quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Começaram as Paralimpíadas - Agora sim, vamos ver medalhas!


Por Daniel X.

Já começaram as Paralimpíadas. Você estava sabendo? Pois é...
Depois que a febre das Olimpíadas passa, parece que pouca gente sabe que as Paralimpíadas estão acontecendo. Até porque a mídia parece não dar a devida atenção ao evento.
Embora determinado canal de Tv Aberta tenha prometido "muito esforço e qualidade" na exibição do evento, estava exibindo o filme Tainá, no exato momento de abertura das paralimpíadas. Assisti a solenidade de abertura no canal SpotTV 3.
A delegação brasileira entrou com Daniel Dias sendo o porta bandeira. Amanhã Daniel já estréia nas piscinas (Confira as datas e horários de cada competição AQUI!).
Foto: google

O interessante é que, nossos paratletas tem trazido mais medalhas nas paralimpiadas do que os atletas das olimpíadas tradicionais.
Em 2008 o Brasil ficou em 23º no quadro de medalhas nas Olimpíadas de Beijin. Já nas Paralimpíadas, o Brasil conquistou 47 medalhas (16 ouros, 14 pratas e 17 bronzes), ficando em 9º lugar.

Confiram o vídeo da campanha de divulgaçãodos Jogos Paraolímpicos 2012,  pela emissora britânica Channel 4, que foi criado pela agência 4Creative. A música é do grupo Public Enemy.
Public Enemy é um grupo de hip hop conhecido pelas suas letras de temática política, pelas suas críticas à mídia e pelo seu ativismo nas causas da comunidade negra dos EUA.

Mas essa falta de atenção por parte da mídia (e da própria população) não é um "privilégio" apenas dos paratletas olímpicos.
Nas corridas de rua mesmo, podemos perceber essa falta  reconhecimento por parte dos organizadores de eventos, pois, estatisticamente falando, são poucas as corridas no país que contam com a categoria PNE (portadores de necessidades especiais), e às vezes quando contam, não abrangem as diversas necessidades dos atletas.

Mauricio sá, maratonista e ativista, portador de deficiência auditiva, que luta pela inclusão dos PNE  nas corridas de rua.

Ronan , atleta amputado que, na maioria das corridas tem que competir na categoria geral, devido a ausência de categorias para PNE.
Na etapa do C. Bradesco 2012, em BH,  Ronan  me disse que não sabia como se sentir em uma corrida onde sua categoria não é reconhecida.


Segundo Andrew Parsons, Presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, a meta do Brasil nas Paralimpíadas de Londres é pular do nono lugar de Beijing, ao sétimo lugar no quadro de medalhas.
Então vamos  torcer, vibrar e festejar pelos paratletas, mas acima de tudo, vamos apoiá-los e, principalmente,  respeitar os Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência e, cobrar das autoridades para que esses direitos sejam respeitados.

Aqui em Belo Horizonte, estamos com uma petição para um projeto de lei, onde uma das reivindicações é a inclusão da categoria PNE em todas as corridas de rua que acontecerem na cidade. Assine, faça sua parte. Crie uma também na sua cidade! (clique AQUI para ler a petição!).

Acompanhe as paraolimpíadas também AQUI! e na Page Fan ReviewRun.
Visite também:
Deficiente Online: Site de empregos para PCD (Pessoas com Deficiência). Facebook AQUI.
Deficiente Ciente: Sobre direitos, acessibilidade e educação das pessoas com deficiência. Facebook AQUI
Declaração dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência
Instituto Brasileiro das Pessoas com Deficiência
Deficiente Saudável
Achilles Internacional Brasil: Organização mundial, representada em sessenta países. Sua missão é permitir que pessoas com todos os tipos de deficiência possam  participar do  atletismo, promover a realização pessoal, melhorar a auto-estima e diminuir barreiras, encorajar pessoas com doenças a sentirem o prazer de correr e de participarem em eventos com o público em geral.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Ficou 10! Muito bom e vamos torcer mais que nunca pelos nossos super atletas. Se no Brasil um atleta chegar a Olimpíada é motivo de orgulho, quando este é deficiente então deveria ser puro extase. Parabéns aos meus colegas Ronan e Mauricio que sempre encontro pelas ruas de nossa cidade desafiando o sistema e a lógica absurda de nossas "autoridades"... Saibam que eles também votam... Vamos continuar lutando pela igualdade de direitos sempre. Avante Liga da Justiça. Para o alto e Avante.

    ResponderExcluir
  2. Olá Eduardo,

    É a nossa essencia, lutar para que todos os atletas, sejam PNE ou não, a uma qualidade de vida.

    No esporte, tudo pode.

    Obrigado pelo incentivo e apoio nesta empreitada.

    Abaços

    Mauricio Sá

    ResponderExcluir