segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Todo Doador de Sangue é Um Herói: Equipe Liga da Justiça Dá o Sangue em Mais Uma Missão!!!! 08.02.14


Por Daniel X.


Como já citei em uma matéria anterior (AQUI), minha primeira atitude como voluntário foi através de uma doação de sangue, aos 18 anos.
Assim como eu, alguns membros da Liga já eram doadores, como a Super Girl (Vanessa Verdi), Homem Aranha (Antônio Caldeira), e Mulher Gato (Gilzélia Gomes). Então, decidimos fazer nossa contribuição em grupo convidando outros membros da Liga, que foram os casos da Mulher Gavião (Érica D'Paula), que fez sua estréia como doadora, e Ívea Vinhal (Mulher Maravilha).

Segundo a Organização Mundial da Saúde (AQUI), anualmente, são coletadas 107 milhões de bolsas de sangue – sendo que cerca de 50% dessas doações acontecem em países de alta renda, onde vive apenas 15% da população mundial.

Em 2012, a Organização Mundial da Saúde lançou a campanha "Todo Doador de Sangue é um Herói", pois, a cada doação, você pode salvar até três pessoas. Isso porque o sangue doado é fracionado em três partes: 
Hemácias, que podem ser armazenadas por 35 dias; utilizadas em pessoas com anemia, que sofreram acidentes ou passaram por cirurgias.
Plaquetas, podem ser conservadas por apenas cinco dias; e são muito requisitadas por pacientes que apresentam deficiência de plaquetas, causada por transplante de medula, pela ação da quimioterapia, por terem sofrido alguma intervenção cirúrgica, ou por fatores genéticos.
Plasma, que pode ficar armazenado por até um ano; é fundamental para portadores de deficiências de factores da coagulação. Através do plasma circulam elementos nutritivos necessários à vida das células. 


Vídeo "Every blood donor is a hero", promovido pela Organização Mundial da Saúde

Nossa participação nessa doação, caracterizados como Liga da Justiça, teve como objetivo a divulgação, incentivo, e consciencialização sobre a necessidade da prática da doação de sangue.






Seja doador! Seja um herói, mesmo que nunca fique sabendo quem você ajudou a salvar.


Agradeço aos meus amigos da Liga, aos meus amigos da Academia Park Taekwondo (Prof. Carlos, Érica, e Iraci), e à minha esposa Roseli, que também fizeram sua contribuição. Ao todo, podemos ter salvo 24 vidas através deste gesto de solidariedade! 
Agradeço também a quem não pôde doar, mas compareceu, incentivando, encorajando, apoiando, e ajudando a divulgar a importância da doação, uma vez que os bancos de sangue vivem em estado crítico, principalmente em épocas festivas, como carnaval.


Minha esposa, Roseli, futuro membro da Liga!


Saiba os direitos do doador de sangue!!
A  Lei 1.075 de 27 de março de 1950 dá direito à dispensa do ponto, no dia da doação de sangue para o funcionário público civil de autarquia ou militar). A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT Art. 473, inciso IV) prevê, em seu artigo 473, que o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, por um dia, em cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.
Memorando nº 1899/94-EMPM – Doação de sangue por militar da PMMG (AQUI)

Após realizar realizar nossa contribuição ao banco de sangue do Hemominas, partimos rumo a outra missão no mesmo dia. Mas isso já é outra história (continua...)


"Não podemos viver apenas para nós mesmos. Milhares de fibras ligam-nos aos nossos compatriotas humanos." 

Herman Melville

Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário