terça-feira, 23 de julho de 2013

Troféu Imprensa na Maratona do Rio: E o Troféu Imprensa Foi Para...


Por Daniel X.

De vez em quando, alguns jornalistas (e outras pessoas) retrucam sobre o fato de que, blogueiros tem sido incluídos na categoria imprensa em alguns eventos, e que, "blogueiro não é jornalista". Um tempo atrás até li uma matéria interessante em um site, questionando sobre a inserção de blogueiros na categoria imprensa.

A questão é: tive dois amigos blogueiros que ganharam o "troféu imprensa" (categoria imprensa) na Maratona do Rio: Colucci e Jorge Ultramaratonista. E essa postagem, a princípio, é simplesmente para homenageá-los. Uma vez que foi um troféu merecidíssimo. Tanto pelo esforço para chegar em suas respectivas colocações na prova, quanto pelo serviço de qualidade que é prestado em seus respectivos blogs, que nos trazem informações mais relevantes sobre as corridas de rua que muita revista especializada por aí.
Resultado Blog/Imprensa
MARATONA 42KM - MASCULINO
1 - Nelton Araújo - 02:49:41 - Blog Running News

MARATONA 42KM - FEMININO
1 - Paula Narvaez 3:41:27 - Blog Paula Corre
2 - Yara Achoa - 4:44:05 - Blog Contra-relógio

MEIA MARATONA 21KM -  MASCULINO
1 - Vicent Sobrinho - 1:25:35 - Blog Contra-Relógio
2 - Ricardo Erlich - 1:46:50 - Blog Esportes de A a Z
3 - Eduardo José Penteado Elias - 01:48:54 - Fox Sports

MEIA MARATONA - 21KM - FEMININO
1 - Roberta Ferraz - 1:55:35 - Extra
2 - Carla Gomes - 2:03:45 - Globoesporte.com
3 - Débora Thomé - 2:16:51 - Blog Contra-Relógio

Colucci recebendo o Troféu Imprensa do Seu Silvio...

Quanto à questão: "Blogueiro Vs. Jornalista", para mim não tem nenhuma importância. O que quero é informação de qualidade. E em um país onde já é de conhecimento popular que estamos nas mãos de uma "mídia vendida", temos que usar de todos os recursos possíveis para buscar uma informação IMPARCIAL.

Particularmente, prefiro buscar informações em blogs. Até porque, blogueiros geralmente são mais acessíveis na hora de nos dar um retorno em suas postagens.

Mas no que diz respeito às categorias existentes nos eventos de modo geral, concordo com as palavras de um leitor que postou em uma matéria da Contra o Relógio, o seguinte comentário:
"Eu já sou a favor que se acabe com a premiação específica pra jornalistas (incluindo ou não os blogueiros). A premiação em uma corrida, na minha opinião, só deveria haver dentro da categoria geral, se muito na faixa etária. Sou muito mais a favor de uma premiação para deficientes visuais do que para a categoria imprensa."

No caso da Maratona do Rio, já existe a categoria PNE. Então não foi priorizada a categoria imprensa.

Já outra pessoa fez o infeliz comentário: “A verdade é que todo blogueiro que receber um tênis, alguns mimos e uma inscrição cortesia em qualquer categoria vai aceitar prontamente”…

Bem, nem todos... Já recebi propostas de cortesias e brindes, mas sempre neguei. Inclusive, sou contra a distribuição de cortesias. Trabalho e não preciso de “mimos”. Faço questão de pagar pelo meu lazer. Também não me preocupo com premiações, estar inserido ou não em uma categoria.

Parabéns aos amigos Blogueiros: Antônio Colucci e Jorge Ultramaratonista!

Imprensa é a designação coletiva dos veículos de comunicação que exercem o Jornalismo e outras funções de comunicação informativa — em contraste com a comunicação puramente propagandística ou de entretenimento.
Fonte: wikipedia
Imagens:Google

Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Eu estou louco pra que criem logo a categoria "comilões que acham que correm". Nessa estou sempre entre os três primeiros.

    As montagem ficaram hilárias. Ou não são montagens? ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é montagem nãooooooo
      má oêêêêêÊêÊ
      kkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Não é montagem. eu tava lá e fotografei. E acho q ano que vem vai ter reprise. Quem tiver ouvidos, ouvirá!

      Qto às categorias, se eu continuar dependendo de analgésicos tão fortes devido ao meu quadro de saúde, só vou ganhar alguma coisa se for na categoria "caroneiro", mas aí quem fica com o troféu é o taxista.

      Excluir
  2. O Nelton também é blogueiro (sem formação em jornalismo). O blog dele é ótimo!

    Não vejo problema em dar cortesia a blogueiros. Só não vale depois elogiar a organização.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Aceitar um brinde é uma coisa. Vender a opinião é outra. Às vezes acho que o interesse da organização nem é ficar sendo elogiada, e sim, divulgar o evento. Mas tem gente que é tão baba ovo, que age PUXANDO SACO, SENDO OMISSO, E BRIGANDO COM QUEM TEM OPINIÃO CONTRÁRIA, como se fosse uma regra, ter que ser capacho!

      Tem gente que anda pedindo para que eu não cite seu respectivo nome em nenhuma postagem, porq tem medo de "queimar o filme".

      Ah, vai trabalhar ao invés de "pedir esmola"! Vai lavar roupa ou capinar um lote!

      Me passa o link do Nelton. Se Vc indicou é porq é bão mesmo!

      Excluir
    2. Ok, aqui vai o link do blog do Nelton:
      http://www.runningnews.com.br/author/nelton-araujo/

      Excluir
  3. Valeu Daniel pela menção e principalmente pelo registro.
    Esse dia com o homem do Baú foi sensacional! Inesquecivel! Inceivel!
    Abraço
    Colucci

    Máááá oeeeeeeeeeeeee

    lá lá lá lá
    lá lá lá lá lá lá lá lá lá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok! O que é bom tem q ser divulgado. Mais uma vez, parabéns a Vc e ao J. maratona!

      Excluir
  4. Daniel obrigado pela menção aqui e pelos elogios...Gostaria de deixar bem claro aqui que também não ligo para isso não, mas se o organizador me convida é claro que aceito numa boa e também sobre ganhar cortesias ou kits eu aceito numa boa, mais uma coisa que não aceito é ficar babando ovo de organizador, corro a prova e falo de todos os pontos que aconteceu na prova tantos positivos e negativos, é claro que nem tudo é perfeito, e caso vejo algum problema na prova eu relato tanto isso para o organizador como no meu blog não com intenção de difamar o organizador, mas sim de ajudar o organizador para que na próxima corrija os erros, nas provas grandes o organizador não tem como ficar em toda extensão da prova para ver o problemas que estão acontecendo e daí nós corredores temos o dever de informar a ele para que ele corrija e não aconteça...

    Valeuuu obrigado e bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jota, com certeza sei que "babação de ovo" não é seu caso. E se seu blog não fosse imparcial, eu não o seguiria, nem estaria fazendo o elogio. Todos os blogs estão na aba do lado direito deste blog, para mim são referências em corridas de rua. Existem outros tb, mas tenho preguiça de ficar criando os links, rsss.

      Mais uma vez, parabéns!

      Excluir
  5. Parabéns Colucci e Jorge, pelo visto se eu tivesse inscrita para concorrer teria sido pódio no 2 lugar da meia com 2h03min59seg.
    Uma pena que não soube.

    Isso ai galera!!

    ResponderExcluir
  6. Muito boa a postagem, não conheço os homenageados, mas se são sinceros em seus blog's, é o que vale!
    Avante Sempre Povo!

    Luiz Fernando (Batman)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blogs muito bons, Batman. São em prol do corredor mesmo. Vale a pena acompanhar!

      Excluir