sexta-feira, 26 de abril de 2013

A Maratona Linha Verde Chegou ao Fim?...


Por Daniel X.

A 2ª Meia Maratona Linha Verde, em 2009,  foi minha porta de entrada nas corridas de rua. Sem ter noção do que estava fazendo, me inscrevi na meia maratona sem nunca ter corrido mais de 10 km na vida.
2009
Desde então a prova passou a ser obrigatória no meu calendário e, apesar de ter perdido muito a qualidade na última edição, ainda recomendo devido a seu percurso e nível de dificuldade.
 2010   e  2011
 
Em 2012 foi adicionado ao evento o percurso de 42 km e uns quebrados, passando a ser a primeira maratona em BH depois de décadas. Inclusive, essa seria minha primeira participação em uma maratona, que devido a conselhos de pessoas mais experientes, foi deixada de lado e vim a participar apenas do percurso de 21km.
2012
Quem correu a maratona reclamou de falta de hidratação, percurso mal elaborado sem marcação de quilometragem, e outras coisas. Já quem participou da Corrida da Família - 6 km, que também faz parte do evento, reclamou que o percurso não tinha nem 4 km (leia AQUI!).

O evento ocorre tradicionalmente no mês de abril, mas até o momento ainda não abriram as inscrições, embora no site da prova ainda possa ser visualizado a frase "2013 AGUARDE...". Será que o evento chegou ao fim?
Ouvi boatos de corredores que cogitaram crise/falência da organização, mas hoje vi um anúncio em um site em se que diz que o evento ocorrerá em 06.10.2013. Bem, se for verdade vai ser bom, porque devido à uma fascite plantar, não estou podendo fazer percursos mais longos. Não estou nem ao menos treinando desde dezembro de 2012. Mas se a prova ocorrer na data citada pelo site, provavelmente terei condições de participar.

Espero que a prova aconteça (sem as falhas anteriores), pois minha primeira participação no evento foi um marco na minha vida, e semanas atrás eu disse AQUI no blog que, é na Linha Verde que quero encerrar minha participação definitiva nas corridas de rua...

Comente com o Facebook:

25 comentários:

  1. Foi a minha última vez na rua....organização ZERO!!!!!
    Vizinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Assim como Vc, todos (que conversei a respeito) que participaram da corrida da família saíram reclamando. Tem um relato em um link acima.

      Excluir
  2. Participei da Corrida da Família em 2010 e em 2011, quando a largada ainda era no Ouro Minas.... Absolutamente nada a reclamar e em 2012 participei da Meia maratona, tb absolutamente nada a reclamar.
    Bom, era uma prova que vinha ganahndo "fama", inclusive com exibição na TV (o que da a corrida um "tchã" e uma importância tb).
    Se realmente acabar, seria uma pena!
    Avante Povo!
    E quem tá precisando de avante tb é o Batman, desde dezembro tb sem treinar!!!!
    Avante e Força Batman!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb participei da Meia 2012, Luiz. Como já havia participado de 3 edições anteriores, achei que a prova perdeu muito a qualidade desde a minha 1ª participação. Em 2012 mudaram a chegada com passagem dentro de uma praça, onde o corredor tinha que passar por meio-fios, além do racionamento de frutas e hidratação depois da chegada. Tb para se dirigir ao guarda-volumes, o atleta tinha que atravessar a rua onde era o percurso da maratona, no meio dos atletas que ainda estavam correndo. Caiu e muito a qualidade.

      Excluir
    2. Confira o relato de quem participou:
      http://reviewrun.blogspot.com.br/2012/04/corrida-da-familia-linha-verde-290412.html

      Excluir
  3. oi D.X,como você mesmo mencionou na matéria é uma prova com um nível de dificuldade que atrai nos corredores.Adoro participar de provas assim e claro o percurso de 21 km(seria minha primeira meia) me estimulou muito a correr.Infelizmente me decepcionei já no início quando fui retirar o kit,foi desagradável esperar horas para retirá-lo e depois foi a falta de estrutura,água,hidrotônico,maçã podre.
    Não quero que acabe,acredito que podem melhorar basta um pouco de vontade dos organizadores.
    Caso tenha essa corrida irei pensar se participarei.
    Até breve.
    Abraço fraterno,amiga Vevê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Me recordo de ter me sentido mal qdo Vc reclamou da prova, pois eu que havia lhe indicado. Mas tudo bem, tomara que o evento volte com uma infraestrutura melhor. Porq se for p piorar a cada ano, é melhor q acabe mesmo...

      Excluir
  4. participei da corrida da familia e faltou sinalizaçao nos metros finais fazendo com que os primeiros colocado, inclusive eu errar completamente a chegado, tivemos q saltar barreiras de ferro para passar na linha de chegada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que isso não aconteceu com a meia e a maratona. Mas de qualquer forma, mostra uma total falta de organização. Acho que quem fez os 21 teve menos problemas que quem fez 6 e 42. Todos que eu conheço tiveram essas mesmas queixas.

      Excluir
  5. Cabe aqui o que muitos de nós ouvimos de nossos avós : "Quem não tem competência não se estabelece!..."
    Esse ditado, nos dias atuais, continua tão verdadeiro quanto naquele dia em que foi inventado.
    Posso trocar também por:" A melhor propaganda é qualidade do seu trabalho!"
    Quando você concede chance ao incompetente a responsabilidade pelo insucesso passa a ser sua, pronto falei!

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Pelo jeito sua participação no evento não foi muito boa. Já vi que Vc não corre essa nunca mais...

    ResponderExcluir
  7. Daniel,
    o Japão - dono e organizador dessa prova - não está nem um pouco preocupado com as críticas que vem recebendo.
    Digo isso pois pedalo com a turma dele todos os fins de semana, e vejo que as críticas não o incomodam.
    Ele é uma pessoa que já está com a vida ganha,e muito provavelmente não vai se stressar organizando corridas de rua.
    É engraçado que vejo muita gente reclamando das corridas (não apenas você, como outros "blogueiros"), mas solução para melhorar nunca são dadas.
    Se é tão fácil organizar uma corrida, proponho um desafio: organize uma corrida de rua!

    Abraços
    Eugênio Guidoval - corredor de rua desde 1986

    ResponderExcluir
  8. Eugênio, na matéria não estou fazendo críticas específicas a ninguém. Inclusive falo bem da prova e desejo que ela volte a acontecer, reiterando que a prova é importante p mim. Não sei se a pessoa que Vc citou está ou não preocupado com críticas e nem me interessa. Aqui estou citando meu ponto de vista de acordo com meu direito de liberdade de expressão, e nada mais.
    Tb não digo que organizar prova é fácil. O que sempre digo é que, quem fizer, seja qual prova for, deve fazer com competência.

    Não tenho interesse em organizar prova. Aqui estou falando como CLIENTE. Assim como organizador tb não tem interesse de saber o qto o cliente tem que trabalhar para receber seu salário. Aqui a relação é de mercado.
    Procure ler outras matérias no blog que verá que já fiz muitos elogios à prova e à organização em outras ocasiões.

    A solução que tenho é a seguinte: quem não tiver competência para fazer, que não faça, independente do produto.

    Não tenho nada contra organizador de corrida de rua. Como eu disse, minha relação é de cliente para contratado. Ou seja, PATRÃO para PRESTADOR DE SRVIÇOS. Mas tb não sou escoteiro de organizador para ficar defendendo-os e sentindo suas dores.

    Daniel X. - Cliente desde a minha primeira compra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel,

      pelo visto você é do tipo de pessoa que não sabe receber/ler críticas.
      Uma pena.
      Entrei neste blog por indicação de um amigo,pensando ser um blog de uma pessoas inteligente, mas já me arrependi.

      Eugênio

      Excluir
    2. Eugênio, sou bem receptivo às críticas. Tanto que nem moderador eu uso e tb não apago cometários postados aqui. Isso não significa que não vou argumentar. Minha resposta é minha opinião a respeito da sua postagem. Sinto muito por decepcioná-lo.

      Excluir
  9. Nós somos livres para termos nossa própria opinião em relação a qualquer assunto. Está na Constituição que nós somos livres para pensarmos e tanto aceitar como discordar. No blog do Daniel temos espaço sim, não só para criticar, mas para retratar soluções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, valquíria. Como eu já disse, aqui todo mundo pode falar a vontade. Organizador já publicou postagem referente a seu evento aqui no blog.

      Qto às soluções, fazemos o que podemos, e quem acompanha o blog sabe disso.

      O fato de às vezes meus comentários parecerem boçais, se deve ao fato de eu não ter NENHUM tipo de vínculo com NINGUÉM, seja ele qual for. Isso me dá total liberdade para me expressar sem ter rabo preso.

      Qto às minhas postagens, tento ser o mais imparcial possível. A intenção não é depreciar, denegrir, menosprezar, nem caluniar ninguém.

      O que acho interessante é que, do meu ponto de vista, a matéria foi uma critica positiva à organização, inclusive incentivando a realização da mesma e a participação de outros atletas. Mesmo assim, pessoas fazem questão de comprar "brigas" alheias, talvez para mostrar serviço ao amigo, patrocinador, etc. Mas como eu disse, as postagens e opiniões aqui são livres de censura.

      Agora, independente do que posto, uma má organização não vai sair da memória do atleta que foi submetido á mesma...

      Excluir
  10. Fala aí Daniel,

    como Meia acredito que a prova do ano passado foi legal, agora como Maratona foi muito decepcionante...percurso horroroso, abandono por parte da organização e na chegada nem fruta mais tinha. Concordo com você - quer organizar? Faça algo que preste. Tomara que a Meia continue, pois o percurso é bastante desafiador.

    Grande abraço,

    Alan Nardi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Camarada. me lembro do seu relato. Sair de outro estado p se decepcionar realmente deixa um sabor mais amargo.

      Como eu disse, a Meia eu ainda recomento. Mas os outros 2 percursos, embora nunca os tenha feito, receberam muitas críticas negativas.

      Excluir
  11. Se acabou, é uma pena. Eu gostaria de voltar para acabar o que não consegui da outra vez, agora com noções reais do tamanho da encrenca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb vou achar uma pena. Mas pelo q entendi, vai acontecer em outubro. Na meia ainda invisto, como eu disse. Nos 42 p mim é arriscado. Sou muito verde ainda p encarar desafios duvidosos...

      Excluir
  12. Vcs se peparam mal para a corrida depois ficam reclamando.Vai treinarrrrrrrrrr.

    ResponderExcluir
  13. Também fiz a maratona Linha Verde de 2012, cá pra nós, um fiasco, ao ponto de um veículo atravessar o percurso poucos metros à minha frente, quase fui atropelado. Desrespeito aos milhares de atletas que correram, alguns até mesmo de outros estados. Maratonistas que correm no Brasil e no exterior, que investiram tempo em treinos, gastaram com viagens e hospedagem, além da própria inscrição. Duvido que voltem correr em Belo Horizonte. Talvez se for organizada pela Yescon ou Spiridon!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os amigos que tenho em outro estado afirmam que não tem mais interesse de voltar a essa prova. Como Vc disse, tem tanta maratona boa pelo Brasil. Se fosse em uma cidade onde tivesse opções turísticas, pelo memos valeria pela viagem. Mas aqui nem isso...

      Excluir