terça-feira, 19 de julho de 2011

Golden Four Asics – BH 17.07.2011

Por Daniel X. (Matéria que postei no blog Review de Corridas)

O evento Golden Four Asics, aconteceu no dia 17/07/2011, em Belo Horizonte. O circuito é composto por quatro meias maratonas em quatro capitais brasileiras, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e Brasília.

Confiram a cobertura da etapa RJ, que aconteceu no dia 26 de junho de 2011, pela corredora Dart Cléa :http://dartufba.blogspot.com/2011/06/primeira-meia-maratona-conquistada.html

A retirada do kit se deu no Hotel Ouro Minas - Av. Cristiano Machado, 4001Data: 16/jul – sábado, das das 8h às 18h sábado. Além do local não ser em uma região mais central, que facilitaria o acesso, quem estava de carro ainda tinha que pagar 12 reais pelo estacionamento. A opção de um único dia para retirada de kit foi uma péssima escolha.

Na entrega do kit, inscritos tiveram direito a um buffet de massas, das 12h às 17h, além de participar de palestras e mesa redonda com atletas profissionais. Quem não estava inscrito, pagava o valor de 25 reais pelo buffet.

Segundo alguns corredores que participaram, o buffet foi mal planejado em relação a quantidade de lugares e mesas para as pessoas almoçarem e poderem assistir à mesa redonda. Segundo o relato de uma corredora: “Eles estavam quase que arrancando as pessoas da mesa pros outros poderem assentar. A gente mal acabava de comer e já vinha uma garçonete levando seu prato e um carinha ainda me mandou sair da mesa”.

Dias antes da corrida, o corredor Nescau, que já se tornou referência nas corridas de rua de BH, postou no Orkut, fotos sobre uma obra que estava sendo realizada aproximadamente no km 3 do percurso. Recomendando cautela aos corredores que estaria participando da prova. Felizmente o problema foi resolvido até o dia do evento. Deixo meus agradecimentos ao Nescau pela dica.

Sentido AABB/Sentido ao Museu

Fotos (14.07.11): Nescau

Cheguei cedinho, quando as equipes ainda estavam montando suas tendas.

O corrida teve um número de inscritos bem inferior ao das grandes corridas de BH, devido ao seu percurso único de 21 km.
Outro fator que também pode ter limitado o número de participantes, é o valor da inscrição. A corrida de rua, que é um esporte popular, está se tornando cada dia mais elitizada.

Horários de Largada:

ELITE A, ELITE B e GERAL,:7:00h.

ELITE A (feminino) : 6h50’

ACD (cadeirantes, deficiente visual ou auditivo, amputados de membros inferiores): 6h45’

Apesar do evento ter sido realizado na pampulha, o percurso foi bem diferente das corridas que acontecem no local. A largada/chegada foi realizada próxima da Barragem da Pampulha.

A organização disponibilizou um vídeo do percurso.

Embora o percurso tenha sido bem elaborado, tenho a impressão que está havendo alguma restrição quanto a realizar provas naquela área da Casa do Baile, Iate Clube. Conforme comentário de uma corredora mais experiente,"antes, as corridas Adidas e outras iam até o redondo e voltavam, o que era muito melhor, porque não fica dando volta no mesmo lugar".

O que será que aconteceu?...

O percurso:

A Largada:

O percurso foi bastante agradável devido ao clima, horário de largada e também pela arborização do local. A quilometragem foi bem marcada, com postos de hidratação com água e isotônico a cada 3K.

O asfaltamento de boa parte do percurso necessita de melhorias.

Foto: Nescau

A Mariana do MediaRun, estava presente para registrar o momento da chagada dos atletas.

O MediaRun disponibilizou uma ferramenta onde você pode pesquisar todas as suas fotos de uma vez! http://www.mediarun.com.br/Searchall.aspx


O Sr Boa Ventura, que é uma autoridade nas corridas de rua em BH, ficou a cargo da organização na linha de chegada. Corredores não inscritos tinham uma saída própria a direita, depois linha de chegada. Já os inscritos, seguiam rumo a entrega de medalhas, barra de cereal, hidratação e toalhinha.

A organização do Boa Ventura está de parabéns, pois, assim não tiravam o direito de ir e vir dos chamados “pipocas”. Tudo aconteceu de maneira muito organizada, sem constrangimento, e sem faltar os benefícios para aquele que pagou pelo evento.

A medalha é uma das mais bonitas que tenho na minha pequena coleção.

Os 100 primeiros colocados receberam uma medalha especial, banhada a ouro.

Camisa de poliamida


Mais um corredor da comunidade Corredores de Belo Horizonte, que aparece aqui no Review.

Esse é o Lucas Prates, Triatleta, que corre pela equipe da Alta Energia Corridas.


Galera da Alta Energia Corridas, sob a supervisão do professor Ernani.

Foto: Alta Energia

Eu e a Equipe Alta Energia

Foto: Alta Energia


Eu e o meu amigo Carlos, que também já foi professor na Academia Alta Energia

Nescau, Daniel X., Maria Vitória.


Maria Vitória do MediaRun, mais uma vez foi ao pódio.

Foto:Nescau

A Alta Energia também subiu no pódio.

Foto: Alta Energia

O maratonista veterano Déo do Espírito Santo, na categoria acima de 80 anos, é um exemplo a ser seguido. Parabéns ao Sr Déo!!


Não posso deixar de agradecer a um grupo de corredores, que passou por mim aproximadamente no Km 20, e perceberam que eu estava prestes a desistir, devido a uma lesão nos dois joelhos. Os caras me deram as mãos e disseram: “você vai cruzar a linha de chegada com a gente!”.

Das várias meia maratonas que já participei, este momento, com certeza foi um dos mais importanes. Emoção demais!!!!!!

Agradecimento especial a esses grandes atletas, que me mostraram o verdadeiro espírito esportivo!

Obrigado ao João Lopes, Harry, Enilmar e especialmente o cara de camisa laranjada, que não me lembro o nome.

Fotos: MediaRun

Ao cruzar a linha de chegada caí no chão. Nem sei se foi de dor ou pela intensidade da emoção.

PARABÉNS ao site ATIVO.COM, que disponibilizou gratuitamente as fotos para download:

Meu colega de trabalho, Edson, sempre presente nas corridas de ponta.

O paratleta, Edson Dantas, que deu um show de superação!


A organização no dia da prova foi impecável.

Detalhes como escolha do local e dia único de retirada de kit, mal planejamento do buffet, deixam a impressão de uma preocupação maior com a estética do evento.

Mesmo com a opção de retirada do kit por outra pessoa, através de formulário, fica difícil a retirada do mesmo.

Já disse em algum tópico anterior, que não iria mais me desdobrar para retirar kit de corrida. O grande motivo que me levou a participar deste evento, foi o fato de que em BH temos poucas meias maratonas. Mas dessa vez, com certeza valeu a pena!

Álbum de fotos do evento: http://www.flickr.com/photos/asicsblog/sets/72157627102591073/

Nota 9.0

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Parabéns Daniel
    Mais uma vez, deu um show na cobertura do evento.

    Obrigado pelas reverencias, as não me acho referencia não, acho que estou longe disso rsrrs
    Mas mesmo assim obrigado.
    Na corrida vi muita superação, isso é emocionante.
    Estava no km20 (Museu de Artes Pampulha) e era visivel a força de vontade, a garra dos corredores...
    Incentivo não faltou.

    Nota 10 o review

    ResponderExcluir
  2. Oi Dani olha como já havia dito este foi a melhor corrida, em 1lugar, que participei....Primeiro achei que o valor compensou tudo que eles ofereceram. Aí não teve testes de hidratação, exame de estresse muscular?? estimulação dos músculos? Bem eu adorei!! E acho que os gastos que tiveram com a corrida valeu... Aí não teve personalização na camisa?

    Quanto ao percurso acho que ai em BH estão restringindo a outra área, não é por que é reserva natural não? tipo o circuito Athenas tb será com percurso igual a este.

    MAS FOI EXCELENTE!!!!DIGA SE NÃO FOI...risos!!!
    abraços e parabéns pela corrida e postagem.

    ResponderExcluir
  3. parabens excelente cobertura particularmente gostei bastante desta prova,ano que vem se deus quiser estarei aí de novo,sou de divinópolis e te conheci na pentecoste deste ano,abraço artur.

    ResponderExcluir
  4. Nescau, deixa de modéstia. É referência sim. Vc nem ia participar do evento mas se deu ao trabalho de registrar e informar o fato aos outros corredores.

    Dart, personalização de camisa sei q teve porq vi camisas personalizadas. Outras vantagens q Vc citou devem ter sido realizadas n GOLDEN FOUR EXPO, q foi n retirada d kit. Como n pude comparecer, tb n tive muito interesse em saber tantos detalhes. Minha insatisfação foi qto ao fato de só ter um dia p retirar o kit. Pode parecer incrível, mas algumas pessoas trabalham dia de sábado tb. Eu disse em outro tópico q n iria mais me desdobrar p participar de corridas, só fiz quetão de ir nessa corrida porq era uma Meia.
    Qto ao percurso, n tem nada a ver c reserva natural...

    Artur, pretendo correr mais uma vez em Divinópolis (CDC) este ano. Manda um abraço p pessoal d Friends Runners!! Nos encontramos em alguma corrida. Obrigado por prestigiar!

    ResponderExcluir
  5. Oi Daniel,

    Muito bom o review.
    As corridas de superação são inesquecíveis. Parabéns pela determinação e aos atletas que cruzaram a linha de chegada com você, pelo espírito esportivo.
    um abraço.

    ResponderExcluir