segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

O Chato das Corridas...


Por Daniel X.


Meu Nome é Pthirus Pubis*...

Como já é de conhecimento de alguns, há  meses algumas pessoas tem me criticado, e até se incomodado com as postagens que faço neste blog e também em redes sociais.
Entre os incomodados, se encontram alguns amigos, que passaram a me evitar, pararam de responder minhas mensagens, e até passar direto ao cruzarem comigo nas provas.
Alguns mantinham em seus blogs, o link deste, mas retiraram.
Aparentemente passei a me tornar um "chato" no mundo das corridas depois que passei a criticar a distribuição de cortesias por parte dos organizadores, acreditando que, em alguns eventos, essas cortesias são incluídas no valor de inscrição dos pagantes.
O interessante é que, esses "amigos" nunca me achavam chato quando me convidavam para participar dos concursos nos quais estavam inscritos, divulgar seus produtos e eventos, e seus demais interesses em meus blog/pagefan. Seria eu um amigo, ou uma utilidade?
No livro "Ética a Nicômaco", Aristóteles, cita este tipo amizade como aquela baseada na utilidade, que  é estabelecida pelo bem que uma pessoa pode receber da outra.

Auto Bullying

"Toda corrida escuto outros corredores comentando que não gostam da sua postura individualista e q vc chega encher a paciência"(...) "postar informacoes de corridas e encher o saco de todo mundo no facebook com temáticas de corridas"(...)
Mesmo sabendo disso, e já sendo advertido várias vezes, continuo postando minhas matérias "chatas",  e "enchendo o saco de todo mundo" com minhas postagens. Fato que tem deixado muita gente de nariz torcido pra mim. Será que é isso mesmo que eu quero? Que todos se afastem de mim? Pelo menos parece que sim.
Se continuar assim vou viver isolado, pelo menos nas corridas de rua. E?...

Volte "Amigo" Virtual!

Semana passada uma pessoa afirmou que muitos "amigos" já me bloquearam no face, devido ao meu jeito de me posicionar no meu blog e nas minhas páginas em redes sociais.
Bem, senti tanta falta desses amigos que só fiquei sabendo que me bloquearam depois de alguém me dizer. Na verdade, até agora nem sei quem e quantos são.
Amigo(s) do facebook, seja lá quem você(s) for(em), volte(m)...

O Aparecido

"Você quer é aparecer!". Essa é uma das acusações que também tenho ouvido nos últimos meses. E estão certos! Quando você posta no facebook, sua fotinha subindo ao pódio, por caso está tentando se tornar anônimo?
A questão é: qual é seu propósito ao "aparecer"?
Todos nós estamos querendo chamar atenção o tempo todo. E o que há de errado em ser notado? O que muda é o que cada um pretende com essa exposição. Uns querem ficar famosos, outros divulgar seus produtos/marcas, outros expandir seu ego. O que quero é reivindicar meus direitos, e deixar isto bem evidente.
Estariam me subestimando muito se pensassem que estou tentando ganhar alguma coisa expondo minha opinião de forma tão autêntica. Seria muita ingenuidade minha agir assim, você não acha?
Talvez esteja se superestimando ao pensar que só você conhece as "leis" da politicagem...
Não é preciso ser formado em marketing para deduzir que o que estou fazendo não vai me trazer nenhum benefício material...
Então, quando alguém ultrapassar este chato que vos fala em alguma corrida, saiba que não se trata de alguém que quer simplesmente "aparecer", mas de uma pessoa que não usa máscaras.

Duas Caras

Não é só nos quadrinhos e na política que ele existe. Já vi muita gente detonando organizador em rede social, porém comparece inscrito(a) a todos os eventos daquele organizador. Não apoia nossos manifestos, não gosta da minha opinião, e por aí vai. Alguns já disseram que, quando tento chamar a atenção de outros corredores para determinados temas, na verdade estou querendo é aparecer.
Agora, uma coisa eu digo: falar mal de um evento/organizador, mas participar de todas as provas deste mesmo organizador, usufruindo de cortesias, para mim é coisa de gente hipócrita. Uma pessoa assim, não está do lado nem de organizador, nem de corredor. Fica em cima do muro, para não queimar o filme nem com um, nem com outro.

Individualismo X Associação

Recentemente fui convidado a participar de um tópico a respeito do Campeonato Mineiro de Corridas de Rua, onde alguns manifestavam sua insatisfação quanto ao evento. Embora não tenha o mínimo interesse sobre o tema, participei do debate. Em determinado momento, critiquei a solução sugerida no tópico: criar uma associação de corredores.
Uma classe que não reivindica seus direitos como indivíduo, também não funcionará como associação. Será apenas mais gastos, pois uma associação gera custos. Isso sem falar da politicagem. Sabemos que muita gente gosta de oferecer benefícios, como cortesias. E também sabemos que muita gente gosta de aceitar estes benefícios. O jeitinho brasileiro está em todo lugar.
Se cada um reivindicar seus direitos, não precisaremos de uma associação, que por sua vez não vai fazer milagres...

Inclusive, volto a tocar na questão das cortesias. O aumento das inscrições de certos eventos está crescendo proporcionalmente ao número de cortesias que é cedido aos atletas. Organizadores divulgam apenas o número de inscritos, não divulgam o número de pagantes.

A Porta Está Aberta

Não tenho a necessidade de ser admirado, de receber likes , ou declarações "#sou fã", no facebook. Realmente não tenho a intenção de ser simpático, e sim, ser autêntico.
Quem se sentir incomodado com minhas postagens, a ponto disso comprometer nossa suposta amizade, saiba que, a porta pela qual você entrou, continua aberta. Basta sair.

Se você me odeia, entra na fila. Ok!? Se você me ama, pensa bem. Talvez eu não mereça.
Kurt Cobain**
* Pthirus Pubis: Piolho-da-púbis, popularmente conhecido como, chato...
**Ok, ok. Sei que o cara deu um tiro na cabeça, mas gostei da frase.

***O nobre, Pthirus Pubi, é o terceiro inseto a ceder sua imagem para este blog. Os outros foram a abelha e a barata.
Imagens:Google

Comente com o Facebook:

19 comentários:

  1. Quando cheguei ao Brasil 17 anos atrás, percebi de forma brutal que aqui a maioria das amizades não passa de ser uma utilidade. Essa maioria quer ser mais esperto do que os outros para tirar vantagem. Quando não for mais possível de tirar vantagem por cima daquele amigo, ele simplesmente deixa de ser um amigo. Isso é a triste realidade. Pessoalmente, não tenho esse tipo de amizade e nem quero ter. Prefiro não ter amigo. De meu amigo espero nada em troco da amizade. Se o meu amigo espera algo em troco, ele não é mais amigo.
    Claro que a gente tem que ser crítico. Mas tem que ser do jeito certo. Por exemplo, eu não posso criticar a guerra civil da Síria onde morreram 57155 em 18 meses quando no mesmo período no Brasil 58500 pessoas foram assassinadas com armas de fogo. E nem estamos em guerra. Eu não posso criticar a Globo quando o SBT e a Record publicam a mesma notícia ou omitem a mesma parte daquela notícia. Dessa mesma maneira, quem critica você, deve primeiro fazer uma autocrítica. Será que o Daniel está virando um chato mesmo ou eu que estou levando tudo na brincadeira? Será que aquela corrida foi mesmo perfeitinha ou será que o cara tem razão com a sua crítica?
    Pessoalmente, acho as suas críticas das corridas razoáveis em sua maioria. Às vezes você critica algo que eu não vi, mas isso não quer dizer que você está errado. Isso apenas quer dizer que você viu algo diferente que eu não enxerguei. Acho importante. Sem crítica, os organizadores não sabem onde erraram e vão continuar errando. É duro de ser criticado. Mas desde que é feito de forma construtiva, acho que é válido. O que eu não acho válido é xingar ou ficar insistindo no assunto. Faça a crítica e deixe o resto com quem você criticou. Se aquela parte não aceita a critica, aí sim é hora de se retirar daquele evento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem George Poth, só podemos saber quem realmente é amigo na prática. Essa história de rede social nem é muito importante p mim. Conheci muita gente interessante no mundo virtual, que vim a conhecer pessoalmente. Mas essa história de "fulano te bloqueou" não me importa nem um pouco. Veja bem, embora eu poste temas polêmicos, como política, religião, entre outros. Não posto nada com a intenção de ofender ninguém. Nem todo mundo tem maturidade para lidar com críticas. Vc faz uma crítica (seja construtiva ou não) e a pessoa "fica de mal" de Vc. Mas isso não me importa.

      Mas o que acho que está acontecendo é que, muita gente quer "mostrar serviço" para organizador de corridas, partindo em sua defesa, qdo cito algo que não gostei em um evento. Como alguém disse em outra postagem, isso é "babação de ovo". A troco de quê? Não sei. Acredito que organizador de corrida de rua gosta de saber o que seus clientes acham de seus eventos. Tanto que o Bruno da TBH Esportes já me ligou para saber o que aconteceu em determinado evento, e fez uma postagem aqui no blog, a respeito desse evento. Outros tb já entraram em contato comigo, embora não tenham se manifestado no blog. Isso é básico: ouvir o cliente.

      Agora, qto a esses "amigos" interesseiros, é bom até mesmo os organizadores ficarem atentos. Uma pessoa que mantem uma amizade baseada na utilidade, pode facilmente te virar as costas qdo surgir uma proposta melhor...

      Excluir
  2. "Quem se sentir incomodado com minhas postagens, a ponto disso comprometer nossa suposta amizade, saiba que, a porta pela qual você entrou, continua aberta. Basta sair."

    kkkkkkkkkk !!!!! Esse é o espírito "natalino"...rsrsrsrs !!!

    Mas, concordo com quase em tudo que vc falou !!!

    att.,
    Felippe Diniz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a minha postagem de Natal, rsss. Estou apenas seguindo meu roteiro, não deixo que calendários, coisas que estão acontecendo na mídia, ou coisas que não tenham nada a ver com corrida,influenciem minhas postagens, tipo: "21/12 o fim do mundo", "hj pintei meu cabelo", "luiza do canadá", rs. Muito menos fazer uma postagem apenas por postar, sem ter um assunto digno de ser lido.
      Não tenho nada contra quem faz, mas acho que no meu blog não cai bem.

      Agora, Vc concorda com "quase tudo" que eu disse? Defina o quê, pois podem te bloquear no facebook tb. Ou pior: te xingarem muito no twitter...

      Rsssssssssssssssssssssssssssssssss!

      Excluir
  3. Eu acho que falar o que pensa sempre importante, desde que não venha a denegrir o outro. As suas postagens acho de grande valia, uma vez que incentiva outros corredores a discutirem sobre o assunto e a pensar em nossas atitude. Como já falei contigo nunca havia pensado nas cortesias dessa forma e vc me mostrou o outro lado, minha consciência que dirá se eu devo ou não receber, mas não iludida, o que não me absolve, achando o organizador legal por isso. E em hipótese alguma te considerar chato por isso, respeitando o seu argumento sempre, pq são inteligentes.

    Quanto a associação, sempre acredito que em grupo somos mais fortes, então creio que elas são de grande serventia, mas ao invés de criar mais uma pode-se fortalecer alguma que já existe e esse fórum de agregação de corredores tem que ter pessoas que tenham interesses em comum e queiram realmente lutar pelo bem comum, não interesses individuais que assim não conseguiremos nada.

    Feliz natal para vc e sua família e um ano novo com muita saúde e paz!

    Bj

    Ivone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Daniel:

      Concordamos plenamente com o que escreveu a Ivone Teixeira! Aliás, as colocações da Ivone são sempre muito inteligentes e por demais sensatas!

      Na grande maioria das vezes, falar a verdade incomoda muito, justamente porque essa verdade contraria a necessidade que muitas pessoas tem de serem aprovadas no que fazem, no que expõem de si mesmoss e naquilo que precisam que você acreditem que são.

      Outros ficam furiosos porque a verdade revelada (muitos sabem dessa verdade e a camufla!) contraria seus interesses particulares.

      Temos um perfil no Facebook e antes de abrí-lo muitos dos nossos alunos faziam uma pressão enorme para que tívessemos esse perfil. Pois bem, após estarmos inseridos nessa onda das redes sociais (palavra tão em moda no momento que é quase um clichê!), foram exatamente os que menos comentam nossas publicações. Paradoxo!? Nem tanto. Na verdade eles queriam mesmo era serm vistos no que publicam, muito mais do que participar, nem que fosse com um "like", das nossas publicações do grupo.

      Bem, o Facebook, na verdade é uma grande vitrine virtual... E hajam interesses (dos mais diversos e inusistados possíveis!) para mantê-lo em funcionamento.

      Parabéns pela forma de conduzir e expor essas verdades que muitos, ou não veem, ou fazem de conta que não enxergam. Essa visão crítica do mundo está mesmo em falta...

      Ademais, vivemos uma crise de ética, onde a máxima, a cada dia mais, tem sido "farinha pouca, meu pirão primeiro"!

      Tenha apenas um pouco de cautela para não ferir ou atingir de forma gratuita alguns, no que há de mais pessoal. A gente possui a liberdade de falar o que queremos e o que pensamos de tudo, mas não temos o direito de acusar e nem ferir ninguém!

      Quanto à associação, concordamos também com a Ivone. É mais fácil reinvindicar os direitos de um grupo quando unidos do que individualmente. Pessoalmente já vivemos muitas experiências interessantes nesse sentido. No entanto, concordamos que a associação seja no conceito esse tipo de instituição e não apenas mais uma para também, através dela, receber privilégios para alguns!

      Gostamos muito do seu blog e estamos curtindo sua pagefan.

      Tenha um exclente 2013!

      Um grande abraço,

      André Araújo e Angela Pelosi
      Grupo Corpus Vitalle
      http://www.facebook.com/corpusvitalle.corpusvitalle

      Excluir
    2. André Araújo e Angela Pelosi

      Obrigado pela visita, pelo comentário e pela curtida.

      Essa questão de interesses, gerou o primeiro tópico dessa postagem. Parece que algumas pessoas tem se incomodado com o fato de eu estar reivindicando simples direitos de cliente, como emissão de NF, cumprimento de contrato (o regulamento é um contrato), entre outras coisas. Desde qdo há algo de errado nisso? Não sei porq algumas pessoas enxergam isso como algo até mesmo "imoral"...

      Algumas pessoas acham que estou "falando mal" de organizador de corrida de rua. Mas como eu disse postagem anterior, corredor não é vítima, etc. Não há uma briga com organizador, mas sim uma relação amigável, até onde sei. Mas se fui participar de um evento, onde haviam 5 banheiros para milhares de clientes, água morna, falta de estrutura, etc, apenas cito o que vi e passei.

      Qto às ofensas, quem acompanha o blog sabe que aqui não existe isso. Aqui não cita-se nomes, não posta-se nada com a intenção de denegrir ou depreciar nada ou ninguém.
      É claro que qualquer pessoa pode se sentir ofendida com qualquer coisa, mesmo não tendo sido a intenção de quem "ofendeu".

      Aqui posto minhas experiências nas corridas que participo, e temas que possam render uma boa discussão, como foi o caso da Por Corridas mais Baratas em 2013. Este último tipo de postagem na verdade é uma coletânea pontos de vista que tenho a respeito do mundo das corridas.

      No caso de associações, entendo que um grupo tem mais força do que um indivíduo, mas no mundo das corridas assistimos muita reclamação e pouca atitude. Acredito que antes de agir em grupo, é preciso saber agir. Como eu já disse, uma associação não vai fazer milagres. E às vezes é difícil lidar com toda politicagem que isso exige, além de ter que driblar o tempo todo, o "jeitinho brasileiro".

      Se ler algumas postagens atrás, vai ver uma, onde uma grande Associação encerra sua parceria com órgãos da cidade, o que consequentemente levou ao fim de um circuito de corridas que já existia há 14 anos, e contava com 12 corridas, uma em cada mês, em lugares diferentes da cidade. Se quiser saber mais a respeito, entre em contato com os mesmos.

      A postagem "O Chato das Corridas de Rua" não fala de alguém em específico. Fala da minha própria pessoa. Os comentários citados são de vários amigos que tem me advertido que meu jeito de escrever afasta as pessoas de mim. Não me sinto ofendido com essas afirmações (mesmo que a intenção fosse essa), porém, tenho direito de argumentar.

      Confiram o vídeo:Tudo é Ofensivo! (Everything Is Offensive)




      Excluir
  4. Grande amigo Daniel olha tenho 5 anos de blog e vc pensa que todos gostam de mim??? Cara de vez em quando aparece algum anônimo postando uma msg contra mim, mas faça que nem eu não liga não, tem muitas pessoas invejosas e pobre de espirito, continue nesta força irmão e manda ver os brasileiros precisam se unir...Manda ver.
    Um forte abraço e Feliz Natal.

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, não ligo para postagens comentários aqui no blog, tanto que não uso mediadores. É só um desabafo qto a opinião de algumas pessoas a meu respeito. Não acredito que não consigam entender o que quero dizer qdo faço uma postagem. Só posso acreditar que como deixei de ser "útil", não sirvo mais.

      Mas nesse caso, tb não servem p mim...

      Excluir
  5. Você é o chato das corridas

    ResponderExcluir
  6. Muda o título da postagem para "um chato das corridas", porque isso tem de monte, hehehehe...

    ResponderExcluir
  7. Que legal, achei um chato que nem eu! Brincadeira, gostei muito do seu blog e da crítica. Eu não tenho nada contra as inscrições gratuitas, também já ganhei algumas, apenas tento não ser tendencioso quando faço minha resenha sobre estas provas.

    Em minha defesa digo o seguinte: eu critico alguns organizadores e continuo participando das provas, pois tenho esperança que melhorem. Em alguns casos funciona, em outros, não tem jeito, é melhor riscar do calendário.

    Bons treinos e um ótimo 2013!

    Claudio Rinaldo
    http://numerodepeito.blogspot.com/
    http://cicloviadigital.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb não tenho nada contra cortesias, Rinaldo, desde que não somem na inscrição dos pagantes. Tb já aceitei várias, mas hj não aceito mais, por ter essa dúvida: "será que essa cortesia que estou usufruindo não está adicionada no valor de inscrição?"

      Qto a criticar e participar, o que estou dizendo é o seguinte: se uma pessoa critica tanto determinado organizador, não deveria participar do evento, nem ganhando cortesias. Nós vários tópicos de várias redes sociais, sempre podemos ver alguns colegas excomungando organizador, mas aí qdo é de graça vai, né! Acho incoerente.

      Uma vez (qdo comecei a correr), váaaaaaaarios colegas estavam metendo o pau no circuito de corridas mais famoso do Brasil (que leva o nome de uma grande marca), no falecido Orkut. Era reclamação que não acabava mais.
      Então abri um tópico: "Boicotem o Circuito "@)!)@$". Então os mesmos reclamões começaram a criticar meu tópico. Tipo: "Te odeio mas não vivo sem você"...

      Mas a intenção aqui é só gerar debates através de assuntos polêmicos. No Orkut não podia, mas no meu blog devo poder, rs.

      Excluir
  8. bobão , o que faz com as NF´s das corridas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vou deixar essa p Vc mesmo descobrir, anônimo(a). será seu dever de casa, pois Vc ganhará mais pesquisando sobre seus direitos do que fazendo trollagem.

      Excluir
  9. Ola Daniel....
    Qto as cortesias, eu sinceramente acho um absurdo, ainda mais qdo acaba prejudicando os outros corredores, pois realmente as cortesias são acrescidas ao preço de quem vai pagar para correr.
    Mas no Brasil é aquele negócio, "vou correr de graça", assim que o povo pensa. E no Brasil é assim tb: "se pra mim está bom, o resto que se dane". Aqui o povo tem pensamentos muito individualistas, inclusive não vi essa ideia de associação.....
    Mas pra que isso? Se é cada um por si e não uma união? Achei lamentável a ideia!
    No mais.... Vou continuar boicotando as corridas que eu acho que não vale a pena receber o Batman e vou nas que eu achar que devo ir, e de uma coisa podem ter certeza:
    Batman faz questão de pagar pelo seu lazer, cortesia em troca de favores ou mesmo em troca de nada (pois só isso prejudicaria outros corredores aumentando os valores), o Batman tb não faz....
    Avante Sempre Batman....
    Avante Sempre Liga.....

    Feliz 2013 para todos....

    Luiz Fernando (Batman)

    ResponderExcluir
  10. Bem lembrado, Luiz. Na hora de sair no lucro, todos são individualistas, né! Alguém já deixou de correr e lhe ofereceu sua cortesia a Vc? Não né. Isso é só da pessoa. Não acredito em associação com o público moroso que temos aqui. Tb nunca vi essa ideia sair do teclado.
    Algumas pessoas dizem que não aderiram ao nosso movimento por causa do meu jeito. Que jeito? O de reivindicar?
    Eu sei bem que isso é só uma desculpa. Quem não aderiu, foi para não queimar o filme (politicagem), não entendeu a ideia, ou faz parte desse sistema. Afinal, como vou contra um sistema do qual faço parte? Não é mesmo?

    ResponderExcluir