sábado, 1 de dezembro de 2012

19ª Corrida Rústica PCD 01.12.12


Por Daniel X.

Fiquei sabendo da existência deste evento em 2010, quando estava indo ao cinema assistir ao filme "Tropa de Elite 2". O que aconteceu é que, fiquei tão comovido com a prova, que fiquei para prestigiá-la e deixei o filme de lado. Fiz um relato a respeito em uma comunidade de corredores no Orkut e, posteriormente AQUI no blog. Em 2011 não foi possível comparecer devido à minha escala de trabalho.
Confira como a 19ª edição, que aconteceu hoje:

Hoje aconteceu a 19ª edição da Corrida PCD - Pessoas Com Deficiência (a sigla PPD - Pessoa Portadora de Deficiência foi substituída).

A prova aconteceu no tradicional local das edições anteriores: Av. Afonso Pena, em frente ao prédio da prefeitura, e teve início às 15 horas.

Mais uma vez fiquei para prestigiar este evento que, faz parte do Programa Superar, e é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e conta com a colaboração das secretarias municipais de Saúde, Direitos de Cidadania, Assistência Social e da Fundação Municipal de Cultura, além de associações esportivas e escolas especiais, com a meta de incluir as pessoas com deficiência em programas e eventos de esporte e lazer.
 

Ao todo foram aproximadamente 1.200 participantes, que foram divididos em quatro categorias: 50, 100, 150, e 200 metros, masculino e feminino.

Ao cruzar a linha de chegada os atletas recebiam medalha de finisher e um kit de participação. No local também havia posto de hidratação, banheiros adaptados para pessoas portadoras de necessidades especiais, e posto médico.

Como já citei na primeira vez que prestigiei a prova, é muito emocionante ver a reação dos familiares que compartilham aquele momento de felicidade com os participantes, e principalmente, os momentos de superação que os atletas passam em percursos que para muitos de nós, não é considerado nem mesmo uma caminhada.
 

O Programa Superar é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e conta também com as seguintes modalidades esportivas: natação, futsal, basquetebol, basquetebol em cadeira de rodas, patinação, judô, tênis de mesa, bocha paraolímpica, rugby em cadeira de rodas, goal ball, musculação, hidroginástica, dança e esgrima em cadeira de rodas (parceria com o Barroca Tênis Clube), e tem como sede o Centro de Referência Esportiva para a Pessoa Portadora de Deficiência (CRE-PPD – Avenida Nossa Senhora de Fátima, 2.283 – Carlos Prates).

Parabéns à Prefeitura de Belo Horizonte e seus parceiros, pela realização do evento, que promove a inclusão dos PNE no esportes. Ainda mais que das INÚMERAS corridas de rua realizadas na cidade, poucas contam com a categoria. Eventos  que estão se tornando meramente comerciais e que, EXCLUEM os portadores de necessidades especiais, pois  não fazem a mínima questão de dar oportunidade ao atleta deficiente, de participar. Já vi organizadores alegarem falta de estrutura, mas às vezes chego a ter a impressão que certos eventos não querem a presença de pessoas com deficiência.  Muito pelo contrário, parecem os querer bem longe. Sim, é essa a impressão que tenho, afinal, será tão difícil assim fazer uma corrida que conte com a categoria PNE?
Se for alegar falta de recursos, também não entendo, já que, com inscrições cada vez mais caras, e mais patrocinadores, se certos organizadores não incluem os PNE, é porque não querem. As mais caras são justamente as que menos tem apoiado a categoria PNE.
Corridas como a João César, de Contagem, mesmo com um percurso complicado, tem estrutura para a categoria. E isto cobrando apenas 1 kg de alimento.

Uma das principais reivindicações da petição pública para Regulamentação das Corrias de Rua em Belo Horizonte, é a inclusão da categoria PNE nas corridas de rua que ocorrem na cidade.
Infelizmente a petição não emplacou tanto assim na internet, mas estamos colhendo assinaturas físicas, para serem encaminhadas à Câmara dos Municipal de Belo Horizonte.

Visite também:
Deficiente Online: Site de empregos para PCD (Pessoas com Deficiência). Facebook AQUI.
Deficiente Ciente: Sobre direitos, acessibilidade e educação das pessoas com deficiência. Face: AQUI
Declaração dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência
Instituto Brasileiro das Pessoas com Deficiência
Deficiente Saudável
AMAS Facebook
Conheça o site, AMIGOS DA AUDIÇÃO
Conte sua HISTÓRIA . 
Receba o Livreto - "Ouvir Melhor é Viver Melhor", gratuitamente.
Achilles Internacional Brasil: Organização mundial, representada em sessenta países. Sua missão é permitir que pessoas com todos os tipos de deficiência possam  participar do  atletismo, promover a realização pessoal, melhorar a auto-estima e diminuir barreiras, encorajar pessoas com doenças a sentirem o prazer de correr e de participarem em eventos com o público em geral.

Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário