quarta-feira, 24 de abril de 2013

Mendigo Virtual. Eu?



Por Daniel X.

A pedido do amigo, Santo Antônio Carlos Rocha Colucci, trago a vocês a matéria sobre os "mendigos virtuais". 
O que eu acho a respeito do termo? Mais uma amostra de como o homo "sapiens' gosta de estereotipar.

Algumas pessoas tem sites/blogs tão influentes que nem precisam divulgar os mesmos. Aí alguns passam a pensar que aquele que está tentando divulgar seu próprio trabalho está "mendigando"...

Grandes empresas fazem isso. Mas aí você já chama de marketing. No próprio youtube somos obrigados a assistir anúncios indesejáveis, embora existam ferramentas para evitá-las.
 Acho irritante propagandas dentro dos cinemas. Antes exibiam-se trailer de filmes, agora exibem propagandas de grandes marcas. Até anúncio de corrida já vi em cinema. Sob o ponto de vista do incomodados com a "mendicancia virtual", isso também não seria mendigar?
Quando você assiste TV (que é uma graaaaaande fonte de cultura...), te dão a opção de pular as propagandas? Não. Mas você não diz que Edir Macedo, Senor Abravanel, ou Família Marinho estão mendigando.

Redes sociais como o facebook fazem isso ininterruptamente, mas você não classifica Mark Zuckerberg como mendigo.

Na minha opinião,  fazer matérias sem conteúdo é mais apelativo que pedir "joinhas", etc.
Por exemplo, o que calendário maia e fim do mundo tem a ver com corrida de rua? Mas muitos blogueiros referência usaram o tema destaque da mídia no dia  21/12/2012, para pegar carona com o marketing gerado pela data. Isso não seria mendigar?... ... ...

Quando posto algum comentário em outro blog, geralmente não posto o link do meu. Mas se alguma matéria do meu blog tem relação com a matéria que estou lendo, deixo meu link, pois na minha matéria você poderá ler minha opinião mais completa a respeito do tema abordado.

Como meu blog não é um negócio e sim um passatempo, tanto faz se eu tiver 10.000 ou 01 seguidor (eu mesmo).Quando divulgo minhas matérias em redes sociais, costumo marcar algumas pessoas, pois as considero referência e acho interessante que elas tenham acesso ao link. Mas na verdade tanto faz. Se meu blog tiver 10.000 acessos ou 01 acesso diário, dá na mesma. Não ganho nem perco nada com isso. Este blog não tem nenhum fim lucrativo. Não ganho nenhum tipo de benefício de organizador, empresa, marca, ou qualquer outro tipo de negócio.

Eu não chamo pessoas que pedem para segui-las de "mendigos virtuais". Estou tentando já há algum tempo, me desintoxicar do ato de estereotipar as pessoas. Já citei isso na matéria sobre Corredor de Verdade Vs. Corredor de Modinha. Além do recorrente tema dos "corredores pipoca".

Muitos já postaram seus links em meus blog e, através deles acabei conhecendo um blog muito bom. Eu mesmo gosto de postar links de outros blogs em minhas matérias, além de colocar vários blogs na aba "referências em corrida de rua", no canto direito da página. Eu não tenho vínculos comerciais através do meu blog, mas outros blogueiros tem, e gosto de apoiá-los.
Não uso nem ao menos moderador, quem quiser divulgar seu trabalho aqui neste blog, sinta-se a vontade. Se valer a pena eu sigo.

"Me siga","deixe um joinha", postar link em seu blog/site/canal/perfil, convites, ou marcá-lo em redes sociais, é simplesmente mais uma forma de marketing. Se você está estressado com este tipo de atitude, está na hora de fazer uso da sua receita de Alprazolan.
P.S.  Pelo amor de Deus, siga meu blog!
Pelo amor de Jesus, siga a Pagefan do Blog!!!

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21 comentários:

  1. A questão é que na condição de amadores, caro Daniel, não trabalhamos com foco nos números.
    Se forem bons, ótimo.
    Mas daí que as empresas querem aproveitar o 'hype' das mídias sociais para fazerem suas vendas explodirem na velocidade de um 'tweet'.
    Contratam 'especialistas' que prometem mundos e fundos para justificar seus salários e pronto: temos aí a receita do desastre.
    Por convicção pessoal não curto, não sigo e não divulgo páginas, blogs e perfis comerciais.
    Prefiro incentivar e divulgar o trabalho de 'gente como a gente', que procura dar o melhor de si sem necessariamente pedir algo em troca.
    Eu acho que essa invasão das corporações nas redes sociais é tão grosseira quanto uma pessoa que entra na sua sala de estar e interrompe uma conversa entre amigos para vender um produto que não lhe interessa.
    Infelizmente vivemos num mundo no qual as pessoas perderam o senso crítico e a maioria delas não percebe a armadilha.
    Um abraço e 'keep it up with the good work'!
    Coveirinho Pop

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    1. Concordo, Coveirinho. Vc traduziu tudo. Falta de senso crítico. Um cara acha invasivo receber um simples convite para um blog, mas é invadido e usado ao tempo todo por grandes corporações e nem se dá conta disso. Muito pelo contrário, cai na propaganda vulgar dessas corporações, que o o fazem acreditar que é uma pessoa especial...

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  2. É Daniel esse assunto e polëmico demais, não podemos agradar a todos nem Jesus agradou a todos quando esteve na terra o que dira o homem...Quanto as empresas que oferecem seus produtos para os corredores e os mesmos ajudam na divulgacao em seus blogs eu não vejo nenhum problema, mas vc tem a sua opinião e respeito. QUanto a deixar o link dos blogs na msgs eu sou um deles e tambem nao me oponho a isso.

    Bons treinos,

    Jorge Ultramaratonista

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    1. Tb não tenho nada contra os blogs que recebem apoio. Eu prefiro evitar. Qto aos links, é aquela coisa que Vc sempre diz: falta de união. O cara não gosta de ser marcado em redes sociais, não gosta de links de outros blogs no dele, mas apoia grandes corporações a troco de par de tênis, cortesias e outras coisas.

      Ou seja, é uma questão de interesse. Se ganhasse algo para aceitar links e marcações, não acharia ruim...

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  3. Gosto do seu blog pq é autentico, vc fala o que pensa e por não ter patrocínio algum não tem o rabo preso. Discordo de uma ou outra coisa, mas acredito que a divergência de opiniões promove o crescimento mútuo e melhora nosso poder de argumentação.

    Li em outro post seu sobre o corredor pipoca e vc falou das vias públicas. Aqui em Salvador, no carnaval, as vias passam a ser privadas, os grandes blocos simplesmente são donos das ruas. Mas, as vias são públicas...O corredor pode fazer seu treino ,em minha opinião, desde que não usufruia da estrutura, água, isotônico, medalha, etc

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    1. Sim Ivone. Sem rabo preso. No outro post o foco é a campanha para instigar corredores contra outros. Cito 3 exemplos diferentes. Dois deles são referentes à discriminação com outros corredores. As brechas que permitam que alguns se tornem "donos da rua", como é o caso do bloco carnavalesco, são diferentes do caso das corridas de rua. São situações diferentes. Mas alguns organizadores de corrida estão querendo entrar na onda de tb serem os "donos da rua". Não não podem fazer nada a respeito, pois seria inconstitucional. O que podem fazer é controlar melhor seus eventos para que quem não pagou não usufrua.

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  4. Quanta evolução!!!!! você não "estereotipar"...to impressionada.Você foi abduzido?
    Como sempre boa matéria e polemica.
    Engraçado é que isso acontece desde sempre, porque só os grandes podem "mendigar", quer disser fazer marketing?

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    1. Sim anônima(o). Evolução. Obrigado. Mas não fui abduzido (o quê abdução tem a ver com evolução?). Evoluções acontecem.
      Desde sempre só os grandes podem mendigar. E desde de sempre existem os pequenos que se acham grandes, mas não são mais que ferramentas de baixo custo das grandes empresas.

      Ah, antes de ter evoluído eu iria te estereotipar pelo seu texto, sem ao menos saber quem é Vc...

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    2. Me estereotipar era o que eu esperava de você...não fique tímido pode falar. A abdução é mais um jeito de disser que você está diferente, foi abduzido e voltou diferente ou foi trocado..sei lá era uma piada.

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  5. Eita fera ...

    ...tá ai um assunto bem polêmico, mas convenhamos que pagar uma campanha em site conhecidos com um grande número de acessos custa caro, e sendo assim as agências vem sim procurar nossos blogues pessoais e bem feitos, que tem por si só o aspecto viral de disseminar opiniões e informações com ou sem relevância.

    E sinceramente como atuei em empresas de SEO e Marketing, não vejo como mendicância e sim como um meio de comunicação objetivo e que tem seu publico muito bem definido, é improvável que vc tenha aqui o comentário de uma pessoa que odeia corrida de rua ou qualquer esporte e que por muitas vezes nos veem como falastrões e exibidos, mas cada um na sua VIBE !

    Parabéns Fera ...Sucesso Sempre !

    Eduardo Acacio
    http://porqueeucorro.blogspot.com.br/


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    1. Eduardo, como eu disse, não classifico ninguém. Mas é que o tema "mendigo virtual" foi um pedido do Colucci. Não tenho nada contra divulgar, parcerias,etc. Eu mesmo divulgo, só que sem cobrar. A questão aqui é o fato de estereotipar pessoas pelos seus atos, sem refletir que Vc tem atos semelhantes, só que, digamos, mais chiques.

      Tb não vejo como mendicância nem uma, nem outra ação. Só expliquei que, sob o meu ponto de vista, ambos são formas de divulgação. Tanto divulgar grandes corporações, quanto solicitar um "joinha" em um vídeo do youtube.

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  6. Otima postagem! Gostei muito e estou super de acordo! Parabens pela matéria!

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    1. Obrigado! Então siga o blog se Vc realmente gostou, rsss.

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  7. Estava aqui pensando sobre mendigo virtual, existem mendigos virtuais piores que os que curtem o próprio post? Morro de rir no facebook, parecem pessoas carentes querendo atenção. Certa vez alguém disse que se parecem com pessoas que comem as próprias fezes ( horrível essa né? ).Seus textos são extremamente positivos por que fazem pensar, isso é se impor pela inteligência e nem é um elogio, é constatação. Pessoalmente não gosto de curtir páginas profissionais no facebook por entender esse ambiente como entretenimento, ou pelo menos deveria ser.

    Norberto Russo

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    1. Anônimo Norberto Russo, eu curto meus posts no facebook e minhas fotos tbm. A explicação é muito simples e objetiva, ao clicar no curtir, você está trazendo novamente para o feed de notícias, o que facilita que seus amigos vejam o que foi postado sem vc ter que marcá-los nas publicações e não ficar poluindo a página pessoal deles. No meu caso que o espaço para adicionar novos amigos foi fechado pelo facebook ao atingir 5.000, é interessante usar o curtir e menos poluitivo que ficar compartilhando a mesma mensagem várias vezes.
      Saber o mecanismo da rede incomoda menos a todos e ainda abre esse precedente para piadas infundadas de comer as próprias fezes. Para esse caso, existe vermífugo e desfazer a amizade/unfollow.

      Abraço
      Colucci

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    2. Russo, qdo conheci o facelixo tive muita resistência em aderir. Mas depois vi que era uma grande ferramenta de comunicação/informação, que poderia ser usada para melhorar certas coisas na brasilândia. Mas depois vi que o povão fez dele apenas isso: entretenimento...

      Tb já vi colegas acabarem de postar e já vir curtido pelo próprio. Assim nem chega a ser uma estratégia de manter a postagem no feed. Mas como eu disse, mesmo que eu ache ridículo, não vou ficar rotulando com termos intencionalmente depreciativos, como o título da postagem que é muito usado por blogueiros "importantes"...

      Obrigado pela visita, não é todo dia que um filósofo posta aqui no blog!

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  8. Daniel,
    Muito interessante sua colocação sobre o tema.
    Quando me referi no comentário do outro texto sobre os mendigos virtuais, não era exatamente esse tipo de mendigo, era algo mais ligado a corrida que causou uma série de discussões rídiculas que no meu modo de ver era somente para gerar "acessos" em sites/blogs, e acabou dando certo, porém criando inimizades e muitas fofocas ou até mentiras envolvendo corredores.
    Gostei dessa abordagem, essa não foi criticada, não foi considerada feia, a invasão desse tipo de "comunicação" foi aprovada, o que não pode é o corredor usar as redes sociais para pedir ajuda a "seus amigos virtuais ou não" para realizar seus sonhos, suas provas através de rifas, ou até doações.

    Muito boa reflexão.
    Abraço
    Colucci - com ou sem link???? hehehe

    Quem me seguir, curtir minha fanpage ou usar minha hashtag vai ganhar uma bala juquinha.

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    1. Entendi. Não acompanhei esse caso porq o casal NET/GVT me fu... com a internet. Agora estou usando um modem emprestado.

      Se for a tal Villan Cross, acabei fazendo uma matéria a respeito p tb ter acessos (não sei nada dessa corrida, rssss).

      Mas de qualquer forma deixei minha opinião sobre o termo "mendigos virtais", do qual já vi certos blogueiros usarem para rotular outros.

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  9. Tem gente que realmente mendiga! Teve um organizador que copiou, sem autorização, uma foto do meu esposo, tirada em uma das nossas manifestações e o rotulou de Bandido só para dar ibope!

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    1. Eu me lembro Valquíria. Isso fere o direito de imagem da pessoa. Mas a matéria desse organizador tem sempre sido postada aqui no blog. Às vezes a própria pessoa gera provas contra si mesmo. É um tipo caso de organizador que não sabe administrar a própria carreira, e é por isso que está FALINDO...

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  10. bom amigo D.X vejo que as pessoas esquecem que vivem em um mundo globalizado e extremamente capitalista . Dinheiro é tudo,propaganda é a alma do negócio.Sejamos sinceros,a maioria das pessoas dizem querer preservar a própria vida e a expõe totalmente no "inofensivo" facebook ou em outros sites de relacionamento.Quem se sentir incomodado com as mendicâncias vai viver com os homens das cavernas.
    abraços

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