sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Rato na Garrafa, Whey Protein Adulterado, Leite com Formol, e MC Dia Infeliz...


Por Daniel X.

Um novo alvoroço acentuado pela mídia se torna moda nas redes sociais nos últimos dias: o caso do rato dentro da garrafa de refrigerante.

Pensei: "talvez isso aconteça com mais frequência, mas muita gente simplesmente deixa pra lá", pois, em 2002, quando vim morar em BH, um amigo também encontrou um corpo estranho dentro de uma garrafa de refrigerante LACRADA.

É um problema sério? É. Algumas das doenças transmitidas pelos ratos:
Leptospirose, TriquinoseSalmonelose, Hantavirose...

Será que, dos produtos da empresa, apenas com esse acontece este tipo de acidente? Ou pelo fato de ser um líquido escuro fica mais difícil de ser identificado? Se fosse um refrigerante sabor limão, que geralmente é incolor, seria mais fácil identificar o corpo estranho dentro da garrafa, evitando que a mesma chegasse ao consumidor?

E será que isso acontece só com essa empresa? Ou será que essa repercussão  é devido ao fato de que a marca é conhecida por 94% da população mundial? Tenho uma amiga que já comprou uma caixa de barrinha de cereal LACRADA que veio com larvas, por exemplo.

No caso do refrigerante, é um produto que nem deveria ser consumido, só pelos danos que traz a saúde.
Refrigerante em excesso é tão prejudicial ao dentes quanto crack e cocaína, afirma estudo
Pesquisa diz que um refrigerante por dia aumenta risco de diabetes
Saiba o que acontece dentro do corpo após tomar refrigerante ... 

O produto "caramelo IV", usado para colorir refrigerantes, está ligado a câncer de pulmão, esôfago e sangue. No Brasil (pra variar) a concentração de" caramelo IV" é 67 vezes maior que em outros países.

Porém, a empresa também comercializa dezenas de outros produtos: chás, néctares e refrescos. Entre esses, também se encontram alguns itens que atletas usam com muita frequência: dois tipos de repositores eletrolíticos, energético, e água mineral.
Não é por acaso que a empresa patrocina simpósio sobre hidratação, frisando a reposição hidroeletrolítica e seu impacto no rendimento e segurança dos maratonistas.

Se os casos de corpo estranho encontrados em garrafa realmente forem reais, será que podemos confiar também nos outros produtos que essa empresa comercializa?

Ou seja, você para de consumir um produto daquele fabricante, mas continua consumindo outros do mesmo.

É mesmo caso do leite industrializado que o brasileiro consome. Este ano, após análises laboratoriais, ficou comprovado a presença da substância formaldeído (formol) em várias marcas de leite, vindo as fabricantes a serem notificadas, processadas, multadas e condenadas a pagar indenização pelos danos causados pela adulteração do produto. Porém, quem trocou de marca pode estar consumindo o leite do mesmo fabricante, conforme matéria publicada no O Globo.

Brasileiro desconhece quem fabrica o leite que chega à mesa

BRF vai pagar R$ 1,8 milhão por leite com formol - Jornal O Globo

 


Outro produto muito usado por atletas e que recentemente teve uma repercussão no mundo esportivo é a Whey Protein.
Depois de diversas reclamações de atletas/clientes sobre o produto, o empresário Félix Bonfim solicitou análises laboratoriais de 28 marcas e descobriu que 53% estavam irregulares.

Lembrando que, suplementos alimentares precisam ser autorizados pela ANVISA para que possam ser comercializados no Brasil.

Denúncia: 53% das marcas de Whey Protein testadas estão irregulares

Polêmica do Whey Protein: veja a lista com os produtos reprovados no teste




Assim como as empresas citadas anteriormente, os fabricantes
da Whey Protein que foram reprovadas nos exames laboratoriais também comercializam outros produtos, como: Maltodextrina, Suplemento Energético, Suplemento Vitamínico/Mineral, Creatina, BCAA , Colágeno, l-carnitina , entre muitos outros.



Podemos confiar? Ou vamos ter que pagar laboratório para examinar cada produto que consumimos? Onde está a ANVISA?!!!


Recentemente uma antiga notícia que que circulou muito em redes sociais foi requentada: é sobre uma das maiores redes de fast food do mundo que teve que mudar a formula de seu lanche depois da denuncia de um chef de cozinha. Embora a notícia seja de 2012 e ressuscitada em 2013 pelas redes sociais como se fosse atual, essa rede de fast food realmente usava a substância hidróxido de amônio para converter partes gordurosas da carne em recheio para seus produtos e também para preservar a carne por maior tempo. A substância é extremamente nociva à saúde humana.

Essa empresa de fast food também conta com circuito de corridas e tem um dia dedicado ao combate do Câncer, vindo a fazer contribuições financeiras a instituições que tratam e curam a doença.
Uma campanha incoerente com a política da empresa, pois mesma comercializa produtos que supostamente propiciam a obesidade, diabetes, e até mesmo câncer.

Por isso um dos slogans dos protestos que o VEDDAS realiza contra o “McDia Infeliz” é: "364 dias do ano promovendo o câncer, e 1 dia para ajudar na cura?"

Nas olimpíadas de Londres 2012, a parlamentar Jenny Jones, foi autora de um projeto que tentou retirar os patrocínios de Coca-Cola e McDonald's para o evento, pois, no "Reino Unido, mais de 30% das crianças estão acima do peso ou têm obesidade. Na população adulta, o percentual sobe para 60%".
Porém, a proposta não colou e o McDonald's construiu em Londres a maior unidade da rede do mundo com assentos para 1.500 pessoas.

Ironicamente Coca-Cola e McDonald's são alguns dos maiores patrocinadores do esporte no mundo.

Parece que, aos poucos o mundo esportivo está se confundindo com mundo dos produtos que trazem malefícios à saúde. Como se já não fosse o suficiente os casos de doping no esporte.

Enfim, é muito importante divulgar essas denúncias nas redes sociais, mas também é importante saber a procedência dessas denúncias, pois, pessoas agindo de má-fé para obter vantagem é o que não falta por aí. 

Um site bom para desvendar as lendas urbanas que circulam na internet é o E-farsas.com

Dica de filmeeee!
Super Size Me - A Dieta do Palhaço!


 O diretor Morgan Spurlock decide ser a cobaia de uma experiência: se alimentar apenas em restaurantes da rede McDonald's, realizando neles três refeições ao dia durante um mês. Durante a realização da experiência o diretor fala sobre a cultura do fast food nos Estados Unidos, além de mostrar em si mesmo os efeitos físicos e mentais que os alimentos deste tipo de restaurante provocam. - O diretor Morgan Spurlock teve a idéia de rodar Super Size Me quando, pouco antes do jantar de Ação de Graças, viu na TV uma matéria jornalística sobre duas garotas adolescentes que estavam processando o McDonald's por torná-las obesas.  A 1ª exibição de Super Size Me ocorreu em janeiro de 2004, no Sundance Film Festival. Menos de 2 meses depois, a cadeia de lanchonetes McDonald's anunciou que nenhum dos produtos por ela oferecidos teria mais o nome "Super Size". A empresa declarou que a mudança não ocorreu devido a repercussão do filme. 

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Muito bem lembrado, Daniel. O e-Farsas é visita obrigatória antes de sair "repetindo" tudo o que se "escuta" por aí. Pelo menos na falta de um certo espírito crítico.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado! Belo post!

    Importante ressaltar que tudo que deu problema não é comida de verdade (leia http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/como-devo-comer-comida-de-verdade.html).

    Mas, claro, comida de verdade também é sujeita a manipulações. Precisamos estar atentos.

    Abraços e mantenha o bom trabalho!
    Adolfo

    ResponderExcluir