sábado, 3 de agosto de 2013

RESPOSTA: Corrida Bem Sucedida Não é Sinônimo de Corrida Boa...


Por Daniel X.

Na matéria "Organizar Corridas é Fácil, Vocẽ é Que Não Está Sabendo Fazer Direito...", onde elogio os realizadores de um evento, e faço o um comentário a respeito da escolha da pessoa que foi cogitada para organizar a próxima edição, foi gerada uma pequena polêmica devido à reação de um leitor.

Meu comentário foi o seguinte:
"(...)Schubert Abreu, dono de um circuito bem sucedido de duathlon, o Circuito Trilogia (AQUI). Gostei da escolha da organização, pois já treinei com Schubert e, conheço seu compromisso com este negócio, que é a Corrida de Rua(...)"

Quanto a questão de considerar o circuito bem sucedido: segundo dados divulgados pela própria organização, o circuito triplicou o número de inscritos da primeira para terceira e edição na modalidade Aquahtlon, e duplicou na modalidade Duathlon.
Se comparado com eventos que levam nomes de grandes marcas e que contam com milhares de participantes, os números podem não parecer tão expressivos. Mas o aumento do número de inscritos mostra que o evento se encontra em plena ascensão.

Vale lembrar que, a São Silvestre, uma das corridas mais tradicionais no mundo, em sua primeira edição contou com apenas 60 inscritos, dos quais apenas 48 compareceram para disputar. Em 2012 o evento contou com aproximadamente VINTE E CINCO MIL PARTICIPANTES.

Reitero também que, número não é sinônimo de qualidade. Em alguns circuitos de corrida, que já são considerados tradicionais no país, e que contam com milhares de participantes, os números parecem dizer o contrário: má organização, excesso de reclamações por parte dos clientes, etc. Um dos problemas comuns nesses eventos é gerado pelos próprios números: superlotação...

Ou seja, corrida bem sucedida não é necessariamente sinônimo de corrida boa.

Foi postado o seguinte comentário anônimo como resposta a meu ponto de vista:
 "Daniel vc esta desatualizado demais. Esse Schubert cobra caro demais, briga com todo atleta que levanta dialogo com ele e nem usa chip de cronometragem nos eventos. No ultimo o resultado veio todo errado e nos anteriores nem resultado teve. "

Quanto ao organizador citado, o conheci no grupo de corridas da academia onde eu treinava. E lá ele fazia um bom trabalho. Realmente nunca participei de seus eventos, mas como já disse aqui no blog, BH tem vivido um eterno Déjà Vu no que diz respeito às falhas básicas em eventos, como: hidratação insuficiente, e até mesmo falta de atendimento médico. Não são todos eventos, é claro. Mas são falhas que, sob meu ponto de vista, não podem acontecer em hipótese alguma. E um novo circuito de corridas, administrado por um novo organizador, pode trazer uma nova luz ao cenário das corridas de rua na região. É como dizem, quanto mais corridas, melhor. Desde que tenham qualidade.

O comentário anônimo continua:
"Por outro lado o triatlo do alphavile esse ano foi perfeito, eu competi e dei nota 10. Ja que pelo jeito vc nao foi em nenhum dos dois, se informe direito antes de sair denegrindo, pois denegrir e o que vc sabe fazer melhor."

Em primeiro lugar, não citei nenhum evento na matéria além da Run 4 Parkinson, da qual estava fazendo elogio.
Se ao postar em um blog, como foi a minha participação em uma corrida, de forma imparcial, citando os pontos positivos e negativos segundo meu ponto de vista, e o fato de exigir nota fiscal pela prestação de serviços, é considerado "denegrir", por parte de organizador, significa que o mesmo ainda tem que amadurecer muito para administrar esse negócio que é corrida de rua (e qualquer outro negócio).

Quando me inscrevo em uma corrida, minha expectativa é que a mesma ocorra do melhor jeito possível. Se soubesse que ia sair de casa (e pagando) para passar sede, falta de segurança, falta de atendimento médico adequado, entre outras inconveniências, nem me inscreveria. Na interpretação do comentário anônimo, parece que saio me inscrevendo em eventos para falar mal dos mesmos, como se isso fosse um hobby.

Minha intenção é ter o melhor relacionamento possível com organizadores de corrida. E até onde sei, sempre foi assim. Quando alguém faz alguma crítica às minhas postagens aqui no blog, não são organizadores, e sim, corredores que querem levantar uma bandeira em prol de determinado organizador. Tanto que, nesse comentário citado pelo "anônimo", ele defende determinada organização, embora a mesma não tenha sido citada na matéria. Aparentemente com o intuito de "mostrar serviço/fidelidade" à empresa.

Quanto ao anonimato...

Vários blogueiros não admitem postagens anônimas em seus blogs, tanto que usam moderadores. No meu caso, como não tenho nenhum vínculo comercial/parceria, e não dependo de nada/ninguém para pagar minhas inscrições, não tenho nenhuma restrição quanto às postagens feitas no meu blog, mesmo que de forma anônima. Embora não seja adepto, sou defensor do anonimato (denúncia anônima, por exemplo).

Mas acho que esse tipo de comentário tira um pouco da credibilidade da postagem, afinal, para quem estou estou respondendo? Com quem estou falando?...

Direito de Resposta...
Qualquer organizador/corredor que quiser fazer sua postagem aqui no blog, como resposta a algum comentário feito por mim, as portas estão sempre abertas.

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Isso mesmo, Daniel!
    Gostaria muito de ler o direito de resposta dos organizadores. Já critiquei algumas provas (a Meia Rio Mafra 2013, por exemplo, e a K21 Curitiba) e gostei que, no caso da Rio Mafra, ao menos a organização se dignou a pedir desculpas. Não deve ser fácil ser organizador. Erros devem acontecer mesmo quando são pessoas bem intencionadas.

    ResponderExcluir
  2. Uma vez postei sobre um evento. E o povo desceu o pau. O organizador disse q estava se sentindo injustiçado. Sugeri a ele q fizesse uma carta resposta. Ele fez. Postei.

    Outra vez organizador não concordou com meu ponto de vista. Sugeri q o mesmo tb postasse na própria matéria seus esclarecimentos. Foi feito.

    Não acho tão difícil me relacionar. Difícil é qdo a pessoa não te ouve, não aceita sua opinião, não aceita ter cometido falhas, e ainda se fazer de vítima...

    ResponderExcluir
  3. Definitivamente, corrida bem sucedida não quer dizer corrida boa MESMO. Tem muita corrida boa com meia dúzia de participantes. E muita corrida ruim que dói com dezenas de milhares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. No meu caso as corridas boas de pequeno porte estão com saldo positivo...

      Excluir