sábado, 7 de setembro de 2013

Operação 7 de Setembro: A Maior Manifestação que BH já Viu...


Por Daniel X.

O dia em que se "comemora" a Independência do Brasil já se tornou também um dia para se manifestar contra a atual situação política do país. Depois da moda de protestos de junho/julho, o Dia da Independência contava com manifestações previstas em mais de 170 cidades, marcadas em redes sociais.
Em BH, mais de 12 mil pessoas confirmaram presença em uma manifestação na Praça 7, centro.

Fui ao manifesto a convite do amigo, Norberto Russo, que tem feito um trabalho (apartidário) de conscientização política muito bom no grupo Brasil a Limpo, no facebook. Mas fui com uma condição: ele vai ter que passar a fazer caminhadas, até participar de sua primeira corrida.

Norberto Russo e Daniel X.

Minha presença na manifestação foi bem simbólica. Como já citei  AQUI no blog, para mim, as mudanças acontecem nas urnas, e que, na minha opinião, o "gigante" não acordou.
As manifestações que ocorreram em junho deste ano, foram o resultado de uma revolta gerada pelo fato de que, o povo FINALMENTE entendeu que a Copa do Mundo, não é para o povo. Isso mesmo. Como é que um assalariado vai comparecer a um evento em que, o valor dos ingressos podem chegar ao equivalente a um salário mínimo?

Manifestações são importantes, mas as reivindicações não podem ficar só nas ruas, senão as mesmas ficam parecendo mais um carnaval, com pessoas mascaradas fazendo barulho.

Deixo claro que sou contra confronto com policiais (que também são cidadãos), contra vandalismo e depredação (do qual o próprio povo vem a pagar pela manutenção).

No Brasil, grande parte da sociedade vive alheia ao que acontece na política, e paga caro por isso. Compartilhar frases/fotos/reportagens com temas relacionados à política, se tornou moda nas redes sociais, como, "o gigante acordou", ou o "batman brasileiro", mas na hora de eleger, podemos dizer que a maioria dos brasileiros não conhece os candidatos, vota sem pensar nas consequências, elege aberrações e reelege fichas sujas. Tem ditador brasileiro que já está sendo reeleito há mais de 40 anos, mesmo deixando uma herança de miséria por onde passou.
Pesquisador aponta Sarney como o motivo da miséria do MA 

E reitero minha opinião sobre o comodismo dos atletas/clientes brasileiros, que reclamam, reclamam, reclamam em redes sociais, mas na hora de colocar em prática, nada...

Algumas provas disso são:
A petição pública para Regulamentação das corridas de rua em Belo Horizonte, baseada na que havia sido feita pelos atletas de Curitiba, e quase ninguém se interessou. A própria petição dos atletas curitibanos parece não ter ido para frente;
E os manifestos que fazíamos nas corridas, onde ao invés dos atletas nos apoiarem, viam a nos ameaçar...

Durante as manifestações de junho, um corredor conhecido em BH sugeriu que atletas fossem manifestar correndo. Vejo isso apenas como uma vontade de aparecer, mas sem nenhum foco.

Seria interessante eleger pessoas que realmente tem interesse em contribuir para o esporte, não precisa ser necessariamente atleta. Mas também não adianta organizador de corrida querer se candidatar e pensar que vai ganhar meu voto só por isso. Não estou interessado em eleger empresário, mas pessoas comprometidas com o Esporte.

Nos cenários das corrida de rua, recentemente vimos mudanças que ocorreram em um evento tradicional de Contagem, aparentemente por questões políticas. Não vou entrar no mérito de que se essas mudanças foram positivas ou não (vamos ficar sabendo amanhã), mas a questão é que elas ocorreram.

E se você acha que Política e Esporte não tem nenhuma ligação, talvez não esteja acompanhado o que realmente anda acontecendo no cenário do atletismo brasileiro. Muito menos valorizando o Esporte.
Recentemente o Presidente do Sistema FAAP/AGAP esteve reunido com o Ministro da Previdência Social para tratar de questões relativas à aposentadoria de ex-atletas profissionais, pois, a maioria enfrenta problemas no momento de requerer o beneficio por vários fatores. Você sabia disso?

E vale sempre lembrar a frase de Earl Warren: “O esporte é a única profissão que eu conheço na qual, quando você se aposenta, tem de começar a trabalhar.” 

Basta você fazer uma breve busca pelo google que verá a dificuldade que os atletas brasileiros enfrentam devido à falta de apoio do governo:
E por aí vai...

Quanto à manifestação de hoje, foi a menos expressiva de todas que já participei. Poucas pessoas, não houve coletas de assinaturas para petições públicas, e contou com vários grupos dispersos sem nenhum foco em comum. Parece que para o mineiro realmente se "comprometer" com reivindicar seus direitos, é preciso haver jogo de futebol no dia.

"Onde falta ação do povo, sobra o circo. PT manda sua tropa dividir a atenção do que interessa. Regime militar, Amarildo, conflito na Síria e outros assuntos. Virou zona."
 Norberto Russo

Infelizmente, tenho que dizer que hoje presenciei a maior manifestação de comodismo que já vi por parte dos mineiros. A maior manifestação de inércia que BH já viu...

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Isso foi geral. Em todos os estados. No Rio alguns gatos pingados do Black blocs concederam uma triste imagem de pessoas que nem sabem o que estão fazendo na rua. Foi o prêmio de consolação para os Anonymous. O que vocês precisam entender é que revolução é algo que precisa brotar de dentro pra fora, de um processo lento e gradual em que pessoas na vida REAL são pressionadas a ponto de explodirem, e não este pessoal que passa horas na frente do compuador e resolve dar uma de mocinho que quer acabar com os bandidos.

    ResponderExcluir