domingo, 18 de agosto de 2013

Manual do Organizador Consciente


"Se você é do tipo de pessoa que se ofende fácil ou não sabe argumentar, melhor visitar OUTRO SITE"...

Por Daniel X.

Essa semana li uma matéria muito interessante no site O2 por Minuto, intitulada "Manual de etiqueta do corredor".
A matéria é muito boa, pois aborda vários comportamentos que às vezes temos nas corridas mas nem paramos para pensar a respeito:
Dê passagem, Não faça paredão (essa me irrita, rsss.), Na hora da sede, Lixo no lugar certo, e SENTIDO NA PELE...

Nos comentários, alguns corredores,como o amigo virtual George Poth, ainda fizeram alguns acréscimos de uma "lista interminável", como "Não custa dizer obrigado para quem está dando a água", e "corredor correr com o número de outra pessoa".

Ainda acrescento atitudes mais graves, como: Fazer inscrição usando identidade de idosos, para receber desconto de 50%  (previsto no Art. 23. da Lei 10741/03: A participação dos idosos em atividades culturais e de lazer será proporcionada mediante descontos de pelo menos 50% nos ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer, bem como o acesso preferencial aos respectivos locais); e Usufruir da infraestrutura do evento sem estar inscrito ("pipoca")...

Agora, uma coisa que considero um grande equivoco, é o fato de tentar ficar comparando grandes provas que acontecem no exterior com as que temos aqui no Brasil. Na matéria supracitada, é feito o seguinte comentário:  (...)"Quando corri na Maratona de Roma, não tinha nada disso"(...)

Acho que o mais prudente é enxergar a nossa realidade, ao invés de ficar fazendo analogias ...

Basta ler outra matéria postada na Contra o Relógio, para ver que nossa realidade é bem diferente: "A cada dia, a organização da Maratona de Boston me surpreende. Positivamente".

Ou, Maratona de Paris tem energia gerada pelos próprios corredores; Os bastidores da Maratona de Barcelona;  Maratona de Nova York, gigante por natureza ;  A meia-maratona fria e encantadora de Praga ; Chega a ser irritante o nível de ORGANIZAÇÃO na Disney. E português é a língua oficial ; Maratona de Dubai: impecável ; Tradição, perfeição e grande público: marcas da Maratona de Tóquio ; quer mais?  Pois é...

Agora, só a título de curiosidade, entre no site Reclame Aqui, e digite o nome de algum grande evento que acontece no Brasil na aba de busca, e confira a lista de reclamações dos clientes. E sob meu ponto de vista, essas listas só não são maiores porque grande parte dos corredores não se vê como cliente, mas romanticamente apenas como atleta.

Por isso sugiro aos organizadores que passem a adotar cultura business não só na hora de cobrar do corredor, mas também de cumprir TUDO que foi anunciado no regulamento/contrato, amadurecendo essa relação entre corredor/cliente e organizador/prestador de serviços.

Fiz alguns itens de uma também "interminável lista" para serem apreciados pelos organizadores:

 Emita nota fiscal:
"A Nota Fiscal é o documento que contém informações referentes a qualquer bem disponível para venda, aluguel, e/ou prestações de serviços. Ela é o comprovante que você comprou ou alugou determinado serviço ou produto, quanto pagou, em que estabelecimento, além de ser fundamental para fazer valer os direitos estabelecidos pelo Código de Defesa do Consumidor como, por exemplo, a garantia legal, em caso de defeito."

Hidratação:
Não pode falta em hipótese alguma. Infelizmente, já participei de eventos onde a água acabou bem antes do término da prova. AQUI e AQUI, por exemplo...
Leia sobre Desidratação por:
Dr. Drauzio Varella  
Dr. Arthur Frazão 
Dra. Tatiana Zanin   
Prof. Alexandre

Mande um e-mail de parabenização ao seu cliente no dia 15 de setembro.
Sabe que dia é esse? É o Dia do Cliente.
Acho que não é tão difícil enxergar um atleta como cliente, pois, é ele quem gira as engrenagens da sua empresa. Além do mais, quando é para enviar anúncios de eventos parece não haver nenhuma dificuldade.

"O Cliente é a única razão de ser da existência de TODOS os produtos e serviços, de TODAS as empresas, de TODAS as profissões e de TODOS os postos de trabalho DO MUNDO. É justo, pois, que esta figura seja homenageada em uma data especial."

Recolha todo lixo!
Infelizmente, parece que as organizações de algumas provas não estão se preocupando com o lixo gerado por seus eventos. Copo de água, papéis de anúncios, casca de frutas, entre outras coisas.
Sugiro aos organizadores que passem a adotar a instalação de lixeiras nos primeiros metros após os postos de hidratação. Assim oferecem mais segurança ao atleta e facilitam a limpeza da via após a prova.
Não adianta ficar colocando essa responsabilidade apenas no corredor. Se estou correndo não vou parar para jogar copinho ou sachê de suplemento no lixo.

Uma vez participei em uma corrida no bairro Santa Tereza - BH, onde, além da organização não disponibilizar NENHUMA lixeira, ainda desmontou toda estrutura da prova, foi embora, e deixou o lixo...
 

Respondam as mensagens dos seus clientes!
Mas responda com personalidade, pois, mensagens automáticas e padronizadas geram uma insatisfação maior ainda no cliente. Nos dá a impressão que o organizador nos ignora, ou não tem competência para nos responder.
10 Dicas para o bom relacionamento com clientes virtuais:
1 -  Sempre assine com seu nome; 2 - Nunca erre o nome do cliente ; 3 - Sempre responda com sentimentos;  4 - Sege gentil;  5 - Evite ao máximo as mensagens padronizadas ;  6 - Acredite no cliente: ;
7 - Responda rápido ; 8 - Nunca diga não ; 9 - Não responda achando que o cliente é burro ;
10 - Crie o maior quantidade de ajuda no seu site...

Em duas ocasiões já recebi respostas agressivas de organizadores via e-mail, por ter feito algumas considerações a respeito do evento. Resultado: nunca mais pisei nessas provas e ainda faço questão de boicotar.
Mas também já tive um bom retorno quando participei da Volta da Lagoa dos Ingleses, Run 4 Parkinson, e principalmente, do C. Athenas, realizado pela Iguana Sports.

Categorias
Sempre conte com categoria faixa etária nos eventos, e não se esqueça da categoria Portadores de Necessidades Especiais!
Mesmo que seja com uma premiação simples, como uma medalha diferenciada, o atleta se sente valorizado pela organização da qual ele é cliente.
No caso das premiações, não faça distinção, com por exemplo: feminino valer menos que masculino. Já comentei aqui no blog um fato ocorrido em MG: (AQUI)...


Assistência Médica em Corridas de Rua


Uma vez um organizador me explicou que, a única legislação que determina o tamanho da equipe médica de um evento é o Estatuto do Torcedor (AQUI), que diz que o organizador deve disponibilizar uma ambulância, um médico e dois enfermeiros para cada dez mil pessoas e comunicar previamente à autoridade de saúde a realização do evento.


Quando fiquei sabendo do fato, achei absurdo, pois, corredor não é torcedor. Não estamos sentados numa arquibancada gritando, estamos praticando uma atividade física intensa, e por mais preparado que um atleta esteja, imprevistos acontecem.
Treinadores debatem sobre a qualidade de assistência médica nas provas

Por isso defendo uma regulamentação LEGAL para esses eventos. Mas isso nunca vai acontecer. E parece que sempre ficamos sem saber quais os reais direitos e reais deveres que temos nesse esporte...  

Pois bem, mesmo que o "manual de etiqueta do organizador" não seja divulgado em revistas/sites/blogs especializados, eu o conheço.  Ele se chama LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990, conhecido como também como Código de Defesa do Consumidor: AQUI!

Quanto aos atletas, o maratonista/escritor Fabio Namiuti, postou em seu blog, uma matéria que é um verdadeiro manual para o corredor consciente.
CONFIRA! Corridas melhores para corredores melhores

Imagens:Google

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7 comentários:

  1. Excelente artigo!!!!!!! Enquanto as taxas de inscriçoes sobem, o numero de corredores sobem, a qualidade das corridas diminui! É absurdo pagar 100 reais de inscriçao para correr uma corrida abarrotada de gente, sem baias e nem premiacao por categoria, como acontece com corridas todo o final de semana pelo Brasil!

    Otimo texto!

    www.diariotri.com.br

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    1. Obrigado, amigo.

      É isso mesmo: enquanto as taxas de inscrições sobem, o numero de corredores sobem, a qualidade das corridas diminui. Já fiz uma postagem especificamente sobre isso: O Mundo das Corridas Está Crescendo, Mas os Bons Eventos Estão Acabando... , me referindo aos bons eventos locais que tem sumido ou vendidos para outros organizadores.

      Mas o pior de tudo é a passividade e falta de conscientização dos próprios corredores.

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  2. Excelente postagem, Daniel, parabéns por ela. Deveria ser lida e colada na testa de muitos organizadores, principalmente os que se acham os reis da cocada preta do esporte, mas não conseguem promover o básico dos básicos em seus eventos. Obrigado pela citação e link para o meu texto. Que possamos seguir com esse "trabalho de formiguinha", tentando, aos poucos, despertar algumas consciências adormecidas.

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    1. Obrigado, Chefe. Como eu disse, a citação da sua matéria é devido ao fato de que ela é uma das melhores postagens sobre corridas de rua que já li.
      Melhor que muito "formador de opinião" por aí, que parece querer propagar um Apartheid nas corridas. E que seria divulgada.

      Trabalho de formiguinha e despertar algumas consciências adormecidas, eu nem sei se funciona. Mas pelo menos EU, não consigo ficar só olhando e rindo, ou reclamando da vida.

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  3. Olá, por favor me tira uma dúvida e me oriente no que fazer: a situação foi a seguinte, em uma corrida de rua de 5 e 10 km ao realizar a prova de 5km na avenida que o segmento feminino tinha que entrar não havia balizadores, com isso errei o percurso e cheguei em segundo lugar, segui por 200m a mais no percurso, fui reclamar com a organização que eles descumpriram duas regras que estava no regulamento da prova: 1ª a largada que era separada feminino e 10min depois o masculino, fizeram junto, 2º o balizamento que não havia no percurso feminino indicando a quebra para o percurso de 5km, para minha surpresa me falaram que era obrigação do atleta reconhecer o percurso e eu retruquei QUE ERA OBRIGAÇÃO TER O BALIZAMENTO...e que era um desreipeito ao atleta que vem de outro estado participar pois nem sempre se pode chegar muito antes pra reconhecer o percurso.... pergunto a você como é resolvido este tipo de problema tendo em vista que o atleta foi prejudicado por erro do balizamento (ou seja Organização da prova)??http://reviewrun.blogspot.com/feeds/1750782589283447914/comments/default?? abraços.........

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    1. Bem, Vamos Correr - Foz do Iguaçu.

      Não organizador de corridas, mas acho que a primeira coisa que Vc deve ter em mãos é a cópia do regulamento da prova. O que estava previsto? Entre em contato com a organização. Caso não tenha retorno, entre em contato com a federação esportiva do seu estado/cidade, ou órgão competente a fiscalizar a prova e siga as orientações.
      Tb recomendo ir ao PROCON, e é bem provável que não saibam nada a respeito, por não estarem acostumados a lidar com este tipo de produto/prestação de serviços. Último caso, assessoria jurídica.

      Pode ser muito trabalhoso, mas se Vc acha que vale a pena, corra atrás!

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