quinta-feira, 4 de outubro de 2012

19ª Corrida Pela Vida POA-RS 30.09.12


Por Daniel X.

Em março deste ano, eu e minha esposa iríamos participar de uma corrida em SC, durante nossas férias. Mas devido a contratempos, a viagem foi adiada para setembro, e decidimos então descer mais ainda no mapa.
O Rio Grande do sul era um lugar que sempre quisemos conhecer. Como não poderia deixar de ser, aproveitei para encaixar nossas férias de acordo com o calendário de corridas de Porto Alegre.

A Corrida Pela Vida é realizada pelo ICI-RS (Instituto do Câncer Infantil de RS), e acontece também na cidade de Gramado.

A inscrição teve um preço acessível (50 reais), em que a renda arrecadada é voltada ao ICI-RS. Como a organização disponibilizou a inscrição on line através do Ativo.com, foi adicionado taxa de serviços a essa inscrição.
Segundo a organização, o evento contou com 600 inscritos para a corrida e, 16.000 para a caminhada.

Como chegamos em POA com uma semana de antecedência, tivemos tempo de passear até nos cansarmos, nos inúmeros pontos turísticos e históricos da cidade. Mas um bom cinéfilo não poderia visitar o RS sem conhecer Gramado (onde passei muito frio, rsss!).
Ganhei o Kikito na categoria "melhor vídeo independente de corrida", de 2012, pelo vídeo da Maratona do Rio! Rsss! Assistam ao vídeo AQUI!

A retirada do kit contou a opção de dois dias e, foi em uma loja de esportes na zona sul de POA. Não gostei da escolha, pois a loja fica longe do centro da cidade. Seja qual for a cidade, o centro sempre é a melhor escolha, na minha opinião, pois geralmente a acessibilidade ao centro da cidade é mais fácil. A retirada foi rápida, e contava com voluntários do Instituto do Câncer Infantil e CORPA (Corredores de Porto Alegre).  Foi um kit bem farto, com camisa de poliamida, anti-séptico, creme hidratante, toalhinha e adesivo .
Quando estava em BH, pesquisei a previsão do tempo para o dia da prova, que era de chuva e frio. Sendo assim, comprei uma blusa térmica para não ter que passar novamente o risco de hipotermia, como aconteceu na Maratona do Rio. A melhor informação que encontrei a respeito do produto foi no blog do ultramaratonista, Jorge cerqueira.

O evento contou com os percursos de: corrida 5 e 10 km, e caminhada 3 km, além de premiação por faixa etária e equipes. A largada da corrida foi às 9:00h, no Shopping Barra Sul. Antes da largada foi feito um aquecimento.

O percurso era composto por retas e discretos aclives e declives, e passava por diversos pontos turísticos da cidade, como o estádio Beira Rio, que está em obras.
Percurso:
Na segunda metade do percurso de 10 km, não foram colocados cones de divisão de pista de ida e vinda, mas como os dois lados estavam disponíveis para a corrida, o fato não trouxe nenhum tipo de transtorno.

Quem usava a camisa do evento, que também estava sendo vendida nos estandes do  ICI-RS, podia usufruir da infraestrutura do evento, que contava com vários patrocinadores realmente compromissados com a causa, e não apenas interessados em exibir sua marca.

Não vi filas em banheiros, com certeza porque a organização disponibilizou um número suficiente de cabines.
  
Banheiro com sabonete, papel higiênico, e até espelho. Será que BH está atrasado em termos de organização em corridas de rua?

Compramos o livro: Os Deuses que Encontrei - As Lições de uma luta de Cinco anos Contra o Câncer, de Rafael Koff Acordi.

Há algumas matérias atrás tenho me referido a um problema de saúde que quase me tirou das pistas. Esse problema de saúde foi uma TEP, ou tromboembolismo pulmonar. No meu caso fui premiado com uma embolia bilateral,e fui internado em estado grave. Mas nada que bons amigos e um pulmão bem preparado não possam resolver. Ainda em tratamento, comecei a treinar do zero. Essa foi minha primeira corrida com a distância de 10 km após esse recomeço.
Senti muito cansaço e dores durante toda prova, mas foi uma performance satisfatória depois de ter voltado ao status de sedentário, devido aos problemas supracitados.
Aparentemente minha recuperação está até acima da média, mas tenho ter ter muita paciência e seguir passo a passo, até voltar às maratonas. Quando dei o título de "Aprendendo a Andar Novamente" à matéria sobre a Maratona do Rio, não imaginava que seria realmente assim. Mas estou seguindo meu script, "já ficando bom em começar do zero".

Confiram o vídeo sobre a prova, com a entrevista de Yáskara Concato, que trabalha no setor referente ao recebimento de doações em espécie do ICI-RS, e de seu marido, Rodolfo Soares, que atuou como voluntário no evento.


Desta vez não vou citar o que foi oferecido após a prova, mas sim, o que foi oferecido durante todo evento: hidrotônico, frutas, barra de cereal, cereais variados, capuccino,algodão doce, pipoca, chimarrão, anti-séptico para os pés, iogurte, balões, parquinho, foto revelada na hora, garrafa squeeze. Sim, tudo isso antes, durante e depois da prova.

Finalmente encontrei meus irmãos!

Além de receber uma foto de recordação da prova no dia do evento, também recebi a foto por e-mail!
Devido à temática social, aos benefícios oferecidos aos participantes e ao respeito ao cliente, com certeza está entre os melhores eventos que já participei.
Agradeço ao povo gaúcho pela ótima recepção que nos foi dada. Quem quiser conhecer o sul, conheça CORRENDO!

Nota 9.5

Fotos: AQUI!

Matéria dedicada a minha sogra, Maria da Conceição e, a Sra Maria da Penha Teixeira, mãe do meu amigo Eduardo Carvalho, que seguem na sua luta pela Vida na batalha contra o câncer.

"...A Vida é uma eterna dança. Todos caem, todos levantam. Assim é a dança da Vida."
Rafael Koff
Ajude o ICI-RS a crescer!

Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Daniel showww meu amigo os outros estados do brasil precisa fazer corridas que nem o pessoal do Sul faz...Parabéns a vc e sua esposa.

    Bons trienos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a vcs pela garra. Tudo de bom a vcs dois, e que Deus abençoe sua sogra e esteja com ela durante esta luta. Abraços de sua prima Angélica

    ResponderExcluir
  3. Grande corrida Daniel, parabéns.
    Unir o útil ao agradável: Férias e Corridas, não tem nada melhor.
    O vídeo da maratona do Rio ficou muito bacana.

    Um grande abraço,

    PauloBH.

    ResponderExcluir
  4. Valeu Daniel.... Ficou bom o relato e realmente o sul do Brasil é muito bonito....
    Em janeiro de 2011 passei uma semana em gramado.... muito lindo lá e que educação é o povo...
    Qto a prova, fiquei com vontade d eparticipar....
    Avante Liga da Justiça!!!

    Luiz Fernando (Batman)

    ResponderExcluir
  5. valeu Daniel, pelo visto foi muito legal a corrida. O relato foi ótimo. Agradeço a homenagem feita a minha mãe, Maria da Penha, ela chorou quando mostrei a ela a matéria. Disse q coisas assim dão mais força na luta, e pediu para te agradecer. Abraços e Avante Liga.
    Eduardo Carvalho (Superman).
    @eduardorunner.com.br

    ResponderExcluir
  6. Depois me envia o vídeo, ficou ótimo e gostaria de quardar uma cópia.

    ResponderExcluir