foi oferecido hidrotônico, frutas, água, e macarrão instantâneo. Na minha opinião, esse macarrão deveria ter vindo com o kit, para que o atleta pudesse usá-lo como estoque de carboidrato na noite anterior.

Uma coisa que senti muita falta foram lixeiras. Haviam muitas cascas de banana no chão, colocando a integridade física das pessoas em risco. Ainda mais devido a presença de pessoas idosas que participariam da caminhada. Falha da organização, e falta de educação de quem jogou.
A quantidade de banheiros químicos me pareceu suficiente, pois não presenciei filas grandes.
O guarda-volumes foi organizado. Além da tenta de massagens para atender aos atletas.

A premiação da categoria geral aconteceu rápido, com valores em dinheiro. Já as categorias faixa etária contaram apenas com troféu. Para a categoria PNE também estava previsto em regulamento a premiação em dinheiro. Mas não fiquei até o final da premiação para conferir.

Daniel X., Ronan do Espírito Santo e Ângelo Andrade 

Vi muitos amigos de corridas, como, Carlão, Rejane Ferrer, Felippe Diniz, Valquíria, Janaina Mendonça, Ronildo, Fred Arthuso, Marcelo Cardoso, entre outros.

Ex-Colegas de trabalho (mas ainda colegas, rsss)

Tadeu Gollner, Daniel X., e Eduardo Carvalho - o Superman

Paulo BH, que também conta suas aventuras em seu blog, me trouxe uma lembrança de Natal.
Obrigado, Paulo!

E é claro, não poderia deixar de encontrar com parte da Liga da Justiça, meus grandes Amigos!
Foi muito bom ver que a Prefeitura de Contagem não deixou o evento morrer, como fora cogitado, e ainda melhorou alguns aspectos da prova. Embora também deixaram cair um pouco o brilho com relação às premiações e números de inscritos.
Fotos gratuitas: AQUI!
Nota 9.0
Deixo minha homenagem aos trabalhadores, uma vez que a prova foi criada em comemoração ao Dia do Trabalhador

"A nova cultura começa quando o trabalhador e o trabalho são tratados com respeito"
Máximo Gorky

Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Achei a corrida muito boa, foi legal não ter que correr de novo na Lagoa da Pampulha.

    Realmente os postos de águas foram excelentes..me ajudou bastante no percurso de 10 Km, pois tinha "subida" demais...nossa! Completei com 51 min, dentro do esperado e fiquei feliz.

    A única coisa ruim mesmo foi a falta de lixeira, corri com o envelope do chip do bolso e trouxe casca de banana e maça também no bolso para a minha casa...rsrsrs !!!

    A nota 9.0 está perfeita. (y)

    Att.,
    Felippe Diniz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edit: Achei a medalha mais ou menos...acho que é o brasão de Contagem, né?!

      Att.,
      Felippe Diniz

      Excluir
    2. Pois é. Não adianta só ter educação, a organização tem que contribuir tb. Caixas de papelão já ajudariam muito. Lixeiras nas ruas desse país já é difícil, qdo tem alguns elementos quebram...

      Sim, é o brasão de Contagem. Bem geométrico mesmo. Com um pouquinho de criatividade sairia melhor...

      Excluir
  2. Bom saber que ainda existem provas boas e gratuitas no Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa quase acabou. Sorte. Mas até agora não ouvi falar da possibilidade da Corrida do Carteiro, em BH...

      Excluir
  3. oi D.X,
    nussa que prova difícil,adorei!
    sabe o macarrão!no kit do Band tinha um,já no meu não.Estou cansada até agora,mas feliz e tbm por ver vc na corrida.
    Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  4. Caro Daniel, bom tê-lo de volta as corridas.

    Foi a minha primeira vez na João César, não tenho como comparar com as anteriores, mas achei muito boa a prova. O Percurso é um verdadeiro tobogã. Fiz três inscrições: minha, da minha esposa e filha, para a caminhada. Nos três kits vieram o macarrão, PORÉM todos os três estavam VENCIDOS. Sacanagem, né? A medalha achei muito simples. Os pontos de hidratação estavam bons, bem distribuídos. Meu blog está desatualizado, mas vou voltar a postar, a atualizar.

    Um grande abraço a até a próxima.

    PauloBH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb gostei da corrida. brigado pela lembrança. Agora, MACARRÃO VENCIDO? Isso cabe é denúncia. Deram sorte que no meu não veio...

      Excluir
  5. Adoro esta prova, porque corro em casa. Foi minha quarta vez, e gosto sempre de correr esta porque foi também a minha primeira corrida e tenho a foto super gordo...Gosto de comparar os tempos e este foi o segundo melhor apesar de estar gripado. Fiquei muito feliz que a Prefeitura de Contagem, não deixou morrer este evento. Gostei de ter reencontrado muitos amigos. Gostei de ver lá os velhos amigos, Daniel, Verusa, Ronildo, Conrado, Valquíria, Miau, etc....
    Pena que o Batman não estava.

    ResponderExcluir
  6. O Batman fez falta, pois a Corporation dele estava toda lá.

    Na J. César tenho meu recorde pessoal nos 10 km, apesar da altimetria. E posso considerar que esse recorde será definitivo, pois estou pegando leve e talvez até parando.

    Muito bom ver a Liga, mesmo que com 2 membros à paisana...

    ResponderExcluir
  7. Macarrão instantâneo no kit pós-prova? Se a água pelo menos estivesse quente, em três minutinhos ficava tudo pronto...

    Parabéns por mais uma no currículo. E vida longa às corridas 0800!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como Vc pôde ler nos comentários, teve gente que ainda levou macarrão vencido. Deve ser porq atleta tem saúde de sobra, né...

      Vida longa ao 0800! Cadê a Corrida do Carteiro BH?

      Excluir