domingo, 29 de maio de 2011

Jungle Run 2011 Rola Moça - BH 29.05.2011



Por Daniel X. (matéria que postei originalmente no blog Review de Corridas)

A Jungle Run -BH, aconteceu no Parque Estadual do Rola Moça - Belo Horizonte. O horário da largada ocorreu às 08h30.
A Jungle Run é um evento que acontece também no Parque Chico Mendes em Osasco - SP. Este ano foi sua primeira edição em BH.

O valor das Inscrições foi R$ 50,00

Inicialmente fiquei dividido sobre qual evento deveria participar, pois a corrida da Caixa seria no mesmo dia. Mas duas coisas foram definitivas para minha decisão:
1°- O Circuito da Caixa, apesar de ser um ótimo evento, é realizado na pampulha, percurso saturasíssimo.
2-° A Jungle Run foi organizada pela Dizplay, a mesma empresa responsável pela organização do Desafio das Matas, que foi uma das melhores corridas que participei em 2010. Então, só podia esperar um bom resultado deste evento...

O kit foi simples, porém, com menos propagandas e com itens de maior utilidade ao corredor, como: farinha de linhaça, hidratação, revista, bolinho integral.

Infelizmente me deparei com um grande ponto negativo que vem se reincidindo nas corridas de rua de BH: a entrega do kit foi exclusivamente no sábado 28/05 na Hi-Tec Store, situada na Av. Senador Lima Guimarães, 225 - Buritis /BH.
Parece que alguns organizadores ainda não se tocaram de que, existem pessoas que trabalham no dia de sábado.
Se por algum motivo o atleta não puder comparecer nesta data, acaba ficando sem receber seu kit, e consequentemente fora da prova.
Só participei do evento porque a entrega do kit coincidiu com a minha folga.
A retirada do kit muito tranquila, devido também ao número de inscritos.

Fui atendido com muita simpatia na entrega do kit:


Não conhecia nada na região do Parque Rola Moça, então decidi ser mais prático e ir de táxi. O taxista me informou que sabia onde ficava o local. Porém, se mostrava muito inseguro quanto ao percurso a seguir. Quando o valor marcado no taxímetro já estava quase ultrapassando o valor da inscrição do evento, perguntei ao taxista se ele realmente conhecia o percurso, e o mesmo me respondeu: "é, como taxista, nunca vim por esses lados". Imediatamente pedi para que parasse o taxi, e segui a pé mesmo, através da BR.


Sozinho no asfalto e com vento gelado na cara. Minha aventura já começou ali mesmo...

Através de informações, peguei dois ônibus até chegar no Posto Chefão, que fica próximo ao parque.
Neste momento, o Rogério, um maratonista veterano, que levava sua família para prestigiar o evento, me ofereceu carona.
Porém, ao chegar na portaria principal, o funcionário não sabia dar informações precisas a respeito do evento. E tivemos que percorrer um longo caminho até encontrar o local da prova. Parece que houve falta de comunicação entre a organização do parque.

Deixo aqui meus agradecimentos ao Rogério e sua família!!


WELCOME TO THE JUNGLE!!!

Achei o horário da largada muito bem escolhido, afinal, o local não é de fácil acesso, e devido ao frio, o sol não chegou a comprometer a performance dos corredores.

Percurso em estrada de terra, com um relevo bastante acidentado e altimetria bem pesada.

Gráfico de altimetria.

A quilometragem foi muito bem sinalizada, e os staffs bem preparados e prestativos.
Na hora da largada estava bem frio, mas bastou alguns minutos de corrida, para o suor escorrer no rosto.
Ao adentrar na mata, é que a aventura realmente começou. Inúmeros obstáculos, como troncos de árvore, cipó, córregos, cascalho...


Quem pensava que a parte mais difícil já tinha passado, estava enganado. Ao sair da mata, os corredores se depararam com um verdadeiro barranco, com uma inclinação muito íngreme e muito buraco e pedra solta.
A organização fixou algumas cordas para auxiliar os corredores nessa parte do percurso, pois, o único jeito de subir era escalando.

Enquanto usava a corda para subir, um corredor que se encontrava atrás de mim, puxou a corda bruscamente, o que me desequilibrou, me jogando dentro de um buraco de aproximadamente um metro de profundidade. Cai com a região lombar em cima de uma pedra, tendo que ficar parado por um tempo.
Outros corredores me ajudaram a sair do buraco.Completei o resto da subida andando.

Logo após completar a subida já peguei o rítmo novamente, encarando mais descidas e subidas puxadas, até a linha de chegada.
A poucos metros da linha de chegada, travei um duelo no sprint, com outro atleta.Vencedor: ele, rssss.

Eu e o Eduardo Carvalho, um dos mediadores do Clube das Corridas.

Eduardo, também é membro da Equipe de Corridas Edex Running - BH.


Para quem ainda não conhece, o Clube das Corridas é uma rede social de corredores, que querem ajudar uns aos outros. "Qualquer um pode participar e todos saem ganhando. Aqui todo mundo é voluntário! Participe contribuindo com o grupo do seu estado! A rede é formada por todos! Então TODOS colaboram!" Clube das Corridas

O Carlão, da comunidade Corredores de Belo Horizonte, também marcou sua presença!!

Eu entre os mais experientes.

Leonardo, Edson, Eu e o Eduardo.


A equipe do Media Run, como sempre estava presente. Deixo aqui minha homenagem ao Sérgio, que registra as as corridas de BH e da região com muito profissionalismo, através de suas ótimas fotos. http://www.mediarun.com.br/

Dessa vez, o MediaRun é que foi fotografado, rssss...

O Corpo de Bombeiros estava fazendo o curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, próximo ao local da prova.


Assim como eu, muitas pessoas correram com tênis não adequado para este tipo de prova.


Na volta peguei uma caroninha com meus amigos Leonardo e Edson. Vim trocando várias idéias com estes atletas que tem muita experiência, mas também muita humildade.

Fui e voltei pegando caronas, me senti um típico mochileiro,rsss

Ao final da prova foi oferecido muita fruta, água e chá verde.
Os cinco primeiros colocados por categoria receberam troféu e produtos da Hi-Tech, como tênis e mochila.



A organização está de parabéns. Quem não foi, perdeu uma grande festa e um grande desafio.

Nota:10!!

Enquanto voltava para casa, é que ficou evidente minha dor lombar devido a queda. Passei no hospital e a médica que me atendeu pediu um check-up, pois devido ao local do impacto, poderia ter sofrido algum dano renal. Felizmente, foi só muscular mesmo. Vida de atleta é assim, rsss.

Foto até no hospital? Isso que é cobertura completa, hein!!!

Comente com o Facebook:

17 comentários:

  1. Você é reporter? Muito boa a cobertura do evento. Só faltou você mostrar a belíssima camisa da Edex Running que você ganhou... rsrsrs
    Um grande abraço e melhoras...
    Fazer amizades, curtir o visual e ainda manter a forma... quer mais?...

    Eduardo Carvalho
    Edex Running BH

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Daniel(BH). Vc. deveria parar de correr e ficar só escrevendo. Logo vi que conseguiu carona na volta, pois quando passei não te vi mais. Valeu amigão. A minha foto com vc ficou blz.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post,Daniel!
    Muito completo, e excelente descrição do evento!!!
    Eu, em nome do Sérgio, e toda equipe MediaRun, agradeço pelos elogios postados, e reafirmamos que estamos sempre do lado dos corredores, prontos para atender vocês!!
    Abraços,
    Flávio Augusto - Equipe MediaRun

    ResponderExcluir
  4. Cara, parabéns pela cobertura! Estou adorando seu blog, legal demais! Queria muito ter ido nessa corrida, mas como estou participando do campeonato mineiro, tive que ir na corrida da Caixa. Mas fiquei morrendo de vontade viu! Vamos ver na próxima. Mais uma vez, parabéns!

    Maria Vitória

    ResponderExcluir
  5. Aqui pela Praia do Forte coincidentemente participei da Running DAVENTURA, marcado por chão batido, areia fofa, riachos...uma corrida excelente também. Muito mas muito boa!!! E diferente de você ao chegar em casa bati uma pratada de rabada....fortissima...risos!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. É verdade, ganhei uma camisa da Edex running do Eduardo. Obrigado, cara! Mais um p lista de amigos!!

    Vits e Diogo: ainda tem o Desafio das Matas p gente poder curtir em 2011.

    Carlão: Vc é muito gente boa e bom de papo, cara!

    Media Run: foi apenas uma homenagem mais do que merecida a Vcs!!!

    Dart: já que Vc foi na DAVENTURA, por q ainda não postou aqui n blog? Afinal, Vc faz parte da equipe e eu gosto muito dos seus comentários. Divulgue p todo Brasil as corridas aí da Bahia!!

    Obrigado a todos por prestigiarem.
    Agradecimento especial ao Diogo, que me deu a oportunidade de me expressar aqui n blog!!

    Agora vou deitar porq meu lombo tá doendo...

    ResponderExcluir
  7. Legal demais a matéria, oh! futuro repórter do globo esporte, um grande abraço, sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  8. Olá Daniel, legal ver o seu relato do evento. Em breve começamos a divulgação do Desafio das Matas. Fiquei chateado com a dificuldade que teve para chegar ao evento, tomamos todas as medidas para ajudar os atletas, colocando mapa no site e na entrega do kit. Esperamos por todos no Mangabeiras... Ricardo Aloise (Dizplay Sports)

    ResponderExcluir
  9. Muito bom este Review! Continue assim que tu vai longe !
    Participei do circuito caixa,mto boa a organização em quesito banheiros,hidratação,e pós prova...
    infelizmentos erraram o percurso de 5km...que foi para 5.7km! houve muita reclamação após a chegada.
    muito bom seus reviews!

    abs!

    ResponderExcluir
  10. Pow Daniel,
    Muito bom o Review...
    Com certeza numa proxima estarei presente.

    Parabéns...

    ResponderExcluir
  11. Fiquei com uma inveja, mas inveja boa. Corrida na trilha, é tudo de bom. Mas para mim, terreno irregular, só quando o joelho estiver 100%.
    Parabéns Daniel, o review foi ótimo, deu para visualizar bem como foi o evento. um abraço.

    ResponderExcluir
  12. http://raccobh.blogspot.com/
    também estou aqui...

    Eduardo de carvalho

    ResponderExcluir
  13. Just run!

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=129842

    ResponderExcluir
  14. Daniel, parabéns pelo seu blog e pela cobertura do evento.
    Legal suas criticas construtivas em relação a organização do evento.
    O programa Casca Grossa da TV Alterosa filmou todo o percurso quem quiser ver acesse:

    http://www.alterosa.com.br/html/noticia_interna,id_sessao=126&id_noticia=55638/noticia_interna.shtml

    ResponderExcluir
  15. Pedro,

    Assisti o vídeo do Casca Grossa. Ficou muito bom. Mostrou na prática tudo que rolou no evento.
    Só faltou mostrar eu caído dentro do buraco (a erosão citada aos 8:17 min do vídeo), rsss.

    ResponderExcluir
  16. Adorei a review! sou filha do Rogério... Karla. Corredores sempre prestando ajuda aos companheiros!! Nos trombamos pelas corridas!! abraço!

    ResponderExcluir
  17. Esta postagem foi removida pelo autor.

    ResponderExcluir