Por Daniel X.
O dia do maratonista passou (7 de Agosto), data que foi muito bem lembrada AQUI no blog. Foram muitos parabéns, não só aos maratonistas, mas aos corredores de modo geral, nas redes sociais.
Mas até o momento ainda não vi nenhuma referência nas mesmas redes sociais, sobre outro dia que é dedicado aos corredores: 15 de setembro.
Organizadores e corredores/atletas, vocês sabem a quem é dedicada a data de hoje? Ao Cliente!
Data que está completando 10 anos!!
Hoje falo basicamente o que já digo aqui no blog a muito tempo: sou corredor/atleta, mas também sou CLIENTE.
É claro que o dia não é dedicado somente aos corredores, mas pela temática da data, esses não poderiam ficar de fora de modo algum, pois, essa classe é uma das que mais tem crescido no mercado esportivo.
Gráfico referente ao crescimento do número de praticantes de corridas de rua:
Gráfico referente ao crescimento no número de provas de corridas de rua nos últimos anos:
Gráfico com valor médio cobrado nas inscrições de corridas de rua:
*Dados extraídos dos sites das principais provas de corrida de rua da cidade São Paulo.
Mas, e quanto a satisfação do cliente? Existem gráficos? Há este tipo de preocupação por parte de organizadores? Não parece. Pelo menos é a impressão que tenho, quando ouço de determinado organizador a seguinte frase: "se 1,5% tá contestando, já tenho 98,5% fazendo sua inscrição"...
Dos eventos que você já participou, quantos tinham uma pesquisa de satisfação do cliente?
Recebemos toda semana aquelas “criativas” mensagens: evento sei lá qual, não perca, ÚLTIMAS VAGAS... Mas, qual, QUAL corredor recebeu um e-m de parabenização no dia 15 de setembro?
Acho que não é tão difícil enxergar um atleta como cliente, pois, é ele quem gira as engrenagens da sua empresa. Além do mais, quando é para enviar anúncios de eventos parece não haver nenhuma dificuldade.
"O Cliente é a única razão de ser da existência de TODOS os produtos e serviços, de TODAS as empresas, de TODAS as profissões e de TODOS os postos de trabalho DO MUNDO. É justo, pois, que esta figura seja homenageada em uma data especial."
Não entendo o porquê dos próprios atletas enxergarem o esporte com tanto "romantismo", a ponto de banalizarem seu lado comercial. É um produto como qualquer outro, e temos que aceitar isso.
Eu já fiz isso há tempos, tanto que já uso o termo "cliente", nas minhas postagens aqui no blog. Assim como nos hospitais, que também já substituíram o termo "paciente" para "cliente".
Reclame Aqui, Aqui, Aqui, e onde achar necessário...
Sempre leio postagens, seja em blogs/sites, ou redes sociais, de pessoas desabafando por estarem indignadas com determinada organização de corrida de rua.
Além dos valores "abusivos" (não considero valor de inscrição abusivo, seja lá quanto custar), uma das grandes reclamações que vejo nesse mercado é a falta de retorno dos organizadores. Atletas citam que se sentiram prejudicados, e que já mandaram vários e-mails ao organizador, mas sem retorno.
Acho interessante postar sua indignação em redes sociais, blogs, sites, assim como faço neste blog. Porém, essa insatisfação não pode parar por aí.
Se sentiu prejudicado? O regulamento é um contrato. Faça valer esse contrato.Que tal começarmos a enxergar o esporte como algo além de simples diversão, e começarmos a colocar em prática o Código de Defesa do Consumidor também nas corridas de rua? Que tal começarmos a agir como clientes?
Mas responda com personalidade, pois, mensagens automáticas e padronizadas geram uma insatisfação maior ainda no cliente. Nos dá a impressão que o organizador nos ignora, ou não tem competência para nos responder.
10 Dicas para o bom relacionamento com clientes virtuais:
1 - Sempre assine com seu nome; 2 - Nunca erre o nome do cliente ; 3 - Sempre responda com sentimentos; 4 - Sege gentil; 5 - Evite ao máximo as mensagens padronizadas ; 6 - Acredite no cliente: ; 7 - Responda rápido ; 8 - Nunca diga não ; 9 - Não responda achando que o cliente é burro ; 10 - Crie o maior quantidade de ajuda no seu site...
Em duas ocasiões já recebi respostas agressivas de organizadores via e-mail, por ter feito algumas considerações a respeito do evento. Resultado: nunca mais pisei nessas provas e ainda faço questão de boicotar.
Mas também já tive um bom retorno quando participei da Volta da Lagoa dos Ingleses,
Run 4 arkinson, e principalmente, do C. Athenas, realizado pela Iguana Sports.
Uma das exigências que tenho como cliente nas corridas, é emissão nota fiscal referente ao produto/prestação de serviços, que é um direito previsto em Lei, independente de opiniões. Apesar disso, muitas pessoas esclarecidas e, que chegam a ser até referência em corridas de rua, são contra. Depois de refletir o porquê dessa postura, cheguei a uma conclusão óbvia: "é claro, quem ganha cortesia não vai exigir nota fiscal, não é mesmo?" Como vou exigir nota fiscal de um produto que não comprei?
"A Nota Fiscal é o documento que contém informações referentes a qualquer bem disponível para venda, aluguel, e/ou prestações de serviços. Ela é o comprovante que você comprou ou alugou determinado serviço ou produto, quanto pagou, em que estabelecimento, além de ser fundamental para fazer valer os direitos estabelecidos pelo Código de Defesa do Consumidor como, por exemplo, a garantia legal, em caso de defeito."
Tenho uma amiga que sofreu um acidente em uma corrida, que supostamente foi gerado por uma falha da organização. A mesma veio a sofrer fratura exposta no braço. Esse acidente veio a lhe trazer vários transtornos como, várias audiências judiciais, infecção local, meses de fisioterapia, gastos com medicação e muito tempo sem correr, além da própria fratura.
A própria nota fiscal pode servir de ferramenta na hora de reivindicar seus direitos.
E lembre-se, a não emissão de nota fiscal constitui crime tributário, com previsão de pena de reclusão de dois a cinco anos e multa, além de ferir o Código de Defesa do Consumidor, e cabe denúncia à Fiscalização da Receita Estadual (AQUI).
Algumas matérias para aprender a melhorar sua relação com seu cliente:
- Você sabe ouvir ou escutar? Qual sua especialidade?
- Encantando o Cliente
- A corrida das marcas
- Cliente Corredor - por Maria Vitória Abreu
- A corrida das marcas - Isto É/Dinheiro
- Cancelamento da prova Hero Cross revolta atletas que não serão reembolsados - Portal R7 - Hoje em Dia
- Hero Cross, como jogar a reputação na lama em apenas 5 passos - Rafael Zobaran
- Organizador dá o cano em 3 mil atletas, cancela prova e some com quase R$ 500 mil
- Atletas prejudicados por “sumiço” de organizador da Hero Cross vão reclamar à Justiça, mas sem esperança
PARABÉNSSSSSSS CARO DANIEL X.
ResponderExcluirPois é, não sabia que hoje é o nosso dia. Parabéns para mim também !! para nós todos.
Como vc bem disse: os organizadores só pensam mesmo em seus bolsos. Espero que as coisas melhorem com o tempo.
Parabéns pelos excelentes comentários.
Abraço,
PauloBH
Acho tudo muito coerente. Mas repito: não peço nota fiscal de corrida (e nem de nada) porque acho, sinceramente, que imposto pago, neste país, é dinheiro jogado fora. Ou vai para o ralo da corrupção, ou para sustentar uma máquina inchada e de eficiência zero em quase todos os setores. No dia em que não for mais bitributado (pagar imposto e ser obrigado a usar serviços privados em praticamente tudo), quem sabe também faça essa questão.
ResponderExcluirParabéns Cliente!
ResponderExcluirabraço
Colucci