sexta-feira, 21 de junho de 2013

Os Efeitos Colaterais da Copa já Chegaram às Corridas de Rua - Parte 2: Manifestos...


Por Daniel X.

Efeitos Colaterais...
Em novembro de 2012, fiz uma postagem aqui no blog(AQUI), sobre os efeitos colaterais que a copa do mundo já trazia ao mundo das corridas, uma vez que, o tradicional local de largada da Volta Internacional da Pampulha, havia sido alterado para frente do estádio Mineirão.
A alteração do percurso se deu SIMPLESMENTE para fazer um marketing da Copa, usando o estádio Mineirão como  pano de fundo na Volta Internacional da Pampulha.
Vi muitas reclamações depois da prova, já que os corredores tiveram que encarar uma subida bem íngreme, de quase 1 km bem no final do percurso...em prol da Copa.
#ThefinalsprintPIRAMBEIRA...
Agora estamos vendo mais efeitos colaterais da copa nas corridas de rua, pois, as provas que teríamos no período da Copa das Confederações, foram adiadas ou canceladas. Na Pampulha, por exemplo, aconteceria um evento no dia 09/06, que foi adiado para 25/08.

No meu caso, o prejuízo foi a Run4Life- 1° etapa, que seria realizada em Lagoa Santa/MG em23/06, mas foi adiada. Este evento seria importante, pois, já tinha programado para fazer um teste na evolução de um tratamento de saúde do qual estou submetido. Escolhi a prova devido a seu percurso plano, distância, por ser às margens da lagoa (que não fede como a da pampulha), por já ter participado de outra edição e ter aprovado a organização. Mas graças a Copa das Confederações (imagina quando for a Copa do Mundo), fiquei sem um evento que seria importante na minha avaliação.
Já os organizadores, não vão querer sair no prejuízo, é claro, e vão querer realizar seus eventos em outra data. E com o adiamento de algumas provas, é bem provável que o calendário de corridas sofra alterações, com corridas coincidindo na mesma data.

Mas já era de se esperar, pois aqui é o "país do futebola", e outros esportes são apenas coadjuvantes.

Manifestos...
Não tenho acompanhado muito os manifestos que vem acontecendo no país, apenas dando uma vasculhada na internet de vez em quando, já que não assisto TV já há alguns anos (com exceção dos Simpsons, é claro).
Li uma matéria, onde a CNN Americana divulgou que, "O que REALMENTE está por trás das manifestações no Brasil(...) vão além do aumento de R$ 0,20 na tarifa dos transportes públicos.O Brasil está experimentando atualmente um colapso generalizado em sua infraestrutura"..., e cita vários de nossos problemas, como saúde, educação, portos, aeroportos, transporte público, etc.,etc.etc...
Tem sido muito falado também outras questões como  PEC 37, inflação, "cura gay". Já vi até cartazes revindicando o fim da Polícia Militar (???????????????????!).
Mas sob meu ponto de vista, o estopim mesmo para toda essa grande revolta, foi o fato de que, o povo FINALMENTE entendeu que a Copa do Mundo, não é para o povo. Isso mesmo. Como é que um assalariado vai comparecer a um evento em que, o valor dos ingressos podem chegar ao equivalente a um salário mínimo?
Afinal, aumento de passagem (e de tudo mais) sempre existiram, mas nunca houve uma manifestação deste porte.

Por outro lado, foi em uma hora bem oportuna, já que a mídia mundial está de olho no país, devido ao futebola. E quem sabe dessa vez, o povo dá um passo real para frente. Mas se ficar só no barulho, não vai significar nada mais que um novo título nos capítulos dos livros de história do 1º Grau: "O Dia em que o Brasil Acordou"ACORDOU? E?...corruptos reeleitos...e...
Um dia o Brasil "acordou", foi para as ruas, e tirou Collor da presidência...

...depois o Brasil voltou a dormir profundamente (assista à uma divertida entrevista com o Senador, AQUI!)

 Há alguns dias, fui ao cinema assistir "O Grande Gatsby" e, antes do filme, foi exibido um comercial, onde é tocado uma música do ex da Deborah Secco (sei lá o nome daquele cara), em que, a letra parece fazer parte de uma campanha, para que o povo se conforme que, a copa não é para o povo:
"Pode vir que a festa é sua"(...)"Vem pra rua porque a rua é a maior arquibancada do Brasil". Ou seja, VOCÊ, POBRE, vai assistir a copa é nas ruas, porque os estádios que foram construídos com SEU dinheiro, serão para uso da ELITE BRASILEIRA e estrangeiros...
E você aí, pobre, trabalhando como voluntário para a Copa da Elite Brasileira...

O Nosso manifesto...
Nós, corredores de BH, já fazíamos nossos manifestos(AQUI) a muito tempo. Por mais respeito ao corredor/cliente. Mas não tivemos apoio dos próprios corredores. Houve uma ocasião em que, dois "atletas" que haviam acabado de participar de um evento do qual estávamos manifestando, chegaram a ameaçar um dos manifestantes. Ameaçaram uma pessoa que estava reivindicando melhorias nos eventos dos quais eles mesmos participavam (talvez para puxar saco de organizador e ganhar uma cortesia como esmola...). Com o tempo percebemos que, o melhor protesto era não pisar mais em eventos mal organizados, e que, cada corredor tem o organizador que merece...
Debaixo de sol, debaixo de chuva. Nós já estávamos lá...
  
  
  
   
 
  
 
E você, corredor, está aprovado no padrão Fifa de qualidade?

Vizinhos de estádio 'padrão Fifa' convivem com 'padrão periferia' em Fortaleza
Tribunal de Contas de MG vê gastos abusivos no Mineirão e abre processos contra o Estado
Copa Transparente - Site
Copa-2014: em seis anos, gastos com estádios já aumentaram mais de 200%
Dinheiro público responde por 89% dos R$ 6,7 bi gastos com estádios da Copa até agora
Liminar do TJMG restringe protestos durante Copa das Confederações
Imagens:Google

Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. O fim da Polícia Militar Faz Sentido. É Um resquício Da Ditadura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Adolfo Neto, se você não sabe a função da PM e PC deveria procurar saber, pois não há como acabar com a PM no Brasil. Se vc quer correr o risco de por o pé na rua sem ter a polícia militar é problema seu, mas eu não sairia de jeito nenhum se isso acontecer.

      Excluir
  2. Entendo. Mas quem faria o serviço da PM? E o que PM tem a ver c as causas do protesto?
    O que a polícia de hj realmente carrega da ditadura? Muitas coisas ainda são resquícios da ditadura, mas muitas são necessárias.

    Essa semana comentei uma coisa com um amigo, que é psicólogo: sabe qual manifestação da qual realmente já vi dar resultados? (apesar das baixas). A da PMMG.
    Assista tudo, e entenda que não é bem assim:
    http://www.youtube.com/watch?v=2mySTLOsiOE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa época eu ainda era cabeça oca, mas estudei a respeito depois, e me surpreendi. Muitos preconceitos que alimentava, acabaram.
      http://www.youtube.com/watch?v=NwikAqB-Rb0

      Excluir
    2. Não vou assistir agora, só depois.
      Mas quem faria o trabalho da PM seria a polícia civil.
      Parece que só no Brasil a polícia militar tem tanta força.

      Excluir
    3. Acho q só no Brasil existe polícia militar.

      Excluir
    4. também sou a favor do fim das policias militares, ainda reina a ditadura dentro dos quarteis, e o reflexo é um tratamento não um tanto amigável com o cidadão.

      Excluir
  3. O povo nem sempre sabe a força que tem. Por todas as manifestações que estão estourando pelo País é que vemos que agora as pessoas estão vendo que o governo PT andou fazendo nessa última década. O ano que vem tem eleição, será que o povo irá se lembrar????

    ResponderExcluir