segunda-feira, 5 de março de 2012

VI Meia Maratona Internacional de São Paulo 04.03.12 - Aumentando o Círculo de Amizades

 
Por Daniel X.

A VI Meia Maratona Internacional de São Paulo, aconteceu no dia 04/03/2011, e contou também com o percurso de 5 km.

A princípio, iria participar da 1ª corrida dos Perebas - Florianópolis/SC, aproveitando a viagem de férias. Mas devido a alguns contratempos, a viagem teve que ser adiada. Então decidi participar de qualquer outra prova que acontecesse na mesma data. O motivo que me levou a escolher este evento, foi o fato de ser uma meia maratona e fora de MG.

Uma das corridas que estava no meu calendário este ano era a São Silvestre, mas depois de tantas reclamações por parte dos corredores em 2011, resolvi deixar essa corrida de lado, substituindo-a pela Meia Maratona Internacional de São Paulo, embora seja organizada pela mesma empresa.

A retirada do kit foi realizada nos dias 02 e 03, no Ginásio Estadual Geraldo José de Almeida. Retirei meu kit no sábado. O procedimento foi sem filas e muito muito rápido. Além do local ser bastante espaçoso, também haviam muitos staffs atendendo.             
    

O kit veio com: camisa, número de peito + chip eletrônico, um gel de carboidrato, um sachê de capuccino, uma revista e várias propagandas. Como já havia anunciado no final de 2011, não levo mais excessos de propagandas para casa, e todas foram deixadas no balcão de retirada de kit.
Outra conduta que adotei foi exigir nota fiscal. Realizei o pedido através do "fale conosco", no site evento, ainda não recebi retorno.

Como sempre, havia uma grande quantidade de tendas de artigos esportivos. Não tenho nada contra, afinal, produtos esportivos são de interesse dos próprios atletas. A tenda da Adidas oferecia muitos produtos com desconto, mas sua melhor opção foi o escaneamento de pisada, que era feito gratuitamente e que ajuda o atleta escolher o tênis mais adequado para seu tipo de pisada.

Um coisa que não concordo, é a presença de tentas que vendem produtos que não tem nada a ver com esporte. Venda de bebida alcoolica por exemplo. Sim, tinha isso ...
 
Bebida alcoólica e cristais: para um melhor desempenho nas corridas...

Na pista do ginásio estava acontecendo um torneio de atletismo, realizado pela prefeitura de São Paulo (espero que o futuro prefeito de São Paulo, Tiririca, continue investindo no atletismo). Fiquei um tempo para prestigiar, conversando com atletas e técnicos. Foi nessa hora que conheci o Sr Mauro Neuber, que trabalha com venda e restauração de equipamentos para atletismo.
o Sr Mauro, me contou que foi treinador de Elson Miranda, atual técnico da atleta, Fabiana Murer. Mauro também me deu várias dicas sobre treinamento de velocidade, além de mostrar seu talento para contar piadas.
Contato: mauroneuber@ig.com.br, Tel.: (17)8148-4263

Comprei dele, uma sapatilha para treinos de velocidade, artigo que não encontrei em nenhumas das principais lojas esportivas de BH.
Depois de me despedir do Sr Mauro, saí com aquela velha sensação do quanto o atletismo é desvalorizado em nosso país. Um grande atleta, trabalhando em sua pequena mesa, praticamente ignorado pela maior parte do público, que seguia sedento para as tendas de grandes empresas, que muitas vezes não fazem nada além de explorar clientes e funcionários.
Mas ele estava lá, e eu tive o prazer de conhecê-lo. Saiba mais da história desse atleta aqui: Ex-atleta usa habilidade que aprendeu com dentaduras e vira faz-tudo do atletismo.

Cheguei no local da largada bem cedo, para conseguir encontrar todos os amigos virtuais que iriam participar da prova. Mas como encontrar alguém no meio de mais de 11.000 pessoas?
No dia anterior, recebi umas dicas on-line de onde esses amigos estariam, e seus respectivos figurinos:

Alan Nardi: "anota aí...k-swiss kona ironman vermelho,short preto,camiseta nike cor de marcador de texto...rs"
Alan Nardi, que assim como eu, além de ter seu blog sobre corridas, também é amante da sétima arte. 

Fernanda Runner: "top verde, bermuda verde , unhas verdes..rs e boné branco ...me chamemmmmmm"
Fernanda Runner é Profª de Educação Física e maratonista.

O Corretor Corredor: "vai ser facil me encontrar:- tiozinho, de camista branca (novidade), duas cameras fotograficas(uma em cada mão), correndo de la para ca para não perder nada ..."
 
O corretor corredor, que também é blogueiro. Confiram seu blog!  

Antonio Colucci: "Estarei por lá.Só não sei ainda se de 5k ou de 21. kkkk.Vou com a Adidas."
Finalmente tive a chance de conhecer o lendário, Antonio Colucci, criador da "São Silvestre Cover". Saiba mais Aqui!!  Confiram também seu blog.

Fábio Namiuti:"eu vou com essa camiseta branca da equipe 100 Juízo"
Fábio Namiuti, além de escrever em seu blog, é autor do livro, "Melhor que o Caminho é o Caminhar": 'É um livro sobre corrida. Mas não só para corredores. Pode ser  um incentivo para que outras pessoas doentes, obesas, fumantes e sedentárias, como eu me encontrava antes, busquem a transformação pessoal que o esporte, a atividade física, qualquer que seja ela, pode trazer.'             
        
Encontrei também o Marcio Santos, que também já escreveu no blog review de Corridas.

Afinal, era uma corrida ou o encontro nacional de blogueiros?Rsss!

Quanto ao evento:
A fila nos banheiros químicos ficaram imensas, devido a demanda desproporcional à quantidade de banheiros. Muitos usaram a solução da "moitinha", mas para muheres essa opção pode ser ainda mais constrangedora.

As largadas aconteceram pontualmente: 
 Cadeirantes (Masculino e Feminino - 07:10h; Atletas de Elite (Feminino) - 07:15h; Atletas de Elite (Masculino) e PNE - 07:30h em pelotão único, juntamente com o percurso de 5km. 
Percurso: 

 
Porém, uma grande falha da organização, foi realizar a largada dos percursos de 5 e 21 km ao mesmo tempo. Até aproximadamente o Km 2.5, onde havia uma bifurcação no que dividia os dois percursos, estava muito tumultuado, obrigando vários corredores a correrem no passseio. Um problema fácil de se resolver, bastava realizar as largadas com 10 minutos de diferença, e a organização tinha poupado os atletas desse desconforto. Cheguei a presenciar uma staff cobrando de um corredor para que saísse do passeio e corresse na rua, senti vontade de responder: "então nos dê condições para isso!"

O céu estava parcialmente nublado, com um clima agradável que favoreceu os atletas. O horário da largada também ajudou quanto à temperatura.
Depois da metade do percurso, o sol deu o ar da graça mas, a arborização e os prédios, proporcionavam sombras que aliviavam o calor.

Apesar da distância, não achei o percurso difícil, pois os morros não tinham uma altimetria pesada.
Gráfico de altimetria:
Quando percebi já estava no km 10, devido a minha distração ao vislumbrar a cidade. Quem quiser conhecer São Paulo, conheça correndo!

Assim como a marcação de quilometragem, os postos de hidratação foram bem posicionados, embora em alguns momentos a água estivesse em temperatura ambiente. Percebi que as garrafinhas de água tem um maior risco de acidentes. Sugiro aos organizadores que passem a adotar a instalação de lixeiras nos primeiros metros depois dos postos de água. Assim oferecem mais segurança ao atleta e facilitam a limpeza da via após a prova.
O posto de hidrotônico foi muito mal elaborado, com um staff em cada posto, que não conseguia encher os copos a tempo que os corredores passassem.
Sprint: dessa vez eu fiz, rsss.
Apesar de correr confortavelmente e sem forçar, acabei me surpreendendo ao cruzar a linha de chegada e ver que quebrei meu recorde pessoal.
Meu recorde pessoal nos 21 agora é na cidade de São Paulo!

O kit lanche veio com uma maçã, barra de cereal e torrone. Não gostei do racionamento de hidrotônico após a prova, que veio em um copo de 300 ml, pela metade.

Alguns pontos que merecem destaque foram: vários pontos de apoio médico durante o trajeto, a presença de vestiário masculino e feminino, premiação da categoria PNE, e banheiro durante o percurso. Achei a medalha bem elaborada também.
O trânsito foi controlado de forma impecável! Muitas vezes participei de corridas aqui em MG, onde  tive que disputar a pista com veículos, e apesar da impaciência dos motoristas, não vi nenhuma intercorrência nessa corrida. Organizadores, copiem esse modelo!

Esta foi a primeira prova com valor acima de 30 reais que participo em 2012, e saí do evento satisfeito, apesar das falhas que poderiam ser facilmente resolvidas com um pouco mais de planejamento,ainda mais pelo fato de o que o evento faz parte da Liga de Ouro.

Com certeza essa se tornou uma das melhores corridas da minha vida, devido o local, percurso, amizade e superação pessoal.
Nota: 8,5
Resultado:
Masculino
1º - Joseph Kachapin Aperumoi (QUE/LUASA) - 1h01min38s (recorde)
2º - Marílson Gomes dos Santos (BM&FBovespa/Pão de Açúcar) - 1h01min46s
3º - Paulo Roberto de Almeida (Cruzeiro Grancursos) - 1h02min31s

Feminino
1ª - Pasalia Kipkoech Chepkorir (QUE/Nike) - 1h12min29s (recorde)
2ª - Erika Abril Suarez (Atletas de Ouro) - 1h13min14s
3ª - Cruz Nonata da Silva (BM&FBovespa) - 1h13min25s

Resultado completo Aqui!!

Dedico esta matéria à minha sogra, Maria da Conceição, pelos momentos de provação e superação que tem passado.

“A provação vem, não só para testar o nosso valor, mas para aumentá-lo; o carvalho não é apenas testado, mas enrijecido pelas tempestades."
                                                                                                         Lettie Cowman

Clique na imagem abaixo para acessar a Galeria de Fotos!!

Comente com o Facebook:

24 comentários:

  1. Grande Fera ... Parabéns pelo WRD !!!
    É muito bom quando atingimos e superamos metas e objetivos !!!
    Nesta última semana tive problemas de saúde, febre, dores no corpo e terríveis dores de cabeça e isso se prolongou até o domingo, fui para a prova de teimoso e só tive força para terminar a prova !

    Mas parabéns e sucesso sempre !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, embora não seja uma decisão prudente o que Vc fez, nossa paixão pelo esporte acaba nos lavando a fazer essas "doideiras". Já corri gripado e até lesionado. Nessa hora só podemos contar com nossa Força de Vontade, que faz com que a vitória seja mais emocionante que qualquer recorde!

      Parabéns!

      Excluir
  2. Parabéns mais uma vez pela sua excelente participação, Daniel, com direito a recorde pessoal na distância e tudo. E agora também pelo relato muito bem elaborado e com uma análise bastante coerente do evento. Satisfação em conhecê-lo pessoalmente. Grato pela citação e pelo destaque dado ao meu livro.

    Um grande abraço e até a Linha Verde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fábio! Acho q o fator q mais proporcionou a melhora no meu desempenho, foi o psicológico. Fiquei tão distraído com a cidade, que nem vi o tempo passar. Corri tranquilamente, qdo cruzei a linha de chegada e olhei meu relógio, fiquei surpreso. Antes da prova, o Alan Nardi disse que queria fazer um tempo abaixo de 1h e 45 min (e fez), então eu disse: "p mim não vai dar", mas deu!

      Sucesso com seu livro e, que ele continue incentivando a todos, a praticar esporte, e buscar uma vida mais saudável e com longevidade!

      Excluir
  3. Show de Bola!
    Com a excelência de sua matéria,
    nós cá de Minas pode se sentir um mucadim nessa 1/2 de Sampa uai!
    Olha parabéns! Bater um recorde já é difícil, mais deve ser muito prazeroso e gratificante. Agora bater o próprio recorde, isso tenho feito a cada corrida e treinos que participo, com certeza é ainda melhor. Então em se tratando de um percurso de 21 km deve ser simplesmente sensacional. Pelo seu esforço e dedicação você mereceu esse grande prazer!

    Abraço,

    descanse para, cmo diz o Carlão, o "trotinho" da Corrida Pipoca domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Valquiria. Participei do evento calculando que ia concluir entre 1h e 50 min. a 2 h, devido ao fato de que o percurso era totalmente desconhecido e por causa dos morros. Mas acabei me surpreendendo. Fui muito bem recebido por SP! Apesar de andar como uma ratazana assustada na cidade, devido a sua dimensão (sou da roça mesmo), durante o percurso fiquei maravilhado com as avenidas, prédios, monumentos e tudo mais. Conheci pessoalmente atletascom uma boa opinião a respeito de corridas de rua, dos quais acompanho suas matérias. Inesquecível!

      Pipoca no domingo é garantia!

      E ESSA AQUI É PARA TODOS: ACABEI DE RECEBER UM E-MAIL DA ORGANIZAÇÃO, PEDINDO ALGUNS DADOS PARA EMISSÃO DE NOTA FISCAL. ACABEI DE ENVIAR ESSES DADOS. VAMOS INCENTIVAR ISSO!!!!!!!

      Excluir
  4. Parabéns pela quebra de recorde, muito bom. E aí como foi correr com o speed star? aguardo retorno.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo seu pódio tb!!! Já li sua matéria e depois vou comentar (principalmente sobre a corredora que passou mal).

      Tb tive que gastar com táxi em SP. Na volta resolvi ir de metrô e, não entendi nada daquele metrô (linha verde, linha azul, linha amarela, rsss). Felizmente muitas pessoas foram solicitas ao me orientar o caminho q deveria seguir. A cada metro percorrido eu pedia uma informação. Um caipira na cidade grande.

      Qto ao tênis, depois da metade do percurso comecei a sentir discretas dores nos tendões de aquiles, simultaneamente. Então me lembrei que Vc tinha me pedido para te contar a experiência. O treinador Maron já havia me falado que tênis leve demais não serva para provas longas, por não ter amortecimento adequado a este tipo de prova. Mas eu já tinha comprado, agora vai assim mesmo.

      Excluir
    2. Cito novamente o Carlão:
      em uma de nossas bricandeiras no facebook ele disse que só participaria da Corrida Pipoca se fosse "trotinho", pois se fosse acompanhar alguns dos participantes seria necessário a presença do SAMU.
      Eu fiz a seguinte observação:
      ...SAMU também Carlão só na chegada, pois normalmente só tem uma ambulância. Agora se cair lá pela KM 3 ou 4 nos carregamos kkkkkkk vai mais rápido kkkk
      Eu tive a oportunidade de ler a matéria da Dart, a quem parabenizo pela iniciativa, notei que o ocorrido, ao qual ela narra, é exatamente um dos itens reivindicados em nossos protestos. Agilidade e funcionalidade, no momento da corrida, dos socorristas e ambulâncias, aos que se acidentam ou sofrem algum mal súbito , durante a percurso.

      Excluir
    3. Pois é Valquiria, como Vc pôde ver, na Meia de SP tinha banheiros no percurso e vários postos médicos. Coisa rara. Só não tirou 10 por preguiça de planejar melhor alguns detalhes.

      Os clientes ainda vão entender que é isso que reivindicamos, pois, os organizadores já entenderam muito bem.

      Tem corredor que tem até uma certa influência, mas finge não estar vendo nada, a troco de cortesia e outros benefícios que acabam sendo incluídos no valor de inscrição dos atletas amadores.

      Excluir
  5. E aí Daniel, blz?

    Muito legal seu relato, contando suas peripécias em terras paulistas. Mandou muito bem na Meia de SP, ainda mais não tendo forçado muito. Concordo com vc que bebida alcoólica sendo vendida em ambiente de corrida não tá com nada. Foi um grande prazer conhecê-lo. Muito legal colocar os links para os blogs...vou dar uma mexida no meu e imitar vc...rs!!! Bons treinos pra vc aí em BH. Cara, como eu gosto daí. Até a Linha Verde.

    Abraço,

    Alan.
    alanrunning.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns p vc, que tb se superou! Qto a barraca de bebidas, sabemos que corrida de rua é comércio, mas não podemos aceitar que mudem o foco. Quer alugar espaço? Aluga p quem tem relação c esporte.

      Foi um prazer te conhecer tb. manda um abraço p minha conterrânea aí!

      Te espero na linha verde!!!

      P.S. qdo vamos criar um blog sobre cinema?

      Excluir
    2. Sei não se tenho a manha pra comentar cinema...mas é uma coisa que curto bastante...quem sabe...

      Excluir
  6. Parabéns pelo recorde pessoal universal. Nada melhor do que correr e encontrar amigos.
    O baleia da foto é o Joel. Já voltou?
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voltei ontem mesmo. Fui lá só p correr e descarregar uns pesos que estavam nas minhas costas. Ainda conheci os camaradas supracitados. Além do Joel tb vi alguém com a camisa da casa do corredor, mas n deu tempo de ver quem era.

      Obrigado!!!

      Excluir
  7. Ano que vem vou fazer essa prova! Valeu as dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça mesmo, Lígia. Valeu a pena! Apesar de que, p Vc vai ser tão fácil q não vai ter tanta graça. Até a próxima corrida!

      Excluir
  8. Não sabia da existência da "Liga de Ouro", tá certo que o nome me lembrou das escolas de samba, mas a iniciativa é bacana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Márcio, a iniciativa é ótima. Mas para que funcione, essa organização deve realmente se comprometer com os atletas brasileiros. Como eu disse, gostei da prova mais devido ao local, percurso, superação pessoal e ter conversado c Vcs. Para uma prova que carrega o o título de "Internacional", e que faz parte da Liga de Ouro, ainda tem muito o que melhorar.

      Excluir
  9. Boa Daniel,
    Legal te conhecer, parabéns pela corrida.
    Como eu disse, essa é a melhor meia de SP e temos uma meia duzia e vai aumentar, mas o que estragava eram os maus-tratos com os mais lentos. Dessa vez, parece que melhorou muito, não vi reclamações do pessoal que chegou pós 2 horas.
    Só o isotonico que continua "regulando" e se atrapalhando nos momentos criticos.

    Vamos continuar dando ideias e quem sabe todas aceitem e copiem.

    Abraço
    Colucci
    @antoniocolucci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Colucci! já li seu relato sobre o percurso de 5 km e já comentei.

      Aqui em BH tb temos +/- umas seis tb. A G 4 Asics, é claro, que realmente pode carregar o título de Internacional, e outras.

      Mas uma que com certeza fica na memória de qualquer corredor, é a Meia Maratona Linha Verde. Aproveita e venha participar dessa corrida junto com Alan Nardi e Fábio Namiuti (eles vão fazer 42!!).

      Até mais!

      Excluir
  10. E aí Daniel Xavier, belo blog e belo post sobre a meia de SP, parabéns, primeira vez por aqui. Abraços, boas corridas .

    corridaderuams.blogspot.com passe por lá tbm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rodrigo. Já dei uma passado no blog e gostei. Já estou seguindo!!

      Excluir
  11. Agradeço a empresa Yescom pela emissão da nota fiscal referente ao evento, via e-mail.

    ResponderExcluir