sábado, 27 de abril de 2013

Prove que Você Não é um Robô. Entre na Campanha Contra a Verificação de Palavras!


Por Daniel X.

Se você escreve algo, acredito que queira que outras pessoas leiam. Se você deixa a aba de comentários disponível em seu blog, acredito também que você quer que os leitores exponham suas opiniões a respeito de suas matérias. Certo? Então para quê dificultar?

Muitos blogueiros ainda usam aquele recurso arcaico, estilo CAPTCHA, para evitar possíveis postagens com spam em seus blogs. Mas o que acabam fazendo é criar uma  barreira entre eles e o leitor, pois, além de ser um recurso chato, ainda gasta tempo de quem quer postar algum comentário em seu blog. 

Às vezes gasta-se mais tempo na verificação de palavras do que no próprio comentário. Atualmente ainda passaram a inserir umas imagens tipo placa de numeração de casa,  placa de carro, ou sei lá o quê. Imagens ilegíveis que nos induzem ao erro, sendo necessário repetir o processo. Além da ridícula frase "prove que você não é um  robô"...Não quero (nem tenho) que provar nada. Quero apenas elogiar a matéria (ou não) e expôr a minha opinião a respeito. Assim como gosto que comentem a respeito do que escrevi, mesmo que o que eu tenha escrito seja uma grande m¢#)%@. 
E qual o problema em ser robô? Tem gente que gosta...

Se seu blog é visado por pessoas inconvenientes, que gostam de trollar, use um moderador de postagens. É simples. Assim você habilita apenas a moderação dos comentários, fazendo com que os mesmos sejam publicados apenas depois que você já os tenha lido e aprovado, sem precisar usar verificação de palavras. É possível configurar esta opção no item Ferramentas do blogger.

No caso de links, você pode testá-lo sem exatamente clicar no mesmo. Basta você copiar este link e colar na barra de endereços do seu navegador. Assim você também evita spams. De qualquer forma, para quê servem os antivírus?

Já deixei de comentar inúmeras matérias que li em blogs devido à essa inconveniente ferramenta. Então, a partir de agora estou aderindo à campanha DIGA NÃO À  VERIFICAÇÃO DE PALAVRAS. Não vou mais tentar comentar em blogs/sites que fazem uso deste arcaico método anti-spam, que funciona mais como um anti-visitas.
 

Então, prove que VOCÊ não é um robô, aderindo também à esta campanha!

Dica de filmeeeeeeeeeeee!
       Robot e Frank
Sinopse: "O filme é passado em um futuro próximo. Frank (Frank Langella) é um assaltante aposentado que possui dois filhos adultos. Eles estão preocupados com o fato do pai não conseguir mais viver sozinho. Acabam decidindo interná-lo em um asilo, mas mudam de ideia ao descobrirem uma nova alternativa: comprarem um robô que anda, fala e é programado especialmente para ajudar no desenvolvimento da saúde mental e física do paciente". Apesar do roteiro estar aquém das minhas expectativas, me sensibilizei com a situação familiar do personagem Frank, pois na mesma época estava passando pela mesma situação com meu pai.
 

Comente com o Facebook:

15 comentários:

  1. Daniel,
    existem vários (não só um) motivos para utilização de captcha.
    Você não deve ser da área de tecnologia (eu sou), e o captcha é uma excelente forma de evitar ataques de robôs.
    Se seu site nunca sofreu com isso, sorte sua. Mas nem todos têm a mesma sorte.

    Veja exemplo disso, sobre os ataques que os blogs implementados em Wordpress vêm sofrendo nos ultimos dias, em todo o mundo:
    http://www.tecmundo.com.br/ataque-hacker/38566-wordpress-sofre-ataque-massivo-em-seus-servidores-de-acesso.htm

    Att.,
    Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, não sou da área da tecnologia. Parabéns por ser. Depois vou acessar seu link. É bom para outras pessoas terem uma outra opinião a respeito. Mas devido ao que já li, e pela minha experiência, provavelmente vou manter meu blog sem o recurso.

      Obrigado pela visita!

      Excluir
    2. Eduardo, li a matéria. Achei interessante. Como eu disse, não sou da sua área. Tb não conheço o ambiente wordpress.
      No caso do blogger, o próprio sistema já tem anti-spam. Inclusive, um link de um amigo já foi enviado para a caixa de spam. Muito tempo depois vim a perceber e desmarquei a postagem, deixando-a visível aos visitantes. Vou continuar sem a ferramenta "anti robô" e tb sem moderador.

      De qualquer forma gostei da matéria sobre wordpress. E em nome de Jésus, meu blog não será infectado...

      Excluir
    3. Ué.... Não entendi foi nada agora... O que tem a ver robô com pessoas que Raqueiam contas... Acredito que um robô é controlado por alguém... O quê que um robô ao comentar pode fazer? Alguém me explica... É um virús? Ou alguma espécie de programa?

      Excluir
    4. Um robô não tem capacidade de colocar as letrinhas? Ou é só porque eles também (igualmente à nós) não tem paciência para colocá-las?

      Excluir
    5. Acho q nem robôs tem essa paciência...

      Excluir
  2. Acho que entrei no blog errado..
    O que isso tem a ver com corrida de rua???

    ResponderExcluir
  3. "Anônimo", como já foi bem citado por Vc, isso aqui é um BLOG, e a postagem é sobre o recurso citado na matéria que é usado por blogueiros.

    ResponderExcluir
  4. Daniel realmente essas letrinhas são chatas pacas, eu tinha esse recurso mais tirei, realmente perde-se muito tempo ao comentar e ter que digitar certas letrinhas, ainda mais quando nao vem com clareza as letras ou numero e vc tem que digitar novamente...
    Valeuuu

    Bons treinos,

    JORGE CERQUEIRA
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Jorge. Nunca usei no blog, mas tem muita gente que usa e nos atrapalha de comentar suas próprias postagens. Como eu disse p Eduardo, o sistema blogger já possui sistema anti-spam. Podemos usar moderador + usar mais cautela ao verificar as postagens, sem ter que usar as palavrinhas...

      Excluir
  5. Queria saber como não ter esse captcha no meu blog ... mas quero antes ler os comentarios....nao postar automatico...

    ResponderExcluir