quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Volta das Torres - Carmo do Cajuru 25.11.12


Por Daniel X.

Quinze dias após "A Revolta das Abelhas" em Nova Lima (AQUI), aconteceu na cidade de Carmo do Cajuru, a segunda edição da Volta das Torres.
Carmo do Cajuru fica Localizada a 112 quilômetros de Belo Horizonte, e é vizinha de  Divinópolis.

O valor de inscrição foi muito acessível: vinte reais, que pôde ser realizada e também no dia da prova. A camisa alusiva ao evento foi de cor branca e em tecido de poliamida.
A largada estava prevista para às 9:00 h, em frente a Praça Presidente Vargas (Praça da Estação) que, em 2012 recebeu uma revitalização e implantação de academia ao ar livre.
Os banheiros da praça foram abertos aos atletas. Uma opção mais confortável que os banheiros químicos que estamos acostumados.

A largada, que foi precedida de uma oração, aconteceu com alguns minutos de atraso. Os dois primeiros quilômetros eram nas principais ruas da cidade. Esse trecho foi o grande ponto negativo da prova, pois, não houve faixa exclusiva para os atletas e nem um controle do trânsito, o que obrigou os corredores a disputar a pista com veículos. Acredito que é um problema que poderia ter sido facilmente evitado, pois, movimentação de veículos na cidade é de fácil controle, ainda mais numa manhã de domingo. Como o percurso não era de ida/vinda, bastava 30 minutos para que todos os atletas já tivessem percorrido esse trecho.Felizmente não vi nenhuma intercorrência de trânsito ou desentendimento entre atletas e motoristas, que são muito comuns nesses casos.

Haviam staffs indicando o caminho em alguns pontos do percurso, porém, não havia marcação de quilometragem, que faz muita diferença na administração do percurso. Ainda mais se tratando de um evento que conta com premiação por faixa etária.

Após o km 2 terminava o asfalto e logo depois uma curva a esquerda, com uma  descida íngreme em estrada de terra, onde ficava o único posto de hidratação durante todo percurso de 9 km. A água veio em saquinhos de "chup-chup". Geralmente não pego água no primeiro posto, mas como era o único, o saquinho  foi perfeito para mim,  porque tive mais facilidade de transferir a água para minha garrafa.

A partir desse momento, o percurso era composto de uma sequência de subidas e descidas bem íngremes, sob as torres de alta tensão, o que explicava o nome do evento. Esse parte do percurso teve aproximadamente 6 km de corrida cross country, completamente afastados do ambiente urbano, passando por um lago, muito verde, e terra molhada,  proporcionando um verdadeiro contato com a natureza (mas sem abelhas!). Já prevenido depois de "A Revolta das Abelhas" (AQUI), corri com um cinto de hidratação equipado com material básico de primeiros socorros, e antihistamínico prescrito pelo médico, no caso de picadas de insetos.
A chuva cessou durante o evento, mas o céu se manteve completamente nublado.

O amigo, Artur Muler, assim como eu, sobrevivente da embolia pulmonar.

O percurso foi um dos mais difíceis e divertidos do ano. Após a linha de chegada foi oferecido banana, maça, água e medalha de finisher. Foram sorteadas camisas da campanha "Todos Contra a Pedofilia", que foram doadas pelo pelo Dr. Casé Fortes, promotor da Infância e Juventude em Minas Gerais.
Hoje sim, aconteceu minha verdadeira "All Limits"!

Meu primo, Mateus, que fez hoje sua estréia nas corridas.
Houve uma pequena demora para iniciar a premiação, mas não por falta de organização, e sim, porque a apuração foi feita manualmente.
  

Destaques positivos: custo benefício, inscrição 20 reais, camisa de tecido tecnológico, percurso desafiador, categoria faixa etária, sorteio de camisas, as fotos do evento serão disponibilizadas pela própria organização

Pontos negativos: falta de marcação de quilometragem, apenas um posto de hidratação durante o percurso, disputa de pista com motoristas.
Acredito que são pontos que podem facilmente ser melhorados na próxima edição, e o evento tem tudo para se tornar uma das melhores corridas MG, pois foi uma das mais divertidas do ano.

Arilson, professor de educação física e um dos organizadores do evento.

Parabéns à organização, e contem comigo para a divulgação da próxima edição!
Nota:8.0

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Show !!!!

    Queria ter participado dessa corrida. Mas, não foi possível. Na próxima quero estar presente.

    Att.,
    Felippe Diniz

    ResponderExcluir
  2. Esta corrida foi ótima quero continuar correndo. Estarei nas próximas corridas que acontecerem com Daniel X.
    Abraços Mateus

    ResponderExcluir