domingo, 29 de abril de 2012

Corrida da Família Linha Verde 29.04.12



Por : Valquiria Antônia Pereira de Lazari

Evento realizado no dia 29 de abril, largada Praça da Estação, que também foi palco da chegada da
Maratona e da Meia Maratona. Após a largada, o percurso seguiu até o Shopping Boulevard e retornou a
Praça da Estação para a chegada.
Vou usar um texto extraído de uma matéria de José Luiz Bednarski //Promotor de Justiça da Cidadania e Consumidor, como auxílio.
Minhas frases estão destacadas em vermelho.

"Como tudo na vida, existem corridas pedestres muito boas e outras nem tanto. São as qualidades desenvolvidas no trabalho dos organizadores que as diferenciam. A corrida de qualidade preenche parâmetros indispensáveis e respeita indistintamente todos os corredores. A despeito de ser redundante, o bom começo tem início logo na largada. O pelotão é organizado em baias ou setores definidos por desempenho: os corredores de elite saem primeiro, depois são postados os corredores rápidos e, no final, fica o pelotão dos mais lentos e iniciantes. A medida evita choques, quedas e atropelamentos após o tiro de largada."
*Corrida da Família: “Pelotão Único”

"Durante o percurso, a cada dois ou três quilômetros, os corredores recebem água mineral gelada (não faz bem bebida quente no corpo aquecido), em copos pequenos (os grandes são bastante desperdiçados porque não se consegue beber muita quantidade de líquido correndo). O estoque precisa ser calculado com generosidade, para não faltar hidratação para os mais lentos, pois normalmente são os que mais precisam."
*Já presenciei descaso com atletas, agora, pagar para correr e durante o percurso não ter água? Superou qualquer expectativa de desrespeito em um “evento” onde a hidratação é essencial.

"A segurança dos atletas também é primordial. Por isso, o percurso todo deve sofrer controle absoluto do trânsito, para evitar acidentes no tráfego de veículos entre os corredores. Para tanto, as boas corridas cobram inscrição (pode ser um valor simbólico), o que gera direitos aos consumidores e um compromisso dos organizadores em trabalhar corretamente."
*Na Corrida da Família 2012 o atleta tinha que parar de correr, pois os guardas de trânsito estavam liberando o fluxo dos carros em meio ao percurso da corrida.

"Justamente para evitar os efeitos perigosos do calor sobre o organismo humano cansado e para obter o máximo de controle de trânsito sem atrapalhar o tráfego pela rede viária da cidade é que boas corridas, preparadas por gente que conhece o assunto, começam bem cedo, no máximo às oito horas da manhã (horário tradicional para os atletas já estão acostumados a participar de corridas)."
*Largada Pontual. Ótimo horário 07h00min horas


Tal constatação é ainda mais importante quando a corrida é marcada para o final do ano. O mês de dezembro, por exemplo, além de ser muito quente, está às portas do Natal. Muitos motoristas que querem aproveitar a manhã de final de semana para fazer compras, são surpreendidos com a interdição da rua, ficam irritadíssimos e alguns agentes de trânsito correm até o risco de agressão."
*Tinha sim, a grande maioria era de pessoas despreparadas e grosseiras.


A chegada da ½ Maratona, uns 200 metros antes, ficou confusa. Paralela a continuidade do percurso da Maratona muitos atletas da 1/2 foram prejudicados, pois não entendiam para onde ir. Os atletas da Corrida da Família é que começaram a indicar o percurso certo até que eu tive que ir e avisar na tenda da organização o que estava ocorrendo.


"Além disso, como todos pagaram inscrição e a finalidade da corrida é incentivar a prática esportiva, todas as pessoas que concluem o percurso têm seu mérito reconhecido e recebem medalha, não apenas os primeiros a chegar. Com base nas considerações expostas, fica fácil identificar uma corrida ruim ou que provavelmente 
decepcionará a expectativa de respeito que todo esportista possui: é aquela que não cobra pela inscrição e que começa tarde, sob a temperatura elevada do sol mais intenso da manhã. Esses organizadores pensam que o evento é um favor prestado à população e não têm compromisso de qualidade com todos os corredores."
*Fiquei extremamente decepcionada com a organização. Até o bilhete do metrô deu “BO”, só funcionou para ir se eu não tivesse levado dinheiro teria que voltar correndo. O guarda volumes, isolado. Para acessá-lo tínhamos que atravessar a pista da maratona, passar entre as grades e lá estavam duas staffs correndo o risco de serem assaltadas, pois o local e muito perigoso.
Os “louros” colhidos foram somente a satisfação de terminar a prova, que até o momento não se sabe qual a distância oficial, a dor no quadril que não voltou e a maravilhosa satisfação em rever e estar com os amigos.
  

GALERIA DE FOTOS:

Fonte: Corridas de rua: boas e ruins, por José Luis Bednarsky

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Que pena q isso aconteceu na corrida da família, Valquiria.
    Faltar água é não ter o básico do básico.
    No percurso de 21 km não tive problema com hidratação e trânsito.

    Qdo passo por situações dessas em algum evento, minha postura é a de excluir este evento do meu calendário.

    Daqui uns dias tem a João Cesar p compensar o q Vc passou na corrida da família.
    Com certeza o Sr Wander do Prado vai realizar um evento nota 10!!

    ResponderExcluir
  2. Falou tudo amigo, que bacana seu site, vou add aqui, só corrida bacana e barata, da forma que eu tenho gostado. ALgumas eu participei, como essa da Linah Verde, da Família, que por sinal, foi realmente descepcionante, Primeiro o Guarda de Trânsito me pediu para parar de correr,para o carro poder passar. Incrível. Depois cheguei na linha de chegada, e minah mulher me falou, uai chegou rápido, pois bem achei muito estranho, voltei no lugar e medi no velocímetro do carro, como tamb[em no google, e deu 4 km, ou seja,porque eles falam que é 6 conferido pela federação mineira, um absurdo isso, olhe a do Sesc, esse domingo passado, houve um erro na ilometragem, más eles colocaram no resultado, o valor de 3.9 km, ou seja, pelo menos falaram que teve o erro, e tirnado a água, quente. Realmente se a maratona ou a meia for assim, não vou querer participar, valeu amigo. Obrigado rafael maroni

    ResponderExcluir