domingo, 23 de junho de 2013

Organizar Corridas É Fácil, Você É Que Não está sabendo fazer Direito...


Por Daniel X.

 "Se você é do tipo de pessoa que se ofende fácil ou não sabe argumentar, melhor visitar OUTRO SITE"...

Organizadores insistem em dizer (ou mandar alguém dizer) que, organizar corridas não é fácil.
Recentemente um leitor do blog me mandou a seguinte mensagem: “É engraçado que vejo muita gente reclamando das corridas (não apenas você, como outros "blogueiros"), mas solução para melhorar nunca são dadas.Se é tão fácil organizar uma corrida, proponho um desafio: organize uma corrida de rua!”
Acho que este leitor está confundindo os papéis. Neste mercado, eu sou o cliente e, por  mais difícil que seja para um organizador realizar um evento, não justifica que o cliente venha a sofrer com essa dificuldade.

Números mostram aquilo que já estamos cansados  de saber: que cada vez mais eventos aparecem,  que por sua vez, atraem cada vez mais adeptos.
Segundo matéria publicada na revista ISTO É –DINHEIRO, em julho de 2011, Maratonas e circuitos de rua movimentam R$ 3 bilhões ao ano.
Em matéria na Contra O Relógio, André Savazoni,  fez uma breve, mas eficiente matéria sobre a "Inflação" nas corridas, citando alguns reajustes: "(...) a principal e mais falada corrida brasileira. No ano passado, começou em R$ 90...Este ano? R$ 120. Uma “inflação” de quase 34%. As quatro etapas da Golden Four Asics, de R$ 90 para R$ 100, ou seja, mais de 11% (...)

Gráfico referente ao crescimento no número de provas de corridas de rua nos últimos anos: 

 Gráfico referente ao crescimento do número de praticantes de corridas de rua:

Gráfico com valor médio cobrado nas inscrições de corridas de rua:
*Dados extraídos dos sites das principais provas de corrida de rua da cidade São Paulo.

Mas, e quanto a satisfação do cliente? Existem gráficos? Há este tipo de preocupação por parte de organizadores? Não parece. Pelo menos é a impressão que tenho, quando ouço de determinado organizador a seguinte frase:  "se 1,5% tá contestando, já tenho 98,5% fazendo sua inscrição"...

Dos eventos que você já participou, quantos tinham uma pesquisa de satisfação do cliente?
Recebemos toda semana aquelas “criativas” mensagens:  evento sei lá qual, não perca, ÚLTIMAS VAGAS....
Mas, qual, QUAL corredor recebeu um e-m de parabenização no dia 15 de setembro?
Quem sou eu para ensinar organizador a realizar evento! Só conheço o lado de cá:
FAZER INSCRIÇÃO >  PAGAR > RETIRAR KIT >  CORRER > MEDALHA > CASA...

Mas quando um organizador me envia uma mensagem, querendo saber o que achei de seu evento e, o que deveria ser melhorado para o próximo, tenho a sensação que ali existe uma equipe que, vê o Esporte como algo a mais que puro Business. E acredite, isso aconteceu...

Nem tudo está perdido...
No começo do mês, fui convidado juntamente com outros corredores, para participar e ver de perto, todas as dificuldades que os organizadores enfrentam na realização de um evento. A reunião foi feita pela organização da Run For Parkinson, que agora está expandindo a estrutura do evento, e fez uma reunião com autoridades do esporte, cultura, e CORREDORES!
A princípio a organização ficará a cargo do Iron Man, Schubert Abreu, dono de um circuito bem sucedido de duathlon, o Circuito Trilogia. Gostei da escolha da organização, pois já treinei com Schubert e, conheço seu compromisso com este negócio, que é a Corrida de Rua.

Quando Schubert começou citar certos termos, fiquei assustado: "licitação disso, alvará daquilo, patrocinador  tal, cada corredor custa tanto ao evento, um evento de pequeno porte custa tanto..."
Sem citar que, todos os tramites e etapas burocráticas gastos na realização de um evento, levam meses.
Para um leigo como eu: Missão Impossível! Para quem é do mundo do business, como Schubert, "apenas" mais um trabalho.

Mas onde entro nessa história? Juntamente com outros corredores, fui convidado para expôr a minha opinião sobre "o que seria uma corrida de rua perfeita?". Embora eu tenha sido o único corredor que veio a comparecer, acho que minha opinião reflete muito do que grande parte dos corredores querem:
"Eu quero o básico. Respeito e segurança. Não pode, em hipótese alguma, faltar hidratação nem atendimento médico. Um preço acessível, mas sem deixar cair a qualidade do evento. Com relação à edição anterior poderiam adicionar: medalha ao invés de broche; camisa de poliamida; retirada de kit em lugar de fácil acesso (também no dia/local da prova); percurso plano (pois conta com caminhada voltada a também a portadores de parkinson); mas fora da Pampulha; percurso só de ida e vinda, e não de 2 voltas, pois fica repetitivo (2,5 km ida; 2,5 vinda); largada da caminhada depois da largada da corrida; e uma coisa que falta a muitos eventos: premiação por faixa etária (sem dinheiro)."
 Durante a reunião, foi citada também aquela justificativa que está na moda entre os organizadores na hora de afirmar as dificuldades em realizar um evento: “mas tenho que contar com os ‘pipocas’, no orçamento”... tem que gastar com o “pipoca”? E o que eu tenho com isso?
Sabe porque gastam tanto com pipocas? Porque montam uma estrutura que permite que os mesmos usufruam do evento.
Acredito que não se pode impedir o direito de ir e vir do cidadão. Mas isso se restringe à rua.  
Na minha penúltima corrida, staffs estavam atentos para aqueles que não estavam com chip/número de peito da prova. Tanto que tentaram me impedir de pegar a medalha, pois não notaram que por ter corrido descalço, meu chip estava no calcanhar.
Falta este tipo de controle na maioria das corridas que já participei. Um evento que era bem organizado e não acontece mais em BH, é o C. Athenas, onde até seu número de peito era marcado após a retirada de medalhas.

Não sei o quanto minhas sugestões óbvias vão acrescentar ao evento. Só sei que foi a primeira vez vi um organizador de corrida mostrar este tipo de preocupação com a opinião do corredor/cliente.
Embora a Run For Parkinson não seja um evento com fins lucrativos, e sim, uma campanha de divulgação/conscientização da doença, a organização já tem a ferramenta essencial para o sucesso em qualquer negócio: SABER OUVIR O CLIENTE.

Organizar corridas não é fácil, e acho que nenhum corredor tem dúvidas quanto a isso. Mas se você topou entrar neste negócio, então assuma a empreitada com competência  e compromisso com seus clientes.
Corrida é business e corredores tem que aprender a aceitar isto. Mas é um "business" que tem que ser encarado como tal,  pelos dois lados. Tanto pelo atleta/cliente, quanto do organizador/prestador de serviços.
Não pagou? Não usufrui de nada referente ao evento. Pagou e se sentiu prejudicado? Corra atrás dos seus direitos. Este é um dos pontos mais importantes em se exigir nota fiscal, pois, em futuras entradas no PROCON, Juizado de Pequenas Causas, Delegacia do Consumidor, este documento vai ser uma ferramenta muito importante. Será que os "heroes cross brazucas"(AQUI!) estão com a NF em mãos para reivindicar por um produto que pagaram mas não usufruíram?(Além de outros benefícios que a NF pode trazer e que talvez você não saiba...). E lembre-se, a não emissão de nota fiscal constitui crime tributário, com previsão de pena de reclusão de dois a cinco anos e multa, além de ferir o Código de Defesa do Consumidor, e cabe denúncia à Fiscalização da Receita Estadual (AQUI).
Imagens:Google
Saber ouvir

Comente com o Facebook:

15 comentários:

  1. E nas corridas gratuitas, o que substitui a nota fiscal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nota fiscal para gratuito? Não tem sentido. Vc vai querer ressarcimento de quê?
      Agora, dependendo de como for prejudicado, cabe fazer um boletim de ocorrência, testemunhas, ação contra a empresa, etc. E claro, mesmo as gratuitas, cedem um comprovante de inscrição.

      Eu só cobro nota fiscal de evento comercial.
      Em casos em que a corrida custe uns 50 pilas, mas sei q a verba é voltada para fins filantrópicos, tb não cobro NF.

      Excluir
  2. Que maravilha esse convite que fizeram para você hein Daniel?
    Achei super interessante isso.

    Circuito Trilogia ??? (Nunca participei, não posso opinar)Mas, sempre vejo as inscrições com preços altíssimos, tá doido. Preço justo para mim é 50 conto e olha lá... !!! Pois penso no que eu estou "comprando" (Água, camisa, medalha, suporte).

    "Quantos tinham uma pesquisa de satisfação do cliente?" NUNCA vi isso em corrida e acredito que eles não estão preocupados com isso.

    A sua opinião quando ao evento Parkinson foi perfeita.

    Uma coisa que não faço muita questão no eventos e das camisas. Uma medalha bonita acho mais interessante para guardar de recordação do meu esforço. Mas aí o preço de 50 já cai né....hahahaha

    Falar nisso, vou ali correr...abraço para a galera que "se ofende fácil", pois é o que mais existe nessa vida....kkkkkkkkk !!!

    Att.,
    Felippe Diniz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb não participei do Circuito Trilogia, porq é um circ. de duathlon, e nem sei pedalar direito. Mas tem sido muito elogiado por quem pratica a modalidade. Conheço o organizador do grupo de corridas da academia q eu treinava.
      Ao contrário de outros circuitos de Triatlo que acontecem na região (onde se vê queixas de falta de atendimento médico, ataque de insetos, demora na premiação e entrega de medalhas com atletas debaixo da chuva, e até ocorrência de óbito), o Circuito Trilogia tem sido muito elogiado.

      Qto à camisa, tb não faço questão, mas foi uma observação em relação à edição anterior, pois a camisa era de malha, e não é boa p corridas nem treinos. P Run 4 Parknson a camisa é importante p divulgação do evento, que tem a intenção de divulgar sobre a doença/tratamento/portadores.

      Excluir
  3. Realmente a postura de vários organizadores não são de que estão tratando com clientes e na maioria estamos pagando e bem pagos, lembrando que normalmente ja tem varios patrocinadores que estao bancando os custos, como as camisas e etc! isso do tratamento do cliente inclusive serve pra comercios daqui tbm..mas ja e outra historia! kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Mas acho que os clientes, de modo geral, são muito acomodados. Por isso essa cultura de não ouvir o cliente, afinal, muitos parecem não ter o que dizer...

      Excluir
  4. Sou um daqueles caras chatos que dizem o que pensam, seja bom, seja ruim, sobre as provas desde muito antes do Facebook e dos blogs... E, com isso, ganhei alguns inimigos, mas também fiz boas amizades com gente do ramo, que sabe que melhor que um elogio vazio, é uma crítica construtiva bem colocada. Por aqui, em minha região, ouvir a parte mais interessada, Sua Alteza, o corredor, é mais regra que exceção, felizmente. Gosto de dizer que faço parte disso. E, principalmente, de continuar fazendo parte. Trabalhamos, cada um à sua maneira, todos juntos por corridas cada vez melhores, com aquilo que corredor gosta e precisa. Parabéns por mais uma excelente postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc deu sorte até nisso, Camarada! Porq aqui, não existe o "Sua Alteza, o corredor". Muito pelo contrário. Conforme um anônimo citou logo abaixo, existe até "briga com todo atleta que levanta dialogo"... Eu mesmo já me desentendi com uma organização que aprontou com todos, desde corredores, até os moradores da região onde foi realizada o evento. Qdo fiz a postagem no blog, ainda se viram no papel de vítima...

      Preferir elogio vazio, é reflexo de uma imaturidade profissional que acontece muito aqui na nossa região. Muitos preferem ter como clientela o "CORTESÃO PERFEITO", que é aquele "domina a arte da dissimulação; ele adula, cede aos superiores, e assegura o seu poder sobre os outros da forma mais gentil e dissimulada"... ... ...

      Excluir
  5. Olá Daniel,
    Gosto de ler seus comentários.
    O convite feito a você e também a outros corredores, que não puderam comparecer, foi para nós, uma atitude natural. E por um lado, se o Run for Parkinson agradou aos corredores de um modo geral, deixamos a desejar para os portadores da DP que não puderam assentar-se. Espero continuar a contar com as sugestões de todos os leitores do seu blog e a sua é claro. Achar o meio termo, na composição de um evento como o nosso, atender atletas conscientes de nossa causa e também parkinsonianos e familiares é um grande desafio que não ouso a fazer sozinha. Agradeço imensamente o apoio recebido e espero atender as expectativas quanto a organização do próximo R4P. Assim que o Adriano se restabelecer, marcaremos outra reunião. abraços e gostaria que me enviasse as fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janette, eu é que agradeço. Como eu disse, embora seja uma atitude natural p a organização, p mim foi um fato inédito.

      Infelizmente, outros corredores não compareceram, por seus respectivos motivos, mas acho importante que os atletas compareçam ás reuniões, porq é uma oportunidade rara que a organização está oferecendo.

      Excluir
  6. Daniel vc esta desatualizado demais. Esse Schubert cobra caro demais, briga com todo atleta que levanta dialogo com ele e nem usa chip de cronometragem nos eventos. No ultimo o resultado veio todo errado e nos anteriores nem resultado teve. Por outro lado o triatlo do alphavile esse ano foi perfeito, eu competi e dei nota 10. Ja que pelo jeito vc nao foi em nenhum dos dois, se informe direito antes de sair denegrindo, pois denegrir e o que vc sabe fazer melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem anônimo, sobre o C. Trilogia, e ao Shubert, já expliquei ao Felippe o porq da minha opinião.

      Não estou denegrindo ninguém. Não estou citando nome de ninguém. Como eu disse, não pedalo, só corro.

      Qto aos casos do triatlo, não estou citando ninguém e nem nenhum evento em específico, apenas me baseando em vários relatos de quem foi (alguns relatos já foram até postados aqui), e em outras reportagens que li em sites de notícia e tenho salvas, mostrando os fatos que cito acima. Caso seja de seu interesse, posso postar os links aqui p Vc acompanhar.

      Como eu disse, minha intenção não é denegrir ninguém, é apenas expressar minha opinião.
      Mas é bom ver tb outras opiniões. Sobre o q Vc contou sobre os eventos de Schubert, isso eu não sabia.

      Meu texto é em prol de organizador e corredor, segundo meu ponto de vista.
      Já que Vc se sentiu prejudicado no evento q Vc citou, leia o texto até o final, e verá minha opinião a respeito tb:
      " Pagou e se sentiu prejudicado? Corra atrás dos seus direitos. "

      Excluir
  7. Boa noite,
    Sou professor recem formado e atualmente trabalho em uma
    academia.
    Gostaria de qualquer informação de como organizar uma corrida.
    No caso essa corrida serviria para arrecadar fundos para
    uma aluna que sofreu um grave acidente,e teve uma das pernas amputadas
    atualmente ela usa uma protese, que conseguiu pelo nosso Lindo S.U.S
    e com podem imaginar, é bem limitado. Essa aluna continua indo na academia
    só que cada vez que vai fazer as atividades,mais basicas possiveis,
    a protese deixa ferimentos no local do encaixe...
    Enfim, gostaria de contar com a ajuda de alguns de vcs
    que tem como paixão esse esporte.
    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcio, me desculpe pela demora na resposta. Como digo na matéria,
      Quem sou eu para ensinar organizador a realizar evento! Só conheço o lado de cá:
      FAZER INSCRIÇÃO > PAGAR > RETIRAR KIT > CORRER > MEDALHA > CASA...

      Aqui falo como cliente.

      Mas recomendo que Vc entre em contato com o Wander do Prado. Ele tem muita experiência, tanto como atleta qto como organizador:

      https://www.facebook.com/wanderdoprado.running?ref=ts&fref=ts

      Excluir