Por Daniel X.
A Corrida de Pentecostes é a corrida mais tradicional da cidade de Divinópolis.
Minha expectativa quanto a essa corrida era grande, afinal, o evento é considerado a São Silvestre do centro-oeste de MG.
O tema deste ano foi "Rumo ao centenário", fazendo uma alusão aos cem anos que a cidade completa em 2012.
O evento não disponibilizou inscrição on line. A inscrição foi realizada na Papelaria Mirian, que fica situada no centro da cidade, ou também via fax, após efetuar depósito bancário.
Ficha de inscrição
A retirada do kit ocorreu no dia que antecedeu o evento e também no dia da prova. O que é um grande ponto positivo, afinal, esta corrida atrai atletas de diversas cidades, que muitas vezes não tem a disponibilidade de retirar seu kit antes.
A camisa de tecido tecnológico é muito bonita e tem a cor da bandeira de Divinópolis.
A premiação do evento foi bem significativa, totalizando em 13 mil reais.
Houve premiação em várias categorias diferentes. Além das categorias masculino e feminino, o evento também proporcionou uma grande inclusão, com as categorias: cadeirantes, deficientes visuais e troféu para o atleta mais idoso e a atleta mais idosa que completarem a prova regularmente.
Categorias:
Valor da inscrição? 25 reais!!!!
A largada prevista para às 9:00 h, ocorreu com alguns minutos de atraso.
Organização do trânsito foi impecável, sendo controlada pela PMMG, Tiro de Guerra e Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans).
Parte deste sucesso se deve a boa escolha da organização na hora de elaborar o novo percurso, que este ano trouxe a opção de 5 km, dando oportuniade para atletas iniciantes também participarem do evento.
Outro atrativo do evento é seu nível de dificuldade. Mais de 90% do percurso é composto por subidas e descidas muito íngremes.
Percurso pauleira!!!
Belo Horizonte tem seus corredores excêntricos como Batman e Sgt Polaco, nas cidades do interior não é diferente. Na Pentecostes conheci Adelson Dias, o Cowboy.
Ele é da cidade de Abaeté, e inclusive, participou da Volta Internacional da Pampulha 2010. Segundo ele, não tem tempo para treinar devido a sua jornada de trabalho. Seu treino é o serviço pesado na roça, e sua dieta é arroz com feijão.
Olha só a mão calejada do rapaz.
Deu até entrevista.
É comum no nosso país a falta de apoio aos atletas. Às vezes tenho a impressão que esporte no Brasil é só futebol.
Chamo atenção das autoridades de Abaeté, quanto aos seus atletas, que às vezes viajam muitas horas para representar o nome da cidade. Vamos investir também no esporte.
E por falar em política, teve corredor até fazendo protesto. Esse aí de óculos é o Teodoro. Além de ser atleta, está também preocupado com as melhorias da cidade.
Acessem seu blog:
Quem acredita que política e esporte não tem nada a ver, pode estar equivocado. Vejam os casos interessantes da ginasta Jade Barbosa e do maratonista Ronaldo da Costa:
Na hora de votar devemos nos lembrar disso.
Meu grande Amigo, Anderson Saleme, também foi prestigiar o evento. O Anderson trabalhou anos na ADEFOM (Associação de Deficientes Físicos do Oeste de Minas) , lutando pelos direitos dos portadores de necessidades especiais, e hoje, continua contribuindo para crescimento da cidade.
Acompanhem seu trabalho: http://twitter.com/#!/salemeanderson
Várias equipes da região marcaram sua presença.
Friends Runners - Divinópolis
Projeto Escola de Esportes - Santo Antônio do Monte
Acord - Divinópolis
Atletas veteranos da Acord. Parabéns a Acord que vem sempre promovendo ótimos eventos na cidade!
A equipe do cruzeiro também marcou sua presença com Célio Rodrigues e o Antonio Ferreira, que ficaram respectivamente em 5° e 3° lugar na categoria geral - 10 km.
Os portadores de necessidades especiais mais uma vez deram uma aula de Superação!
A medalha também é muito bonita
Ao final da prova foi oferecido frutas variadas, barra de cereal e muita hidratação.
Houve demora para que se iniciasse a entrega de premiações devido a espera pelo prefeito da cidade.
Também houve confusão na premiação da categoria cadeirantes, que aparentemente foi gerado pela cronometragem. Ficando essa categoria a ser premiada por último.
Para quem tem interesse de entrar no ramo das corridas de rua, faça uma visitinha a Divinópolis, para ter umas aulas de como promover um bom evento sem gastar oceanos de dinheiro.
Nota: 9.0
Dedico este review a cidade de Divinópolis e sua população hospitaleira.
Parabéns Divinópolis!!!
Congratulations!! My Dear!! unfortunately not join the race because I was so flu! but will have another opportunity! happiness! big hug!! Richardson
ResponderExcluirA entrega do kit começou com 1:30 de atraso no sabado.
ResponderExcluirLargada com 20 minutos de atraso.
Água quente durante a prova e na chegada.
Não vi a marcação do 1º km,que estavam sendo feitas pelo TG.
Onibus cruzando a pista em meio a prova na rua Amazonas,com um gap muito curto.
Mas o percurso foi otimo,e a medalha muito bonita.
Exelente prova.Recomendo
Richardson: Gripe não é desculpa, eu e o Diogo já corremos passando mal. Melhoras!!! Ano que vem tem outra e Vc já está convocado.
ResponderExcluirBruno: realmente existiram detalhes que não deixaram a prova tirar um 10. Mesmo assim deu um show em muitos eventos que cobram um preço exorbitante.
Pena que os morros acabaram c meu joelho...
Daniel x.
ResponderExcluirMas só teve uma descida...a subida da goias nem foi tao forte assim...
eu gostei,fiz meu RP lá
abs!
Bruno,
ResponderExcluirNa R. Goiás, do cruzamento c a R.Pará até a R. Guaporé é descida.
Outra descida na R. Pará até a R. Pernambuco, que por sua vez, tem uma descida bem forte, que começa aprox. no cruzamento com a R. Mato Grosso até a Av 7 de Setembro. Para quem fez os dez km, tinha q percorrer este percurso duas vezes, além de outra subida na R. Itapecerica, que não fazia parte do percurso de 5 km.
A altimetria na R. Goiás não começa pesada, mas vai aumentando gradativamente, até chegar na Rua Paraná, totalizando dez quarteirões de subida.
A única parte realmente plana no percurso é na Av 1° de Junho.
Parabéns pelo seu RP.