sábado, 29 de junho de 2013

Que Fim Levou o Segundo Campeonato Mineiro de Corridas de Rua?


Por Daniel X.

O primeiro campeonato de Mineiro de Corridas de Rua, aconteceu no ano de 2011. Na época, o evento se tornou uma sensação entre os corredores mineiros.

Fui convidado para fotografar a solenidade de premiação (AQUI), que aconteceu em 16.12.11, e contou com grandes nomes do atletismo brasileiro, como João da Mata, Ronaldo da Costa, Wander do Prado, Adriano Maron, entre outros.
  
Com: Wallace Tardim, João da Mata, e Ronaldo da Costa

O evento gerou muita comoção entre os corredores, pois, contou com depoimentos emocionantes de atletas que, buscaram na modalidade, uma forma de superar seus problemas de saúde. Além de que, muitos vieram a conhecer pessoalmente seus ídolos nas corridas de rua.

Mas logo na premiação dos atletas, a organização já apresentou algumas falhas. Maurício Sá, atleta deficiente auditivo, não teve seu nome incluído na categoria Portadores de Necessidades Especiais, vindo a ser premiado na categoria veterano, que não era da qual o mesmo fazia parte.
Maurício Sá, campeão na categoria PNE, mas  premiado na categoria veterano.

A contagem da pontuação chegou a gerar desentendimentos, uma vez que, alguns atletas se sentiram prejudicados devido à uma suposta falha na cronometragem, que teria ocorrido na Corrida João César.

Segundo as palavras do próprio técnico Maron, "um sistema quase indecifrável de pontuação", que só foi possível  graças à ajuda voluntária de uma das participantes do campeonato.

 Premiação do 1º Campeonato Mineiro de Corridas de Rua (2011)


Como foi o primeiro ano, esperava-se que estes problemas não viessem a acontecer novamente. E a edição de 2012 parecia ser uma grande promessa, com um regulamento prevendo uma premiação incentivadora, que cheguei até a anunciar o evento AQUI no blog.
Premiação:
"R$ 25.000,00 em dinheiro (distribuídos aos vencedores); -
 Medalhas especiais nas Faixas Etárias;
- Certificado de participação e classificação a todos os inscritos e participantes das provas;
- 10 (dez) vagas na elite da Volta Internacional da Pampulha em 2012;
- 03 (três) vagas na elite da Corrida de São Silvestre (SP) de 2012;
- Troféu para as melhores equipes do CMCR;
- Troféu aos melhores treinadores de Corrida de Rua de Minas Gerais;
- Direito de uso do distintivo “Corredor de Ouro” a melhor equipe do CMCR."

Até a data de 23/03/2012, a FMA havia arrecadado 8.500,00 em inscrições, conforme foi divulgado no site da federação através de uma prestação de contas.
Confira a prestação de contas datada de 23/03/2012:

Das doze provas que fizeram parte do campeonato, vim a participar de algumas (mas não como inscrito no CMCR):
Corrida do Carteiro
Corrida Itaú Power Shopping
Meia Maratona da Linha Verde
Corrida João César de Oliveira
Corrida de Aniversário da PMMG
Circuito Bradesco de Corrida e Caminhada da Longevidade
Da Rua para a Pista
Volta Internacional da Pampulha

Não tive muito interesse de acompanhar o campeonato, mas vi que as queixas dos atletas quanto ao sistema de ranking continuou.

Já em janeiro de 2013, o Sr Wallace Tardim, Diretor da Federação Mineira de Atletismo, postou no site da FMA o seguinte comunicado:
"O presidente da FMA Sr. Nilson Moura de Oliveira, fez a retirada do financeiro arrecadado com as inscrições com o objetivo de quitar dívidas da FMA, alegando que na época de premiar os atletas o mesmo faria a reposição do financeiro"(...)"Este coordenador do CMCR fez vários contatos com o presidente ao longo dos meses de janeiro até a presente data e o mesmo não respondeu e nem sequer mandou qualquer informação sobre a situação"(...)"No mês de fevereiro ficamos sabendo que o presidente havia viajado para os Estados Unidos em visita a sua filha e só voltaria na segunda quinzena do mês de março de 2013"
Tardim também informou que, teria encomendado premiação de troféus e medalhas para a premiação dos atletas, da qual teve que tirar do próprio bolso, vindo  fazer um empréstimo financeiro para pagar tais despesas.

Esta atitude com os participantes por parte do presidente da federação, vai contra o próprio regulamento do campeonato, que cita em seus artigos:
(...)"Art. 2º - Utilizar a prática desportiva, como instrumento de formação da personalidade, caráter, cidadania, respeito aos direitos humanos, inclusão social e democratização do esporte.. 
Art. 3º - Divulgar, incentivar e conscientizar sobre a importância da prática da atividade física, através da corrida e caminhada de rua, além de oportunizar o surgimento de novos talentos no pedestrianismo no Estado de Minas Gerais.
 Art. 4º - A Coordenação do CMCR ficará a cargo da Federação Mineira de Atletismo, pela Diretoria de corrida de rua que terá a competência de: I - cumprir e fazer cumprir este Regulamento;(...)
Sempre incentivei a solicitação de nota fiscal nas corridas de rua, justamente para servir de ferramenta na hora de reivindicar seus direitos neste tipo de situação. Mas no caso da FMA, a mesma é isenta de emissão de notas fiscais, uma vez que, se trata de um entidade sem fins lucrativos.
Declaração de Imunidade Tributária da FMA:

E agora? Quem irá arcar com o prejuízo? Os atletas que participaram do evento, terão o mesmo destino que os atletas que embarcaram na Hero Cross (AQUI)?

Conforme postado no site da FMA, em 2013 o CMCR acontecerá somente no segundo semestre, contando apenas com seis provas, ou seja, metade dos eventos de 2012. Mas depois desse episódio, duvido muito que algum corredor queira embarcar nessa jornada incerta.

Qual será o final dessa história? Será que o CMCR sobreviverá depois deste lamentável episódio?

Fontes: Federação Mineira de Atletismo – FMA: Declaração de Imunidade Tributária, REGULAMENTO CMCR 2012, COMUNICADO Nº 01/2013 CAMPEONATO MINEIRO DE CORRIDA DE RUA – 2012.

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. POIs é, outro dia desses mesmo mandei um recado ao Maurício Sà perguntando sobre que fim teve esse tal campeonato!
    Será que ir ao Procon, tem alguma coisa a ver?
    Luiz Fernando (Batman)

    ResponderExcluir
  2. Bem, se Vc pagou para participar, entendo que sim. No mínimo podem te orientar qual é o melhor caminho a seguir. No prejuízo é que o cliente não pode ficar...

    ResponderExcluir
  3. Eu mesmo, participei da corrida Aniversario de Esmeraldas, levando minha atleta Gelzimara. A mesma chegou na terceira colocacao geral e nao recebeu a premiacao até agora. Hé Hé. Chorei...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem Anônimo, o negócio agora é correr atrás, mas pelo que é seu (da sua atleta) por direito.

      Excluir
  4. Calote... o presidente foi passear com a grana dos atletas. FATO!

    ResponderExcluir