domingo, 14 de outubro de 2012

Da Rua Para a Pista 14.10.12


Por Daniel X.

Como já citei em outra matéria, no início de 2012 fiz um treinamento na pista de atletismo da Academia da PMMG, com o técnico Maron e,  a experiência de treinar nas pistas foi muito agradável.

Em setembro recebi o convite para participar do evento, Da Rua Para as Pistas, realizado pela FMA. Como o valor da inscrição era acessível (50 reais), e por estar fazendo um tratamento de reabilitação pós TEP, resolvi me inscrever, pois provas curtas ajudam na minha reabilitação.

A prova ocorreu na pista de atletismo do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG, com o percurso de 5 km, e irá selecionar fundistas de MG para treinamento específico na referida pista. Embora o público geral também possa fazer uso da mesma.

O kit, que era composto apenas de chip (que era devolvido após a prova), e de número de peito, que foi aproveitado de outro evento, foi retirado no dia da prova.

Chegando e sendo flagrado pelo paparazzi, Laci Lacerda
O guarda-volumes foi bem organizado. A quantidade de banheiros foi suficiente para o número de inscritos, fato que não gerou as grandes filas que estamos acostumados ver em outras provas.

As largadas seriam de acordo com a categoria faixa etária. Na minha categoria não teria que acordar tão cedo, como geralmente faço para participar de determinadas provas. Porém, quando cheguei ao Centro de Treinamento Esportivo da UFMG, a bateria da minha faixa etária já havia se iniciado. Também diferente do que foi divulgado no REGULAMENTO DO EVENTO, as baterias foram mistas, tanto na faixa etária, quanto sexo.
A prova também não contou com a categoria PNE, como já havia sido divulgado previamente em regulamento.
Sendo assim, o atleta que chegou em primeiro na sua bateria não ficaria sabendo da sua verdadeira classificação até que se encerrasse todo evento.
Minha bateria, que estava prevista para às 10:30h, foi remanejada para 11:20. Felizmente o tempo estava nublado, pois, apesar de ser um percurso curto, correr sob o sol do meio-dia seria muito mais desgastante.

A hidratação terminou antes que começasse a última bateria. Uma falha grave, pois, pode influenciar na performance do atleta, e sua própria integridade física.
Corredores que já tinham participado das baterias anteriores, foram solícitos ao encher copos já usados, em um bebedouro próximo à pista, e se posicionaram como staffs voluntários, oferecendo água para aqueles que ainda estavam correndo.

Adelina, corredora que, com seu espírito esportivo, me forneceu hidratação durante minha bateria. 
Adelina, MUITO OBRIGADO!

Assim como eu, a maioria dos participantes estão acostumados com provas de rua. A sensação de correr em pista, chega a ser até "claustrofóbica", pois você corre, corre, e ainda está no mesmo cenário. Exigindo outro tipo de preparo psicológico.


Essa prova marcou o retorno do recordista  panamericano nos 3000m com obstáculos,  Wander do Prado Moura, que fez um ótimo tempo, para quem acabou de retornar.
O evento ficou muito aquém do que eu esperava, ainda mais por ser uma evento realizado pela FMA, e também por fazer parte do CAMPEONATO MINEIRO DE CORRIDA DE RUA DE 2012.

E confesso que achei o valor de inscrição muito caro, para um evento que não ofereceu kit, faltou hidratação, não ofereceu lanche pós prova, e contou com poucos staffs da FMA.
A melhor atração foi a experiência de participar desse tipo de prova e, principalmente, rever os antigos amigos, como Maurício Sá, Conrado, Ligia e Tatiana. Além de conhecer novos amigos, como Laci Lacerda, e outos.
 
Muitos dos corredores dos quais conversei afirmaram não ter interesse de participar da próxima etapa. Também não garanto minha presença na próxima edição.

Em tempo: atualizado em 15/10/12 às 22:00 h:
Após participar do evento, cheguei em casa em fiz este texto rápido, devido a frustração passada na prova. Mas depois de ler alguns comentários que foram postados aqui, me lembrei outros dissabores que o evento trouxe aos corredores.
Entendo que a organização teve que administrar várias corridas de uma só vez, pois, eram várias baterias, mas isso não justifica falhas como descumprimento de regulamento e, até mesmo falta de hidratação.
Realmente não dá para entender como um evento organizado pela FMA, com o apoio do Governo de MG e UFMG, tenha deixado tanto a desejar. Sem citar o valor da prova e, o fato da mesma fazer parte do CAMPEONATO MINEIRO DE CORRIDA DE RUA.
Este foi de longe a pior corrida de 2012 e não merece nota.
Encontre suas fotos no site StreetRun gratuitamente!

Comente com o Facebook:

17 comentários:

  1. Achei interessante correr na pista. Realmente o valor da inscrição foi caro em relação ao kit. Mas, segundo o apresentador do evento a medalha é banhado a ouro... rsrsrs !!!

    Att.,
    Felippe Diniz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felippe Diniz, quem sabe é mesmo de gold...
      Mas deu prioridade à medalha e se esqueceu do básico ao corredor: conforto. Passar sede é o fim da picada...

      Excluir
    2. Você está certo Daniel.

      Sobre a medalha estou apenas brincando..rsrsrs !! Eles alegaram isso no evento para tentar suprir as várias falhas, isso sim.

      Att.,
      Felippe Diniz

      Excluir
    3. Entendi que é brincadeira. Inclusive, acho que vou p praça 7 tentar vender minha medalha p aqueles caras que andam com uma placa de "compro ouro", rss.

      E o pior é que, me lembro q Vc leu o anúncio dessa furada foi aqui no blog.
      A culpa foi minha, rs. Mas não esperava que seria aquele fiasco.
      Como a Ligia disse: "amadorismo imperdoável"

      Excluir
    4. Tb Achei muito interessante correr na pista, uma experiência nova, mas com relação a organização, MEU DEUS!!! Não teve camisa, não tinha ÁGUA, isso é básico, no regulamento estava um horário e na pista estava tudo bagunçado. Realmente foi uma lástima. Abraços a todos e espero que tenhamos mais sorte na próxima.

      Excluir
  2. corredor
    recebi o convite para este evento e aceitei na hora, mas me decepcionei, faltou um pouco de tudo. comprimento do horário, água gelada, e já são 19:00hs e ainda não sei a minha classificação final.
    pois no site da federação mineira não houve ainda a divulgação.

    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, Vc resumiu o evento: faltou um pouco de tudo.
      Agora que já refleti um pouco mais sobre a prova, merecia uma nota até menor. E estou fora da próxima edição!

      Excluir
  3. É uma lástima uma Federação de atletismo fazer um evento com um nível tão ruim: sem camisa da prova, pouca água e quente, atrasos nas largadas, gente largando em baterias trocadas, confusão na apuração, enfim um amadorismo imperdoável! Só não foi um domingo perdido pela oportunidade de correr na pista e rever pessoas queridas. Estou fora de qualquer prova promovida pela federação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligia, não vou dizer que não vou mais participar mais de eventos promovidos pela FMA, mas vou pensar duas vezes. O pior é que achei a proposta de fazer um evento de pista tão interessante que, até divulguei o evento aqui no blog. Qdo corri a meia de SP, assisti um evento do mesmo tipo, promovido pela prefeitura da cidade, e foi nota 10!
      http://reviewrun.blogspot.com.br/2012/03/vi-meia-maratona-internacional-de-sao.html

      Na hora que escrevi esta matéria dei nota 6 p prova, mas depois pensei bem, e não vale tudo isso.

      Excluir
  4. Eu pensei duas vezes antes de me inscrever, afinal, tenho observado que todos os eventos da FMA são de péssima organização, este não foi diferente. Gostei de ter corrido pela primeira vez em uma pista mas acho, sinceramente, que esta federação não tem se preocupado muito com os atletas não.. É uma pena...

    Nilson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Tb tenho me decepcionado com a FMA. No Itaú Power Shopp teve bagunça na cronometragem, na João César tb, entre outras.
      Hj ouvi muita gente dizer: "não vou mais participar do campeonato"...

      Excluir
  5. Olá Daniel. Eu também até pensei em correr essa, mas R$ 50,00 para uma corrida de 5k e um kit muito fraco, não valia apena. Preferi ir fazer um longão e dei a volta na Pampulha, pois estou me recuperando de uma lesão e mês que vem vou fazer a Meia de Natal.

    Abração amigo,

    PauloBH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fez bem, camarada! Se no regulamento Vc já achou o kit fraco, imagina chegar na prova e não ver o que foi anunciado ser cumprido.
      Pelo menos vi uns amigos. Tá bom...

      Excluir
  6. Olá a todos. Uma pena o evento ter sido tão fraco. Não fui, porque quando li o regulamento percebi que ia ficar a manhã inteira por conta do evento e pra mim ultimamente tem sido dificil. Fiz um treino pelas ruas do CINCO em Contagem, 12,8k, sem pressa e bastante técnico. Tenho me decepcionado muito com as corridas de rua na RMBH, tendo preferido fazer meus treinos a correr as provas, os treinos são de graça, eu posso escolher a hora, e nunca falta hidratação... Pagar para passar raiva não dá.
    Espero que a FMA se ligue no que está acontecendo antes que o números de descrentes aumente a ponto de atrapalhar o esporte. Mais ajuda quem não atrapalha.
    Um abraço a todos e Avante Liga da Justiça.
    Eduardo Carvalho
    @eduardo_runner.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc está certo, Eduardo. Vc treinou, se hidratou, e não teve que pagar taxa. O que mais me atriu p prova foi a experiência de fazer minha 1ª prova em pista. mas não vai ter 2ª vez. Pelo menos não com essa organização...

      Excluir
  7. Decepção e Desorganização. Faltou de tudo um pouco:
    Agua estava quente( depois faltou até esta), a camisa que estava no regulamento, banheiros químicos, Staff's, segurança(muitas pessoas na pista alheias a prova), água dos bebedouros imprória para consumo, número de peito reaproveitado de outra prova, etc.
    FMA - Federação Mineira de Amadorismo.
    Ackson D. Junior
    adjunior.sbbh@infraero.gov.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi mesmo uma decepção. A organização teve meses p preparar o evento, e mesmo assim foi aquele fiasco.
      A FMA tem feito convites aos corredores para o CMCR, tentando atrair público, etc., mas realizando eventos assim, só vão afastar mais ainda os clientes.

      Como disse o Eduardo, pagar para passar raiva não dá...

      Qto a hidrtação, foi tanto injustificável, qto imperdoável. Bebi água em um copo usado que, corredores abasteceram em um bebedouro que fica aberto ao ar livre. E mesmo assim, se não fosse por eles, teria era passado sede...

      Excluir