quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Filmes Sobre Corridas # 1


Por Daniel X.
 
Gosto muito de cinema e, considero um filme tão enriquecedor quanto um livro. Em 23/10/2010  resolvi postar alguns trailers/sinopses de filmes que tinham alguma ligação com a corrida, na comunidade Corredores de Belo Horizonte, do Orkut, e vou postá-los aos poucos aqui no blog.

São vários os temas: suspense, romance,documentário, etc. Mas todos com uma coisa em comum: a determinação de seus protagonistas e sua ligação com as corridas.

Ao longo do ano, sempre fiz referências a filmes nas minhas postagens, e agora estou fazendo uma matéria específica sobre cinema/corrida.
Posteriormente, irei contar também como foi a minha maratona de assistir 365 filmes em um ano.


Filhos do Paraíso: ✭✭✭✭✭

Sinopse: Ali (Amir Farrokh Hashemian) é um menino de 9 anos proveniente de uma família humilde e que vive com seus pais e sua irmã, Zahra (Bahare Seddiqi). Um dia ele perde o único par de sapatos da irmã e, tentando evitar a bronca dos pais, passa a dividir seu próprio par de sapatos com ela, com ambos revezando-o. Enquanto isso, Ali treina para obter uma boa colocação em uma corrida que será realizada, pois precisa da quantia dada como prêmio para comprar um novo par de sapatos para a irmã. 






Embora o filme retrate um pouco da precariedade em que a maioria das pessoas do Irã se encontram, nos lembra muito nosso próprio país. Também mostra de forma bem delicada um pouco da cultura e dificuldades do povo iraniano.
Um filme que não tem nenhuma intenção de ser um blockbuster, e sim, de retratar a realidade da vida através da sétima arte.


Forrest Gump: ✭✭✭✭✭
Sinopse: Quarenta anos da história dos Estados Unidos, vistos pelos olhos de Forrest Gump (Tom Hanks), um rapaz com QI abaixo da média e boas intenções. Por obra do acaso, ele consegue participar de momentos cruciais, como a Guerra do Vietnã e Watergate, mas continua pensando no seu amor de infância, Jenny Curran.


" A cena de Forrest correndo através dos Estados Unidos é geralmente referenciada por indivíduos reais que tentam o desafio."






 Um roteiro forte e envolvente, que não deixa de criticar à hipocrisia da sociedade norte-americana. Trilha sonora nota 10. Atuações realizadas com maestria. Com certeza, um dos melhores filmes da história do cinema.
Apesar de ser longo, o filme não é cansativo. Muito pelo contrário. Ao começar a cena dos créditos finais, tive a vontade que o filme continuasse.

Um filme altamente existencialista, que me fez refletir muito, principalmente a respeito de meu pai e minha mãe. E quando estou numa prova longa o que mais faço é isso: refletir.


Prefontaine: ✭✭✭✭✫

Sinopse: Trajetória do corredor Steve Prefontaine. A busca pela medalha de ouro, os recordes, a luta pelos direitos dos atletas e o acidente que tirou sua vida em 74.

A trajetória vitoriosa de um dos grandes nomes do atletismo mundial. Um atleta de personalidade forte e de grande simpatia, mas que foi derrubado pelo próprio ego.









Um filme muito inspirador, não só pela determinação do atleta em se superar, mas também pela questão da sua luta pelos direitos dos atletas, que o tornou um verdadeiro ativista.
Uma atuação muito intensa de Jared Leto, que até então, eu subestimava como ator. O filme também mostra de forma bem sutil um dos capítulos da história da Nike.


Maratona do Amor: ✭✫✫✫✫


Sinopse: Cinco anos atrás Dennis (Simon Pegg) estava no altar, prestes a se casar com Libby (Thandie Newton), mas teve medo e fugiu do compromisso. Desde então nada deu certo em sua vida. Um dia ele descobre que Libby está com Whit (Hank Azaria), um garanhão. Decidido a mostrá-la que ele é o homem certo para ela, Dennis decide se inscrever na mesma maratona em que Whit competirá. Mas logo ele descobre que participar da competição não será tão fácil assim.





Não gosto de comédias românticas estilo pastelão. Nem mesmo o tema maratona me atrai na hora de escolher um filme. A presença de Simon Pegg foi definitiva que eu viesse a assistir o filme. Um roteiro cansativo, com piadas bobas, que poderiam ser bem melhor trabalhadas se fossem focadas no sedentário que resolveu correr 42 km.
Nesse filme fiquei sabendo da cultura de correr em prol de instituições sociais, que acontece em outros Países. Até então, nunca havia ouvido falar nada a respeito, nem o personagem do filme...

Quem não gosta de roteiro previsível, não precisa passar nem perto. Muito inferior aos outros trabalhos de Simon Pegg.

Juno: ✭✭✭✫✫
Sinopse: Juno MacGuff (Ellen Page) é uma jovem de 16 anos que acidentalmente engravidou de Paulie Bleeker (Michael Cera), um grande amigo com quem transou apenas uma vez. Inicialmente ela decide fazer um aborto, mas ao chegar na clínica muda de idéia. Junto com sua amiga Leah (Olivia Thirlby) ela passa a procurar em jornais um casal a quem possa entregar o bebê assim que ele nascer, já que não se considera em condições de criá-lo. É assim que conhece Vanessa (Jennifer Garner) e Mark (Jason Bateman), um casal com boas condições financeiras que está disposto a bancar todas as despesas médicas de Juno, além de dar-lhe uma compensação financeira caso ela queira. Juno recusa o dinheiro para si, mas decide que Vanessa e Mark ficarão com seu filho."




O filme aborda a precocidade adolescente, como gravidez e aborto (cada vez mais frequentes a cada geração), precariedade dos conhecimentos sobre sexualidade e contracepção, negligência no uso de contracepção, e seus impactos na família e apoio da mesma. Além da questão da adoção e outros tabus.
Paulie Bleeker, genitor do filho de Juno, é seu colega de classe e participante da equipe de corrida da escola.

Boas atuações e trilha sonora, com um roteiro meio cansativo, mas com uma temática extremamente importante. Na minha opinião, foi superestimado pela crítica, provavelmente devido ao sucesso de bilheteria e da história de vida da roteirista.
O roteiro é de Brooke Busey, conhecida como Diablo Cody, blogueira, ex-stripper, ex-operadora de tele-sexo, e escritora, que pelo roteiro de "Juno" foi indicada ao Globo de Ouro e ganhou o Oscar de melhor roteirista.
Do mesmo diretor de "Obrigado Por Fumar", que já foi indicado AQUI no blog.

Por hoje é só, pessoal!!!

Cena de "Juno"
Sinopses: Adoro Cinema  
Imagens:Google

Comente com o Facebook:

Um comentário: