terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

IX Corrida Rústica do 23º BPM - O Primeiro Pódio - 26.02.12


Por Daniel X.

A corrida  aconteceu no dia 26/02/12 , em comemoração aos 20 anos do 23º BPM, em Divinópolis, além de fazer parte das comemorações do centenário da cidade.

O evento já começou se destacando pela taxa de inscrição: dois litros de leite, que serão distribuídos para quatro entidades de Divinópolis. Foram realizadas aproximadamente 500 inscrições.
Além do valor simbólico de inscrição e dois dias para retirada de kit, a corrida ainda teve premiação por faixa etária: 1º ao 5º lugar geral Civil, 1º ao 5º lugar geral Militar, 1º ao 3º lugar na faixa etária. 
O evento foi aberto a toda população, unindo ainda mais a PM e a comunidade.


A retirada do kit aconteceu no sábado e também no dia da prova, possibilitando a retirada aos atletas que vieram de outras cidades, que foi o caso dos meus amigos: Valquiria, Conrado, Ronildo e Leninha, que vieram de Contagem para participar.

As camisas são de tecido técnológico e vinham em três cores: verde, rosa e laranja.
A retirada do kit foi tranquila: Cap Leônidas (organizador), Sgt Rodrigo Gomes e Daniel X.

A retirada do chip foi no dia da prova e  também foi tranquila, sendo organizada em ordem alfabética.

Nos dias que antecederam a prova,os atletas receberam e-mails do organizador, com algumas indicações de hotelaria e também um lembrete a respeito do fim do horário de verão.

A largada aconteceu às 8:00h, no 23º BPM, situado na rua Mato Grosso, s/nº, bairro Afonso Pena, e foi precedida pelo hino Nacional e hasteamento das bandeiras do Brasil e Minas Gerais.

 

Conforme divulgado várias vezes neste blog, os percursos das corridas que são realizadas na cidade geralmente são difíceis, devido ao relevo da região. 

O trânsito foi controlado por PMMG e pelos Agentes de trânsito da SETTRANS. Staffs indicavam o caminho. Uma coisa que não vi no evento, foi a marcação de quilometragem, que para muitos atletas faz diferença.

Senti que fiz uma boa performance, não pelo tempo, mas por completar a corrida em um ritmo constante e me sentindo confortável.
O percurso passava pelas principais avenidas da cidade, e apesar da distância de 6,2 km, classifico a dificuldade da prova como nível médio, devido à altimetria.
Quem quiser se superar, Divinópolis oferece essa oportunidade com suas corridas que geralmente tem um percurso bem desafiador.

O inicio da premiação aconteceu de forma bem rápida. Não vi nenhum caso de reclamação quanto a falha de cronometragem por chip.
Apesar do valor simbólico da inscrição, não faltou água e os atletas podiam usar os banheiros do próprio batalhão, que é bem mais confortável do que banheiro químico.

Alguns colaboradores: Kamaro´s Confecções, 23º BPM, 10º BBM, Divinópolis Sports, Copasa, Unimed, Prefeitura Municipal de Divinópolis e Farmax.

Enquanto esperava minha esposa Roseli na linha de chegada, tive a notícia de que ela havia passado mal durante o percurso, mas foi atendida  pela equipe de saúde da PMMG, e foi liberada rapidamente.
Nesse momento tive a impressão de ter ouvido meu nome no alto falante. Mais problemas? Não. Estavam me chamando para o pódio: 5º lugar!!!
Peço desculpas a organização se atrasei a premiação por alguns segundos, mas naquele momento a saúde da minha esposa era prioridade.


Agradeço ao Sgt Ortiz e Sgt Tavares, pelo atendimento prestado a minha esposa Roseli.

Sgt Ortiz e Sgt Tavares fazem parte do quadro da área de saúde da PMMG. Além de policiais, são especialistas na área da Enfermagem.


Recebi o troféu das mãos do amigo, Camarão, que realmente me deixou emocionado ao dizer: "é um prazer maior ainda entregar o troféu a você". Obrigado Camarão!!!
 

Conforme já foi citado pelo atleta Luis Fernando Batman aqui no blog, o sentimento de subir ao pódio é muito emocionante. Realmente dá a sensação de que nosso esforço como atletas foi reconhecido.
Os premiados também receberam brindes da Divinópolis Sports.

Deixo meu agradecimento ao treinador Adriano Maron, que tem acompanhado meus treinos e que, na quinta feira me passou todas as orientações a serem usadas nessa corrida.

Como a premiação aconteceu na quadra do batalhão, os atletas e seus acompanhantes não tiveram que esperar sob o sol, podendo também fazer uso das arquibancadas. Um conforto muito raro em corridas de rua.

Parabenizo o Capitão Leonias, que foi o organizador do evento. Ele também é um dos fundadores da equipe Friends Runners, sendo um grande incentivador do esporte na cidade e na PMMG.
Conrado, Cap Laeonidas e Valquiria

Conclusão: valor de inscrição simbólico, dois dias para retirada de kit, camisa de qualidade, premiação por categoria, banheiro sem restrição, temática social, conforto na entrega da premiação. Isso foi possível graças às pessoas que tiveram compromisso com o evento.
Nota: 10!
Galeria de fotos:
Vídeos pela TV Candidés
                     

Foi a sexta corrida que participei no ano, e ainda não gastei 90 reais com taxa de inscrição. Isso explica por que muitos corredores tem migrado dos eventos de moda, para eventos de menor porte. A qualidade não está no valor da inscrição, mas no compromisso que o organizador tem com o esporte, com o evento, e acima de tudo, com o atleta.
O Capitão Leonidas é atleta, e por isso sabe organizar um evento esportivo com qualidade. Não adianta nada grandes empresários realizarem corridas com ótimo visual e esquecerem o verdadeiro foco: o atleta/cliente.
Alguém se lembra dessa turma? 
Ronildo, Daniel X., Leninha, Conrado e Valquíria. É a turma da Corrida Pipoca. Saiba mais: Aqui, Aqui, e Aqui !!!!

Matéria dedicada a todos os militares do 23º Batalhão, pela sua prestação de serviço no Centro Oeste  de MG!
Deixo um agadecimento especial ao meu amigo, Sgt Pessoa, do 23º BPM, que há oito anos atrás foi uma das pessoas que me apoiaram no tratamento de alcoolismo do meu pai.

Dicas de corridas:

5ª corrida Itatiaiuçu,  dia 18/03/2012 //10 km//R$15,00// Prêmios: em dinheiro no geral e no 1º  lugar de cada faixa etária + Faixa etária: 2º e 3º troféu.

 XIV Corss Country - Morro da Antena, 7.5km, dia 11/03/12 - Inscrição: 20 reais.

Corrida da Ressaca , dia  11/03/2012 Distância(s): 8KM / Cidade: Mariana / MG.

Circuito de Corridas do ABC - Mexa-se Para o Bem Viver.

K-42 Vila do Farol - Bombinhas  Adventure Marathon - SC.

6ª Corrida em Defesa das Nascentes - Em comemoração ao dia mundial da Água / Divinópolis.
Informações: 037-8806.3443. Saiba mais clicando na imagem abaixo!!

Comente com o Facebook:

15 comentários:

  1. Parabens Pela Conquista Daniel!
    Subir ao pódio é muito bom mesmo, fui 2 vezes ano passado no Circuito de Contagem, porém não estava de Batman, o dia que conseguir de Batman será minha realização como corredor.
    Mas me divertindo, já fico satisfeito!
    Valeu cara e até a próxima!

    Luiz Fernando (Batman)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Batman! Daqui uns dias nos encontramos na Meia Linha Verde!!

      Excluir
  2. Amei ter participado!
    A principio achei meio complicado, pois era dia do aniversário do meu filho.
    Como a largada era as oito e Divinópolis não é tão longe animamos.
    Acordamos às 04h15min.
    Às 05h10min estávamos na estrada: Conrado, Valquíria, Negão e Leninha
    Fomos os primeiros a chegar 06h20min, demoramos um pouco até achar a rua Mato Grosso,
    nunca tínhamos estado em Divinópolis. Às 07h30min chegaram o Adriano, a esposa e a filhinha dele. Pouco depois o Luciano. Todos de Contagem/MG.
    Fomos recebidos com muita atenção e respeito, como afirmei no facebook, o pessoal é muito hospitaleiro.
    Quero parabenizar ao Cap. Leônidas, Sgt Rodrigo e toda sua equipe pela garra com que produziram e conduziram o evento. Agradeço atenção e carinho para conosco. Houve troca de muitos emails os quais não ficaram nenhum, sem resposta, coisa rara de acontecer nos eventos de atletismo.
    Tive um problema com a camisa que foi prontamente resolvido pelo próprio Cap. Leônidas.
    Batemos novamente na mesma tecla: eventos com valor simbólico, com pouquíssimos apoiadores, sempre tem atendimento vip que deveriam ser copiados pelos grandes promotores de eventos caros.
    Agradeço também ao Daniel que me incentivou a ir. Estou voltando de uma crise, brava, de canelite e a força dele fez a diferença. Quando vi tanto morro, pensei que não ia conseguir, nunca corri em percurso com tal altimetria. Graças a Deus a queimação não apareceu, em momento algum. A força de todos me ajudou a chegar aos 42 min.(liquido) e 43,23 min.(bruto). Minha posição, entre os + - 500 atletas, foi a de nº 316º e 7ª na faixa etária. Poderia ter feito um pouco melhor, tenho consciência e tenho treinado, também, para que isso aconteça, mas tive receio quanto a minha lesão. Não subi ao pódio, mas tenho a impressão que ganhei a São Silvestre! Muitos já sentiram, com certeza, essa mesma sensação.

    Valeu!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb andei ruim das canelas semana passada. Mas como sempre, qdo estou mais detonado é q faço melhor, rsss. Parabéns pelo seu retorno! E ainda apareceu na televisão!!!!

      Excluir
  3. Eu não tinha dúvidas Daniel que este pódio viria....agora serão vários. Precisava apenas de um para deslanchar. Parabéns!!!

    e aí já pensou como a vizinhança fica??? Pisa fundo que agora é só você.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem Dart, o pódio foi só um detalhe. O melhor mesmo é poder estar correndo sem sentir aquelas dores de 2010 e 2011. Isso graças a um treinamento adequado.

      Qto a "vizinhança", vão ter que assistir de cima do muro...rsssss!

      Brigadú!

      Excluir
  4. Parabéns pela corrida e pelo pódio Daniel. Tbm to com vc nessa de provas "mais em conta"...rodando o interior de SP em busca de corridas legais. O ano promete.

    Abraço.

    Alan
    alanrunning.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Alan. Agora vou dar mais espaço a essas corridas em meu blog. Vamos divulgar quem realmente tem compromisso com nós atletas!

      Excluir
  5. Po Daniel através do seu relato eu posso falar que da para fazer muitas corridas assim , nota 10 para todos os organizadores e corredores que participaram desta grande festa do atletismo, ahhh se todos os corredores fossem unidos muita bagunça nas corridas iriam acabar...Espero que sua esposa já esteja bem melhor e parabéns por mais um desafio concluído com um belo pódio...Valeuuu...

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jorge. Como Vc disse, é trabalho de formiguinha, mas temos formiguinhas bem animadas como Valquiria, Negão, Conrado e Leninha. Além dos amigos Eduardo Carvalho e Luiz Batman, que realmente se posicionam qdo se trata de mostrar sua insatisfação com o desrespeito aos atletas, ao invés de ficar em cima do muro como muitos fazem.

      A esposa melhorou, foi só um susto mesmo.

      Excluir
  6. Parabéns Daniel!
    Agora ninguém te segura, sem lesão, com orientação profissional e o potencial que você sempre teve. Fiquei muito feliz de saber da sua conquista.
    Muito sucesso para você.

    um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até agora as lesões não se manifestaram Janaína. Acho que aquele lance de esteira não é mesmo p mim. O treinador Maron tem me mostrado como aquele nosso "treinamento" era errado. Encontre um bom treinador tb, p Vc não ter que reviver aquele drama de passar boa parte do ano lesionada.
      Nos encontramos em alguma corrida p colocar a conversa em dia!!!!!

      Excluir
  7. Parabéns Daniel!Fico feliz com seu sucesso também nas pistas!!Obrigada pela lembrança.Pena que o meu joelho não permite me aventurar nas pistas. Mas tudo bem. Só de acompanhar seu trabalho já é bem legal. Grande abraço. Nelcina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Nelcina!!! Eu é que agradeço por ter prestigiado minha matéria.
      Mas não deixe de praticar sua hidroginástica, é muito bom. Parei de fazer hidro porque agora estou treinando exclusivamente corridas. Mas o importante é não ficar parado.

      Boas "férias"!!!!!!!

      Excluir