domingo, 18 de setembro de 2011

Puma 10 Milhas Brasil - Etapa BH 18.09.11


Por: Maria Vitória (MediaRun) , atleta convidada. (matéria que postei originalmente no blog review de Corridas)

A etapa BH das 10 Milhas Brasil Puma aconteceu no domingo dia 18 de setembro de 2011 na velha e conhecida Lagoa da Pampulha, com largada na praça nova (ao lado da Igrejinha de São Francisco).


A entrega dos kits ocorreu na sexta e no sábado, na nova loja Mundo da Corrida da Av. Bandeirantes em BH. A camisa feminina era roxa, muito bonita. Foi elogiada por muitas participantes. A camisa masculina foi amarela, não tão elogiada quanto a feminina.


No kit além da camiseta, veio uma munhequeira de elástico para as duplas e uma revista O2. A sacola foi de um tecido que parece papel, que está sendo muito utilizado pela Vetor Esportes, até para fazer jaquetas corta vento, como ocorreu na última etapa do Circuito Adidas.


A prova foi dividida em 5 categorias: Individual 16km masculino e feminino e revezamento 8km duplas masculinas, femininas e mistas.

A largada geral ocorreu às 08:00, o clima em BH estava ótimo, friozinho de manhã e com céu claro, ótimo para bons tempos. Após a largada geral, os atletas nª 2 do revezamento ficaram aguardando na área de transição.


Apesar da área do revezamento estar bem sinalizada, alguns participantes se confundiram no momento do revezamento. No site, faltou a informação de que os participantes individuais dariam duas voltas no percurso de 8km e cada participante das duplas deveria dar uma volta. Essa informação só nos foi passada no momento da largada. Quem não estava atento ao sistema de som (muito baixo por sinal) não soube da informação, o que causou transtornos a alguns participantes.

Percurso:

O abastecimento de água durante a prova foi bom, em copos grandes e fechados.

Na chegada, entregaram uma garrafa de Powerade, banana e maçã, além claro, das medalhas.
Achei muito ruim o fato de entregarem somente 1 garrafa de Powerade por participante, uma
vez que deu e ainda sobrou no final.

A grande decepção dessa corrida ocorreu no momento em que menos se espera que haja decepções, no pódio. As duplas mistas, femininas e masculinas foram premiadas com apenas 1 troféu por dupla! O que trouxe muita revolta aos participantes. Alguns tentaram reclamar com a organização, sem sucesso.
Houve também uma grande demora para realizar a premiação das duplas femininas.
Desânimo na espera da premiação...

O valor das inscrições foi cobrado de forma integral, cada participante da dupla pagou sua inscrição com valor completo, mas no momento da premiação deram apenas 1 troféu por dupla. Um absurdo! Na etapa BH da Mizuno 10 milhas, cada integrante da dupla recebeu 1 troféu.


Serrando o trófeu...

1º Geral!!! 2 atletas, 1 troféu...

A reclamação foi passada para o representante da Puma, que estava no evento realizando a entrega dos tênis aos primeiros colocados. O mesmo informou que irá rever a empresa organizadora para o próximo ano, e que para cada etapa a Puma desembolsa R$ 300.000,00.

É possível perceber que a Vetor Esportes não anda se preocupando muito com as marcas de seus clientes, visto o que fez com o Circuito das Estaçõe Adidas, prova que vem caindo cada vez mais no conceito dos corredores. A marca já ganhou até o apelido de “Ardidas” quando se referem ao Circuito das Estações.

Escutar o atleta e fazer corridas que atendam às necessidades e vontades de seus clientes parece não ser a linha de trabalho dessa empresa organizadora. Infelizmente.

O tempo das duplas também não foi apurado individualmente, foi apurado somente o tempo total da dupla, o que não deixa a possibilidade dos participantes verem seus tempos pessoais e comparar com outros atletas. Mais uma falha. Na Mizuno 10 Milhas isso foi possível, os participantes puderam ver seus tempos individuais e o tempo total da dupla.

Se prosseguirmos mais com este texto, é bem possível que eu mencione mais o nome da Mizuno do que o da Puma que promoveu a prova, pelo motivo da escolha das empresas organizadoras das provas que levaram seus nomes.

Fica aí um recado para a Puma, que percebemos cada dia mais estar interessada em participar do mercado de Running, o 2º esporte mais praticado no Brasil. A escolha da empresa organizadora é parte fundamental do planejamento de marketing. Quando comparamos as provas da Mizuno e a Golden Four Asics (esta até agora está impecável na organização), vemos o quanto a escolha da empresa organizadora pode contribuir ou prejudicar a fatia de mercado de cada uma.

A nota pra essa prova é 7,5.

Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Que falta de respeito!! Será que a organização não pensou que no final só um dos atletas poderia levar o troféu p casa? Ou a proposta era partir no meio?

    Um troféu para duas pessoas? Me desculpem pelo humor negro mas, por acaso era uma corridas com gêmeos siameses?

    Por acaso este fato foi citado no regulamento? Já ouviram falar de Procon?

    Só não participei deste evento porque infelizmente (ou felizmente) estou lesionado, afinal, pensava que a Puma/Vetor dariam um show...

    ARdidas, PLUMA e CO2 estão deitando e rolando nas costas do consumidor nas corridas de rua!
    Vamos boicotar! Vamos dar um basta nessa falta de respeito, que além de tudo, tb custa caro!

    ResponderExcluir
  2. Muito Bom...
    Como já é de costume, eu não corro as corridas da O2 (ARdidas, PLUMA) que so visam $$$$, mas o meu suado $$$ eles não verão tao cedo.
    Acho inadmicivel uma corrida deste porte, com mais 5.000 corredores e não ter premiação por faixa etaria... Corridas que so visam $$$$
    Cito exemplos de corridas organizada pelo Detentor do recorde Panamericano de 300 com barreira desde 1995.. o Sr. Wander do Prado. Corridas simples, acolhedora, quase de graça, mas com premiação dos 3 primeiros de faixa etaria.
    Tenis agente compra, mas medalha agente conquista.

    Estive presente na corrida da PLUMA simplismente para prestigiar amigos e equipe. Vi o despreparo dos staff que estavam mal informados, não sabiam direcionar os atletas, presenciei também esse absurdo de UM TROFEU para dupla...
    Me questiono: - Mas a inscrição não foi individual para revezamento?
    Porque se tem que revezar o TROFEU?

    Esse fato vai correr o mundo.
    Mostraremos comos somos tratados aqui em Belo Horizonte-MG por empresas que veem de outros estados, não conhece nossa cultura e muito menos respeitam a sua população!!!

    Outro exemplo de corrida são as de Lagoa Santa-MG, a M9 está dando um show de organização, quem iniciou no Circuito das Aguas ano passado pode presenciar como cresceu a organização e como respeitam os atletas que lah vão prestigiar o evento....
    Estamos de olho abertos, e vamos sempre protestar contra esses descasos com os atletas!!!
    O2 Vetor Esportes.. não caio mais nessa armadilha.
    ACORDA!!!!

    Parabéns a Maria Vitória pelo Review e obrigado por aceita o nosso convite.

    Se fosse no Facebook, colocaria:
    "CURTIR"

    ResponderExcluir
  3. É uma brincadeira de mau gosto esse negócio de dar UM troféu para uma DUPLA DE DOIS..Sim, usando pleonasmo, pois acho que a organização desta prova não entende que uma DUPLA é composta por DOIS(!) participantes.

    Deve ser por isso que a cada prova organizada pela Vetor Esportes existem menos corredores.

    Espero que essa empresa passe a ouvir seus clientes, ou então vai acabar sumindo de vez de BH.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente algumas organizadoras estão deixado a desejar. Parabens pelo post, parabéns pela corrida!!!

    ResponderExcluir
  5. Epa que coisa mais ridícula isso. 2 atletas, 2 vencedoras e um troféu. Absurdo.

    ResponderExcluir
  6. Já passou da hora das provas realizadas em belo Horizonte, serem organizadas com mais qualidade e cuidado com o corredor. A corrida de rua está em alta e os atletas estão investindo cada vez mais no esporte. Quem faz corrida fora do país, fica decepcionado com essas provinhas mal organizadas e pobres que são feitas por algumas empresas antigas no mercado, que com o aquecimento do negócio, involuiram!!! Fala sério!! O2, Vetor, por favor, mais respeito pelo corredor pois afinal de contas, é ele quem paga, quem movimenta o empreendimento! Por isso, não corro mais a Adidas enquanto continuarem a insistir nessa corridinha xinfrim.

    ResponderExcluir
  7. Ola pessoal, blz?!
    Meus parabens pelo review, muito bem escrito e parabens a vitória por mais uma conquista!

    Esse povo está é de brincadeira mesmo, mas em grande parte a culpa é dos proprios corredores mesmo, na minha modesta opinião, o que dia que começar realmente um boicote forte a essas provas, é que esse povo vai entender que o povo unido é imbatível.

    Até hj não sei qual será a próxima prova do Batman, justamente por a maioria das provas serem organizadas por esse povo que sempre dá problema, até o Batman tá ficando com poucas opções!

    O Batman já está boicotando muitas....

    Falow galera e ate mais!
    Luiz Fernando (Batman)

    ResponderExcluir
  8. Olá pessoal! Muito obrigada pelas palavras de apoio! Preciso também agradecer a minha companheira Lígia Camargos, que foi responsável pela ótima primeira parte do revezamento, fazendo com certeza seu recorde nos 8km, correu muito essa menina! E ela fez com certeza o mais difícil: foi embora sem o troféu, deixou ele comigo nessa primeira semana. Imaginem, foi de cortar o coração. Primeira vez que conquistamos um 1º lugar numa prova de certa expressão e uma de nós teve que chegar em casa de mãos abanando... Fiquei muito triste, principalmente porque foi a Lígia que me chamou pra correr, se não fosse por ela eu não teria ido. Como chegar em casa, dizer que ganhou mas não ter um troféu pra curtir com o filho, com o marido, pra levar pros amigos verem no dia seguinte? Quem de nós amadores aqui do grupo não gostaria de ter isso? Nós amadores, vivemos disso, dessas pequenas alegrias que nos motivam a continuar treinando. Mas infelizmente, alguns organizadores só pensam em dinheiro $$$.
    Abraços à todos e nos vemos na próxima corrida!

    ResponderExcluir
  9. Participei desta corrida como convidada, não desembolsei nada, adorei a prova, mas fiquei chateada tb quanto ao ocorrido, consegui um tempo razoável já que foi a minha primeira prova mais longa, pois só tinha participado de corridas até 10 km terminei com 1:20:55 espero, parabéns a Maria Vitória e Lígia.

    ResponderExcluir