sábado, 6 de agosto de 2011

Ragga Night Run Belvedere 06.08.11: De volta às corridas noturnas!



Por: Daniel X.

A Ragga Night Run foi realizada no sábado, dia 06 de agosto de 2011.
A largada da prova ocorreu  às 19h, no bairro Belvedere – BH.

Devido a contratempos de última hora, uma amiga já inscrita não pôde participar do evento, me convidando para correr em seu lugar, transferindo sua inscrição para mim.

Desde que participei da primeira edição da Ragga, que aconteceu em 2010 na Savassi, decidi não participar mais deste evento, devido a falta de orgnização no trânsito, além da qualidade da medalha e camisa, que não me agradaram. Você pode ver as fotos da corrida de 2010 no site da Ragga. E tem foto minha lá. Alguém consegue me encontrar? Onde está o Dani?

Outro fator que também pesa na hora de optar por participar ou não do evento, é o valor de inscrição, sempre salgado.
Mas venho acompanhando matérias, comentários e opiniões de corredores desde então. E a Ragga promoveu um ótimo evento no Alphaville / Lagoa dos Ingleses, em fevereiro deste ano.

Então aceitei o convite sem hesitar.

O evento dividiu as categorias em  INDIVIDUAL MASCULINO e INDIVIDUAL FEMININO, nas distâncias de 5 km e 10 Km. 

O site do evento trouxe dicas para passada em diferentes tipos de terrenos.


A retirada do kit se deu na Av. dos Andradas, nº 3.000, bairro Santa Efigênia- Belo Horizonte. No  Shopping  Boulervard , nos dias 04 e 05 de agosto.

Uma escolha muito feliz, tanto pelo local, quanto pela opção de dois dias para retirada (além de ser perto da minha casa, rssss). O local é bem acessível tanto de ônibus quanto de metrô. Para usar o estacionamento do shopping o atleta tinha que pagar 5 reais.

O atleta podia também acrescentar o short do evento no kit, pelo acréscimo de 15 reais.
Percurso: 5 Km: 1 volta; 10 Km :  2 voltas

O percurso já está ficando conhecido pelos corredores de BH, pois, vários eventos tem sido realizados nessa região. Recentemente,  foram realizados nesta mesma área, a Corra pra Night e Circuito Lótus.
  Largada:
  
Em muitos eventos onde a inscrição sai por um valor alto, quase não se vê justificativa para tal valor. Na Ragga Night Belvedere foi o contrário. Foi  mais que uma simples corrida, foi também uma grande festa. 

   Show de luzes
     
Um grande número de staffs, que por sua vez estavam bem preparados para exercer a função. Hidratação a vontade. Mímicos divertiam os atletas, antes, durante e depois da corrida. 
   

Algumas partes do percurso tiveram um trajeto semelhante ao do Circuito Lótus, que aconteceu semana passada e onde participei como personal-husband-trainer,  para  minha esposa, Roseli.

Um percurso com muitos aclives e declives, muitas  curvas negativas, e diga-se até perigoso. Em corridas noturnas é necessário o dobro de cautela onde se vai pisar. Ainda mais que nem todo percurso era bem iluminado, e buracos no chão podem funcionar como armadilhas para os desprevinidos.

Equando passava por um posto de hidratação, pude presenciar a cena onde um staff orientava aos corredores a não jogarem os copos d'água no meio da rua.

Também havia uma caixa de som no meio do percurso, onde os mímicos além de incentivar os atletas,  também alegravam o cenário.
                                 
Além de toda festa promovida pela organização, tive um grande motivo para comemorar. Além da minha esposa Roseli, meus amigos Diogo, Isabela, Nescau e Roberto, também estavam presentes.
Diogo , Isabela ,Roseli, Roberto e Daniel X.

Diogo não pôde correr, devido à uma inflamação na garganta, mas fez questão de prestigiar o evento.

Isabela teve a honra de conhecer o maratonista veterano Clarindo e seu fiel escudeiro, Sgt Polaco, que são figuras ilustres nas corridas de rua de BH.
Além de Polaco, outros cães acompanharam seus donos durante o percurso. Essa prática está se tornando hábito nas corridas de BH. Desde que seja feito com consciência, não tenho nada contra. Os cães até alegram mais o ambiente.

Após a linha de chegada, atletas inscritos seguiam para entrega de medalhas. Não inscritos, conhecidos também como “pipoca”, tinham uma saída na lateral esquerda, antes da entrega de medalha. Uma boa estratégia para evitar a retirada de medalhas por corredores não inscritos, fato que já levou até a faltar medalhas em eventos, como foi o caso da Corrida da PMMG.
Sendo assim, foi impossível algum corredor pegar medalha sem estar inscrito (a não ser que seja um mestre, rssss).

Parece que alquele azar com corridas noturnas passou, pois, esta eduição da Ragga não foi apenas uma ótima corrida, mas uma das melhores do ano, até o momento.
 Nota: 10.

Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários