terça-feira, 23 de agosto de 2011

Matéria Especial: Clésio Araújo (Ticrésio) - O maior Atleta divinopolitano de todos os tempos.

Por Daniel X. (matéria que postei originalmente no blog Review de Corridas)


Hoje o apresento ao público uma material especial. Uma homenagem ao atleta divinopolitano Clésio Araújo, o Ticrésio.

Fui em Divinópolis prestigiar a Corrida do Ticresinho, que homenageia o atleta, e fiquei sabendo mais a respeito deste grande nome do esporte divinopolitano.

Ticrésio, que nasceu no dia 17 de junho de 1956, se tornou o maior nome do atletismo em Divinópolis.


Por incentivo de amigos, começou a correr aos 16 anos de idade, vindo a se tornar um dos cinco melhores atletas do país na década de 80.

O ápice de sua carreira como corredor, foi nos anos oitenta, fase em que venceu 14 corridas consecutivas, somando 77 troféus.
Durante algum tempo recebeu apoio do Atlético Mineiro e da equipe Pé de Vento - RJ, mas pouco apoio na cidade onde nasceu, embora a representasse com tanto orgulho.





Careca da Água Mineral também me contou histórias interessantes sobre Clésio, como quando “Ticlésio tinha uma namorada na cidade de Carmo do Cajuru, que fica a 16 km de Divinópolis. Ticrésio ia correndo para Carmo do Cajuru para ver a namorada, depois ainda voltava correndo”.


Houve também um episódio onde Ticrésio tinha acabado de ganhar um troféu muito cobiçado por corredores, e ao passar por uma garota, a mesma pediu para ficar com o troféu, e ele simplesmente deu à ela de presente.

Entre suas várias vitórias, se destacam: Maratona do Rio de Janeiro, Travessia da ponte Rio/Niterói, Volta Internacional da Pampulha, Corrida da Tv Integração de Campinas, Bi Campeão da Volta do Cristo, além de ficar em 13° lugar na 56 São Silvestre -1980.
Clésio também foi campeão em inúmeras outras cidades como Uberlândia, Uberaba,Lorena, Governador Valadares, Itabira, Caratinga, Passos, São João Del Rey, Contagem, Divinópolis, Itaúna, Lagoa da Prata,Araguari, totalizando 77 trófeus na sua carreira, sendo o último deles, conquistado na cidade do Rio de Janeiro, na corrida de Santo Antônio.


Além de suas vitórias, também sempre incentivou atletas e lutou pelo apoio ao atletismo na cidade.


Após deixar as competições passou a trabalhar com o serviço braçal, no ramo da jardinagem.


Em 25 de janeiro de 2007, já fora das competições, Ticrésio deu a seguinte declaração a um jornal de Divinópolis: ”Em Divinópolis não existe incentivo para a prática do esporte. Quando eu corria, ninguém me apoiava, e hoje continua do mesmo jeito.Tanto empresários como o poder público, não fazem nada para nossos atletas. Cidades com menor porte que Divinópolis tem ótimas pistas de atletismo. Formiga, Lavras, Itaúna e Pará de Minas, tratam seus esportistas com dignidade”

Ticrésio faleceu no dia 15 de março de 2007, aos 51 anos de idade, vítima de um aneurisma. A notícia tanto entristeceu, quanto surpreendeu a todos.


Seu corpo foi velado no Ginásio Poliesportivo José Constantino Sobrinho, no bairro niterói.


Depoimento do amigo Teodoro


Leiam também a comovente matéria feita pelo Teodoro, que foi concedida ao nosso Blog.
Essa falta de atenção com os atletas pelas autoridades, é tão evidente na região, que Ticrésio, o maior nome do atletismo em Divinópolis e que representava o nome da cidade com tanto orgulho, só recebeu uma homenagem em sua cidade, 17 anos após ter deixado as competições. A homenagem foi feita na IV Corrida Rústica do 23° Batalhão, pouco antes de sua morte.

Em 2007, foi homenageado em Poços de Caldas, cidade onde venceu a Volta do Cristo duas vezes.


Em 2009, a prefeitura de Divinópolis prestou homenagem póstuma ao atleta, denominando “Clesio Antônio de Oliveira” a Rua “Pedestre Dezoito”, no Bairro Lagoa dos Mandarins

No dia 21 de agosto de 2011, Divinópolis prestou outra homenagem póstuma ao atlteta com a Corrida do Ticresinho, voltada para o público infantil.
O evento ocorreu na na Praça do Bairro Danilo Passos, às 8:00 h.
A Corrida do Ticresinho teve o percurso de 100 metros e foi dividida em categorias, por crianças de 6 à 12 anos.






A Tia Ana, corredora veterana da Accord, levou seu neto Luan, para dar seus primeiros passos nas corridas.



Este é o Cleyder, sobrinho de Ticrésio, e desde cedo já segue os passos do tio.


Celeste (irmã do atleta), João Jorge da Acord, Nair (mãe de Ticrésio), Rominho (secretário de esporte e lazer), Cleyder, Cleinio (irmão de Ticrésio), e Daniel - organizador do evento.

Segundo o Daniel, organizador do evento, e que me recepcionou muito bem, “o evento tem também como objetivo incentivar a prática do esporte desde cedo”.


Ticrésio quase não teve apoio no atletismo, não viveu em uma época de grandes premiações, não dispunha de materiais esportivos de alta tecnologia, mas tinha qualidades essenciais exigidas para qualquer atleta: muita humildade e força de vontade, que com certeza eram os elementos fundamentais de toda sua garra!



Aqui, o atleta recebendo uma homenagem em Poços de Caldas em 2007.
Embora não esteja mais presente, deixou aos divinopolitanos seu legado, e é nossa missão cobrar das autoridades mais respeito e apoio aos atletas, e na hora de votar devemos nos lembrar disso. 

"O esporte é a única profissão que eu conheço na qual, quando você se aposenta, tem de começar a trabalhar. "




Câmera:

Daniel X. e Yasmin.

Fontes:

Jornal Oficial n°195, ano III

Jornal Agora - 17 de março 2007

Jornal magazine - 18 de março 2007

Agradecimento:Nair, Celeste ,Amanda Brandão, Teodoro e Careca.

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Olá Daniel parabens pela materia, em nome da familia te agradeço pela oportunidade que você proporcionou para as pessoas conhecessem um pouco mais da historia do meu tio..
    obrigada abraço.
    Amanda Brandão

    ResponderExcluir
  2. Sr. Daniel e demais representantes do Atletismo e do esporte especializado de Divinópolis-MG. Comecei no atletismo nos anos 80. O Clube Atlético Mineiro tinha uma extraordinária equipe de atletismo. Cêrca de 40 atletas treinavam semanalmente na pista do DI, no bairro Prado-BH. Conheci e treinei junto com os três melhores atletas daquela época: João da Mata Ataide, Clésio Araújo e Valdir da Silva Santos. Éramos treinados pelo prof. Valdomiro Monteiro e Geraldo Profeta da Luz. Todos eles se destacaram, vencendo provas em todo o Brasil e se revezavam nas vitórias em Minas Gerais. Havia uma prova "SUBIDA DA AFONSO PENA" com largada na praça Rio Branco e chegada no Parque das Mangabeiras. O Clésio venceu de ponta a ponta. Ele era especialista em provas com subida. Nesse dia eu corri ao lado dele um bom tempo.
    Clésio Araújo foi um dos melhores atletas que já conheci. Se eu pudesse cumprimentá-lo novamente, iria reverenciá-lo como um grande campeão.
    Caso surja um outro atleta com as mesmas características de simplicidade e eficiência do Clésio, devemos reconhecer e apoiar imediatamente.
    Parabens pela matéria.
    Fernando Maia de Figueiredo
    Pres.Liga Mineira de Atletismo.

    ResponderExcluir
  3. Pow Parabéns pela Matéria...

    Como sempre o Review está crescendo muito em qualidade.
    Reconhecendo os atletas, valorizando o esporte, e deixando uma otima referencia a todos que buscam informações sobre o atletismo...
    Os videos ficaram show demais.

    Parabéns

    ResponderExcluir
  4. 14 vitórias consecutivas é uma marca impressionante, essa matéria me fez pensar em como não conhecemos as histórias de nossos campeões, até mesmo desses mais badalados.
    Parabéns pela matéria!!

    ResponderExcluir
  5. Gostaria, com esse post, de aqui deixar a minha humilde homenagem ao Clésio Araújo, que, apesar de ser contemporâneo meu, já que iniciei, aos treze anos, no pedestrianismo em 1980 no Rio, não está na minha mente.
    O que dizer de alguém que começou a correr aos dezesseis anos e que, em MG, chegou a acumular, ininterruptamente, catorze vitórias?
    O que dizer de alguém que tinha uma namorada na cidade de Carmo do Cajuru, que fica a 16 kms de Divinópolis, e que, para vê-la, encarava 32 kms, uma vez que ía correndo, namorava e retornava correndo também.
    O que dizer de um atleta que teria presenteado uma desconhecida com um troféu ganho numa corrida simplesmente porque, ao vê-lo com a premiação na mão, ela lhe pedira?
    Esses relatos apenas relatam o quão puro e do bem esse nosso amigo seria.
    Ocorre que ele faleceu, contudo, o problema da insensibilidade em nosso País relacionada ao fomento do desporto amador está longe de ter um fim.
    Só viveu meio século e não alcançou uma reversão no quadro que experimentou em Divinópolis, cidade do centro-oeste mineiro caracterizada pelas indústrias confeccionista e metalúrgica/siderúrgica.
    A bem da verdade, salvo raríssimas excessões, se Clésio vivesse em outras cidades brasileiras, a realidade social que lhe cercaria não seria muito diferente da que relatou. Lamentavelmente.
    Para completar, a emoção da incrível vitória de Clésio Araújo sobre o ''monstro'' Édson Bergara em Mogi Guaçu/SP!
    À época, José Luiz Datena, magrinho e com vinte e poucos anos, iniciava no jornalismo.
    Em 2007, perdeu a batalha da vida, com apenas 51 anos, para um aneurisma cerebral.
    Ainda há tempo para que o poder público divinopolitano se redima de sua insensibilidade e alce ao seu merecido lugar. É para isso que torço.
    Fernando Pangaré.
    Recordista Cearense de Quilometragem Acumulada.
    www.fernandopangare.com

    ResponderExcluir
  6. Estava lendo esta página e "passou um filme na minha cabeça". Eu sou Testemunha viva e ocular do fato de o Ticrésio ir em Carmo do Cajuru correndo.
    Por volta do ano 83/84, eu com 6/7 anos, morava na Rua Bom Sucesso, no bairro Interlagos, em frente ao Bar Zero Hora.
    E lá passava quase todos os dias o Ticrésio indo e voltando de Carmo do Cajuru.
    Se era para ver sua namorada, não sei, fato é que ele ia e voltava.
    Quando ele passava a molecada, inclusive eu, ficavamos loucos. "...olha o ticresio, o ticresio..." era uma festa.
    Ele respondia, acenava e falava que um dia queria ver todos correndo com ele.
    Por diversas vezes chegamos a dar-lhe água para beber.
    Nós não tinhamos conhecimento do HOMEM e da FIGURA que estava ali...
    Parabéns Ticrésio.
    Alisson Cesar

    ResponderExcluir