sábado, 28 de setembro de 2013

6º Festival Internacional Andando de Bem com a Vida - Corrida e Caminha


Por Daniel X.

Fiquei sabendo do evento através do amigo virtual Flávio Chaves, que me pediu para ajudar na divulgação. Lancei o evento no facebook, vindo a convidar quase dois mil contatos.

No site do evento as informações eram escassas. Inclusive, o percurso também não foi divulgado, apenas o local de largada, que seria no Parque JK, às 8:45h.
Talvez pela carência de informações a respeito da corrida, não vieram a comparecer mais que vinte pessoas. Assim que cheguei na praça JK e vi a quantidade mínima de participantes, a primeira coisa que me veio a cabeça foi "parece que para que as pessoas se inscrevam em algum evento, o mesmo tem que custar caro!"

A princípio, entendi que seria uma corrida com caráter não competitivo, pois no site/folder do evento não citava nada sobre premiação/categorias, estava apenas previsto a medalha de finisher, conforme divulgado no folder abaixo.

Antes da largada foi realizado um alongamento muito interessante com o Gustavo Lisboa , que é instrutor de Ginástica Primitiva, e dá aulas gratuitas todos os sábados, às onze horas no Parque Municipal das Mangabeiras, Belo Horizonte. Vim a me interessar pelas aulas e talvez passe a frequentar. Contato: 9908-0818

Após o alongamento foram distribuídas algumas camisas de poliamida para algumas pessoas.

Devido a pouca quantidade de pessoas, os participantes que se inscreveram para a corrida decidiram participar da caminhada, que foi conduzida por um batedor da PMMG.
Na hora da largada é que fiquei sabendo do trajeto da caminhada, que seria da Praça JK, passando pela pista de cooper da Av. dos Bandeirantes, até a praça da Liberdade.
Durante o percurso os participantes contaram com um posto de hidratação, porém, nenhum banheiro. Muitos vieram a ter que usar banheiros de lojas.

Após a chegada na praça da Liberdades foi distribuído água e cereais para todos os participantes, e sorteios de brindes. Mas não a medalha citada no folder do evento, que vim a cobrar de uma das voluntárias da prova, mas fui informado que a organização não disponibilizou as tais medalhas.

Haviam várias tendas de dança/ginástica, estandes para divulgação de produtos, e Ongs, onde também era possível aferir pressão arterial e IMC. Assim como na largada e no trajeto do evento, na Praça da Liberdade também mão vi nenhum banheiro químico para que as pessoas pudessem usar.

Há quem possa vir a dizer que por ser um evento gratuito não se deve reivindicar. Eu discordo, pois, a partir da hora que um evento se propôs a oferecer determinado serviço aos participantes, e os mesmos saem de casa com a expectativa que essa proposta seja cumprida, já existe um compromisso por parte da organização.
Além do mais, por se tratar de um evento realizado com apoio de órgãos do governo, não é gratuito, pois conta com a verba dos contribuintes. Sem contar com a quantidade de apoio/patrocínio que é citada no site do evento.

Valeu a pena apenas por ter feito uma caminhada pela manhã juntamente com minha esposa e outras pessoas. Quanto a corrida em si, para um evento que já está na sua sexta edição, a organização ainda tem muito o que aprender.
Deixo bem claro que estou me referindo apenas à atração Corrida/Caminhada.

Ainda bem que as pessoas das quais convidei não compareceram, pois me sentiria culpado em terem embarcado essa furada...

Depois da caminhada uma das voluntárias me abordou dizendo: "nossa, você veio todo paramentado para correr, né!". Acho que a proposta era essa, não é mesmo?
Respondi um questionário a respeito do evento, onde para as propostas feitas pela organização dei nota alta, porém, para o evento corrida/caminhada em si, não tenho o mesmo a dizer.

Fui questionado se na próxima edição eu poderia ajudar a realizar a prova como voluntário. Respondi que sim e deixei telefone e e-mail para contato. Mas depois de passada a ressaca gerada pela frustração da má organização dessa corrida/caminhada, a única coisa que me resta dizer é que, na próxima edição quero passar bem longe...

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Só não fui nesta corrida, porque eu fui para Tiradentes. Caso contrário a culpa seria sua...hahahah !! (Brincadeira). Mas eu fiquei sabendo dessa corrida através de você e no momento até fiquei chateado por não poder comparecer. Mas percebi que não perdi muita coisa.. (Y)

    Att.,
    Felippe Diniz

    ResponderExcluir