segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Circuito Athenas Etapa III BH - 09.10.11



Por: Daniel X. (matéria que postei originalmente no blog Review de Corridas)


A corrida ocorreu em BH, fechando as etapas de 2011 deste circuito na cidade.
O evento também é realizado nas capitais: SP,RJ e Porto Alegre, esta última foi incluída em 2011.

Este foi meu segundo ano no circuito que, com certeza marcou minha participação nas corridas de rua. Em 2010, quando participei da primeira etapa do circuito, estava em ótima forma física. Na segunda etapa estava lesionado, já na terceira, me recuperando da lesão e com o condicionamento físico bem reduzido. Em 2011 viveinciei um deja-vú desta situação. Corri as etapas nas mesmas condições de 2010.
Ao contrário do ano passado, comecei o tratamento para a lesão bem no início dos sintomas, o que proporcionou uma recuperação mais rápida. Saiba mai sobre a Síndrome de Trato Iliotibial.
Um dos principais pontos positivos da corrida é seu alto nível de organização. Mas não poderíamos esperar menos de um evento que custa 90 reais a taxa de inscrição, até porquê, organização é o mínimo que se pode esperar de qualquer evento, seja ele gratuito ou pago.
Além do aumento progressivo das distâncias a cada etapa, o evento também tem outra atração que serve como estímulo para que o atleta melhore sua performance, que é a categoria Top 300.

O atleta que faz parte da catogoria Top 300, tem posicionamento privilegiado na largada, camisa e pulseira diferenciadas, e o melhor, tem um espaço exclusivo: o centro de performance TOP 300.

Para participação no pelotão TOP 300, deve-se ter um tempo mínimo em eventos realizados pela Iguana Sports (mais informações).

Uma surpresa para mim foi que, ao verificar o formulário de inscrição no Top 300, vi que estava apto para participar do grupo, devido aos tempos que fiz nas últimas corridas que participei, mesmo lesionado. Parece que a vontade de superar estes obstáculos acabaram me impulsionando ainda mais, chegando a bater minha marca pessoal.


Centro de Performance TOP 300: frutas, água , isotônico, e crioterapia.

Desfrutando do Centro de Performance TOP 300

A retirada de kit aconteceu em dia único (08/12), fato que muitas vezes dificulta o atleta de participar do evento, principalmente quem vem de outras e cidades e até mesmo de outros estados para participar. Existem também pessoas que trabalham no dia de sábado (sim, existem!!), e que nem sempre tem outra pessoa com disponibilidade para comparecer na retirada do kit. 
Sugiro aos organizadores que no próximo ano aumentem pelo menos um dia para o procedimento. Podem muito bem disponibilizarem um dia a mais para retirada de kit, afinal, eventos de qualidade e com preço bem mais acessíveis conseguem fazer isso.

Os kits das etapas 2011 não foram exatamente os mesmo do ano passado. A sacola veio bem elaborada e de uma qualidade infinitamente superior, assim como o acabamento das medalhas.

Sugiro que a organização continue variando o kit, para que o mesmo não se torne repetitivo. Viseira, pochete, porta tênis e inúmeros outros adereços podem ser usados pelos atletas.Vamos fazer a criatividade também ser um dos pontos marcantes deste evento.
Kit 2011 Kit 2010
A princípio, a mochila que faz parte do kit da etapa III, seria de modelo idêntico a de 2010. Posteriormente foi um novo modelo de mochila foi anunciado no site, e foi este que fez parte do kit.

Peguei meu kit às 15:00 h e não houve muita demora. Haviam poucas pessoas presentes, o que meu deu a impressão de que não haviam muitos inscritos.

No dia da retirada do kit o atleta tem acesso ao Centro de Avaliação do Corredor, onde pode realizar os seguintes testes: equilíbrio, alongamento, pliometria e biomecânica..


A conselho de minha amiga Dart Clea, substitui a tradicional pizza por um carboidrato mais saudável...

Saudade da pizza...

Equipe J.C. Boa Ventura e nosso mascote, Sgt Polaco



Japão estava presente para assessorar seu alunos.
Para quem gosta de desafios, no começo do ano é realizado na cidade, a Meia Maratona Linha Verde, organizada pela By Japão.

PMMG, Guarda Municipal e BH Trans estavam presentes para garantir a segurança.

Os soldados França e Alex Miller, do 34° batalhão.

O percurso foi de ida e vinda, e não uma volta na lagoa com acréscimo de 3 km, como foi o caso da Meia Maratona Internacional de Belo Horizonte. Mas ao contrário da etapa de 2010, o percurso seguiu pelo lado contrário ao do ano passado. Curiosamente outra corrida não passou perto da Casa do Baile.

Percurso 2010/Percurso 2011

Com uma lesão ainda não completamente tratada, meses sem treinar, condicionamento físico muito abaixo do habitual, quilinhos a mais e com a previsão de sol no dia da prova, a única coisa que eu poderia contar neste momento era minha Força de Vontade e, me deixar guiar por ela...

Como nos últimos dias vinhamos sendo privilagiados com chuvas na cidade, tive a esperança que no dia da prova o clima estivesse mais ameno, mesmo com as previsões de tempo dizendo o contrário. No sábado o sol já tinha mostrado que veio para ficar. O sol estava forte, mas graças à arborização do local, era possível fugir para a sombra em vários trechos do percurso. Quilometragem bem marcada, incluindo placas de aviso referente aos postos de hidratação.
Os staffs estavam muito bem preparados e eficientes, alguns até incentivando os atletas.

Para variar, vários ciclistas fizeram questão de mostrar sua "educação", passando rente aos corredores, mesmo tendo uma ciclovia no local.

Foto: MediaRun

Achei o percurso muito desgastante por causa do sol. Depois do km 18, senti dores no local das minhas lesões, e para não regredir no meu tratamento, reduzi minha velocidade, sendo ultrapassado por um batalhão de corredores.



Foto: MediaRun

Dart Clea - Vida Corrida!!!
Foto: MediaRun

Reginaldo - MediaRun

O Reginaldo, da equipe MediaRun ,foi o 1o lugar geral nos 21km, e lembrando que esse mesmo Reginaldo venceu os 16km da AthenasII/BH, desbancando atletas de elite do Cruzeiro e do Quênia (na 2a etapa). É um atleta que tem um grande futuro pela frente!
Apesar do fato da equipe
MediaRun não ter um grande número de corredores como outras equipes, seus atletas sempre estão no pódio das principais corridas de MG!

Ao cruzar a linha de chegada o atleta tinha acesso a hidratação, frutas água e medalha.

Desta vez tinha um motivo especial para participar do evento, minha esposa, Roseli, estava fazendo sua quarta corrida e estreando nos 10 km.

E como não poderia deixar de ser, meu grande amigo Nescau também estava presente.
Nescau não participou do evento mas, como sempre, marcou presença, incentivando os atletas.


Mas os motivos que tornaram o evento especial não param por aí. Minha amiga Dart Clea e seu namorado Lucas, vieram da Bahia exclusivamente para participar do evento. Uma participação muito especial.


Dart, além de ser atleta, também tem um blog de muito prestígio, do qual acompanho:Vida Corrida!!!
Galeria de fotos:

Assim como em 2010, o atleta que completasse as três etapas, ganhava uma camisa de Finisher. As camisas do circuito são bonitas, sem marca de patrocinador, e com frases de incentivo.


Camisas:Geral/Top 300 /Finisher

A camisa de finisher era retirada após o evento. Um adesivo no número de peito identificava o atleta que havia concluído o circuito.


Premiação:

10 km Masculino
1º – Thiago Rangel Silva, 32min52s
2º – Mércio Silva Ferreira, 33min19s
3º – Marcos do Nascimento Paula, 34min30s

10km Feminino
1ª – Claudia Helena Dumont, 40min58s
2ª – Juraci Consolação Evangelista, 43min58s
3ª – Maria Vitória Cota de Abreu, 44min50s

21 km Masculino
1º – Reginaldo José da Silva, 1h07min35s
2º – Valdir Sérgio de Oliveira, 1h08min03s
3º – João Marcos Fonseca, 1h08min05s
21 km Feminino
1ª – Andrea de Lima, 1h24min20s
2ª – Larissa Marcelle Moreira Quintão, 1h27min32s
3ª – Camila dos Santos Henriques, 1h29min18s


Na hora da premiação, houve um pequeno momento de constrangimento, pois, foi identificado pela organização que, a atleta que havia chegado em 2º lugar na modalidade 10km, estava inscrita para participar da modalidade 21 km. A atleta foi desclassificada (justamente), gerando insatisfação por parte de algumas pessoas. Mas a organização não se deixou levar pela pressão feita por determinadas pessoas, e manteve a desclassificação da atleta que, por sinal, teve uma conduta muito anti-desportiva.


Parabéns à Juraci Consolação e Maria Vitória, mais uma vez subiram ao pódio!!!!



Confira a aprovação do evento pelos atletas:

Ao contrário do que fazem outros organizadores, no site Circuito Athenas você pode conferir a cobertura do ano anterior.

O circuito conta também com uma ferramenta onde o atleta pode conferir sua colocação no ranking geral


Medalhas:Etapa I - Etapa II - Etapa III - Tríplice Medalha

Participar de uma meia maratona traz uma emoção diferente, por isso, possa ser que venha participar da etapa III de 2012. Mas provavelmente não vou completar o circuito, devido a detalhes como, dia único de retirada de kit e valor de inscrição.
Apesar destes detalhes, já posso adiantar que o Circuito Athenas foi o melhor circuito de corridas em Belo Horizonte em 2011.
As melhoras com relação a ao circuito de 2010 ficaram muito visíveis. Parabéns a Iguana, que vem relizando outros ótimos eventos na cidade!


No final da ainda peguei uma caroninha com meu amigão, Diogo.


Nota: 9.5

Dedico este review a todos os amigos que fiz praticando este ótimo esporte.
"Minha fortuna são os meus Amigos"
                                                               Futurama

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Daniel,

    otimo o review,este circuito realmente dá um show em todas as provas,a iguana tem uma ótima organização.Meu joelho não deixou eu correr a prova inteira,consegui correr até o km7 e fui caminhando no resto,creio que estou ou com pata de ganso ou banda iliotibial...
    Semana que vem tem a prova do bradesco e estarei lá,agora só não sei se vou correr.
    Vlw por ter representado Divinopolis.
    Abraços
    Bruno

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Daniel, vocês têm conseguido inovar e tornar os reviews cada vez mais ricos.
    Essa corrida teve um sabor especial para mim, estréia nos 21 e após 6 meses de luta foi a primeira corrida livre da dor na banda iliotibial. Você apesar da lesão está sempre correndo bem, parabéns.
    A corrida foi ótima, pequenas falhas não tiraram o seu brilho.

    ResponderExcluir
  3. Otimo Review...
    Fica uma referencia otima para a etapa 2012, na qual pretendo participar.
    Lamentavelmente eu não corri nenhuma etapa, pois vinha de uma recuperação e decidir não forçar.
    Mas ano que vem.... "TO DENTRO"

    Parabéns pelo Review Daniel

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo Review! Mais uma vez muio bacana!
    Temos que fazer mais pessoas entrarem e comentarem o Review, quase sempre são os mesmos que comentam! rs Será que o pessoal é tímido? rsrs
    Ah, já roubei as fotos, não resisti! rsrs

    Abraços e parabéns!

    ResponderExcluir
  5. puts Daniel, vc tá colocando as reportagens de revistas todas no bolso cara, seus reviews estão muito bons, cada vez melhores. Hoje na VIC fiquei sabendo dessa presepada da desclassificação (muito justa, por sinal). Fiquei de cara com a atitude antiesportiva da desclassificada, e, principalmente do tal "técnico", uma atitude totalmente na contramão das corridas de rua. Como diria o Boris, Isso é uma Vergonha !!

    ResponderExcluir
  6. Não tenho comentado muito, mas na medida do possível tenho acompanhado as atualizações.

    Boas Corridas!!

    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com/
    @alesilvabr

    ResponderExcluir