domingo, 19 de maio de 2013

A Corrida Rústica João César de Oliveira Chegou ao Fim?...


Por Daniel X.

Semanas atrás, citei aqui no blog o possível fim da Maratona Linha Verde, e também a respeito dos eventos da Iguana Sports, que não serão realizados em BH em 2013.
Esta semana, por intermédio de um amigo/atleta, fiquei sabendo que o Sr. Wander do Prado, que é  coordenador de esportes da Prefeitura Municipal de Contagem, e um dos organizadores da Corrida Rústica João César de Oliveira, estaria deixando o cargo e que, provavelmente este ano o evento não acontecerá. Pelo menos não no dia previsto nos calendários de corrida da região.

A 1ª Corrida Rústica João César de Oliveira, aconteceu em 1º de maio de 2006, sendo realizada pela Prefeitura de Contagem, dando início aos jogos em comemoração ao Dia do Trabalhador, na cidade.
Desde sua primeira edição o evento já se tornou destaque no cenário nacional do atletismo, uma vez que contou com R$ 15 mil em premiação, divididas em várias categorias, entre elas, Portadores de Necessidades Especiais.

Em 2006 o evento contou com 400 participantes e, em 2007 o número de participantes quadruplicou.
Posteriormente foram introduzidas também a caminhada (3km), e a Maratoninha, voltada ao público infantil, promovendo grande inclusão social. Devido à sua premiação farta, o evento passou também a contar com a presença de atletas internacionais.
2007

A quarta edição aconteceu no dia 28 de maio de 2009, ano este em que participei da minha primeira corrida, porém, ainda não conhecia o evento.
Se na primeira edição a corrida contou com aproximadamente 400 participantes, em 2009, só a maratoninha mais a caminhada já somaram 1.110 participantes. Mostrando que o evento tinha caído mesmo no gosto popular.
2010

Em 2011, a prova fez parte do campeonato Mineiro de Corridas de Rua, mas como ainda não sabia da magnitude da mesma, escolhi outro evento para correr, e me arrependi amargamente...
2011
Só consegui participar do evento em 2012. Além de contar com inscrição gratuita, que era realizada no próprio site da prefeitura,  a prova tem uma altimetria bem difícil, com 100% de aclives/declives, e foi uma das melhores corridas que já participei.
Wander do Prado recordista no atletismo pan-americano.

É na corrida João César que tenho meu recorde pessoal nos 10 km. O tempo? Sei lá, esqueci...
Se realmente a prova não for acontecer mais, vai ser uma pena. Poucos eventos na região tem a qualidade que essa corrida oferece.
Não creio que apenas a saída do Sr. Wander do Prado poderia culminar no fim de uma das melhores corridas do país. Será que ninguém mais teria competência para organizá-la?

Espero que a Secretaria de Esporte e Lazer de Contagem possa contornar a ausência de Wander do Prado (e demais motivos que levaram ao cancelamento da prova), e realizar o evento ainda em 2013, pois além de ser uma das atrações em comemoração ao Dia do Trabalhador, a João César proporciona à população uma grande inclusão social através do Esporte e Lazer, que é direito do cidadão.
E espero que os eleitores de Contagem também se lembrem deste episódio em 2016...

Fontes:
http://www.folhadecontagem.com.br/
http://www.diariodecontagem.com.br/
Wikipédia

Comente com o Facebook:

39 comentários:

  1. Participei da Caminhada em 2010, corrida em 2011(estréia 10 km) e 2012 amei!
    Com certeza espero ..."que os eleitores de Contagem também se lembrem deste episódio em 2016"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a informação se confirma, posso me considerar com sorte de ter participado da última edição. Ainda mais com a presença de quase todos os meus amigos das corridas de rua!

      E mais uma vez digo: política e esporte estão intimamente ligados...

      Excluir
    2. Eu e o Negão(Ronildo) estávamos fazendo um trotizinho ontem quando a Marília passou, com uma amiga fazendo caminhada. Negão voltou e conversou com ela, narrou a nossa decepção, ela foi clara : "Que pena! " e depois ficou calada, só isso. KKKKKK O Negão ficou invocado, deixou ela no vácuo e voltou a correr KKKK Semana passada teve um passeio ciclístico noturno, um fiasco, olha no site da prefeitura de Contagem, meia dúzia de gatos pingados.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Uma das melhore corridas do país, Amigo! Vamos torcer para não acabar. Estamos ficando órfão aqui na região. A cada dia uma boa cai, e duas ruins aparecem...

      Excluir
  3. Sempre lamentável quando uma (boa) corrida acaba. Tomara que a notícia não se confirme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, se for acontecer não vai ser no mês tradicional, que comemorava o dia do trabalhador, pois já estamos no 3º terço do mês e nem foi cogitado a inscrição no site da prefeitura. Vamos ver. Sou sempre "otimista" nesses assuntos...

      Excluir
  4. Das melhores corridas da nossa região e realmente seria uma pena se ela acabasse....
    Tomara que o secretário de esportes de Contagem e sua "equipe", já tenham sido atletas e que saibam que é importante esse tipo de evento para não só atletas profissionais e amadores, mas para crianças tb....
    Acorda Povo!
    Acorda Contagem!
    Avante Batman!!!!

    Luiz Fernando (Batman)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria uma pena a Liga da Justiça não poder se encontrar nessa. Agora conhecida tb como Batman Corporation!

      Povo de Contagem e região, vamos acordar! As coisas boas estão indo embora e estamos apenas assistindo...

      Excluir
  5. Será??? Um evento tão grande!?! Bora fazer abaixo assinado...Se for é realmente uma pena, nunca participei pois nunca cheguei a esse nível de 10 km, mais foi a corrida que mais gostei de fotografar..e por falar nisso achei que não tinha gostado da foto.!
    Vizinha

    ResponderExcluir
  6. Como o Jorge Ultra diz: se corredores fossem unidos, seria mais fácil resolver esse problemas. Se não abriram as inscrições até hj, é porque não vai ter em 2013. Não podemos esquecer que a prova é realizada com o dinheiro do Povo. Se o povo não poder usufruir do que é seu...

    Achei a foto muito "vertical", mas gostei, rsss.

    ResponderExcluir
  7. 0 meu muito Obrigado a todos voces pelo grande Carinho, enquanto estive fiz o meu papel de cidadao
    oferencendo tudo de bom e do melhor para voces amantes do esporte!!!!

    ResponderExcluir
  8. Uma das melhrores provas que ja corri e outra o organizador era um cara simples e muito atencioso dificil de aceitar isso na politica o que ~e bom ele nao sabem tratar como profissional levam para o lado pessoal !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas quem não sabe valorizar mesmo é o povo. Não deveríamos esperar uma resposta dos políticos, mas do próprio povo cobrando da prefeitura.

      Excluir
  9. Olha posso ate estar errado no Que digo , nao sou de Contagem mas fui nos ultimos eventos, A Prova morreu mesmo, porque vao tratar ela com fins comerciais, e o antigo organizador tratava com um carinho e respeito aos atletas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é uma coisa q ainda não tinha pensado. Mas é verdade. P quê a prefeitura vai pagar 15 mil em premiação (que sai do próprio bolso do povo), se podem é passar a cobrar pela corrida?...

      Excluir
  10. Tb acho pena se esta corrida não acontecer mais... percurso diferente, empolgante que testa nossos limites nas subidas. Gosto muito!! Além de a inscrição ser alimento não perecível e não estes valores exorbitantes das corridas em geral. Não perde em nda para as outras corridas caríssimas. A camisa é brinde, mas a maioria de nós já temos muitas camisas das corridas q se foram...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb acho pena se esta corrida não acontecer mais... percurso diferente, empolgante que testa nossos limites nas subidas. Gosto muito!! Além de a inscrição ser alimento não perecível e não estes valores exorbitantes das corridas em geral. Não perde em nda para as outras corridas caríssimas. A camisa é brinde, mas a maioria de nós já temos muitas camisas das corridas q se foram...

      Excluir
    2. Interessante a frase "nós já temos muitas camisas das corridas q se foram"...
      Todo ano fico na expectativa se as BOAS corridas vão voltar a acontecer, como Carteiro (que não aconteceu em 2011), ALMG, TJMG e outras. A Corrida do Diabético é uma que já se foi. E aparentemente a Linha Verde.

      A cada dia as corridas de rua perdem um pouco o gosto...

      Excluir
  11. é uma pena, moro em Contagem e pelo que parece, não vai ter mesmo. O novo prefeito parece não estar atento a este esporte. Em Betim também foi assim, trocou o prefeito e nunca mais teve.
    E aí Carlin Moura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Lembro que o mesmo organizador fez um circuito de corridas gratuitas em Contagem, que não teve continuidade. Em uma das etapas, ele não pôde comparecer e a secretaria de esportes simplesmente cancelou a prova sem avisar nada a ninguém...

      E aí, prefeitura?
      E aí, Povo?...

      Excluir
    2. O prefeito cansou de subir no palanque das corridas da João Cesar, quando vereador e depois deputado, para enfatizar a importância da caminhada e corrida na vida das pessoas. Acho que ele esqueceu o quanto é importante, memória curta hein!

      Excluir
  12. Pena mesmo acabar com a corrida. Pois a mesma além de ser muito bem organizada (veja pelo o número crescente de participantes no decorrer dos anos), tem um percurso técnico onde você desafia a si mesmo, fazia a inclusão social (pelo seu valor e modalidade corrida infantil e caminhada). A mesma já se tornou tradicional, olha quantas corridas já foram realizadas!!! Fica parecendo que só uma pessoa mesmo é que fazia a corrida. Se a prefeitura ou a secretaria não tem competência para fazer a corrida, podia passar para uma empresa fazer a mesma, mas pelo o amor a papai, não chame essas empresas chechelentas!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Rsss. Bem Janaina, a julgar pela tendência que segue BH e região, devem contratar uma "chechelenta", dessas que te fazem passar sede, correr no meio de carros, animais, etc., e ainda por cima cobrar. Começam cobrando uns quarentinha no 1º ano, e no seguinte, já passam p noventinha, alegando "infração"...

    ResponderExcluir
  14. Poe pessoas despreparadas por causa da politica e o povo que se exploda!!!! Ao Senhor Wander do Prado Parabens pela coragem e pela determinação estes anos todos , inclusive no dia 26 ultimo todos nos lembramos do seu profissionalismo. Nao se preocupe 4 anos vão voar !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espere que mesmo depois que esses 4 anos voarem, a memória do Povo continue fresca...

      Excluir
  15. Quem realmente gosta de corrida desabafe aqui. Parabens Daniel pela sua iniciativa ate quem fim um para falar e nao esconder e puxar saco !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, muito obrigado pelas palavras. Sim, que quiser falar, o blog não tem censura nos comentários.
      "Puxar saco"/adulação/bajulação é uma das ferramentas que são usadas na nossa cultura para chegar a determinados fins. Não tenho interesse em ganhar nada postando em blog, e por isso muitas palavras são transparentes. Não quero nada de organizador de evento, tb não quero nada de corredor/assessorias. O que quero é que as coisas sejam feitas do jeito certo, e sob meu ponto de vista (de atleta e cidadão), Wander estava fazendo do jeito certo.

      Excluir
  16. Cade o nosso coordenador de esporte KaKa que se julga tão competente e não tem competência para realizar a corrida João Cesar o falta q faz o Wander do Prado Moura !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, "Anônimo". Não conheço esse coordenador de esportes. Mas se tiver o mesmo compromisso que Wander do Prado, teve, com certeza vai fazer um bom trabalho. Não tenho acompanhado o cenário esportivo de Contagem, mas, a julgar pelo "fim" do evento, posso dizer que não parece estar evoluindo muito...

      Excluir
  17. O grande problema Daniel que o esporte aqui em Contagem e um grande trampolim politico prometeram ate uma pista sintetica de atletismo, estadio municipal de futebol e ate agora nem os eventos sairam do papel por isso acredito que vao começar a fazer faltando um ano para pensarem na politica, acompanho a politica aqui e sei.

    ResponderExcluir
  18. Pois é. por isso sempre cito aqui no blog, a importância da política para o Esporte. Infelizmente poucos tem essa noção. Mas espero que, pelo menos neste caso, os eleitores se lembrem...

    ResponderExcluir
  19. Daniel fiquei sabendo pela boca do Secretario de Esporte que fara a prova mas que contratara a liga e a M9 para fazer o evento sem ser o que era antes vao tentar maquiar o evento que tera 300 mil reais na sua realização.MuITA GENTE VAI ENCHER O BOLSO DE DINHEIRO E O EVENTO NAO VAI SAIR COMO PRESTA.PARTICIPEI COMO ATLETA DESDE 2006, OS POLITICOS AQUI ME PARECEM PERCEGUI AQUELE MOÇO MORENO QUE FAZIA MUITO BEM O EVENTO,O IDEALIZADOR DO EVENTO, NAO VÃO PEDIR A SUA OPINIÃO EM NADA ASSIM ACONTECE NA POLITICA TUDO QUE FOI BEM FEITO NAO REPETEM.O EVENTO ACONTECERA NO DIA 18 DE AGOSTO, FONTES SEGURAS POIS ESTOU TRABALHANDO LA DENTRO. FEITO PELO UMA LIGA DE FUTEBOL AMADOR DO MUNICIPIO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Anônimo", obrigado pela informação. Parecia mesmo óbvio mesmo, aproveitar um evento que já tem nome, para começar uma grande máquina de dinheiro.
      Espero que os atletas se manifestem do melhor jeito possível, que é BOICOTAR!

      Excluir
  20. Parece que não... e aí?

    Data: 08 de Setembro de 2013.

    Att.,
    Felippe Diniz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Um dos leitores acima comentou mesmo a possibilidade de contratar outra empresa p fazer, e realmente foi assim.

      Mas já houveram algumas mudanças que desvalorizaram a prova, que foi o valor da premiação e categorias.

      Vamos ver. Quem sabe apareço por lá.

      Excluir
  21. Daniel , pelo que me parece tinha postado acima , voltaram com as premiações na categoria graças ao seus apelos e assim como uma premiação definida em 4.000. 2.500, 1.500, 1000 e 500. Os 5 e 10 km terão premiação de trofeu para os 3 primeiros, pelo que me parece escutaram nossas preces Rsssss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, anônimo! Seria uma pena Contagem perder este evento. Por outro lado, já posso lhe adiantar que a Corrida do Carteiro não acontecerá em BH esse ano (mais uma vez)...

      Excluir