quarta-feira, 14 de março de 2012

3ª Corrida "Pipoca" de Belo Horizonte - Exija Nota Fiscal nas Corridas! 11.03.12


Por Valquiria A. Pereira de Lazari

Para começar a correr basta calçar o tênis e sair por aí, certo? Errado.
Por mais que a corrida pareça um movimento natural do ser humano, daqueles que todos aprendem na escola, fazer desse esporte uma atividade que agregue qualidade à vida requer algum esforço que vai além de calçar um par de tênis e sair por aí, alguns dias da semana. Com disciplina e regularidade, os ganhos em saúde, bem-estar, humor e disposição são mensuráveis já nos primeiros meses. Quem corre vive melhor, dorme melhor, controla o peso, previne as doenças cardiorrespiratórias e até combate a depressão.

A corrida de rua, ou “pedestrianismo”, como também é conhecida, é uma das modalidades do atletismo que mais vem crescendo e atraindo adeptos em todo mundo.
Um certo Diretor e Consultor Técnico faz a seguinte afirmação em, um trecho do seu texto: Corrida de Rua: um esporte promissor no país, publicado na net,  “A corrida de rua é, hoje, um dos esportes que mais cresce no país e no mundo. É uma das práticas esportivas mais democráticas, uma vez que não necessita de grandes investimentos para sua prática, envolvendo assim, pessoas das mais variadas classes sociais. ...

Cita alguns dados estatísticos e os benefícios, e continua: ..." Devido a tudo isto, o investimento das empresas e instituições neste esporte tem crescido consideravelmente. Em 2006, 70 empresas patrocinaram eventos de corrida de rua, enquanto que em 2007, o número de empresas investidoras nesta atividade passou para 110, um aumento de 57%. Esse número vem crescendo a cada ano e, hoje chega a movimentar uma media de três bilhões de reais, tanto em produtos, isotônicos, materiais esportivos e com os eventos. Enfim, não existem dúvidas, o mercado das corridas vem crescendo nos últimos anos e tende a crescer ainda mais nos próximos anos, sendo um bom investimento e um retorno certo para quem aposta nesta idéia."

Amados amigos atletas, iniciantes ou elite, essa matéria foi postada em 06/04/2010, podem conferir Aqui
Estamos em 11/03/2012 e a previsão dele estava corretíssima. O esporte virou comércio e muitas vezes desregrado.

Novamente, a Equipe 'Pipoca' de BH “prestigiou”, com sua humilde presença, dia 11/03/2012, na Nova Praça da Pampulha/BH-MG, às 08:00 horas, uma ‘Prova Corrida Terrestre’, denominada “Evento”.

Insatisfeitos com algumas organizações das corridas rústica, não só em BH, mas de todo país, começamos, em novembro/2011, nossos protestos, contra exploração dos corredores iniciantes e elite. Com muito esforço, completamos nossa 3ª manifestação de repúdio contra graves falhas organizacionais de tais  eventos.
 Persisto em dizer: Evento, pois é assim que os organizadores denominam , em contratos firmados entre atletas corredores, o seu produto: as Corridas de Rua.

Nossa equipe é formada de brasileiros, ex-clientes de tais organizações, atletas corredores,  que  incomodados com os absurdos a que tem sido expostos, resolveram por a “boca no trombone”.

*"Homens de Preto", da esquerda para a direita: Leninha, Maurício Sá, Conrado, Negão, Valquíria, Luiz Batman, Carlão e Daniel X.
 
            
Infelizmente nessa edição não tivemos o prazer de contar com a presença de alguns membros. São eles: Verusa, Diogo, Sônia, Roseli, Euler e Eduardo, que por motivos pessoais não puderam comparecer.
Em novembro/2011, tivemos a oportunidade de avaliar uma corrida promovida pela mesma organização, então vamos  somente reavaliar.
O evento contou com uma participação estimada acima de 3.000 atletas, mas no momento da largada não contou com a pontualidade britânica e nem com pelotões definidos por tempo.

O imenso número de atletas logo na chegada, devido ao número insuficiente de staff’s, tiveram que enfrentar um tumulto para retirada do chip.
 

Fomos para escadaria, observar de cima. Ver para crer mesmo, a praça parecia um pleonasmo. Novamente tudo Laranja. Fiquei com pena dos atletas que são encantados com as camisas dos eventos,  que a partir de então, quer seja para passear ou para suar em seus treinos,  vestem o "abadá" da corrida, fazendo propaganda gratuita para a famosa marca que compõe o grupo dos organizadores do mesmo.
 

Para os que não sabem, os Laranjas pagaram  “bagatela” de R$ 94,90 (R$ 84.90 até dia 12/02) para correr 5 ou 10 km.

Contrastes do “Braziu”: nos posicionamos em nosso ponto estratégico e encontramos esse cachorrão ai :
 
Membro de um grupo de quatro e de quebra o outro peludão, estavam embaixo de muito sol, literalmente suando, para  defenderem assim, sua graninha.         
 

Atletas se dirigiram a nós, para saberem o quê estávamos reivindicando: Inscrições com valores altos são uma camuflagem para descriminação financeira , Que a premiação seja justa,  Organização na apuração dos resultados finais do Geral e Faixa Etária ,  Respeito dos “staff’s” para com os atletas e  transeuntes, mais postos de hidratação , inclusão da categoria PNE, Organização proporcional ao valor cobrado, Aprender ouvir o cliente.
 

Tivemos um momento de crise de riso! Descobrimos finalmente a verdadeira utilidade para alguns itens do famoso kit. Quando proferi, em alto e bom som, a frase: “Colocação de banheiros químicos ao longo do percurso!” um membro de nossa equipe soltou a seguinte pérola: "Por enquanto, para o nº 1 temos os postes para os homens. Nas ruas laterais, as vagas entre os carros, são para as mulheres, que poderão também usar as toalhinhas. Já o nº 2, para ser  ecologicamente correto,  ambos os sexos, deverão utilizar a famosa sacolinha. Dentro dela vocês , certamente, encontrarão  papéis suficientes para uma minuciosa higienização."

 Foi hilário!  Principalmente para quem tem uma imaginação fértil, como a minha ,  e construiu mentalmente a situação.

Brincadeiras de lado, voltemos à realidade do evento.
Após a prova, ao perceberem nossa presença, alguns atletas se aproximaram pedindo informações, pois até o momento, só conseguiram entender que éramos contra corridas lotadas onde nós, atletas amadores, pagamos uma fortuna para participar. E os que são da elite, juntamente com dezenas de pessoas, tem o enorme prazer de ganhar cortesia para participar.
Após algumas explicações, informamos o endereço eletrônico de nosso blog para que eles se informem melhor.
                             

                               
No próximo protesto, com certeza, estarão conosco!

Como todos sabem nossos protestos, associado às matérias do blog, já começaram a conquistar alguns dos objetivos.
1 – Após 14 anos PNE’s  Auditivos tiveram sua categoria reconhecida pelo ECT e são premiados.
Confira: Corredor deixa deficiência auditiva de lado e cai nas ruas atrás da felicidade.

2 – Ambulância ao longo do percurso. Essa estava  +/ - no km 3 .
 

3 – Não foi necessário beber água da lagoa. Vimos um posto de hidratação no km 2,5 e um no
km 7.  A água até sobrou no km 2,5

4 – Após insistentes e-mails, Daniel recebeu seu  Recibo da nota fiscal da 6ª Meia Maratona Internacional de São Paulo, concedido pela empresa Yescom, que está de parabéns pela iniciativa.
* Atletas, vamos exigir nota fiscal, pois, este ato é tanto um direto, quanto um dever do cidadão! Vamos fazer nosso papel também, não adianta só ficar colocando a culpa em organizador.

Aproveito o espaço cedido para puxar também a orelha dos atletas e das assessorias.  Mesmo sendo iniciante, já presenciei, ou fui informada de coisas muito erradas que acontecem por parte dos próprios atletas.São as piores:
- troca do chip, inscreve um atleta e outro é que corre com chip.
- atleta correndo com 2 chips
- correr em um percurso estando inscrito em outro.
- correr em faixa etária mentindo a idade

São coisas absurdas sendo realizadas por pessoas que são designadas como esportistas.
Observei também que o número de pipocas aumentou demais. Olha só quantos em um espaço tão pequeno,  
imagine ao longo de todo percurso.
*Caso você corra sem estar inscrito, tenha o bom senso de não usufruir da estrutura do evento, pois, pode vir a faltar água para o atleta que pagou para participar, além de trazer prejuízo para a organização. E não é isso que queremos.

Como é do conhecimento de todos, a Equipe Pipoca não incentiva ninguém a usufruir do evento (nem mesmo  a água oferecida nos postos de hidratação).
Nós também só começamos a correr (na realidade nem corremos só fazemos um trotinho) depois que todos os atletas já haviam passado. 
Notem que já não há atletas na via pública, no sentido início.
 

Levamos mochilas nas costas, com água para hidratação, durante a manifestação.

Também levamos barrinhas de cereais, frutas, hidrotônico, para comer após o manifesto. De vez em quando rola até pão, rosca, etc.        
  
                
Não pode ser diferente, pois se nosso foco é o respeito então temos que tê-lo também para com os outros.  Tanto com organizadores, quanto com aqueles que pagaram para participar. É como diz o ditado: “o seu direto termina quando começa o do outro”.
                                   
A camisa do Carlão descreve bem o nosso perfil:
 
 Daniel X., Carlão e Maurício Sá. Foto por: Marcelo Cardoso

E esperamos você, que também está cansado de ser desrespeitado, junte-se a nós no próximo protesto, o mesmo será dia 15/04. Ainda há muito a ser conquistado.

Um abraço e um beijo no coração de todos! Bons treinos e excelentes corridas!                                                                         

Valquiria A. Pereira de Lazari .
*Comentários adicionados por Daniel X. 

Clique na imagem abaixo para acessar a Galeria de Fotos!!

Comente com o Facebook:

17 comentários:

  1. Um show esse review. É todo fiel no acontecimento. Parabens!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mauricio. Tentei retratar tudo que vimos, mas é quase impossível, pois o EVENTO contava com mais de 3.000 atletas. Foi complicado. Na galeria de fotos, por exemplo, a 1ª foto é de atletas auxiliando o corredor lesado. Onde estava o atendimento
      médico?

      Excluir
  2. Ola pessoal!
    Parabens pelo post Valquíria, ficou muito bom!
    Parece que algumas coisas os organizadores estão se dando conta que precisam melhorar. Tomara que continuem!
    Valeu galer a eate a próxima!
    Luiz Fernando (Batman)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom que fiquem atentos mesmos. O evento que deixa o atleta em segundo plano acaba entrando para nossa lista e passa a contar com a “humilde presença” da “Equipe Pipoca” .

      Excluir
  3. Parabéns Valquiria!

    Foi bom lembrar que os corredores tb tem q fazer seu papel. Correr com chip trocado, usufruir do evento sem estar inscrito, etc., são coisas que não aprovo, e isso não tem nada a ver com a Idéia original.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Daniel tem que colaborar mesmo. Eu presenciei duas coisas que fiquei horrorizada: A corredora, inscrita na corrida da Volta da Pampulha, chegou atrasada, dez min. após a largada do pelotão da elite. Ela ia correr mesmo assim. Pela experiência que temos sabemos que havia possibilidade ainda dela conseguir. A turma da assessoria, que a inscreveu, passou o chip dela para um atleta do sexo masculino, da mesma equipe, que normalmente tem um tempo muito superior ao dela. E completaram “pode ficar tranqüila, tem camisa e medalha ainda”. A bobona não denunciou. Ah se é comigo!

      As chegadas tumultuadas, nas quais os corredores mais rápidos “trombam” com corredores mais lentos ou de distâncias menores; sabemos que tais desconfortos ocorrem por irresponsabilidade da organização. Então não é culpa do corredor, mas os mesmos tem que ter tolerância. Eu fiquei abismada com o que vi. Na 2ª edição da Corrida Pipoca aconteceu o tal tumulto. Um corredor, mais ligeiro, gritou: olha o beco, vamu genti ! O intuito era fazer com que os mais lentos abrissem espaço, o que não aconteceu. O “ligeirinho” pulou de peito nas costas de um dos lentos. Os dois começaram a trocar chutes. Alguém segurou o “vagaroso” e o ligeirinho saiu na boa e continuou o percurso.
      E por ai vai...

      Excluir
  4. Parabéns pela matéria. Por ser bem complexa, estou estudando o caso a cerca de sete meses
    com maior profundidade.Infelizmente se não estiver encanado Daniel o recibo entregue não teria nenhum valor em função da lei do Município da Cidade de São Paulo de 01/08/2011 denominada NFPaulistana, onde foi instituída a obrigatoriedade da emissão da Nota Fiscal Eletrônica para todos os Estabelecimento no Município de São Paulo.
    http://ow.ly/9FgZ2

    Vamos checar a situação fiscal dessa empresa junto a Sec. Municipal da Fazenfa de SP. mesmo porque a mesma recebeu a titulo de " DISPENSA DE LICITAÇÃO" somente da Caixa Econômica Federal R$250.000,00(Duzentos e cinquenta mil reais),sem citar outros patrocinadores públicos e privados.
    http://ow.ly/9FiqJ

    Não vou adentrar mais no assunto que é bem complexo e delongado,sendo o tema do estudo assim dizendo! em adanamento.

    Abç.a Todos.
    Marcelo Cardoso


    vamos checar a situação fiscal dessa empresa junta a Secretaria da Fazenda de São Paulo m

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza! Vamos ficar em cima disso, amigo!

      Excluir
    2. Valeu Marcelo!

      Lembrando que nossa luta não é contra os "Organizadores", é contra os "Exploradores".

      Excluir
  5. Grande Daniel,

    muito válida a iniciativa de vcs em fazer essa corrida protesto. A esolha da data e da prova não poderia ter sido melhor. Uma corrida mais do mesmo com um baita patrocínio e com um preço abusivo. Fiz duas etapas dessa prova há dois anos atrás quando comecei a correr e confesso que não pretendo fazer outra...quase 100 mangos...vou fazer Asics Golden Four. Quem sabe um dia não participo de uma aí com vcs.

    Grande abraço,

    Alan
    alanrunning.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escolheu certo, Alan. Fiz G 4 Asics ano passado e realmente valeu a pena. Imagina, pagar quase 100 reais para correr um percurso de 5km, praticamente sem premiação. O único "benefício" é o kit, que está muito longe de valer tal preço.

      Fiz uma etapa uma vez porque ganhei uma promoção na academia, e mesmo sendo gratuita não valeu a pena...

      Excluir
    2. Junte-se a nós!
      Estamos envolvidos nesses protestos somente com o intuito de sermos respeitados!

      Excluir
  6. Val, Parabéns pela sua iniciativa.
    Torço muito por você e pelo Corrado.
    Continuem sendo essas pessoas maravilhosas!
    abraço do seu amigo Davi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vi. Você é um dos responsavéis pela minha perseverança. Que Deus ilumine sua vida, principalmente agora, nessa nova fase

      Excluir
  7. Parabéns pela iniciativa de organizar o protesto. Temos que demonstrar nossa insatisfação. Até o ano passado paguei para participar de algumas corridas deste organizador, apesar de sempre achar desorganizado, fila e demora na entrega de kit, não se consegue correr direito devido à superlotação, parte do percurso em rua de calçamento, mas realmente a camiseta é bonita e eu me antecipava contornando alguns destes problemas, chegava mais cedo na retirada do kit, procurava largar mais na frente. Não pago mais, acho abusivo cobrar R$85 a R$95 para uma corrida que não oferece nada a mais ao corredor, além de desorganização e desconforto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela força! Na próxima corre consco, olhe a foto acima, tem espaço até perder de vista kkkkk. Como a camisa continua a mesma, só muda o rabisco, desculpe a "A R T E", você não vai perder nada. Junte-se a nós!

      Excluir
    2. Janaína, já esta passando da hora de Vc se juntar aos "Homens de Preto"!
      Vamos mostrar que estamos insatisfeitos com um volume cada vez maior de pessoas no nosso grupo. Quem sabe assim alguns organizadores se conscientizam.

      Outra coisa: mesmo nas corridas que Vc achar que vale a pena pagar, faça como eu, exija nota fiscal, pois, o organizador está nos prestando um serviço que é pago c nosso dinheiro.

      Excluir