sábado, 1 de dezembro de 2012

Picadas de Abelhas: Saiba Como Agir


Por Daniel X.

Recentemente participei de uma corrida Cross Country (AQUI), em que eu e outros corredores acabamos sendo atacados por um enxame de abelhas muito intenso. Como muitas pessoas ficaram desesperadas, não sabendo como agir (até mesmo a equipe que estava presente na ambulância não se mostrou muito preparada para o tipo de intercorrência), resolvi fazer essa postagem.

Uma picada (ferroada) de abelha, deixa a região bem dolorida, porém, pode também levar à morte. Apesar de ser um pequeno inseto, e até mesmo bonitinho, a abelha também é considerada um animal peçonhento. Ao se deparar com uma abelha você deve agir como se estivesse na frente de qualquer outro animal peçonhento, como cobras e escorpiões. Afaste-se!
Embora existam relatos onde pessoas já resistiram até a milhares de picadas de abelhas, 50 ferroadas já são suficientes para que a vítima tenha uma reação tóxica. Já no caso de pessoas alérgicas, uma única picada pode levar a pessoa a ter um choque anafilático, evoluindo para óbito.

Somente as abelhas deixam o ferrão e a glândula de veneno. Vespas, marimbondos e outros insetos não o fazem. E mesmo após o inseto perder o ferrão,  o veneno continua sendo  inoculado na pessoa, por isso deve ser retirado. Mas devemos ter um cuidado especial ao removê-lo.

Como proceder?
  • Retirar o ferrão do animal, raspando a pele com a borda de um cartão de crédito ou carteira de identidade, no sentido contrário à posição do ferrão, com muita delicadeza. Nunca use uma pinça ou mesmo as mãos, porque isso pode injetar o veneno residual das bolsas presas aos ferrões.
  • Lave o local da picada com água e sabão.
  • Faça compressa de água fria ou aplique gelo.
  • Chame o serviço de emergência da região, ou encaminhe a vítima ao Pronto Socorro o mais rápido possível.
  • Também podem ser usados cremes de anti-histamínicos ou corticoides tópicos, mas com orientação médica.
"O ferrão serve para a defesa da abelha. Ela o injeta no corpo do inimigo. Na fuga a abelha operária, quase sempre, deixa o ferrão, que é ligado ao seu abdomem,  na vítima, correndo certo risco de que na fuga deixe além de seu ferrão partes de seu abdomem (como mostrado na foto de Kathy Keatley Garvey) , isso acontece em boa parte dos casos que o ferrão fica na vítima. Por causa disso a abelha acaba morrendo cerca de 15 minutos a meia hora depois da picada."
Foto pela entomologista, Kathy Keatley Garvey, que ganhou o 1º lugar em competição da Excelência Comunicação. Fonte.

Como evitá-las:
  • Não use perfume, sabonete, loção pós-barba e spray fixador para cabelo
  • Evite movimentos bruscos e excessivos quando próximo à colmeia
  • Não grite: as abelhas são atraídas por ruídos, principalmente os agudos
  • Evite operar qualquer máquina barulhenta próximo à colmeia
  • Preste atenção ao zumbido característico de um enxame
  • Tenha cuidado ao entrar em local que possa abrigar colmeia
  • Examine a área de trabalho antes de usar equipamentos motorizados
  • Observe se há abelhas entrando ou saindo do mesmo lugar
  • Se identificar uma colméia, não toque nelas, nem jogue álcool, querosene, inseticida porque o efeito será o inverso, as abelhas sairão e a probabilidade de acidente aumenta. Chame o centro de zoonoses do município,  que são os habilitados a remover colméias.
  • Informe ao Médico de Primeiros Socorros que é alérgico a picadas
Já li que, cores escuras atraem mais as abelhas mas, curiosamente, a região mais atacada do meu corpo foram as pernas, exatamente sobre as meias de compressão de cor branca. O restante da minha roupa era nas cores preto e vermelho, e sofri poucas ferroadas nessas regiões.

Vídeo originalmente postado no canal eHow: "First Aid Tips  How to Relieve a Bee Sting", no qual inseri legendas em português. Confira as orientações do Cap Joe Bruni, sobre como agir nesses casos.

Pessoas alérgicas:
As pessoas que se sabem alérgicas à ferroadas de abelhas (e outros alérgenos) devem sempre ter consigo comprimidos de anti-histamínicos e uma seringa já carregada com adrenalina, a qual bloqueia as reações anafiláticas ou alérgicas, também já receitadas e orientadas pelo seu médico.
Sou alérgico a alguns tipos de alimentos e também a certos compostos de medicações. Já prevendo a possibilidade de ser picado por algum inseto no evento supracitado, levei minha própria medicação (que já é prescrita por médico). Porém, a intensidade do enxame e quantidade de picadas foi tão grande, que acabei sendo removido para um hospital, pois já estava apresentando sinais de anafilaxia.

Choque anafilático:
É um quadro imprevisível, que ocorre devido à uma reação alérgica exagerada do corpo ao entrar em contato com alguma substância. Os sintomas costumam iniciar poucos minutos após o contato com a substância alérgena, mas podem demorar até 1 hora.
Em caso de suspeita de choque anafilático, deve-se levar a vítima  imediatamente para o hospital, pois, quando não é rapidamente tratado, pode levar o indivíduo à morte em poucos minutos.

Sintomas de anafilaxia:
  • Náuseas e vômitos
  • Tonturas 
  • Hipotensão e/ou síncope 
  • Dispnéia
  • Sudorese
  • Pele pálida e fria
  • Pulso rápido
  • Chiado ao respirar
  • Inchaço corporal
  • Coceira em todo o corpo
  • Perda da consciência

Aqueles que já apresentaram algum episódio de anafilaxia, devem sempre carregar consigo uma seringa de autoinjeção de epinefrina para um tratamento de emergência rápido (que deve ser receitada por um médico). E mesmo que a pessoa já tenha administrado sua medicação, a  mesma deve ser encaminhada a um hospital.
Epipen: adrenalina auto injetável para pessoas com risco de choque anafilático

Curiosodades:
Clique na imagem abaixo e faça sua carteirinha de alérgico:

Saiba mais sobre alergias AQUI!

Recordista em picadas...

Adalberto Antônio da Silva foi atacado por quase quatro mil abelhas, em 2010, no Morro da Cruz, em Florianópolis. Os médicos do Hospital Universitário contaram 3.820 ferroadas no corpo do policial. O sobrevivente superou o recorde do Guinness, que registra que o maior número de picadas de abelha suportada por um sobrevivente humano é 2.443. Johannes Relleke sobreviveu as ferroadas na mina de estanho Kamativi, no Zimbábue, em 28 de janeiro de 1962.

Os Simpsons e a anafilaxia...
No terceiro episódio da 18ª temporada da série "Os Simpsons", o personagens Bart, e Prof. Skinner, tem sua alergia a alimentos revelada, e no final travam uma luta com uma vareta, com um seus alérgenos na ponta, mostrando que, para uma pessoa alérgica, um simples contato basta para levar a um choque anafilático. No final os dois vão parar no hospital. Bart é alérgico a camarão, e Skinner a amendoim.

Saiba mais sobre acidentes por animais peçonhentos AQUI!

Apiterapia é a utilização de produtos derivados das abelhas para tratamento terapêutico. Nestes casos, são utilizados o mel, o pólen, a geléia real e as apitoxinas das picadas das abelhas. De acordo com seus adeptos, esta prática pode curar doenças do aparelho respiratório, cardiovascular, genitourinário e gastrintestinal, doenças de ordem neurológica e dermatológicas, como a celulite, entre outras.

Na minha opinião, Primeiros Socorros deveria ser matéria de escola. Com uma simples manobra (Manobra de Heimlich) você pode evitar que uma pessoa morra engasgado, mas grande parte das pessoas não tem a mínima noção disso. A Cruz Vermelha oferece curso de socorrista de nível básico e avançado. Periodicamente o Corpo de Bombeiros Militar também oferece o curso de socorrista. E acredite, você pode precisar...

“O grande problema do senhor é tirar tudo de um nada qualquer: e depois ser criticado por qualquer um, que nem com todos do mundo, faria um simples quase”. 
Hélio Ribeiro
Imagens:Google

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. É isso aí Daniel, boas dicas, como sempre, vc prestando serviços para nós, valeu.

    Abração,

    PauloBH.

    ResponderExcluir
  2. Como faço para ter essa carteirinha do alérgico, não está mais disponível?

    ResponderExcluir