sábado, 10 de agosto de 2013

Formadores de Opinião nas Corridas de Rua e suas Maritacas...

Eco e Narciso. Óleo sobre tela de John William Waterhouse (1849/1917) com maritacas...

Por Daniel X.

Os Gurus...
Nossas decisões deveriam ser tomadas em sua maior parte, a partir de nossas próprias conclusões, fundadas no nossos instinto/experiência/razão.
Mas o Homo "Sapiens" é altamente influenciável e, muitas vezes vejo pessoas tomando suas decisões a partir de opiniões dos gurus da mídia.
Seja um blogueiro, celebridade, ou afins,  as pessoas concordam sem discutir. Mas como esses "gurus" são eleitos pelo público?

Muitos "Gurus" blogueiros, por exemplo, se auto intitulam como os porta-vozes dos corredores. Mas acho que é mais uma jogada de marketing e que, nem eles mesmos acreditam que são realmente "Le Centre du Monde", como afirmam ser.
Alguns falam freneticamente de si mesmos, se gabam e supervalorizam, beirando a pavulagem. A esses, recomendo cuidado para não pular do narcisismo à megalomania, e ser "enquadrado" no CID-10, rs...
Mas a questão é que, no mundo das corridas esses "gurus" tem grande influência quando se trata de participação em eventos, e na compra de produtos relacionados com corrida, como suplementos, tênis, acessórios, etc.

Se determinado "guru" disse que o "evento tal", é imperdível, muitos de seus seguidores com certeza se inscreverão naquele evento.
Mas será que aquele evento é imperdível mesmo? Ou é só o interesse de corporações imposto aos atletas através de seus gurus influentes?

Influenciadores ou formadores de opinião, quem domina na internet?

Muitas vezes, um formador de opinião/influenciador sugere determinado produto, do qual ele mesmo não usa.
No mundo das corridas é a mesma coisa: "não dá pra ficar fora dessa", "a corrida mais sei lá o quê do país", "experimentei isso e gostei", "experimentei aquilo e aprovei".
Será que a Xuxa usa realmente hidratante Monange?  Uma grande questão filosófica a ser refletida...

As Maritacas...
Na redes sociais, os "gurus" são altamente influenciadores, tendo uma legião de seguidores, que muitas vezes, se espelham naquilo que o mesmo diz.

Já entrei em muitos debates a respeito de corrida de rua, em que, um "guru" se posicionava de determinada forma, com seu ponto de vista, e logo depois, uma sequência maritacas apenas tentando repetir aquilo que foi dito pelo influenciador. Mas com comentários sem argumentos consistentes, apenas reiterando o que foi dito pelo seu  guru. Um verdadeiro "Ctrl C,  Ctrl V", deixando o debate completamente sacal.


Parece que as maritacas estão mais preocupadas em não ir contra a opinião do seu "guru" (principalmente os que representam marcas - direta ou indiretamente), e que, o que esses "gurus" pensam já é veredito sobre o que devemos ser, o que devemos usar, e como devemos nos comportar...

Maritacas,  parem de tentar repetir aquilo que o guru disse, e passem a ter mais senso crítico. Tirem suas próprias conclusões. É bom estar aberto a informação que vem de fora, mas também é bom ter uma opinião formada de vez em quando.
Será que determinado suplemento é mesmo bom para você? Será aquele evento é realmente aquela maravilha que foi divulgada? Que o tênis caro realmente é necessário? Afinal, o que realmente vale a pena colocar no carrinho?

Os Blogs...
Uma das principais ferramentas para formadores de opinião hoje em dia, são os blogs. O poder do alcance e velocidade dos blogs alavancado pelas redes sociais acaba sendo uma potente forma de divulgação a baixo custo.

Uma pesquisa realizada pela Technorati Media (AQUI) mostra que, para os consumidores, os blogs são um dos principais serviços online que influenciam uma compra, e ocupam a terceira colocação nas decisões de compras gerais.
A mesma pesquisa mostra que os blogs também são uma das ferramentas mais escolhidas para divulgação pelas marcas, estando acima do Instagram e Google+.
Devido a esse alcance dos blogs, muitas marcas firmam parcerias com blogueiros para divulgarem seus eventos/produtos. 
Grupo TV1 - Novos formadores de opinião na web - Guia do Futuro

Opinião Formada...
Defensores do consumo, que se beneficiam das corridas (não tenho nada contra), e que são supostos "formadores de opinião", usam sua influência para promover nomes de eventos/produtos.

Mas existem casos onde também passam a instigar a intolerância entre corredores, que por sua vez, vão na onda como ovelhinhas, mesmo sabendo que estão apenas beneficiando os interesses pessoais de terceiros, e não por opinião formada mesmo.

Já vi debates sobre corridas em que, um "guru" gerou atritos entre corredores, através de suas maritacas, devido à divergências de opinião.

Me parece que muitos formadores de opinião ainda não aprenderam a usar essas ferramentas de marketing de forma ética (talvez devido a influência da cultura do "jeitinho brasileiro).

E se o guru falar que correr de "pipoca" é lindo, amanhã muita ovelha sai correndo assim. Se falar que correr de "pipoca" é feio, as ovelhas vão queimar na fogueira aquele que por ventura estiver sem número de peito em uma corrida.

Tenho opinião formada e, independente se Jhon Lennon dizer que que isso ou aquilo é feio/bonito, bom/ruim (ou não dá lucro a ele), tiro minhas próprias conclusões. Para mim, não existe nem nome, nem sobrenome de luxo...

Dica de filmeeeeeeeeeeeeeee!
Branded


Depois de Misha disparar ao topo dos negócios de publicidade, um acontecimento trágico em um set de uma de suas produções acaba com a sua carreira, e ele se esconde em um exílio auto-imposto. Dez anos depois, Misha retorna a um mundo radicalmente alterado e se encontra perseguido por visões de criaturas bizarras e aterrorizantes, que tem a habilidade de influenciar os pensamentos das pessoas, assim como seus desejos e ações. E somente ele consegue ver estas criaturas.

Ele logo percebe que as criaturas fazem parte de uma campanha clandestina, liberada por uma agência de concorrente, que quer transformar a obesidade no novo ‘fabuloso’, e criar uma nova era de apetite consumidor descontrolado. Misha usa suas próprias habilidades em publicidade para desenvolver um plano para erradicar esta praga. Mas as legiões corporativas não vão desistir sem lutar.




Então, tire suas próprias conclusões. Não tome suas decisões apenas baseadas no que foi dito por formadores de opinião. E quando ouvir a frase "compre batom", pense bem se é isso mesmo que você quer...
Imagem/vídeos:Google / YouTUBE

"Não acrediteis numa coisa apenas por ouvir dizer. Não acrediteis na fé das tradições só porque foram transmitidas por longas gerações.  Não acrediteis numa coisa apenas porque é dita e repetida por muita gente. Não acrediteis numa coisa apenas pelo testemunho de um sábio antigo. Não acrediteis numa coisa apenas porque as probabilidades a favorecem ou porque um longo hábito vos leva a tê-la por verdadeira. 
Não acrediteis no que imaginastes, pensando que um ser superior o revelou. Não acrediteis em coisa alguma apenas pela autoridade dos mais velhos ou dos vossos instrutores. Mas aquilo que por vós mesmos experimentastes, provastes e reconhecestes verdadeiro, aquilo que corresponde ao vosso bem e ao bem dos outros - isso deveis aceitar, e por isso moldar vossa conduta."
Siddhartha Gautama

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