segunda-feira, 30 de abril de 2012

5ª Meia Meia Maratona Linha Verde 29.04.12 Três Anos de Corrida de Rua!


Por  Daniel X.

A 2ª Meia Martona Linha Verde foi a primeira corrida que participei na vida, hoje participo pela quarta vez, comemorando três anos de corrida de rua.

Como nos anos anteriores, o evento contou também com a Corrida da Família, com o percurso de 6 km. Uma novidade foi que este ano foi adicionado a distância de 42 km, ou seja, uma maratona. 
Após anos sem ser realizado uma maratona em Belo Horizonte, este evento com certeza entrou para a história das corridas de rua em MG.

Inicialmente essa seria minha primeira maratona, mas depois de conversar com  técnicos e atletas mais experientes, resolvi deixar os meus primeiros 42 km para uma outra ocasião. Me inscrevi para o percurso de 21 km.

Um dos pontos positivos do evento foi o valor de inscrição, que começou com o lote no valor de 50 reais.
A inscrição era feita no próprio site do evento, sem cobrança de taxas adicionais.

Durante os dias que antecederam a prova, a organização enviou vários boletins com atualizações a respeito do evento.

Retirada do kit foi tranquila. Retirei meu kit e do amigo, Alan Nardi, que viria de São Paulo para participar do evento. O kit contou com camisa do evento, revistas, cappuccino, jornal, guia turístico e ticket metrô.
O material da camisa foi inferior ao do ano passado.
  

Fui até o local de largada com a equipe da casa do corredor.
Na madrugada...

Os pertences eram deixados no guarda volume próximo ao local da largada, que eram transferidos para o local da chegada.

          Daniel X., Ernesto, Vanderlei e Verusa                                       Camarão, de Divinópolis
 

Alan Nardi, que postará o relato da maratona no blog Alan Running.

     Tatiana Barcelos - Casa do Corredor                                          Luiz Fernando Batman
 

                    Lana Gomes                             Janaína                            Cátia e Tarciso Jr
      

Para mim O percurso já é bastante conhecido, com largada na Cidade Administrativa e chegada na Praça da Estação. Porém, foi a primeira vez que corri depois de iniciar meu treinamento.
A recomendação do treinador Maron, foi a de que eu fizesse "apenas um longão", e foi isso que fiz. 
Corri em um ritmo bem confortável, conversando com amigos que encontrava pelo percurso, entre eles: Luiz Batman, Alan Nardi, Fábio Namiuti, Hermes Leni, entre outros.

Fábio Namiuit, autor do livro "Melhor que o Caminho é o Caminhar",  também postou seu relato em seu Arquivo de Corridas

A quilometragem foi bem marcada. Vários postos de hidratação com água gelada e em alguns pontos em temperatura ambiente, além de um posto com hidrotônico. Particularmente tenho preferido não pegar água gelada, pois, além de me hidratar, também gosto de jogar água no corpo. 

Se não estiver enganado, o evento não contou com banheiro químico durante o percurso, que em corridas de longa distância é imprescindível.
O trânsito no percurso da meia maratona foi muito bem controlado por BH Trans, PMMG e GM.

O trajeto é bastante difícil, com uma altimetria muito pesada e bem árido, porém, o horário de largada ajudou muito com relação a temperatura.
Altimetria da meia maratona

Na minha opinião, o guarda volumes na praça da estação ficou muito mal elaborado. Para chegar ao guarda volumes o atleta tinha que cruzar a pista que fazia parte do percurso da Maratona. Cheguei a presenciar um quase acidente entre um atleta que corria no percurso e um atleta que cruzava rumo ao guara volume.

Essa corrida foi para deixar para trás os momentos que passei nas duas últimas semanas. Alguns fazem sua catarse no divã, outros no boteco. Eu faço minhas catarses nas pistas!

Sprint final: Lavando a alma!
 
                                                                                                      Foto por Runners BH

Ao chegar próximo a Praça da Estação fui surpreendido com o local exato da linha de chegada, onde havia um desvio que não constava no percurso anterior. Ou deixei passar alguma informação, ou o desvio não foi previamente anunciado. O maior problema é que a linha de chegada ficou bem em cima de um baixo relevo.

Após a linha de chegada foi oferecido gatorade, banana, maçã e medalha de finisher.

             Maurício Sá, troféu na categoria PNE                                      Hermes Leni
 

Leonardo, 42 km descalço

Ainda é uma corrida que recomendo devido ao seu grau de dificuldade. Além do mais, foi ali que tudo começou.
Agradeço aos amigos corredores que me apoiaram nas últimas semanas,  entre eles Tatiana Barcelos, Valquíria Lazari, e o treinador Maron (psicólogo nas horas vagas).

Deixo meu agradecimento especial à Dra Ana Luiza ao Dr. Daniel Ferreira Ghedini.

Nota 8.5

Comente com o Facebook:

19 comentários:

  1. E aí Daniel, blz? Primeiramente, parabéns pela prova e muito obrigado por ter retirado meu kit. Foi uma pena não termos conversado mais antes da largada, mas foi muito corrido. Em relação à prova, tbm tenho algumas considerações, apesar do que valeu mesmo pra mim foi ter completado a prova. O valor inicial de R$ 50,00 das inscrições é um valor justo, ainda mais se tratando de uma meia e de uma maratona. A camiseta achei bonita, mas é de um tecido mais grosso e quente. A medalha, pelo que vi, tbm "piorou"...rs...valeu ter a data e a distância diferenciada...poderia ser maiorzinha né...rs. A hidratação estava ok...bastante água e gatorade ao longo da prova. Gostei muito da dificuldade do percurso da Meia, mas esse percurso somado ao forte calor e a extensão de uma Maratona foi foda. Fiquei feliz por ter superado a distância, mesmo aos trancos e barrancos. Valeu ter encontrado com os amigos em BH. Grande abraço e parabéns pelo relato. Tá na hora de estrear na maratona heim...POA, SP, Rio, Londrina, Foz, Buenos Aires, Curitiba...é só escolher...rs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi D.X,adorei correr a limha verde,achei o percurso forte.Mas fiquei decepcionada porque para retirar o kit no dia 27/04 foi uma tremenda desorganização.Cheguei trinta minutos antes da hora marcada e só recebi o kit uma hora depois.motivo?internet fora de conecção.O povo brigou muitoooo.Também achei o kit muito pobre e o posto de reposição do final deixou muito a desejar,foi entregue uma maçã!Pelo amor de DEUS!depois de correr tanto,preferia uma rapadura para repor as forças.Decepção total com o byjão.Cartaz da academia um monte,mas uma maçã no final de prova!Apesar de toda essa trapalhada,foi bom correr com os amigos.

      Excluir
    2. Oi Verusa. Tb achei o kit de reposição precário. Já é a quarta vez que participo do evento, e "pequenos" detalhes como esse vem acontecendo. Ano passado teve até iogurte. Esse ano realmente teve uma racionamento rigoroso de frutas, um staff entregava as frutas sem nem ao menos usar luvas. Eu me recusei e peguei minhas próprias frutas.
      Racionamento de gatorade já estou acostumado a ver, mas geralmente as frutas geralmente ficam a vontade para o atleta.
      Assim como a camisa, outros detalhes também foram inferiores ao do ano passado.
      Porém, mesmo com o atrativo da maratona, achei o número de inscritos tb inferior ao dos anos anteriores. Com tantos eventos acontecendo semanalmente na cidade, o organizador que não ficar esperto, vai perder muito cliente.

      Apesar dos pesares, ainda é um desafio a parte. Por isso ainda recomendo.

      Excluir
    3. Oi Alan! Foi um prazer revê-lo. Ainda vamos ter mais oportunidades. Como a largada foi mais cedo, não deu tempo de chegar com tanta antecedência. Mas o horário tinha q ser esse mesmo, ainda mais p maratona.

      Suas considerações enriqueceram meus comentários, concordo c tudo.

      Qto a primeira maratona, ainda não sei qual será. Mas sei q não será em Belo Horizonte.

      Excluir
  2. Oi Daniel,parabéns pelo resultado e pelo review. Concordo com seus comentários, a prova em si é excelente, exatamente pelo desafio, mas há detalhes a serem observados. Acho que podemos destacar o trabalho da BHtrans no isolamento do percurso, assim como os staffs, o transporte ao local do evento que funcionou bem, até onde vi sem transtornos. Achei que o número de sanitários no Centro Administrativo foi pequeno, havia muitas filas, acho que vi dois banheiros da organização em um ponto do percurso, porém é muito pouco, foi comum ver os corredores ao longo do percurso procurando locais para urinar.Também não vi informação sobre a alteração do percurso da chegada, por instantes fiquei confusa, o que foi contornado com a sinalização física, não tinha staff neste ponto.
    Quanto a corrida, fiquei muito feliz de correr pela primeira vez e conseguir terminar bem os 21km, tendo energia até para o sprint final. Até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Janaina, essa foi a 5ª edição da corrida, e algumas falhas poderiam ser evitadas, mesmo não tendo comprometido o evento(ainda).

      Ano q vem ainda quero participar, mas tive a impressão que o número de inscritos vem caindo. Inclusive, dessa vez não vi corredores quenianos.

      Essa questão dos sanitários, parece que é cultural mesmo. Espero que os organizadores evoluam rápido nessa questão, pois é muito constrangedor para os corredores.

      Qdo vi o desvio na chegada tomei um susto bem na hora do meu "sprint/catarse", mas td bem, rssss.

      Até a próxima!!!!!!!!!!!

      Excluir
  3. Parabéns pela prova e pelo relato, Daniel. Satisfação em te encontrar durante o percurso. Fui para os 42k, mas, pelo tamanho da encrenca, acabei parando nos 21 mesmo. A maratona por aí ficou para uma outra ocasião.

    Abraço e até as próximas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Camarada! Pena q não deu p bater um papo antes da prova, mas como disse p Alan, como a largada foi muito cedo, e por ter tido uma semana desgastante (dá p ver pela minha cara inchada, rssss) cheguei em cima da hora.
      Mas valeu.

      Parabéns pela sua Força de Vontade, independente do percurso.
      Qualquer dia nos vemos um uma maratona por aí!

      Excluir
  4. Chegando do resto de feriadão, que serviu de descanso pós-maratona, vim conferir o post. fez bem em adiar a estréia. Quanto mais maturidade vc tiver em corridas menos sofrida será sua primeira maratona.
    Vou surupiar a foto e colocar (CC) no meu blog para lembrar que tenho que escrever um post sobre ela. Hehehe.
    No mais, vou aproveitar o IBOPE deste blog para anunciar que neste domingo, 06/05/2012, teremos o Segundo Dia Internacional da Corrida Descalça no Marco Zero da Pampulha as 8h30m.
    http://pes-descalcos.org/run/index.php?n=Main.IBRD
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só hj vi sua postagem. Estava na caixa de spam...Vou adicionar seu site nas referências em corridas de rua!

      Excluir
    2. Oi Daniel, não sou o dono do perfil Barefoot Runners Society no Facebook. Aliás nem estou no FB. Mas um amigo corredor descalço de Curitiba viu seu post lá e me avisou. Tá tranquilo, já até tinha me esquecido deste comentário. Abraço.

      Excluir
  5. Ei Daniel!!! Parabéns pelo resultado!
    Muito bom encontrá-lo em mais uma prova!!

    Gostei muito do seu comentário em relação a organização.
    Críticas construtivas sempre são bem vindas!!

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caldeira! Parabéns pelo SEU resultado. Maratona barre-foot é só para os mais evoluídos!

      Qto às criticas construtivas, depende muito da maturidade comercial dos organizadores para aceitá-las, já que mesmo dentro das construtivas, podem existir tanto pontos positivos, quanto negativos.

      Foi muito bom te ver tb. Da próxima vez conversamos mais.

      Excluir
  6. Daniel parabéns por mais uma belissima prova no curriculo e também lhe parabenizo pelos 3 anos de corridas é isso aee meu amigo vida longa com muita saúde e sabedoria!!
    PS: JÁ QUE CONQUISTOU A MEIA AGORA É TREINAR PARA A MARATONA.
    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  7. Obrigado, Jorge!
    A Meia maratona foi a minha primeira conquista. Já comecei nos 21, mesmo ficando uma semana de cama, rsssss. E foi justamente na Linha Verde. Tá passando da hora de passar p os 42!

    Se possível, vou fazer a minha primeira maratona ainda no primeiro semestre. Se der certo, vou poder te conhecer pessoalmente... ... ...

    ResponderExcluir
  8. Boa Daniel, gostei de encontrar c vc lá tb... a Maratona teve algumas falhas, mas gostei muito mesmo assim.
    Pra mim as maiores falhas foram: falta de marcação de km depois do km 35 (justamente qdo a gente mais precisa), e depois que cheguei e recebi a medalha, não vi nenhuma banca de frutas, tive que tomar o gel q carregava comigo, não sei se foi pela localização da tenda ou pq desmontaram ela muito cedo.
    No mais, me diverti muito.

    ResponderExcluir
  9. Foi bom encontrar Vc e outros corredores de Elite, Tarciso. Eu ainda n estava pronto p encarar os 42. Mas em uma outra ocasião vou tentar acompanhá-los.
    Ouvi muitas reclamações qto ao percurso da maratona. Acho q para realizar uma maratona se necessita de mais tempo de planejamento, talvez este o motivo das reclamações...

    Até alguma maratona do Rio por aí...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ..."realizar uma maratona se necessita de mais tempo de planejamento,"...

      E principalmente competência

      Excluir