domingo, 4 de setembro de 2011

Meia Maratona Internacional de Belo Horizonte 04.09.11


Por: Daniel X.

A Meia Maratona Internacional de Belo Horizonte aconteceu no dia 04 de setembro de 2011, sendo esta a segunda edição do evento, que passou fazer parte do calendário oficial das corridas de BH.
As inscrições puderam ser feitas pelo site do evento ou pela Casa do Corredor.

Assim como e 2010, além da meia maratona (distância exata: 21.097m), o evento também contou com o percurso de 5 Km, proporcionando também a participação de corredores de curta distância.

A largada e chagada ocorreram na Praça Nova da Pampulha.

Além da própria Lagoa da Pampulha, a corrida passou pelos principais pontos turísticos da cidade como a Igrejinha de São Francisco de Assis, a Casa do Baile, o Mineirão, Mineirinho e o Museu de Arte, marcos arquitetônicos de Oscar Niemeyer, sendo também acrescentado este ano um trecho de 3 km dentro do zoológico. Fato que mostra que a organização elaborou ainda mais o percurso, afinal, a parte do percurso que passava pelo parque ecológico foi muito criticada pelos atletas em 2010.
Curiosamente, em 2011 poucas corridas (ou nenhuma) passaram pela área da Casa do Baile, que fazia parte da maioria dos percursos de corridas realizadas na Pampulha.

PERCURSO MEIA MARATONA

PERCURSO 5 kM

Quem ficou a cargo da organização foi a TBH Esportes, que tem realizado bons eventos como a Volta da Lagoa dos Ingleses, Circuito de Corridas da Caixa/2010, Circuito Bradesco de Corrida e Caminhada da Longevidade 2010, eventos do quais participei e aprovei. No caso da Corrida da PMMG, a TBH deixou a desejar pelo fato de ter faltado medalhas para alguns dos atletas, independente da justificativa.

Em 2010 a organização deixou muito mal explicado a questão do percurso da Meia Maratona Internacional de Belo Horizonte, como pode ser visto em um tópico de discussão no Orkut. Principalmente quanto ao trecho que fazia referência ao zoológico (que na realidade só passou em frente e não dentro) e parque ecológico.

Mas o que deixa realmente a desejar nos eventos da TBH Esportes são seu preços salgadinhos.


O atleta Nescau, que já se tornou referência no esporte em BH, disponibilizou no Orkut uma mensagem de advertência sobre obras que estavam sendo realizadas no percurso:

Atenção Amigos
"O trecho após (aproximadamente km13) está em obras...
No sentido da corrida, é um pouco antes do mesmo trecho
onde tinha obra na Golden 4 Asiscs. Mas essa é um pouco mais extensa.

Acredito que não interferirar em nada no bom andamento da prova,
mas para os "BAREFOOT'S" deva ter muita britas e pedras pelo caminho.
No local existe duas pistas (Cooper e ciclovia) ambas espaçosa e otimo recurso para desviar das pedras (caso tenha).
"


Nescau ficou aproximadamente no Km 13, em um ponto de hidratação da equipe MediaRun. Deixo meu agradecimento ao Nescau pelo hidrotônico, que veio em boa hora!
A organização disponibilizou com antecedência no site do evento, a mudança referente a mudança do horário de largada. Grande fator positivo. Fato esse que não ocorreu no Circuito Regional de Contagem/Etapa Nacional I, onde o evento foi cancelado sem nenhum aviso aos participantes, que inclusive compareceram para participar da prova.
A entrega dos Kits foi realizada na loja Centauro Esportes do Boulevard Shopping/Santa Efigênia. Local de fácil acesso tanto pela quantidade de linhas de ônibus que passam na área, quanto pela sua própria localização. Além de que a estação de metrô Santa Efigência também fica a poucos metros do Boulevard Shopping. Para estacionar dentro Shopping era cobrado taxa.
Mas um dos maiores pontos positivos até então, foi a feliz opção de 3 dias para retirada do kit (Dias:01,02 e 03/08). Afinal, uma prova de nível internacional com certeza atrai atletas de vários estados (e de fora do país também), e nem todos tem a disponibilidade de retirar seu kit em dia único.
As inscrições ainda podiam ser efetuadas na retirada de kit, caso ainda houvessem vagas.

Retirei meu kit na quinta feira. Foi tranquilo e sem filas. Em parte, devido a disponibilidades de 3 dias para a retirada.

De fora da loja já era possível visualzar um anúncio sobre a retirada do kit, diferente do que aconteceu no Circuito Lótus-2011, em que os atletas ficavam perdidos dentro da loja Renner, sem nenhum aviso referente ao setor onde era realizada a retirada.
Fui atendido de forma muito ágil, ficando menos de 10 minutos dentro da loja.
O kit veio sem aquele excesso de propagandas, que já virou característica nas corridas em BH.

O evento foi televisionado pela TV Alterosa.

A qualidade da camisa excelente, se comparada com a do ano passado. A camisa de 2010 deixou a desejar tanto pela pela qualidade do tecido, quanto pela cor. Correr 21 km de camisa preta e debaixo do sol não é recomendável.
Em 2010, os primeiros 200 inscritos ganhavam uma camisa de poliamida.

O evento este ano contou também com um mascote: A Onça Pintada
"Para celebrarmos o sucesso da parceria com a Fundação Zoo-botânica de Belo Horizonte, e conferir um caráter realmente ecológico ao evento, elegeremos um mascote acada ano.
Nesta estréia em 2011 o animal escolhido é a ONÇA PINTADA.
Os motivos são vários: a Onça Pintada é um animal da fauna brasileira, é um felino com gosto pela corrida e pela velocidade, e está ameaçado de extinção. A sociedade precisa se mobilizar para evitar que esta espécie tão especial desapareça do nosso planeta."

Categorias:
Portadores de necessidades especiais: Masculinos e Femininos
Faixas etárias masculinas: (18/19, 20/24, 25/29, 30/34, 35/39, 40/44, 50/54, 55/59, 60/64, 65/69, 70/74, 75/79, 80+)
Faixas etárias femininas:(18/19,20/24,25/29,30/34,35/39,40/44,45/49,50/54,55/59,60/64,65/69,70+)
Masculino e Feminino: (sem divisão por idade).

Este é o famoso corredor Luíz Fernando Batman, que no ano passado fez apenas o percurso de 5 Km devido a uma lesão. Esse ano ele correu os 21 e alegrou ainda mais o público com sua presença.
Apesar de ser um corredor muito popular em MG, Batman é um cara humilde, e não se deixa levar pelo estrelismo, sempre dando atenção às pessoas e tirando fotos com seus fãs. Eu conheci esta grande figura na Corrida do Carteiro 2010, onde trocamos idéias durante a corrida e cruzamos a linha de chegada juntos.
Batman, a partir deste momento você está oficialmente convidado a ceder uma entrevista ao Review de Corridas.

A PMMG estava presente para garantir a segurança no trânsito para os atletas.

Rejane e Robson da equipe MediaRun

As largadas aconteceram pontualmente. Quase perdi o horário da largada devido a uma distração. Foi o Robson que me chamou atenção quanto ao horário da largada dos 21 km, que já estava se encerrando.
A opção de vários horários diferentes, proporcionou uma largada sem superlotação, que é característica de corridas organizadas pela O2.


A quilometragem foi bem marcada. Staffs bem preparados. Vários postos de hidratação bem posicionados, inclusive com gatorade.

A parte do percurso que passou dentro do zoológico foi muito bem elaborada, com aclives, declives e curvas, que aumentaram o nível de dificuldade da prova. Mas foi muito divertido.
PERCURSO DE 3 KM DENTRO DO ZOOLÓGICO (parte do percurso de 21 km)
Foto: Flávio Guto - MediaRun

Já estou a meses sem treinar, mas o clima ameno e arborização ajudaram muito a suporatar os 21 km sem grande desgaste físico.

A Copasa também contribuiu para diminuir o calor com este tunel com jatinhos de água em dois pontos do percurso.

A Academia de Corrida Alta Energia também marcou presença. Agora sob a supervisão do professor Marcos Carneiro.

A premiação contou com várias autoridades, entre elas, o Prefeito de BH, Marcio Lacerda.

A qualidade da medalha foi infinitamente superior à de 2010. Quando recebi a medalha de 2010 fiquei decepcionado devido a qualidade e elaboração da mesma.


Informações sobre a medalha cedida pela organização em 2010:"Um dos destaques desta corrida será a medalha, que foi especialmente confeccionada com uso de resíduos metálicos de antimônio das baterias dos veículos, com tratamento de superfície na cor ouro velho, mais um exemplo do carinho da organização do evento com o povo de Belo Horizonte."
Medalha de 2010

Militares do 34° BPM estavam presentes para assegurar paz e tranquilidade no local.
Polícia Comunitária: Base Móvel.


Flávio, Daniel X., Rejane

Depois de várias sessões de fisioterapia no joelho, voltei a correr. Na maior parte do percurso não senti nenhuma dor, mas depois do km 18 tive que reduzir a velocidade devido a uma discreta dorzinha, curiosamente no joelho oposto ao lesionado. Agora é mais um mês sem correr. Mas minha recuperação está indo bem.

Não sei o número exato de inscritos, mas tive a imprenssão que foram bem menos que em 2010. Acredito que essa queda no número de inscritos se deve às falhas ocorridas em 2010, além do preço. Mas em 2011 a TBH Esportes fez o dever de casa direitinho, e corrigiu todos os erros da edição anterior, sendo esta uma das melhores corridas que participei em 2011.

Clique na imagem abaixo para acessar nossa Galeria de Fotos:

Resultado do evento:Aqui
Nota: 10!!

Este review é dedicado ao paratleta sul-africano Oscar Pistorius. O atleta foi primeiro o corredor paraolímpico amputado a enfrentar a elite do atletismo mundial.

Pistorius nasceu com ausência congênita da fíbula em ambas as pernas. Quando ele tinha 11 meses de idade, suas pernas foram amputadas entre seus joelhos e tornozelos.

Na última segunda-feira, Pistorius não conseguiu se classificar para a final dos 400 metros rasos no Mundial de Daegu, na Coreia do Sul. Mas independente desse resultado, entrou para história do atletismo mundial, como um símbolo de luta e superação.

O atleta teve que passar por uma batalha judicial pera ter o direito de participar do evento.

"Conhece-te, aceita-te, supera-te."
Santo Agostinho





Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Woops...

    Como sempre o Review, vem descrevendo e muito bem a visão do atleta perante as corridas.
    A Meia Maratona de BH, tinha tudo pra dar certo...
    E Deu!!! Parabéns aos organizadores!!!

    Como estou de molho, recuperando de umas pequenas luxações, optei (força maior) em não correr e descansar os musculos... o Joelho agradece.. rsrsrs
    A forma que vi de estar prestigiando e me senti presente, foi essa: Levar Hidrotonico a Equipe MediaRun e aos amigos.. foram quase 50 atletas (amigos)a agraciado com o hidrotonico aproximadamente no km13...
    Senti muito prazer em poder ajudar os amigos, pois sei que ali seria um ponto critico da prova.

    No mais meus Parabéns a todos que participaram deste maravilhoso evento

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana o Review! Parabéns!

    Abraços,

    Maria Vitória

    ResponderExcluir
  3. Poxa você é fera mesmo Daniel, só você por aqui corre 21k....hum!! Parabéns pela corrida, botou para quebrar na postagem. Muito bom mesmo. Até outubro.
    estaremos aí!
    abraços

    ResponderExcluir
  4. Belo review, parabéns também pelo desempenho nos 21km!
    Agora só fiquei curioso pra saber mais das histórias do Batman...

    Abração!!

    ResponderExcluir
  5. Calma Márcio...
    Em muito breve teremos a tão esperada entrevista com o Professor Luiz Fernando e/ou Atleta Batman.

    Esqueci de citar no meu comentário que enquanto aguardava os atletas passarem pelo km 13/14 onde eu estava com alguns gatorade para os amigos, acompanhava tudo pelo celular que transmitia ao vivo na TV alterosa/SBT e era comentado pelo Wander do Prado.
    Parabéns pela iniciativa

    ResponderExcluir
  6. PROCEDE A RECLAMAÇÃO DA ATLETA CLAUDIA:

    Ela reclama que ficou em 7º lugar no 5k Fem, e a sua frente ficou uma atleta de 11 anos da equipe AMIL ((Nº 5184 / FABIANA ANDREATA R PEREIRA Idade-11 /F0017 Faixa Etaria 1ª / Tempo: 00:21:50 00:20:11 / Equipe: AMIL))

    Estive conferindo no site pelo nome da atleta a classificação:
    http://www.sportrun.com.br/upload/20110904114943.htm

    E pelo numero de peito está a fota da garota no site www.mediarun.com.br :
    http://www.mediarun.com.br/Products/492168-f.aspx

    Como era empresa pode ser que eles tenham trocados os numeros por engano.
    Mas se anunciou que era uma jovem de 11 anos, ele devia se pronunciar pra não ficar tão feio.
    Imagine se ele ganha, e ela sobe no pódio e é desmacarado a posivel FARSA...

    O pessoal tem que ter mais atenção a estas questões...

    DESAPROVO!!!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom hein Daniel, mas eu não vi marcação de km nos km 1, 2 e 3, só fui ver no km 4... deve ter sido desatenção minha... No mais que corrida, muito boa mesmo, e como participei ano passado também, pude perceber as melhorias... Ah, depois me manda aquela foto minha que você tirou... Um abraço...
    Eduardo de Carvalho
    Edex Running
    edexrunning@terra.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ola a todos!
    Parabens pelo review Daniel, muito bem escrito! Corremos juntos uma parte boa da prova, mas no km18 cansei muito, muitas bolhas, o desgaste natural de um amador, aí fiquei um pouco para trás! Mas chegamos quase juntos!

    Gostei do convite para a entrevista para o review, ainda mais que o Márcio (aí acima) até já queria saber algumas histórias minhas....
    ahuahaua

    Gostei da ideia da entrevista sim!
    Até já fizemos uma meia entrevista na Fundação Torino, aquela que fazia muito frio, aí nem tava dando pra falar direito!
    ahauau

    Mas a corrida foi muito boa e achei muitíssimo organizada, pra mim foi impecável, tb só vi marcação de km no km4 (mas isso não mancha a organização). Depois, eu vi em todos, com excessão do km20 e do 21 (evidentemente).

    Falow galera e a gente se vê!

    Luiz Fernando (BATMAN)

    ResponderExcluir