domingo, 23 de setembro de 2012

Ecorrida 5, 10 km e Revezamento 23.09.12 Silenciar, ou confiar na Liga da Justiça?


Por Daniel X.

Primeiramente vou esclarecer que o subtítulo desta matéria foi inspirada (ou plagiada) de uma matéria do blog do corredor e ativista, Antonio Colucci. Porém, o foco é bem diferente.

Desde de 2010 eu tinha vontade de participar de uma determinada corrida de revezamento de dupla ,que acontece na cidade, porém, como essa corrida sempre foi criticada por atletas que considero referência, acabei nunca participando.

A Ecorrida foi a oportunidade perfeita para concretizar essa vontade, já que seu regulamento permitia até 6 peesoas por equipe.

Então Eduardo Carvalho, Luiz Fernado e Verusa Alemida,  cogitaram a possibilidade de participarmos como a equipe Liga da Justiça. A inscrição da equipe ficou sob minha responsabilidade, pois precisava fazer uma avaliação médica para saber se tinha condições de participar da prova.

A inscrição teve um valor bem acessível, quarenta reais. O evento contou com os percuros de 5 km (MODALIDADE ÁGUA), 10 km individual (MODALIDADE TERRA), e 30 km revezamento (MODALIDADE FOGO). Tendo também a categoria PNE.

A retirada do kit foi em uma loja de esportes, situada na Av. Afonso Pena, centro, próximo a rodoviária, e aconteceu de forma rápida. O kit veio com barra de torrone, gel de carboidrato, e a camisa alusiva ao evento. O excesso de propagandas eu desprezei no próprio local. O material da camisa é de péssima qualidade (parecido com aquele da camisa da Volta da Pampulha 2010) e definitivamente não serve para competição.

A largada foi precedida pela apresentação da banda de música do BMMG. Não sei se foi pelo fato da corrida contar com a modalidade de revezamento, mas tive a impressão de não ter muito inscritos.

Quem participava do revezamento contava com uma tenda reservada para sua equipes. Porém, a organização cometeu o erro de não deixar posto de hidratação próximo às tendas, já que o mesmo atleta não podia dar duas voltas seguidas, tendo que revezar com o atleta seguinte.
Percurso:
Dividimos o número de voltas de acordo com a disposição de cada herói:
1ªvolta: Superman - Eduardo Carvalho
2ªvolta: Batman - Luiz F. Leão
3ªvolta: Superman - Eduardo Carvalho
4ªvolta: Robin Girl - Verusa Almeida
5ªvolta: Batman - Luiz F. Leão
6ªvolta: Shazam - Daniel X.

Achei a quantidade de banheiros químicos suficientes. Posto médico próximo a largada e no meio do percurso. Posto de hidratação aproximadamente no km 2,5.
Militares do Corpo de Bombeiros atuaram como staffs, deixando o evento bem organizado. Guarda volumes e retirada de chip bem identificados e sem tumulto.
A organização emitiu nota fiscal referente às inscrições, conforme solicitado.
Equipe do Corpo de Bombeiros de MG: Heróis da vida real!

A prova:


Relato dos Heróis:
Eduardo Carvalho/SUPERMAN:
Achei o evento muito legal, mas a qualidade ruim da camisa e não ter água na área de revezamento, pesaram bastante. 
Nota 7.0

Luiz Fernando/BATMAN: Gostei bastante da corrida. Correr em equipe foi uma experiência nova.Foi bem legal. O que deixou a desejar foi a falta de água nas tendas das equipes e, a camisa foi de qualidade horível para um evento com um esse valor.O restante ficou bem organizado.
Nota 9.0

Verusa Almeida/ROBIN GIRL: Gostei da corrida. Foi a primeira vez que participei de uma prova de revezamento. Fiquei ansiosa para fazer um bom tempo. Gostei demais, achei muito legal. Minha reprovação foi quanto ao fato de ter que sair do estande da equipe para ter que buscar água. Achei que isso tornou a prova mais desgastante.
Nota:9.0

Daniel X. /SHAZAM: 
Gostei da organização do evento. O único ponto negativo do evento foi a falta de hidratação próximo às tendas das equipes. Apesar do meu tempo ter ficado bem aquém do que costumava fazer antes de sofrer uma tromboembolia pulmonar bilateral, estou satisfeito porque estou definitivamente de volta às pistas! 
Nota 8.5

Após a prova foi oferecido gatorade, biscoitos e medalha de finisher.


A partir deste evento, nossa equipe começou também a coletar assinatuas físicas para a petição do projeto de lei para Regulamentação das Corridas de Rua em Belo Horizonte (saiba mais AQUI). Em poucos minutos superamos o número de assinaturas que havíamos coletado através da internet, provando que devemos realmente correr atrás das mudanças, ao invés de ficar reclamando de organizadores em redes sociais.

Aguardo a próxima oportunidade para correr com meus Super Amigos, afinal, eles tem me ajudado a superar os problemas de saúde que tive há dois meses atrás, no qual foi cogitado a necessidade de parar definitivamente de correr. Mas com a Liga da Justiça me apoiando, vou longe!

Nota para o evento (média da equipe): 8.5
RESULTADO
Já estão abertas as inscrições para a São Silvestre!

Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Parabéns pela corrida Daniel!
    Muito legal saber que algumas coisas estão melhorando nas corridas.
    Melhores e mantenha a ligar em busca da justiça.
    Abraço
    Colucci
    @antoniocolucci

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Amigo!
    Força na luta contra os bruxos aí!
    Aqui estamos recrutando mais "Harry Potters" p nossa luta!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Daniel a você e a Equipe. Justiça sempre!!! Que bom que gostou da Ecorrida. Eu só participei uma vez desta. Na época era pela manhã, no entanto faz 2 anos que eles mudaram para noite. Acredito que devido ao calor em Salvador.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Foi uma corrida bem diferente, mas muito boa. Esse negócio de correr em equipe, faz a gente correr mais ainda, quando vem aquela vontade inconciente de diminuir o ritmo, você lembra que os outros estão fazendo o melhor de si, aí você corre até não aguentar mais...
    Competindo com 4 atletas (TOTAL DE 6) e sendo 1 deles uma mulher ficamos em 16º na categoria Equipes MASCULINO. (NÃO HAVIA CATEGORIA EQUIPE MISTA)

    16º em 54 equipes....

    “Somente cada um pode saber o quanto deu de si, pelo bem de todos”
    Eduardo Carvalho

    Avante Liga da Justiça.

    ResponderExcluir
  5. Adorei tudo,fico muito feliz de correr com os amigos herois!
    Foi emocionante!
    Parabéns a vc amigo D.X,pela garra e superação!
    "Acreditar que a luz existe,faz da escuridão um breve caminho a se atravessar".
    Parabéns também aos amigos batmam e superman,foram d+.

    ResponderExcluir
  6. Ola pessoal....
    Adorei a participaçãop nesse evento, foi muito legal mesmo!
    Eu sempre qdo faço inscrição nas corridas coloco minha equipe sendo Liga da Justiça, mas foi a 1a vez que realmente teve uma equipe, foi muito bom e é engraçado como realmente dava vontade de diminuir o ritmo e eu não fazia para tentar fazer o melhor pela equipe.
    Muito Legal mesmo!!
    Valeu gente e ate a proxima!!!
    Luiz Fernando (Batman)

    ResponderExcluir
  7. Sinceramente, eqto corrida eu pensava: "tenho que me esforçar poque senão atrapalho o tempo que eles fizeram". E realmente fui melhor do que esperava, na situação em que me encontro. Se eu tivesse feito com 3 minutos a menos, que foi a média do resto da equipe, teríamos ficado entre os 10 primeiros.

    Mas o importante foi ter literalmente trabalhado em equipe, ao filmar, buscar água p amigos, fotografar, colher assinaturas p petição, e incentivar. A Verusa se propôs a correr na vez do Luiz, para que ele tivesse mais tempo para descansar, e fez um bom tempo. Eduardo e Luiz correram duas vezes e fizeram um tempo muito bom, me poupando. Todos foram pacientes comigo por estar fora de forma. Apesar de ter sido a primaira vez que cada um correu com equipe, nosso entrosamento foi 100%.
    Foi uma das melhores corridas do ano por ter acontecido assim!!

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei da corrida tb, apesar de terminar andando por causa de uma dor no joelho!!!
    E realmente a qualidade da blusa foi ruim.
    Até a próxima.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela corrida e pelo espírito animado da Liga da Justiça!
    Que a força esteja sempre com vcs!

    Abs!
    Doca - corridasdodoca.blogspot.com

    ResponderExcluir