domingo, 5 de maio de 2013

Barefoot, Vacas Magras em BH, e Iguanas...


Por Daniel X.

Barefoot...
Hoje é dia Dia Internacional da Corrida Descalça. Quem leu as matérias sobre minhas duas últimas corridas, sabe que estou aderindo à modalidade  devido à dores nos calcanhares.
Em várias cidades  aconteceram eventos em comemoração ao dia, como clínicas de pés descalços. Porém, diferente dos anos anteriores, este ano não ouvi que nada do tipo aconteceria em BH. Apesar de não estar tendo contato com barefoots da cidade, se fosse acontecer algo com certeza teria sido citado nos blog/site: Correndo Descalço e Correndo Descalço.Org , que são referência da modalidade aqui na cidade.


Em 2012, depois de três anos correndo de tênis, comecei a treinar sério para melhorar minha performance nos eventos, vindo a participar de minha primeira maratona em julho. Mas a partir do segundo semestre de 2012, minhas corridas foram marcadas por síndrome do estresse medial da tíbia (canelite), tendinopatia de Aquiles (tendinopatia do calcâneo) e fascite plantar.



Após participar da Volta Internacional do Pântano da Pampulha, em dezembro de 2012, a fascite plantar se tornou tão intensa que tive que parar de correr. O simples fato de caminhar já me trazia muito desconforto. Foram várias sessões de fisioterapia, infiltração no sola do pé, e muito repouso, mas a dor ainda persistia ao realizar um simples trotinho de um quarteirão.

Em abril deste ano, aconteceu a Run for Parkinson em BH. Como a corrida tinha a opção de caminhada, resolvi me inscrever nessa categoria. Na hora "H", resolvi tirar o tênis e correr descalço.
Na última quarta feira corri descalço na Corrida do Trabalhador-Nova Serra/MG (aprox. 9 km).
A situação do asfalto da cidade estava tão precária que acabei machucando bastante os pés. Foi aí que recebi a dica do amigo virtual, Adolfo Neto, para fazer uma huarache, para as "provas mais cascudas".

Ainda estou fazendo tratamento para fascite, mas ao correr descalço senti que sobrecarreguei menos o calcanhar e as dores neste local foram bem menos intensas após a corrida.
Devido à falta de tempo não estou conseguindo procurar uma clínica de pés descalços aqui em BH e estou aprendendo a correr descalço através de artigos na internet.

Vacas Magras em BH...
Se por um lado fiquei fora das provas por um bom tempo, por outro  vi que não perdi muita coisa. Amigos que tem participado das provas que ocorreram na cidade em 2013, afirmam que aquelas velhas falhas vem acontecendo. Parece que os corredores de BH estão vivendo um eterno déjà vu : "falou medalha, faltou água, faltou isso, faltou aquilo...", sempre a mesma coisa.

Já vinha evitando provas realizadas por organizadores de BH desde que passei pelo drama das abelhas (AQUI), e participei de uma corrida onde não havia água (AQUI).

Ouvi rumores que a Meia Maratona Linha Verde pode ter acabado. Tenho um carinho especial pela prova, pois foi minha porta de entrada nas corridas de rua. Apesar da qualidade do evento ter caído muito na última edição, ainda é uma corrida que consta no meu calendário.
Corridas de grandes marcas que cobram um valor desproporcional ao serviço prestado também estão fora do meu calendário.

A Iguana Sports, que fazia provas bem organizadas na cidade,  parou de realizar provas por aqui.
 E agora, quem poderá nos defender?

Iguanas...
Em  janeiro deste ano, a Iguana Sports informou que devido à uma medida temporária,  não realizaria provas em BH em 2013. Embora eu tenha considerado o C. Athenas o melhor circuito de corridas que aconteceu na cidade em 2010 e 2011, minha visão mudou muito a partir de 2012. Principalmente depois de ter participado da Maratona do Rio. Sendo assim, não fez muita diferença para mim, já que não estava contando com as provas da Iguana em meu calendário. Já os corredores de BH, ficaram fadados a continuar no déjà vu das corridas mal organizadas.
Minhas participações no C. Athenas

Não tenho nada contra a organização. Muito pelo contrário. Sempre emitiram nota fiscal quando solicitado, eventos organizados, responderam vários e-mail meus referentes ao C. Athenas.
Em agosto de 2012, a organização da Iguana chegou até a entrar em contato comigo para uma possível parceria com meu blog. Porém, rejeitei essa parceira por um simples fato: liberdade de expressão.



Apesar de todos os pontos positivos da organização que citei acima, na Golden Four Asics que aconteceu em BH em 2012, ocorreram tantas falhas que decidi não participar mais do evento, inclusive postando isso aqui no blog.
Então, para evitar uma possível censura, resolvi rejeitar a proposta de ser um “Embaixador Iguana”.


Espero que a organização volte a realizar provas na cidade (porém, com um valor de inscrição mais doce), pois aqui em BH estamos ficando a pé nas corridas de rua.

Imagens:Google

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Daniel,

    Admiro sua vontade de ser independente. Quero continuar assim também, sem vínculos com ninguém que lucre com corridas (mas no meu caso ninguém nunca me propôs nada).

    Te adicionei na minha lista: Blogs de Simpatizantes da Corrida Natural/Descalça.

    Abraços,

    Adolfo

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Camarada!
    Tenho muitos amigos blogueiros que tem parcerias, ganham brindes como cortesia, acessórios, tênis, viagens (até p o exterior), mas eu prefiro me abster disso. Não tenho nada contra.

    Mas como citei na matéria, na Golden 4 Asics BH 2012, teve tudo que não poderia ter: faltou banheiro, chips soltando dos atletas, etc. Coloquei isso na minha matéria e citei que é uma corrida que não recomendo mais.
    Imagina se eu tivesse parceria com a organização. Mesmo que não fosse pressionado por censuras, seria no mínimo, constrangedor.

    Se o blog é MEU, quero expressar MINHAS OPINIÕES. Se for para escrever uma matéria omitindo falhas para não ficar feio com organizações, prefiro nem escrever. No começo aceitei algumas cortesias, mas vi que o caminho me levava para onde eu não queria. Tb não sou ambicioso, li muito Sidharta e fiquei sem apegos materias, rsss.

    Obrigado por adicionar meu blog na sua lista!!!

    ResponderExcluir
  3. Boa matéria!!
    Parei de participar das corridas de rua pelo preço e pelo desrespeito ao corredor/cliente. Mas foi você que me abriu os olhos para a questão...
    Só sinto falta das pessoas legais que corriam com a gente.
    Acho que vou correr a da Bradesco se o Diogo animar. Vamos?!?!?!
    Vizinha.

    ResponderExcluir
  4. Brigado, Vizinha! Mas mesmo q Vc não esteja participando mais das corridas, não deixe de treinar.

    A do Bradesco é boa, pois seja lá quem organiza, oe realizadores ficam em cima p tudo dar certo, pois o evento conta com a Lei de incetivo ao esporte.

    Nos vemos lá!

    ResponderExcluir