domingo, 28 de julho de 2013

Circuito Bradesco BH 28.07.13 Barefoot#5 Five Fingers


Por Daniel X.

Hoje aconteceu mais uma etapa do Circuito Bradesco em BH. Foi o quarto ano consecutivo que participei e a qualidade vem se mantendo graças aos vários atrativos da prova, como, valor de inscrição (20 reais corrida, 10 reais caminhada), organização exemplar, premiação por categorias, quantidade de inscrições limitadas, inclusão social através da caminhada (3km), e por ser uma evento que traz grande conforto ao cliente.

A retirada do kit foi muito tranquila e ágil, e problemas com relação a nomes não encontrados na lista, eram resolvidos de forma rápida. Infelizmente a retirada só ocorreu no sábado.

O evento contou com "Histórico de avaliação física", no dia de retirada de kit e no dia da prova. O procedimento conta com vários exames, entre eles a análise de composição corporal  bioimpedância, feita com Analisador de Composição Corporal de alta tecnologia, que fornece ao avaliado várias informações importantes como ACT (água corporal total), Proteínas, Minerais, MME (massa de músculo esquelético), Massa de Gordura Corporal, entre outros.
O exame conta também com Questionário Qualidade de Vida e Teste da pisada 3D. Exames que, se fossem feitos em clínicas/academias/assessorias, custariam alguns reais...

Além dos testes, os participantes também contaram com tenda de massagem, bicicletário, hidratação em abundância, e grande quantidade de banheiros químicos.
  
No site do evento existe um quadro (AQUI)  com o perfil do estilo de vida dos participantes, além de um Histórico de Resultados e Ranking de 2011 e 2012. No mesmo site há uma galeria de vídeos com esclarecimentos aos atletas, falando sobre fisioterapia, dicas, e entrevistas.

A organização contou com um guarda-volumes bem organizado e espaçoso. Antes da largada foi realizado uma aquecimento muito animado. O percurso foi aquele tradicional do evento, na orla da Lagoa da Pampulha. Apesar de saturadíssimo, devido a quantidade de eventos que são realizados no local, e geralmente na mesma rota, não achei o trajeto cansativo psicologicamente por dois motivos: 1º - Foi o primeiro evento que participei na Pampulha em 2013 (e não tenho previsão de participar em outro no mesmo local tão cedo); 2º - o percurso é curtinho (6 km). Por outro lado, mesmo sendo um percurso curto, o odor da lagoa incomodou a até atrapalhou na respiração em alguns pontos do trajeto.
Como o frio ainda não chegou para valer em BH, o clima estava agradável.

Fiz a estréia do meu minimalista Five Fingers da Adidas. Fiquei muito satisfeito, pois me proporcionou uma performance melhor do que descalço, devido a segurança com relação a objetos perfuro-cortantes. Também não saí com os pés cheios de bolhas geradas pelo impacto/atrito direto com o chão.

Outro grande ponto positivo foi a presença de staffs no pórtico de chegada, pois inúmeras vezes já vi ciclistas passando dentro do pórtico e atrapalhando os atletas em outros eventos.
Após a prova foi oferecido variedade de frutas, hidrotônico e medalha de finisher.

Minha foto da participação de 2012 estava no mural do evento.
Mas tinha que ser bem do ano que eu estava doente e gordo? Rsss. Quero sair na do ano que vem, agora que estou bonito...

A retirada dos pertences do guarda-volumes foi rápida, devido à organização e quantidade de funcionários. Quero aproveitar e parabenizar um dos staffs que priorizou a entrega dos pertences a um atleta PNE visual no momento em que retirava meus pertences.

Felippe Diniz, corredor cinéfilo que também participa do Clube do Filme!

Sgt Polaco, atração em todas as provas!
A organização do Circuito Bradesco tem mostrado que está fazendo jus ao apoio cedido pela Lei de Incentivo ao Esporte, pois, em todas as cidades onde ocorrem, as provas são muito elogiadas.
E por essa competência, o evento já recebeu três prêmios por seu trabalho na promoção da qualidade de vida:
Prêmio Destaque de Marketing, na categoria Responsabilidade Empresarial, da Associação Brasileira de Marketing e Negócios (ABMN).
Prêmio Destaque de Marketing, na categoria Responsabilidade Empresarial, da Associação Brasileira de Marketing e Negócios (ABMN).
Prêmio Empresário Amigo do Esporte 2012, pelo apoio ao atletismo com o projeto Circuito da Longevidade.

Melhor corrida do ano até agora e como de costume, vai entrar para minha lista de melhores corridas do ano.
Parabéns ao Lauter Nogueira -  Diretor Técnico, e a toda equipe que participa do circuito em todo país. Este é um evento que faço questão de participar de todas as edições!
Nota 10!!
Fotos, vídeos e resultado no SITE do evento.

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Legal. Nunca corri este circuito (aconteceu 2 vezes aqui em Curitiba desde que comecei a correr). Este ano não posso perder!

    Quanto ao "Five Fingers da Adidas", acho que o nome é Adidas Adipure. O Five Fingers é da Vibram.

    Mas é isso mesmo. Em provas, para quem está começando, é bom ter uma alternativa como esta. E se não abusar na velocidade, não creio que cause grandes problemas.

    Só não acho que correr de Vibram ou Adipure seja "Barefoot". É, no máximo, "Barefoot Style" :)

    Abraços e bons treinos!

    Adolfo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este Circuito é imperdível p mim. Custo benefício completamente positivo!

      Adidas Adipure? Não sabia. Cheguei na loja e falei: "me dá um five fingers", rsss.
      Não entendo nada de tênis. Este foi o primeiro comentário que fiz a respeito, inspirado nas suas postagens, que citam este tipo de detalhe.

      Comprei o Adipura devido a um comentário que Vc fez, citando q eu estava indo muito rápido no barefoot. Assim como fiz a huarache.

      Tenho uma postagem p fazer, mostrando o qto entendo de tênis: "meu primeiro tênis foi um mizuno preto" (...) "então comprei um mizuno preto e vermelho p estrear bem no dia da meia maratona"(...) " para essa prova escolhi um tênis leve, por indicação de uma amiga, que era um Asics amarelo"...na matéria vou citar minha evolução até chegar ao five fingers, mas agora perdeu um pouco a graça porq sei o nome certo, rsss. Aguarde.

      O subtítulo barefoot se refere à fase de transição. Na Maratona do Rio tb haveria este subtítulo, porq estava planejado tirar o tênis no km final, mas como toda galáxia sabe, cruzei a linha de chegada foi de táxi, peguei a medalha e fui embora, rsss.

      Excluir
  2. Muito bem dito, Daniel. O Circuito da Longevidade é um oásis nesse deserto de mercantilismo. Venho participando todos os anos desde que ele surgiu, felizmente também fazendo escala aqui em São José dos Campos. A única ressalva que faço, mesmo que não diretamente interessado, é a premiação diferenciada nas faixas etárias. Ao contrário da maioria das provas, a cerimônia de premiação nessa chama ao pódio exclusivamente os vencedores no geral, relegando os das categorias a um outro, sem qualquer destaque e mandando os contemplados "passarem lá para pegar". Tirando isso, diria que é uma prova gabarito. Até com o fato da etapa joseense ser a única rústica de todo o circuito, realizada dentro do Parque da Cidade, enquanto todas as outras são tipicamente urbanas, já nos acostumamos. Parabéns pela sua participação e pelo relato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante a sua colocação, chefe. Não tinha pensado nesse detalhe, até porque disputo na categoria "Last". Mas é um fato que, se for observado pela organização, vai aumentar ainda mais o brilho do evento.

      Qto ao deserto de mercantilismo, já participei de outra prova que contava com apoio da LFIE, cobrou caro, e não foi lá grandes coisas. Então temos sorte de contar com este evento. Esse ano houve algumas diferenças com relação ao ano anterior, que foram: falta da squeeze, não teve exibição on line, e acho que tb não teve shows (não fiquei até o final p saber), mas são fatores secundários. O essencial foi bem atendido, e o melhor, manteve o valor de inscrição!!!!

      Excluir
  3. Essa corrida foi ótima. Melhor ainda foi eu comparecer neste prestigiado blog. Show !!!!

    Att.,
    Felippe Diniz

    ResponderExcluir