quarta-feira, 11 de julho de 2012

Maratona da Caixa da Cidade do Rio de Janeiro - Aprendendo a Andar Novamente... 08.07.12



Por Daniel X.

Comecei nas corridas em 2009, onde cismei de participar da Meia Maratona Linha Verde, já começando nos 21 km, embora nunca tivesse nem treinado para isso.

A partir daí comecei a participar de eventos, esporadicamente, e posteriormente fazendo treinos leves. Como seria realizada um maratona em BH em 2012, resolvi treinar para participar. Porém, técnicos e atletas experientes me recomendaram a não participar do evento, devido a falta de experiência da organização. Resolvi ouvir os mais "velhos", e não deu outra. A referida corrida foi um verdadeiro fiasco, onde vi atletas reclamando de falta de hidratação, percurso mal elaborado, racionamento de frutas, entre outras...

Sendo assim, escolhi a Martona do Rio, para ser minha estréia nos 42. Comecei um treinamento com o técnico, Adriano Maron, completando os 21 km da Golden 4 Asics, em aproximadamente 1h e 37 min. O próximo passo seria o treinamento para a maratona, que teve que ser cancelado devido a uma lesão.
Aproximadamente 10 dias antes da prova, fui contemplado com uma sinusite, tendo que fazer uso de antibióticos. E dois dias antes da prova, surge uma espinha na ponta do meu nariz. Parece que o Universo estava conspirando contra...

Apesar de não ter feito um treinamento específico para 42km, fiz um bom reforço muscular com o fisioterapeuta, Dr Ayslan. A recuperação foi satisfatória, e contou com tratamento através de ventosas, Crochetagem, Alongamento, Eletro choque, Ultrassom, Laser, e exercícos específicos.
   
Na minha última sessão antes da maratona, Ayslan realizou aplicações de Bandagem Elástica Adesiva Neuromuscular, para proporcionar alívio da dor, estabilidade, suporte, e recuperação muscular.

Fui para o Rio com minha esposa, Roseli, que iria participar da Olympikus Family Run. Saímos de BH na sexta-feira. Logo no aeroporto de Confins, já encontrei com outros corredores: Cynthia Barreto (RM Acessoria) e Artur Muller (Friends Runners-Divinópolis).
 

Conforme recomendado pelo amigo, Jorge Cerqueira,  ficamos hospedados no Hotel Íbis, que fica ao lado do aeroporto, e do local de entrega de kit. Além de ser uma área militar. 

A retirada do kit, que foi no Museu de Artes Modernas, foi muito tranquila. O local é muito espaçoso, e contava com um grande número de staffs, muito prestativos. Meu nome não constava na lista de inscritos, mas como estava com o comprovante de pagamento em mãos, o problema foi resolvido em poucos minutos.

Os atletas contavam com tenda de massagens, e uma store da Olympikus, que é patrocinadora oficial do evento. Procurei por um cinto de hidratação nessa store, porém os produtos que estavam disponíveis para venda eram os mesmo do kit: camisa, boné, squeeze, além de tênis. Acabei comprando o cinto com vendedores ambulantes, que estavam próximos ao Museu de Arte Moderna.
 

Encontramos Maurício Sá, que é atleta PNE de BH, e  Dart Clea (Vida Corrida!), também retirando seus kits.
 
Como retiramos os kits logo pela manhã, aproveitamos para conhecer um pouco da cidade. Passeamos na cinelândia, onde tivemos o prazer de assistir um filme no histórico, Cine Odeon. 
E é claro, encontrei a obra prima de Mark Millar, "Os Supremos", depois de meses de procura em BH. Corredor nerd? Sim, existe!
Como não poderia deixar de ser, conhecemos o Corcovado, o Museu da República, e o bairro Copacabana, que comemorava seu aniversário de 120 anos.

Embora quando chegamos na cidade, a temperatura estivesse por volta dos 35 graus, os bruxos do tempo previam chuva no dia da prova. E assim foi. 
Saímos do hotel por volta das cinco horas da manhã, debaixo de um garoa, rumo aos ônibus que levavam os corredores até o local da largada.

O guarda volumes não estava bem identificado, deixando alguns corredores meio perdidos, mas como não levei nada para ser guardado, não tive problemas.
Eu e o fotógrafo/atleta, Marcos Viana Pinguim. 

A largada aconteceu pontualmente, na Praça do Pontal Tim Maia. Larguei no fundão, como sempre. Fiquei muito emocinado no momento da largada, ao refletir sobre quais circunstâncias me levaram até aquele momento.
Sem este cinto de utilidades, teria sido impossível!

Como minha meta era "simplesmente" cruzar a linha de chegada sem compromisso com tempo, fui no trotinho mesmo.
A cada quilômetro percorrido, admirando paisagens paradisíacas, entendia o porquê do evento ser considerado um dos mais belos do mundo.

Outro momento de grande emoção, foi ao ver a passagem de uma atleta cadeirante, e um atleta com amputação de membros superiores, aproximadamente no km 1.

A marcação de quilometragem foi colocada km a km. Postos de água a cada 3 km. Vários pontos de hidratação com gatorade em saquinho, que evitava desperdícios. Postos médicos e banheiros químicos durante o percurso. Embora não tenha visto nenhuma intercorrência médica, via ambulâncias passando a todo momento. 
Percurso:

Enquanto passávamos próximos a quiosques, várias pessoas que estavam encerrando um "boa" noitada, nos apoiavam. Outros já não entendiam o quê estávamos fazendo ali. Cheguei a presenciar um momento, onde os festeiros se posicionavam como staffs, oferecendo cigarro e cerveja aos corredores...

No km 10 pensei: "tá fácil, é só multiplicar por 4 + 2", rsss.

Km 21: a partir daqui estava cruzando uma nova fronteira e, cada passo me levava rumo ao desconhecido. E é exatamente nessa parte do percurso que começam as subidas e descidas.
Por volta do km 25 comecei a sentir uma discreta dor nos joelhos.
Altimetria:

Aproximadamente no km 30, senti um mal estar, apesar da hidratação e reposição de carboidratos constantes. Reduzi drasticamente minha velocidade, e a maratona se tornou mais psicológica do que física. Tive que ter muita calma e prudência para administrar o resto do percurso, que contava com inúmeros postos médicos.
A chuva e o vento fizeram com que a temperatura caísse bastante, mesmo assim, consegui seguir em frente, ainda que em câmera lenta.

Após o km 35, senti uma grande fadiga, e meu estoque de carboidratos já tinha acabado. Solicitei a outros corredores que me vendessem um sache, e vários me ofereceram o seu, sem aceitar meu dinheiro. Um deles disse: "não quero seu dinheiro, quero te ver cruzar a linha de chegada", momento que levarei na minha carne. Deixo meus agradecimentos a todos aqueles que me ajudaram naquele momento.

Por volta do km 38 já estava me sentindo bem melhor.
 

Cruzei a Linha de chegada me sentindo bem, apenas com uma suportável dor nos joelhos. Porém, aproximadamente trina minutos depois, quando me preparava para voltar  ao hotel, senti fortes tremores, e fui encaminhado ao posto médico. Onde foi constatado quadro de hipotermia. Minha temperatura axilar chegou a 32º. Nosso vôo, que estava marcado para às 16 h, foi tranferido para as 21h. 
O que me derrubou foram as condições climáticas. Ironicamente não o calor, mas o frio. Sempre achei mais desgastane correr em dias frios.

Ao chegar em BH ainda estava me sentindo mal, e fui novamente atendido em um hospital, onde foi administrado 4.000 ml de soro fisiológico morno. A partir deste momento me senti bem.

Apesar destes desconfortos, me senti realizado ao cruzar a linha de chegada. 
Confira o vídeo do percurso!

Recentemente, uma pessoa me taxou como "um Homem sem metas", por não ser daquele tipo que, ao chegar o fim de ano, faz uma tabelinha de coisas a serem realizadas no ano seguinte. Realmente, não sou do tipo que faz tabelinhas de metas. Sou do tipo que vai lá e as realiza!

Quanto ao evento, só posso dizer que foi a melhor corrida da minha vida, senão, um dos melhores momentos. A organização está de parabéns, pois realizou um evento realmente internacional, com maestria.
Já participei de eventos que levavam o "título" de internacional, porém, de internacional só tinha o nome. 

Organizadores tem cobrado valor semelhante em BH, por percursos de 5 e 10 km, onde ao cruzar a linha de chegada o atleta ainda tem que enfrentar racionamento de hidratação e frutas. Para mim, este tipo de evento está fora do meu calendário, e sugiro boicote ao maus organizadores.
Outro ponto que tenho tocado muito, é a emissão de Nota Fiscal referente à prestação de serviços. Nós atletas, somos clientes e, devemos cobrar nota fiscal ao fazer inscrição em algum evento. Quero parabenizar a Iguana Sports, Yescom e TBH Esportes, que sempre emitiram nota fiscal referente a seus eventos, quando solicitado.
Já fiz minha solicitação à  que organizou da Maratona do Rio, e aguardo retorno.

Para aqueles que nunca participaram de uma maratona, e tiverem condições, eu recomendo. A cada placa de quilometragem ultrapassada; atletas PNE se superando ao largar a 42 km da linha de chegada; corredores me ajudando em momentos decisivos; as paisagens paradisíacas; a chuva e o vento, sob uma temperatura que chegou a 18º; e os quilômetro finais, tornaram este acontecimento mais que um simples evento esportivo, mas uma verdadeira lição de vida.

Resultado: Masc. e Fem.

 Nota: 10!!!!

Agradecimento: Roseli Bernardo, Dr. Humberto Nilton Coelho, Dr Ayslan Dias, Dra Ana Luiza Prates, Dr Roberval Neves Chaves.

Comente com o Facebook:

75 comentários:

  1. Daniel, está contratado para produzir meu vídeo da minha primeira maratona!!!
    Parabéns, guerreiro!!! Não é pra qualquer um não!!!!!!
    Mandou muito bem, garoto!!!!!! CONGRATS!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Combinado, Valéria! Começa a treinar pros 42 então, p Vc vai ser moleza!!!!

      E realmente, não é p qq um!!!

      Excluir
  2. Emocionante seu relato Daniel!!

    É por aí mesmo, o caminho...

    E a cada nova maratona, o relato será sempre diferente!!!

    Parabéns amigo!!!!

    Estamos juntos!!

    Keep Running!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Cátia.
      Da próxima vez vamos largar juntos, hein!

      Ano q vem estarei de volta!!!!!

      Excluir
  3. Parabéns Daniel! Muita superação fazer uma maratona sem treinar o suficiente e ainda com alguns transtornos, muito bom!

    Ano que vem espero estar com vcs nessa prova, ainda não faço maratona, mas pretendo até o final do ano fazer uma!

    E aproveitou e passeou bastante também hein?!!!!!!!!

    Boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ivone! Qdo for estrear nos 42, escolha essa corrida! Ela é tudo de bom que os amigos corredores sempre disseram!

      Ano q vem estaremos lá! (mas bem preparado!!!)

      Excluir
  4. Nossa vizinho que matéria foi essa...me emocionei, se foi a melhor corrida e melhor momento da sua vida, foi também a melhor matéria, serio quase chorei.
    Senti toda a emoção das minhas corridas, que não são nada perto das suas, lembrei de todas e da vontade de me superar.
    Parabéns, parabéns e parabéns, melhoras e até a proxima!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Vizinha! Lembre-se q Vc começou com corridas curtas e foi aumentando gradativamente. Um dia Vc tb pode fazer 21, ou quem sabe, 42!!

      Ah, e obrigado pelo açucar! Realmente foi necessário. Minha glicose estava caindo direto, por isso o mal estar contínuo.

      Supere-se!

      Excluir
  5. Olá Daniel, Fique bom logo, você foi bem, apesar de tudo!!
    Fiquei feliz por você ter conseguido!
    Já está melhor?
    Torço muito por você, espero que vá com calma na próxima...Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fui com calma, Gilzélia. Mas o frio me derrubou. Foi só parar de correr que minha temperatura caiu bruscamente. Como pode ver n vídeo, estava frio e chovendo. Em alguns trechos o vento chegava a nos empurrar, e a chuva caia quase que na horizontal. Infelizmente n consegui filmar essas partes.

      Espero q tenha servido de incentivo p Vc participar da sua primeira corrida!!!!

      Excluir
  6. Parabéns Daniel!
    Realmente a prova é sensacional!
    Você se superou, mas tenha cuidado com essa "Hipo", é muito complicado administrar isso.
    Bons treinos e 2013 talvez nos encontremos nessa largada!
    Abraço
    Colucci
    @antoniocolucci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Colucci. Vi em seu relato que o frio tb não foi seu aliado. No posto médico várias pessoas tb estavam com quadro de hipotermia. Devido a essa hipo, meu corpo gastou todas as reservas de glicogênio, e pequenos esforços faziam que eu entrasse em quadro de hipoglicemia. Só na terceira vez q fui ao médico que isso foi detectado. Agora é repouso e comer igual um porco, rsss.

      Agradeço ao Dr. Humberto Nilton C. Vieira, que não descansou eqto meu caso não estivesse completamente esclarecido.

      Ano que vem levo capa de chuva e roupa térmica como precaução!

      Excluir
    2. Ah, qto ao almoço antes da prova, não deu p comparecer, porque andamos tanto na cidade q ficamos exaustos, rsss.

      Excluir
  7. Grande cobertura da prova daniel,parabens,abraço artur.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Amigo!

      Foi bom ver que Divinópolis estava bem representado! Manda um abraço p Leonidas, Kavalo, Trator, Ingrid, e todo pessoal da Friends Runners!

      Excluir
  8. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Daniel que bom que estreou na Maratona e que gostou da corrida e do Rio, parabéns meu amigo o video ficou showww de bola, o tempo para vcs foram perfeito né...rsss...mas para mim eu odiei, não gosto de correr com temperatura assim...hehehe...
    Só foi uma pena que estavamos tão perto e não nos encontramos, mas valeu campeão.
    Bom descanso e boa semana,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Jorge. O tempo que me derrubou. Fui preparado p correr no calor, mas São Pedro resolveu fazer um bullying na minha primeira Maratona. Nunca corri bem no frio. Mas td bem, ano q vem vou preparado p essa possibilidade.

      Obrigado pelas dicas de hotel, aeroporto, e outros detalhes!

      Excluir
  9. Nossa....belíssimo relato!! Me emocionei demais!!E me orgulhei de você!Parabéns Daniel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops....não apareceu o meu nome: Cláudia Martins(sua paciente no HPM)

      Excluir
    2. Obrigado, Cláudia. Mostra p Isaias, como foi a minha primeira Maratona. A dele foi no calor, a minha no frio.

      Excluir
  10. "Um atleta nunca tenta descobrir qual o seu limite,mas sim deseja superá-lo a cada instante..."

    Parabéns pela conquista e pela matéria! Amei o vídeo, show!

    "Impossível é apenas uma grande palavra usada por homens pequenos que acham mais fácil viver no mundo como foi dado a eles ao invés de usar o poder que têm para mudá-lo.

    Impossível não é um fato. É uma opinião.
    Impossível não é declaração. É um desafio.
    Impossível é hipotético. Impossível é temporário". Impossível é nada." (Mohammed Ali)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Valquiria.
      Como eu sempre digo, é apenas mais um degrau da escada. Nieztsche dizia que, "a vida vai ficando mais dura, quando vai chegando perto do topo". Concordo com ele, por isso acho que temos que reagir enquanto pudermos (e não pudermos tb!), e a auto-superação é uma das maneiras de reagirmos a isso.

      Qto ao evento, foram 95 reais que valeram a pena! Diferente do que estamos acostumados por aqui...

      E seu braço? Já está melhor? Fraturar o braço em uma corrida, por descuido dos organizadores, deve ser muito traumático. Mas supere-se tb! E volte logo p as pistas!!

      Excluir
  11. Parabéns novamente pela estreia nos 42k e pela bela forma de nos contar como ela foi, Daniel. Que as próximas sejam HIPER (exceto termia).

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Fábio. Infelizmente n te encontrei, mas ontem li seu relato, e vi q tb teve uns contratempos. Mas faz parte.

      Agora, correr duas Maratonas e três semanas é só para os mais evoluídos!
      Parabéns!!!!

      Excluir
  12. Muito bom, o texto e a loucura de partir para uma jornada longa e sem preparo... Só você mesmo... mas parabéns, por ter conseguido e antes de tudo por ter topado tal empreitada. Um grande abraço, e como você vou, no ano que vem, fazer minha primeira maratona, no Rio, como você fez...
    Eduardo Carvalho
    @eduardo_runner.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Amigo!
      Durante o percurso me lembrei de Vc, e dos motivos que o impediram de participar da sua primeira Maratona, em BH. Mas saiba que no fundo, foi melhor p Vc. Uma Maratona é um momento ímpar, e deve ser bem escolhida. Não tenho nada a reclamar deste evento.
      Tudo de mágico que as pessoas falam dessa maratona é verdade.
      Ano que vem vamos juntos!!!

      Excluir
  13. parabéns daniel!que vontade de superar meus limites tbm!só quem é corredor entende isso!bacana d ++++++,fiquei com inveja viu,rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Verusa! É uma emoção que todo corredor de verdade deve experimentar. Se Vc se preparar vai ser mole p Vc. Quem sabe ano que vem!!!!!

      Excluir
  14. E aí Daniel, parabéns pela estreia na maratona !!! muito frio atrapalha mesmo. Também senti frio, e olha que era de 4º, na meia das cataratas, também saí feliz da prova (veja depois nosso relato).
    Parabéns pelos 42km completados.
    Abraços,

    corridaderuams.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo Augusto, li seu relato sobre a meia das cataratas, e adicionei o evento no meu calendário! Deixei tb meu comentário.

      Tb adicionei seu blog nas minhas referências em corridas de rua!!!

      Excluir
  15. Acho que ninguém esperava aquele frio... Fazer uma maratona é muito marcante porque são 42 km para administrar dor, alegria, medo, sucesso, corpo e mente. Não é uma corridinha: são várias corridas numa só. Apesar de ter vários corredores a sua volta a prova é você com você mesmo. A linha de chegada é o melhor lugar do mundo!!! Terminar a maratona é o maior dos desejos. Por isso, meu amigo, vai ficar marcado na sua história. Pode ter certeza. Foi assim para mim quando fiz a minha primeira maratona.
    abraço
    Lígia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ligia! Mais uma lição: esperar pelo inesperado, rssss.
      E foi como Vc disse, não foi só uma corrida, foram todas as minhas corridas em uma só, por ter administrado toda a dificuldade através da experiência que tinha até aquele momento. Sem essa experiência, que foi adquirida com amigos, com o Maron, e principalmente, na prática, não seria possível.
      "O cinto de utilidades" tb foi essencial.
      Mas quem me salvou depois foi a Roseli, sem ela eu estaria perdido naquele momento em que passei mal.
      Daqui a pouco estarei pronto p voltar a treinar c Vcs!

      Excluir
  16. Parabéns Daniel!

    Seja bem vindo ao mundo dos maratonistas, desejo que tenha muita saúde e paz para continuar fazendo o que gosta.
    Você fez com certeza a melhor escolha para estrear uma maratona, primeiro porque prestigiou em estrear no seu país (o que sempre aconselho), e segundo porque escolheu simplesmente a mais bonita e maior maratona em número de participantes do Brasil.
    Seu vídeo foi muito bem produzido, o que confirma que você realmente é um Nerd, risos!!!
    Temos muitas coisas em comum, não nascemos no Rio de Janeiro, mas gostamos muito dessa cidade, trabalhamos com informática, também sou Nerd, risos!!! (sou editor voluntário na Wikipédia e Web-designer), e participamos da famosa série de televisão, pois você é o Batman e eu sou o Pinguim, risos!!!
    Até fizemos um tempo parecido, eu fiz 04:53:10 (tempo líquido)
    Seu blog esta de parabéns, vou divulga-lo na minha página com certeza.
    Feliz dia do Rock!!!

    Nos vemos pelas maratonas desse Brasil, já que você gosta de correr em temperatura mais quente, convido você para participar da Maratona de Londrina ou na Maratona de Curitiba, com certeza você vai gostar.

    Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Amigo!
      Foi uma satisfação te conhecer pessoalmente. Acompanho suas postagens no facebook, desde quando a pagefan, Reviewrun, era um perfil. Tanto que te reconheci de longe, rsss.

      Outra coisa que temos em comum é a paixão pelas fotografias!!

      Realmente, esta é a melhor prova para se estrear numa Maratona!Exatamente pelos motivos que citou!
      Curitiba então está no meu calendário!!!

      Espero um dia chegar ao seu invejável curriculum de 38 Maratonas(!!!!).

      Já adicionei seu blog no meu gadget, "Referências em Corridas de Rua".

      Até a próxima!!

      Excluir
    2. Ah, e feliz dia do ROCK!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  17. Daniel parabéns pelo seu feito. Nossa e o vídeo nem se fala, perfeito. Amei de paixão mesmo este vídeo. "Parece coisa de profissa". Quanto ao evento, este nem se diz internacional, a internacional irá acontecer em agosto. Mas na minha opinião poderia ser intitulado este perfil. Por que que corrida, MARAVILHOSA. A organização perfeita....não tenho do que reclamar. A não ser o local de entrega de kit, que ficou um pouco apertado para tanta gente.

    Abração e até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Dart.
      P ser perfeito só faltou almoçar c Vc e Colucci, e encontrar com Valéria e Jorge no dia da prova. Mas qto ao evento em si, nota 1.000!

      Foi bom te encontrar mais uma vez. E ainda vamos nos ver em outras corridas mundo afora!!!

      Excluir
  18. Parabéns Daniel! Mais uma vez gostei do seu relato. Engraçado que agora que você cruzou a linha da maratona, estou vendo você tentando uma ultra rs.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Finalmente Vc comentou aqui, Adriana!!!Rsss.

      É, cruzei a linha dos 42 sem me preparar. Mas já estava na hora. Ultra eu n sei. Mas Maratona eu quero mais. Depois q eu volta a treinar, vou te chamar p dar umas voltas na Lag da Pampulha. Quem sabe ano q vem Vc me acompanha nos 42!!! Aí vamos filosofando durante todo percurso, rsss.

      Foi bom te ver no aeroporto, mas eu não estava em condições de conversar, como Vc viu. Foi uma eternidade chegar aqui em BH...

      Excluir
  19. Adorei, seu relato deu até vontade de participar da próxima maratona do Rio . Valeu!!!

    ResponderExcluir
  20. Daniel, de arrepiar o seu relato, parabéns pela determinação e pela façanha. Agora você faz parte do grupo seleto de maratonistas. Fico muito feliz de te ver se superando sempre, com certeza você é uma das pessoas mais apaixonadas pela corrida que eu conheço.
    Até breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Janaína!

      Como já disse acima, essa corrida foi a união de todas que havia participado. E cada experiência que obtive com amigos desde que comecei a correr foi usada naquele percurso. Claro que nossas conversas contribuíram muito.

      Qdo chegar a sua vez, Vc deverá se unir a nós, Maratonistas! Rsssssssss!

      E realmente, correr p mim se tornou um Ideal!

      Excluir
  21. Onde consigo uma camara desta? É a prova d'água? Registra foto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. câmera sony, baratinha. improvisei uma capa de plástico p n molhar.

      Excluir
  22. Daniel...adorei o seu relato, pois meu sonho é fazer uma maratona, que pretendo realizar em 2013, se Deus quiser!!!!
    Em 2010, participei deste evento no Rio, porém estava com a saúde debilitada, pude correr só 6km , num desafio da revista Runners, adorei correr no Rio.
    Com td essa emoção da sua maratona, vou mim preparar para realizar pelo menos uma.
    Seu vídeo ficou ótimo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Maria Imaculada.

      Um dos principais motivos de escrever no blog, é compartilhar esses momentos com outras pessoas, e desta vez acho que consegui expressar bem como foi este grande momento da minha vida.

      Se prepare e faça sua primeira maratona no Rio, não poderia ter escolhido lugar melhor. Até hj me pego revivendo alguns trechos do percurso, na minha mente.

      Excluir
  23. Olá Daniel,tudo bem?Assim como vc a Maratona do Rio também foi minha primeira e sei exatamente como vc se sentiu,passei os mesmos medos,senti as mesmas dores e uma alegria tremenda ao cruzar a linha de chegada.Vc consegue lembrar se foi uma mulher que te forneceu o gel de carboidrato?Estou perguntando porque por coincidência eu forneci um gel no mesmo km para um rapaz que se encontrava atrás de mim e lembro dele querendo me pagar e eu recusando,achei muita coincidência e fiquei emocionada ao ler seu relato.Parabéns pela prova e mesmo que não tenha sido eu fico muito contente pela sua conquista.Um forte abraço e que venham muitas maratonas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata. Uma mulher me deu um gel de carboidrato, outra me deu 3 cominhas de carboidratos e 2 "melzinhos". Um cara me deu outro gel, e outro me deu uma barra de proteína.
      Se Vc foi uma dessas pessoas, mais uma vez deixo o meu MUITO OBRIGADO!
      Mas seja lá que Vc tenha ajudado, Vc demonstrou o verdadeiro espírito esportivo, pois parte dessa vitória eu devo tb aos que me ajudaram naquela hora, que cheguei a pensar na possibilidade de parar.

      Parabéns pela sua primeira Maratona! Eu sei o qto foi difícil!

      Excluir
  24. Parabéns Daniel. Acho que me lembro de voce lá naquela corrida do primeiro batalhão, estava lá também. Tambem corri a Maratona do Rio. Exériência inesquecível pois também foi minha primeira maratona. Sensacional. Parabéns a todos nós que buscamos sempre superar nossos limites. Parabéns a você pelo vídeo e depoimento. Sucesso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Cristiano! Então começamos com o pé direito, pois foi a melhor corrida da minha vida!

      Ano que vem tem mais, a trilha sonora já foi escolhida, rsss!

      Até lá!

      Excluir
  25. Caro Daniel X.,
    Parabéns por sua primeira Maratona!!!
    Você foi guerreiro em concluí-la, pois pelo que lhe ocorreu ao final da prova, é evidente que já vinha sofrendo nos quilômetros finais.
    Também achei muito legal a postura dos atletas que lhe deram carboidrato e ainda por cima lhe incentivaram. Essas coisas só quem corre uma Maratona sabe a diferença que faz.
    Como não somos corredores que buscam performance, esses atos de gentileza são mais comuns, pode ter certeza. Já ajudei e fui ajudado inúmeras vezes, inclusive nessa Maratona, como você constatou lá no meu blog, quando uma amiga desconhecida me pegou caminhando nos últimos quilômetros e me levou correndo até o final.
    Nos vemos nas próximas!!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Joel! Como o Colucci disse: é muito complicado administrar uma hipo, e realmente foi. Os efeitos colaterais só fui sentir depois. Mas isso tornou a vitória ainda mais gratificante!!

      Foi a primeira vez que realmente precisei das gentilezas de outros atletas, mas fui muito feliz por estar cercado de pessoas que, embora desconhecidas, não hesitaram em me amparar.

      Ano que vem nos encontramos lá!!

      Excluir
  26. DANIEL,
    MEUS PARABENS PELO RESULTADO E POR SUA GARRA! FICO FELIZ DE SABER QUE O TREINAMENTO DE FORÇA, RESISTENCIA E ESTABILIZAÇÃO DERAM RESULTADO. PARABENS AINDA POR CONTINUAR REALIZANDO SEUS SONHOS COM TANTA DETERMINAÇÃO!

    ATENCIOSAMENTE

    AYSLAN DIAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Dr!
      Daqui a pouco estou de volta à fisio, pois ano que vem tem mais!!!

      Excluir
  27. DANIEL, FICOU ÓTIMA A MATÉRIA E COM O VIDEO FECHOU, PARABÉNS MEU VELHO, UM GRANDE ABRAÇO E MELHORAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!
      E qdo Vc vai fazer seu vídeo nas corridas, hein, Camarada!
      Quero ver Vc fazer um vídeo de corrida tão bom qto aqueles seus curtas!!!

      Excluir
  28. A matéria ficou muito boa e parabéns Daniel continue superando cada vez mais em suas corridas. Mateus

    ResponderExcluir
  29. Grande Daniel. Parabéns pela conquista. Recentemente tive a mesma experiência na Maratona de São Paulo, olha que nosso tempo foi quase o mesmo, fiz em 05:03min.
    Minha tática foi igual a sua: queria terminar a prova sem me preocupar com o tempo.

    Abração e boa sorte.

    PauloBH.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Paulo! Ano que vem vou tentar repetir a façanha, mas sem os efeitos colaterais de 2012, rss.
      Em SP eu corri apenas 21km, mas gostei muito!
      Mas gostei tanto da Maratona do RJ, que ano que vem será a minha prioridade nas corridas!!

      Excluir
  30. Parabens chefinho por mais esta façanha;espero sempre esta do seu lado mesmo nas horas mais dificeis que vc passou......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chefinho, só tenho uma coisa a dizer: Muito obrigado por estar ao meu lado no momento mais crítico do meu tratamento!

      Vc é um dos melhores profissionais da área da saúde que já conheci!

      Excluir
  31. Você dispensa comentários, fiquei sabendo das complicações da hipotermia, e como é exemplo de vários e um transmissor de experiências em corridas, fica aqui seu alerta. Apesar das adversidades, tudo é possível, juntando-se o conjunto: treino, orientação, disciplina, persistência, controle psicológico e tantas outras qualidades presentes em você. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Camarada!
      Gostei de saber a sua opinião, afinal, a visão de um grande profissional que atua em diversas áreas do quadro da saúde é mais que importante para qualquer atleta. Parabéns pelo seu dia(1º de setembro)!

      Excluir
  32. Eita vc sim eh uma pessoa que luta pela vida e pelo prazer em fazer as coisas que gosta. Realizar um sonho vale muito ne, a maratona que o diga, ensina como lutar... independente do que estar p acontecer. Qnd nosso caminho ja esta tracado nao eh uma TEP, 4 litros de soro que poderiam ser envidados que irá nos derrubar. Lutar eh a palavra chave e conhecendo experiencias como a suas dos ultimos tempos nos faz ser forte e nos mostra q tem muita coisa q podemos passar por cima. Parabens pela vitoria, pela recuperacao e por hj esta onde esta. Grande Abraco a vc e sua esposa que tb eh um vitoriosa.

    ResponderExcluir
  33. Obrigado, Menina! É verdade, por maior que seja seu problema, não se deixe abater. Nem por muito, nem por pouco! Coma um chocolate e td ficará bem!

    Já está na hora de Vc conhecer o mundo das corridas. O que acha?

    Então, como Vc diz:" uahuaha, uahau affff, nehhhh uahauha kkkkkkkkkk"!

    ResponderExcluir
  34. Prezado Daniel, parabéns pela maratona!
    Treinei com o Maron há 10 anos e agora gostaria de voltar... Você poderia me passar o telefone dele, por favor? E quanto aos treinos, você está satisfeito com ele?
    obrigado,
    marcelo.vigna@gmail.com

    ResponderExcluir
  35. Oi Marcelo. Respondi por e-mail. Mas qto ao treinamento com o Maron, sim, foi muito satisfatório. Rolou até pódio. Além da amizade, que n tem preço!

    ResponderExcluir
  36. Parabéns pela maratona!
    Arrasou na prova e na cobertura.
    :)

    ResponderExcluir
  37. Daniel, cheguei aqui pelo blog da Ju e gostei do relato, especialmente da conquista a cada quilômetro... Corri minha primeira maratona esse ano também.. em abril... mas com a diferença que eu amo frio... largada com 5 graus e sensação de zero! rsrsrs
    Sofri do 36 até o final, mas consegui administrar e cruzar a linha de chegada num choro de satisfação do qual vou me lembrar pro resto da vida!
    Se quiser, dá uma lida!
    http://jussaratuma.wordpress.com/2012/07/24/42195km-paris-15-de-abril-de-2012-4h27m02s/

    ResponderExcluir
  38. Sensacional !!!
    Parabens Daniel. O Video ficou show !!!!

    Att.,
    Felippe Diniz

    ResponderExcluir
  39. Obrigado Felippe Diniz,Jussara Tuma, e Ju!

    O vídeo e o texto foram pura inspiração. Mas qdo escrevi e editei, ainda estava me sentindo mal, e qdo fui ler vi que estava cheio de erros, rsss. Depois eu conserto.

    Jussara, vi seu relato e seu vídeo, e achei chique demais!

    ResponderExcluir