segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Do Sedentarismo à Meia Maratona: Por Eduardo de Carvalho

Por Eduardo de Carvalho - Edex Running

Em dezembro de 2009,tomei uma importante decisão. Era final de ano, e como todo final de ano fazemos promessas de uma nova vida. A missão era difícil: "Neste ano vou voltar a estudar e vou correr uma meia maratona."

Então distribui minha semana :
Nas segundas e quartas de 17:00 as 19:00 o compromisso era com a Faculdade via internet. Nas terças e quintas, era treino para a meia maratona (21 k). Nas sextas era descanso de 17:00 as 19:00 e aula presencial de 19:45 as 22:35.
Aos sábados a jornada começa bem cedo, já que minha esposa e meu filho costumam acordar somente após as 09:00, afinal de contas é sábado, me propus aos treinos no período da manhã. Com tudo isso ainda me sobrou o domingo “livre”.

Com o ritmo dos treinos, defini que nas terças e quintas o treino seria leve a moderado, com trechos de aproximadamente 1:00 hora de percurso o que em média eu correria 10 a 12k, mas no sábado o treino seria intenso, 18k no mínimo.
Em maio de 2010, participei de minha primeira prova. A corrida de Contagem, na minha
cidade. Foi uma experiência indescritível, pois apesar de achar que estava bem preparado para correr os 10K, o lado psicológico pesou e com dificuldades completei a prova com o tempo de 0:53:22.

Corrida de Contagem: a primeira corrida!

Fiquei tão maravilhado, que intensifiquei os treinos e em julho/10, participei da Corrida/Treino da Lua Cheia, organizada pela academia By Japão, em Nova Lima-MG, onde consegui dosar bem a minha ansiedade e completei a prova de 10K, com muitas subidas e descidas com o tempo de 0:50:33, sem muitas dificuldades.

Corrida Treino da Lua Cheia: muitas subidas e descidas

E foi assim que consegui em agosto de 2010, completar a minha primeira prova de meia maratona com um tempo de 01:53:10 e cumprir minha promessa do final do ano passado.
A Meia maratona Internacional de BH, foi uma prova pra nunca mais sair da memória. A superação e a conquista de um objetivo. Neste momento, após a meia maratona de BH, que se realizou em agosto de 2010, ficou o compromisso de intensificar os treinos para correr a Volta da Pampulha em dezembro do mesmo ano.18k com tempo entre 1:20:00 e 01:30:00, o que vai me exigir maior dedicação nos treinos.

1ª Meia Maratona Internacional de Belo Horizonte: o sedentarismo ficou para trás.

Utilizo uma planilha de treinos, nos mesmos dias dos meses anteriores, mas com carga mais intensa, para cumprir este novo objetivo. Agora é correr pra vencer mais esta desafio. Atualmente tenho conseguido fazer 12,5K em 01:00:00, mas é preciso melhorar.

Em novembro tem a Corrida BH 10K, que vai servir de teste para este treinamento, e em dezembro a tão sonhada Volta Internacional da Pampulha – 18k.
Não posso nunca esquecer de agradecer a minha esposa Lídia, que por vezes teve que cuidar do Filhão Arthur, sem a minha presença, para que eu pudesse treinar e correr as provas intermediárias, e aguendar as minhas reclamações de dores e unhas encravadas.

Agradecer também a todos que sempre duvidaram que eu conseguiria, pois me deram mais incentivo que se estivessem acreditando. Agradecer a Deus, pois me deu a oportunidade de mudar a minha vida, e creio que estou utilizando esta oportunidade.

Um grande abraço a todos que se dispõe a correr pelas ruas, e a vencer seus medos, superando todo dia um novo desafio. Parabéns a todos nós.

Eduardo de Carvalho 20/09/2010.

Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário