sábado, 12 de novembro de 2011

2ª Corrida de Santa Tereza 12.11.11: O maior atrativo rever os Amigos...


Por Daniel X.

Em abril deste ano, participei da 1ª Corrida de Santa Tereza, em Belo Horizonte. O evento se destacou pela simplicidade e profissionalismo da organização.Além de ser um evento que valorizava o atleta, com categoria por faixa etária.
Então, resolvi apoiar a segunda edição, que aconteceu hoje, divulgando o evento em vários veículos de comunicação, entre eles, o blog Review de Corridas. Pelo que fiquei sabendo através da organização, que ficou a cargo da Algo a Mais Comunicação e Eventos, essa a divulgação foi muito positiva.


Divulgando a corrida na Fila Night Run(BH) e na 8ª Corrida de Nossa Senhora da Conceição (Divinópolis)
      

Segundo a organização do evento, a  GASS, foi a associação  beneficiada com os alimentos doados pelos atletas.
Parecia que o evento iria superar a primeira edição, que já tinha sido muito boa.


Porém, logo na retirada do kit, já se notava o festival de trapalhadas que estavam por vir. Minha ficha de inscrição, assim como as fichas dos colegas das quais fiz as inscrições, não encontravam entre as fichas de corredores inscritos. Como não estava com os protocolos de inscrição em mãos, me senti constrangido, pois, não tive como provar que realmente havia feito as inscrições.Tendo que voltar na academia mais duas vezes para tentar regularizar o ocorrido.


Com todo esse vai e vem, acabei perdendo documentos pessoais. Tive que comparecer a retirada de kit três vezes, e mesmo assim, no dia da prova eu e outros corredores não estávamos inscritos. Embora a organização tinha afirmado que encontrou as fichas, tivemos que fazer cadastro na hora da prova, o que mostra uma incoerência da organização com relação às fichas de inscrição.
                                                       
Diogo e Sônia, atletas que também tiveram suas fichas de inscrição extraviadas.


O horário de largada foi completamente equivocado, devido ao horário de verão. Imagine-se correndo em um percurso com altimetria pesada, às três horas da tarde (quatro no horário de verão).
Assim como eu, vários atletas sugeriram a mudança de horário, através do canal do evento no Facebook, mas sem nenhum retorno.


Houve muita demora na retirada dos chips, que acabou ocasionando atraso na largada. Nesse caso o atraso foi até bom, devido ao sol das três da tarde...


O percurso é muito divertido, tanto por ser fora da Pampulha, quanto pelo seu nível de dificuldade. O trânsito foi bem controlado pro BH Trans e PMMG, porém, assim como na edição anterior, não foram colocadas as placas de quilometragem, um erro reincidente.


Outro fato negativíssimo, foi a falta de água no final da prova. Para os últimos corredores que cruzavam a linha de chegada, a única coisa oferecida pela organização eram duas bananas (!!!)


Saiba sobre os perigos da desidratação na corrida.


Recebi um convite para ser homenageado após a prova, pelo meu apoio prestado ao evento. Homenagem essa que rejeitei, por estar chateado com tantas falhas.


Recomendo a Academia Oásis Clube, que reavalie a organização do evento, para que erros como estes não se repitam, podendo até trazer trantornos à própria academia, afinal, as incrições foram realizadas e extraviadas dentro de suas dependências. No caso da falta de água, poderia até trazer riscos à integridade física dos atletas. Felizmente não ocorreu nenhum caso.


Imagino o quanto é difícil realizar um evento, mas também sei o quanto é difícil ser cliente no Brasil.
Além do mais, os corredores de BH estão cada vez mais conscientes e exigentes. O evento que  deixa o atleta em segundo plano, acaba entrando na lista das "Corridas Pipoca de Belo Horizonte".


Algumas pessoas questionaram quanto ao homenageado, pelo fato de que o mesmo não está ligado diretamente "com a atividade de corrida de rua, etc. Santa Tereza tem tantas referências histórias que poderiam ser lembradas nas medalhas".
Essa observação realmennte me fez refletir a respeito. Embora Dadá seja extremamente simpático e um marco na história do esporte no país, existem vários outros atletas que poderiam ser também homenageados. Será que vamos esperar para fazer homenagens póstumas? Como foi o caso do atleta divinopolitano, Ticrésio, que só foi reconhecido depois de sua morte.
Sugiro aos organizadores das corridas de MG que se lembrem de grandes atletas como João da Mata, Ronaldo da Costa, Wander do Prado, entre outros.


Eu, Dadá Maravilha e Diogo
Dadá foi muito simpático com todos. Porém, devido à sua agenda, realizou a premiação antes da maioria dos corredores cruzarem a linha de chegada.


Larissa, da equipe Heleno Fortes, já com o calendário do Circuito CDC 2012.

Opinião dos atletas:

O evento trouxe uma grande lista de falhas, que infelizmente tirou essa corrida do meu calendário:
  • Extravio de dados pessoais (falta gravíssima)
  • Falhas na inscrição (várias pessoas  não tinham seus nomes na lista de inscritos)
  • Demora na retirada de chip
  • Atraso na largada
  • Horário mal elaborado (3 horas da tarde)
  • Confusão e demora na premiação feminina
  • Faltou água (falta gravíssima!!)
  • Kit fraquinho e olha q não foi tão barato assim, 45 pilas + alimento, corri eventos de 15 e 20 reais, muito melhores. E pela camisa (cheia de anúncios), a corrida  tinha muito apoio e patrocínio.
  • Ausência  de lixeiras (fiquei até o final para pegar o dinheiro de uma da inscrição de volta, e estava cheio de lixo para todo lado).
  • Ausência de marcação de quilometragem
  • Falta de relógio na largada/chegada
É claro que ninguém espera um evento perfeito, mas no mínimo organização, segurança e conforto ao cliente, deve existir.
Eu, Nescau e Robson
 
Equipe MediaRun



No final das contas, o grande atrativo da prova, foi mesmo rever os amigos!

E finalizo com o que sempre tenho dito nas matérias anteriores: quem não estiver preparado para realizar um evento, que não o faça!
 Medalha com homenagem ao atleta, Dadá maravilha

Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário