domingo, 21 de outubro de 2012

9ª Corrida da Assembleia Legislativa Minas Gerais 21.10.12


Por Daniel X.

Hoje aconteceu mais uma edição da Corrida da ALMG, um das corridas mais tradicionais de BH, que atrai corredores mais experientes devido à sua qualidade.
Como de costume, o valor da inscrição foi de 3 quilos de alimentos não perecíveis, ou vale-alimento no valor de R$15,00. Os alimentos arrecadados serão encaminhados à Associação dos Leucêmicos do Estado de Minas Gerais (Leuceminas).
Um fato interessante é que, o evento mantém o mesmo valor de inscrição desde 2010, quando participei pela primeira vez. Infelizmente em 2011 não pude participar devido a minha escala de trabalho.

A retirada do kit aconteceu no sábado na ALMG. Fui muito bem atendido pelos funcionários e, a entrega do meu kit durou aproximadamente cinco minutos. Além da tradicional camisa do evento, o kit também contou com uma garrafinha squeeze metálica.

Mais uma vez com a equipe Liga da Justiça
Infelizmente a Robin Girl (Verusa) não pôde participar da corrida. Foi a primeira vez que corremos sem nossa mascote.

A largada, que foi precedida de um aquecimento, aconteceu às 9:00h. Como foi a estréia do "bendito" horário de verão 2012, tive que acordar mais cedo do mesmo jeito.
Mas é bom economizar energia, pois, está chegando a hora de pagar o 14º,15º e 16º de uma grande classe de trabalhadores.
PETIÇÃO PÚBLICA: FIM DO HORÁRIO DE VERÃO

Outro atrativo do evento é seu percurso, que é realizado  nas ruas do bairro Santo Agostinho, região onde raramente acontece provas e dá a oportunidade ao atleta a correr em outro cenário.
Quem já foi nesse evento sabia que tinha que enfrentar um percurso com nível médio de dificuldade, com muitas subidas, descidas e curvas.
Apesar dos poucos staffs no percurso, O trânsito foi bem controlado e bem sinalizado.
A quantidade de banheiros químicos foi satisfatória. Foi colocado um posto de hidratação no meio do percurso e um na linha de chegada. Posto médico com vários atendentes.

Mais uma vez recolhemos assinaturas físicas para a petição Regulamentação nas Corridas de Rua de Belo Horizonte . Muitos atletas ainda não concordam com a petição pelos mais diversos argumentos como "sou a favor do livre comércio", ou, "sou contra a profissionalização do esporte". Quanto ao livre comércio, a petição não faz nenhuma objeção a isto, são apenas reivindicações em prol dos corredores, como, obrigatoriedade de categoria faixa etária e PNE em todas as corridas que forem realizadas na cidade, entre outras. Mas cada um tem o direito de pensar como lhe for mais conveniente.

Não sou portador de necessidades especiais, muito menos atleta profissional, mas no meu ponto de vista o mundo não gira ao meu redor. Acredito que idosos, PNE, e outras minorias tenham o mesmo direito que todos. E sou a favor da profissionalização no Esporte. Já citei em outras matérias a dificuldades que atletas profissionais tem aqui no país (aqui e aqui).  E lembrando a frase de Earl Warren,  "O esporte é a única profissão que eu conheço na qual, quando você se aposenta, tem de começar a trabalhar."

A premiação aconteceu de forma rápida e contou com categoria faixa etária e PNE.
Meu amigo, Maurício Sá, não participou da prova, como protesto, pois, apesar de contar com a categoria PNE, não abrangeu também cadeirantes e deficientes auditivos. A organização informou que:
"Os demais tipos de deficiências, para serem incluídos na premiação, exigiriam um aparato para caracterizá-los e identificá-los o que é absolutamente inviável para uma prova de corrida amadora como a da Assembléia. Especialmente quanto aos amputados e cadeirantes, cuja caracterização também poderia ser considerada objetiva, pesou decisivamente o fato de que o percurso apresenta severas dificuldades que colocariam em risco a segurança dos participantes (desníveis acentuados, buracos, variedade de pisos, calçadas não adaptadas, etc.)."

Achei o pronunciamento da organização plausível, pois o evento realmente não tem estrutura para amparar cadeirantes. Mas seria bom se já começassem a trabalhar nessa estrutura desde já, para que no próximo ano as categorias possam ser incluídas. Afinal, eventos como Corrida João César, que cobra 1 kg de alimento, ou Maratona da Caixa do RJ, contam com as categorias, e tem um percurso bem mais complexo.

Correr fantasiado de herói foi uma brincadeira que fiz em 2011 a convite do já conhecido, Luiz Batman. Mas hoje em dia, estou me reabilitando devido a problemas de saúde recentes, e correr na Equipe da Liga da Justiça tem tornado essa reabilitação mais divertida e menos dolorosa.

Hoje deixo meus agradecimentos ao meu amigo, Luiz Fernando Batman, que ao perceber que eu estava com dificuldades no percurso, reduziu sua velocidade e me acompanhou até a linha de chegada.
Grandes Homens:
Tenho me sentido realmente cuidado pelos amigos, Eduardo Carvalho (Superman), Luiz Fernando (Batman), e Verusa Almeida (Robin Girl), pois além de me visitarem durante a minha internação e estarem acompanhando minha evolução, também tem observado como me sinto durante a corrida, e já percebi isso.
Medalha nota 10! Também tradicional no evento.

Devido a temática social, valor acessível, organização, categorias e percurso, foi um dos melhores eventos do ano.
Resultado: AQUI
Nota 9.0

Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Fiquei triste no evento porque eu não consegui correr por causa de uma dor no joelho insupotável. E realmente quem participou não tem nada a reclamar, foi muito bem organizada. E a liga ficou lá tirando foto com todos...rsrsrsrs !!! Show !!!

    Att.,
    Felippe Diniz

    ResponderExcluir
  2. Xavier, estimo melhoras a você! Sei que deve estar sentindo muito, pois você adora correr!!!!!
    Gostaria de ver mais fotos e os participantes. O ano QUE VEM vou aderir a esse GRUPO. Parece-me formidável.
    Um abraço amigo!!!!!!!
    A gente se vê.
    Gilzélia Gomes

    ResponderExcluir
  3. Recebi o email falando sobre o evento depois do acontecimento do mesmo. Gostaria de ter recebido antes. Com certeza teria participado.
    Ha 2 anos atras participei. otima corrida!

    ResponderExcluir
  4. Valeu Daniel.....
    Obrigado pelas palavras referentes a mim (Batman) e a Liga da Justiça!!!!
    Quanto a diminuir pra te esperar, pra mim não ia fazer diferença mesmo, chegar 10 ou 20 ou 30 segundos a menos ou a mais, tb achei que ficaria legal chegarmos juntos, e vi tb que vc estava com alguma dificuldade no final, aí vamos juntos....
    Mas a Liga tb é pra isso!!!!
    Tomara que ela receba mais membros algum dia....
    Enquanto isso, vamu que vamu!!!
    Qto ao evento, achei muito legal, corri lá ano passado e foi muito organizado tb e devido a isso, sabia das dificuldades do percurso, e como estou andando bem preguiçoso pra treinar, fui mais na manha, sem querer melhorar tempo nem nada. Curtindo mesmo a prova que foi muito boa!
    Até as próximas....

    Avante Batman, Avante Liga da Justiça.....
    Luiz Fernando (Batman)

    ResponderExcluir
  5. Adorei a manhã de domingo e principalmente pelas ótimas companhias e poder participar dessa corrida! Linda medalha.
    Vanessa Silva

    ResponderExcluir
  6. Corrida muito boa, foi a primeira vez que participei desta. O percurso é dificil, o sol estava bastante forte, e tinha dormido pouco ("Bendito" Horário de Verão), mas gostei bastante e quero voltar no ano que vem. Quanto à Liga da Justiça, é sempre bom fazer o que gosta, e na presença de amigos é ainda melhor. Obrigado ao Luiz (Batman) por começar esta loucura, obrigado Daniel por incentivar esta loucura. Ontem demos até entrevista para a TV Assembléia. Espero que outros heróis se juntem a Liga, quem sabe um dia vamos ter uma corrida de fantasiados. Agradecimento especial a minha "Louis Lane" Lídia, que tem ficado com os meninos para que eu possa correr. Valeu Lidia.

    Eduardo Superman
    @eduardo_runner.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu não participei dessa, mas fico feliz que a corrida tenha sido um sucesso. Que venham as próximas e que nunca faltem os estímulos para as faixas etárias.
    Em relação à essa Liga da Justiça, também me considero parte, pois corro com adesivo fixado à blusa com dizeres: "NUNCA ABANDONE SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO." Corro por essa causa! Agora, correr com uma fantasia...isso é coisa para super heroi, pois morro de calor. Como conseguem?!!

    ResponderExcluir
  8. A super robin girl queria muito ter participado,mas férias é férias.Até super heróis precisam descansar.
    avante liga,parabéns pela corrida heróis.

    ResponderExcluir
  9. Eii super- vizinho...Muita saudades de participar das corridas. Principalmente desse tipo bem organizada. Parabéns pela matéria, pela superação e recuperação, bora que essa eu sei que você tira de letra!!!Eu quero ir na próxima.
    Saudades!!!Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá pessoALL
    Embora iniciante, mas já acolhida e "intimada" a ser a Mulher Gato (não sei como vou agüentar o calor) sinto lisonjeada com o convite para fazer parte da Liga da Justiça.
    Foi a primeira vez que participei dessa prova, gostei muito pois e muito bom poder conhecer outros lugares dentro de BH que de carro não observaria tantos detalhes, além do mais acho que já fica saturado tantas corridas na Pampulha (que com toda razão moradores já demonstram insatisfeitos com os eventos).
    Quero destacar que tanto para a inscrição quanto para entrega do kit fui muito bem atendida por pessoas educadas (não deva ter levado nem 5 minutos para atender me). Ache ótimo o kit onde fiquei surpresa ao ver a garrafinha que era praticamente a mesma que foi "dada" na cari$$ima Fila Night Run. A medalha e muito bonita que ao meio de minha coleção e a que mais "destaca".
    Quanto ao percurso, como disse adorei, embora ainda há pessoas mal humoradas, logo pela manha que buzinavam seus carros querendo passagem. Infelizmente por duas vezes quase fui atropelada. Com o calor que fazia, a água poderia estar gelada.

    O que mais valeu nesta corrida que além de encontrar os amigos, foi que TODA arrecadação seria destinada ao Leuceminas (que por sinal passo sempre a porta por se localizar na Av. Onde treino).

    Espero do fundo do meu coração que corridas como essa possam acontecer mais vezes ao ano em BH e quem sabe "os grandes organizadores" reflitam sobre os altos cu$tos e sejam mais humanistas e menos "monetaristas".

    Que venham outras iguais a esta, pois se Deus me permitir estarei presente.

    Clara (Miau Miauzinha Mia)

    ResponderExcluir
  11. Daniel obrigado pelos elogios e parabéns também pelo seu blog que está aniversariando, mesmo com toda polêmica de seu blog, lhe sugiro que vc deva continuar e com certeza Deus vai te ajudar.
    Também te parabenizo por concluir mais uma corrida e que bela corrida hein a começar pela inscricao cobrada a se todas as corridas fossem assim, seria uma maravilha, tenho notado que em várias corridas tando ai em Minas, Rio e SP tem vários corredores correndo fantasiado legal, linda a medalha!!!

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  12. Ahhh assinei a peticao publica do fim do horario de verao.
    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir