terça-feira, 29 de maio de 2012

7ª Corrida João César de Oliveira - Contagem 27.05.12



Por: Daniel X.

No último domingo aconteceu mais uma edição da tradicional Corrida João Cesar de Oliveira, em Contagem.Vale lembrar que o evento faz parte do Campeonato Mineiro de Corridas de Rua.

A inscrição pôde ser feita no site de prefeitura de Contagem, sem cobrança de taxas.

O evento contou a corrida de 10 km e caminhada 2km, com largada prevista para às 08 h, e marartoninha, com largada prevista para às 10 h.

A retirada dos kits aconteceu nos dias  25 e 26, tendo que entregar 1 kg de alimento no ato da retirada. Apesar da isenção na taxa de inscrição, o kit contou com rapadura, chaveiro, viseira, espelhinho e uma camisa de qualidade. Fato que muitas vezes não presenciamos em corridas que nos custam CARO.
Agradeço à amiga Valquíria, por ter retirado meu kit. Ao conversar com alguns atletas, tive a informação que a entrega de kit foi um pouco tumultuada.

Outro ponto positivo do evento foi contar com mais de 20 categorias, entre elas a dos Portadores de Necessidades Especiais, que na maioria das corridas, não tem seu espaço reconhecido, principalmente as corridas que levam nomes de grandes marcas.

A retirada do chip foi no dia da prova e muito tranquila. Já o guarda-volumes, embora espaçoso, foi um pouco tumultuado.

Houve atraso de alguns minutos na largada, mas não comprometeu em nada a qualidade do evento.
O trânsito foi impecavelmente controlado por PMMG e Guarda Municipal, em uma avenida muito movimentada e com tráfego de veículos pesados. O que nos leva a questionar, por quê alguns organizadores de corridas não conseguem controlar o trânsito em seus eventos, colocando a própria integridade física dos atletas em risco. Na minha opinião a reposta é sempre a mesma: FALTA DE COMPROMISSO!
Largada


O percurso é de nível médio, com 100% de aclives e declives. Não posso deixar de citar a presença de banheiros químicos e postos médicos durante o trajeto.  Em corridas de 10 km isto é raro de se ver. Talvez porque muitos organizadores visam tanto o lucro, que se esquecem do mínimo que deve ser oferecido ao cliente, que é segurança e conforto. Esses organizadores devem ser BOICOTADOS!

O percurso é composto por subidas e descidas longas, algumas bem íngremes.
Os 10 quilômetros foram de pura reflexão sobre mudanças que vem acontecendo na minha vida nas últimas semanas. Cada vez que avistava por um portador de necessidades especiais superando um percurso que muitas pessoas não tem coragem de encarar, me sentia incentivado por sua força de vontade. De longe pude ver um episódio onde um cadeirante tombou no tapete de marcação em uma descida, mas foi rapidamente apoiado por um staff, que estava atento.


Após a linha de chegada foi oferecido frutas a vontade, água, hidrotônico, e medalha de finisher.

Depois de um mês sem ao menos treinar, essa corrida foi uma verdadeira ressurreição, pois, apesar das dores e dificuldades durante o percurso, saí da prova regozijado.
Nas últimas semanas pensei muito em parar de correr, mas depois de participar de um evento tão bem organizado, rever os grandes Amigos que conquistei nas corridas, e bater meu recorde pessoal sem treinar e machucado, com certeza essa sensação ficou para trás.

Parabéns à prefeitura de Contagem e especialmente ao Sr Wander do Prado, que mostraram que para fazer um bom evento deve haver compromisso. Organizadores, APRENDAM!

Wander do Prado Moura, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Contagem.

O amigo Rocha, staff da FMA, que me apoia desde os meus primeiros passos nas corridas.

Paulo Sérgio Reis, atleta consciente de Betim, que sempre está envolvido em causas sociais.

Eu, o atleta amputado, Ronan, que mais uma vez deixou as dificuldades impostas pela vida para trás, e os amigos Valquíria e Conrado.

O Amigo, Eduardo Carvalho, também ressuscitando nas corridas.

Equipe Bretas, presente em todas! Longevidade com saúde!

O Amigo, Carlão, que sempre está presente nas corridas de qualidade!

Maratoninha, que aconteceu após a corrida de 10 km.

Infelizmente, houve muita confusão e atraso na premiação. Para quem iria ser premiado, com certeza isso trouxe problemas. Saí do local ao meio-dia e as premiações ainda estavam acontecendo, devido a confusão na apuração. Alguns atletas deixaram o local antes de receberem seu prêmio.
Não sei se a confusão foi gerada por parte organização ou pela FMA.
Até a publicação desta matéria o resultado ainda não estava disponível no site do evento, mas no dia da prova algumas pessoas disseram que a apuração seria pelo tempo bruto, o que não vou poder contar como recorde pessoal, oficialmente, já que larguei um pouco mais atrás.

Dois dias antes do evento foi celebrado o Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte. Aproveito a data para deixar meu agradecimento à Iguana Sports, por ter me enviado a Nota Fiscal referente ao evento Golden 4 Asics, e sugiro a todos os atletas que passem a cobrar nota fiscal referente a prestação de serviços nas corridas de rua. É responsabilidade do cidadão cobrar nota fiscal.

Fotos:Daniel X., Valquíria, Paulo Sérgio, Street Run (neste site também tem o vídeo da largada).

Nota para o evento 9.5
Galeria de Fotos:

Comente com o Facebook:

16 comentários:

  1. Por Claudio Matozinhos,
    Muito bacana o seu depoimento Daniel, isso so engrandece os organizadores da corrida Joao Cesar que é realizado pela Prefeitura de Contagem e por um ex atleta e recordista panamericano dos 3000 metros com obstaculos o Wander do Prado Moura que é um grande amigo pessoal, à frente desta corrida desde sua primeira edicao. Eu tambem sou um dos idealizadores deste evento e sempre estive presente em todos, as vezes competindo e hora trabalhando. este ano em especial fiquei apenas nos bastidores e registrando fotos. Na primeira edicao quando ainda competia pelo Cruzeiro fui o 5 colocado geral e agora estou a frente de uma associacao "Medalhas de Ouro", que em breve estara com o site www.medalhasdeouro.org.com.br, renovado e com varias novidades para os atletas e em especial os de pedestrianismo.Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudio, dou todo apoio aos que realmente gostam do esporte e vêem nas corridas algo mais que uma fonte de lucro. Seu trabalho será divulgado aqui no blog.

      Excluir
  2. Ola Daniel!
    Muito bem escrito mais uma vez seu review. Parabens!
    Gostei muito da corrida, achei organizada, o transito bem sinalizado e "vigiado" pela guarda municipal e PMMG.
    É uma das melhores corridas que acho, BARATA, bem organizada e um percurso bem desafiador e difícil.
    É sempre bom e gratificante rever os amigos que fiz correndo, cada um com suas dificuldades, cada um com sua motivação pessoal, cada um buscando um objetivo, muito legal isso.
    Mas além disso tudo, uma coisa que me chamou MUITA atenção, foi no final da prova, quando o Wander veio até mim me agradecer pela presença e participação no evento.
    Achei uma atitude de muita humildade da parte dele, pq não tem que me agradecer por nada, eu que agradeci a ele por ter organizado um evento de tamanha qualidade e de preço acessível que pode incluir toda a comunidade no evento.
    Poderia ser um cara tirado, pq ele é recordista panamericano, mas é uma pessoa humilde e que luta por esse esporte que a gente tanto gosta.
    Parabens Wander! E Parabens Conategem também! Se Deus me permitir, ano que vem estarei presente na minha 4a João César.
    Avante Batman!!

    Luiz Fernando (Batman)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Batman. Eqto isso tem organizador que empina o nariz, esnoba e ignora o corredor (que é sua fonte de renda). Tenho duas sugestões para os amigos corredores: boicotem os ruins! Cobrem nota fiscal de todos!

      Excluir
  3. Verdade Daniel, foi mesmo uma corrida muito boa, e fico feliz pois sou Contagense de coração, mora nesta cidade desde 1980 e é bom ver que estamos no caminho certo. Parabéns a Prefeitura de Contagem, aos organizadores e a todos que participaram e puderam participar de uma corrida de qualidade e acessível a todos.

    Eduardo Carvalho
    Edex Running

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a matéria, como sempre...
    Não corri mais achei a corrida bem organizada, muito legal dividir em categorias, até então não tinha visto esse "cuidado" com atletas especiais. E coloca a gente pra pensar: - Que dificuldades que nada!
    Parabéns a eles e a quem conseguiu subir aqueles morros...só de olhar cansei...
    Abraços Daniel.
    Sônia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sônia, a superação dos PNE foi uma das coisas que mais me incentivou nessa corrida. Amputados e cadeirantes, enfrentando subidas e descidas longas e íngremes. Qdo passei pelo Ronan, gritei, "Força Ronan, supera tudo!", mas no fundo estava dizendo isso p eu mesmo tb.

      Essa corrida foi mais uma grande lição!

      Excluir
  5. E aí Daniel, blz?

    Essas são as provas que valem a pena...prova gratuita, kit caprichado, medalha legal e tudo bem organizado. É a prova de que dá pra fazer corrida sem nos explorar. Cara...nem pense em parar de correr. Não sei se vc é assim, mas na corrida esqueço todos os problemas. Força aí e acelera nas corridas e nos posts. Qualquer coisa "tamo" aí.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Alan. Estava bem desanimado a voltar a correr. A última foi a Linha Verde. Nem treinei depois. Essa corrida foi bom p segurar a onda. Durante o percurso dei uma descarregada, tb sou assim.
      Vou tentar correr em Divinópolis este mês, acho q vai ajudar tb. Eu disse q correria todas as meias de BH em 2012, mas depois de amanhã vai ter uma e não senti a mínima vontade de participar. Em partes porque é de uma organização que cobra caro pelo serviço que oferece, na minha opinião. A corrida de Contagem foi bom p ver q existem organizadores compromissados com o q fazem.
      Mas a vontade vai voltar na hora certa!

      Excluir
  6. parabens chefinho;cada dia que passa ou seja,cada corrida seu brilhantismo aumenta!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por acompanhar o blog , Chefinho. Mas tem uma coisa: qdo é q vc vai passar a correr, pô!

      Excluir
  7. Nossa que beleza de matéria!
    Eu amo correr esse percurso!
    Como já tive oportunidade de dizer minha 1ª corrida foi a da João Cesar em 2010.
    Há alguns "fora" sim mas nada que ofusque o brilho do evento.
    A prefeita informou que ainda em 2012 haverá outra e que na próxima vai modificar a faixa etária após 60 anos também deverá ser de 5 em 5 anos.
    Espero que na próxima haja também tapete na largada e seja peneirado o tempo.
    Valeu Contagem que os outros organizadores se espelhem em vocês!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi a 2ª vez q corri em contagem. A 1ª foi a itaú power shopp, onde o maior atrativo foi mesmo o percurso. Mas na J. césar saí bem satisfeito, e agradeço os organizadores pela consideração q tiveram com os atletas.

      Excluir
  8. Excelente corrida.
    Parabéns à organização!

    Parabéns principalmente pela valorização das pessoas com deficiência, que foram premiados monetariamente, o que significa um grande incentivo à eles.
    Somos da ONG Força no Pé, trabalhamos com pessoas com deficiência e participamos de 3 a 4 corridas de rua por mês,inclusive a São Silvestre e a maratona Internacional de São Paulo, mas nenhuma premia esta categoria em dinheiro.
    Parabéns para o Carleilton, Antonio Caires, Carlos Alves, Jose Alves por mais esta prova.
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  9. Obrigado por prestigiar o blog! Aqui tb enxergamos o Esporte como uma porta de entrada p a inclusão social, e não deixamos nenhuma classe passar despercebida. Na nossa visão, o Esporte é mais que comércio. Vamos divulgar o trabalho de Vcs aqui!

    http://www.forcanope.com.br/

    ResponderExcluir